Defesa & Geopolítica

Líderes de Paquistão e Índia realizam conversas de paz

Posted by

Presidente paquistanês Asif Ali Zardari faz primeira visita ao país do premiê Manmohan Singh desde 2005
Foto: Reuters

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, encontraram-se neste domingo em Nova Délhi, elevando os esforços de paz dos países rivais com a primeira visita de um chefe de Estado do Paquistão à Índia em sete anos. As relações entre os países melhoraram desde que o Paquistão prometeu ao país vizinho um status de nação favorecida no comércio neste ano, embora uma recompensa de US$ 10 milhões oferecida por Washington por um paquistanês acusado de realizar os ataques de 2008 a Mumbai tenha reacendido antigas mágoas.

Os líderes conversaram sobre a Caxemira, causa de duas das três guerras entre Índia e Paquistão, além de terrorismo e comércio durante encontro de 40 minutos antes de um almoço, afirmou o secretário de Relações Exteriores da Índia, Rajan Mathai.

“Gostaríamos de ter melhores relações com a Índia. Falamos sobre todos os assuntos que poderíamos conversar e esperamos nos encontrar em solo paquistanês em breve”, disse Zardari ao sair da residência de Singh. O premiê indiano afirmou que espera fazer sua primeira visita ao Paquistão em uma data conveniente.

“As relações entre a Índia e o Paquistão devem normalizar. É o nosso desejo comum”, afirmou. “Há uma série de assuntos e queremos chegar a uma solução tática e pragmática a todos esses assuntos, e essa é a mensagem que o presidente Zardari e eu desejamos levar”, disse.

Depois do encontro, Zardari foi a um santuário de um santo muçulmano sufista visto como símbolo de harmonia entre as religiões do sul da Ásia. Em sua primeira visita à Índia, o filho de Zardari, Bilawal Bhutto Zardari, ficou ao lado dos líderes, em um sinal de seu crescente papel na política.

Mathai afirmou que Singh ofereceu a Zardari a ajuda da Índia para encontrar 124 soldados paquistaneses e 11 civis atingidos por uma avalanche no sábado perto da geleira Siachen, na Caxemira, que tem 6.000 metros de altitude e é conhecida como o campo de batalha mais elevado do planeta. Zardari agradeceu a Singh, mas não respondeu imediatamente à oferta de ajudar as equipes de resgate, que usam helicópteros e cães farejadores em uma área de um quilômetro e com 25 metros de neve em profundidade. Centenas de pessoas morreram em Siachen ao longo dos anos, a maioria devido às condições inóspitas do lugar.

Uma fonte de Ministério das Relações Exteriores afirmou que qualquer visita de Singh ao Paquistão dependerá de vários assuntos, como o conflito sobre o estuário do rio Sir Creek, que é rico em petróleo. A última guerra entre os países ocorreu em 1999, pouco depois de ambos os lados terem declarado que possuíam armas nucleares. Centenas morreram na fronteira da Caxemira, antes de o lado paquistanês ter sido forçado a se retirar da região.

Fonte: Terra  

8 Comments

shared on wplocker.com