Kofi Annan diz estar ‘horrorizado’ com o aumento da violência na Síria

Tropas e tanques do exército continuam combates contra rebeldes (Foto: Shaam News Network/Reuters)

Kofi Annan, emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, afirmou neste domingo (8) estar “horrorizado” com o aumento da violência na Síria, onde o regime de Bashar al-Assad prossegue com a repressão contra os opositores.

“Estou horrorizado com as recentes informações sobre o aumento da violência e as atrocidades em várias cidades e vilarejos da Síria”, afirmou o emissário em um comunicado divulgado em Genebra. “Devemos trabalhar urgentemente com o objetivo de um cessar total das hostilidades, permitir um acesso humanitário e criar as condições para um processo político que leve em consideração as aspirações legítimas e as inquietações do povo sírio”, completa o texto.

O ex-secretário-geral da ONU pede ao governo sírio e à oposição o fim da violência até 12 de abril às 6h, horário de Damasco. “Com a aproximação da data limite de terça-feira, 10 de abril, recordo ao governo sírio a necessidade de um cumprimento absoluto de seus compromissos e destaco que a atual escalada de violência é inaceitável”, insistiu.

O emissário também pede “a todos os Estados com influência entre as partes que a utilizem agora para garantir o fim do derramamento de sangue e o início de um diálogo”. Kofi Annan espera que o governo de Damasco e a oposição instaurem um cessar-fogo completo em um prazo de 48 horas, depois de 10 de abril.

Neste domingo (8), as Forças Armadas sírias prosseguiam com as operações nos redutos rebeldes e combatiam em várias regiões, segundo militantes da oposição ao regime. No sábado (7), pelo menos 128 pessoas morreram vítimas da violência na Síria, sendo 86 civis, 26 soldados e 16 desertores do Exército, segundo o opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Leia: Síria exige ‘garantias’ da oposição para cessar-fogo

Fonte: G1

9 Comentários

  1. Ele está hororizado, pois tudo que foi dito já virou letra morta faz muito tempo.

    E a Siria já virou um laboratório de novas armas ocidentais faz tempo, os opositores recebem armas que nem os exercitos de seus respectivos países receberam.

  2. ” …Kofi Annan, emissário especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, afirmou neste domingo (8) estar “horrorizado” com o aumento da violência na Síria, onde o regime de Bashar al-Assad prossegue com a repressão contra os opositores. …”====== Q ele diga isso tbm aos srs. da guerra, os falcões do ocidente isso. Sds.

  3. A apenas três dias do início do cessar-fogo, a matança aumenta de volume. É a noite das facas longas do Assadssíno. Os culpados têm nome: Rússia e China.

  4. E a culpa pela bagunça líbia, caro Dom Afonso? Devemos imputar a quem?
    OTAN com Portugal incluso?

    E o sangue que escorre das intervenções norte-americanas pelo mundo?
    Nem uma palavra?

    Vosso cinismo (e hipocrisia), caro Dom Afonso, merece a Cloaca Maxima, como destino…

    Que Assad massacre esses mercenários do Golfo à soldo do imperialismo!
    Porrada, porrada, nos caras que não fazem nada, porrada!

    Em tempo: Que surra as forças Spetnaz estão dando nos mercenários “ocidentais” heim?
    Pois é…

  5. Kofi Anann sempre foi um Negro a servico do imperialismo norte americano. Quando os afrocentristas, sendo gente africanas referese-se a outro africano como “negro” ele quer dizer africano sujo, corrupto e vendido. Kofi Annan so foi permitido assumir o posto de secretario geral daquele covil de ladroes denominada ONU, porque estava no bolso dos ianques. Dai ser enviado a Siria. Assad que se cuide, esse negro nao e neutro.Afonso culpa China e India, pelo derramamento de sangue na Siria, como antes provavelmente teria culpado Gadaffi. Nao conheco Afonso pessoalmente, creio que e portugues e portanto europeu. Creio que tem formacao universitaria, e ate e possivel que seja um professor universitario ou um jornalista. Enfim uma pessoa cujo trabalho e defender e espalhar a ideologia do capitalismo neoliberal, e a defesa da hegemonia do imperialismo yanque e europeu. Portanto nao posso estar “horrorizado” nem com o que Kofi Anann deixa escapar por um dos seus orificious, nem com a opiniao do Afonso.

  6. Que o “Prémio Stalin da Paz” aqui do site tenha memória curta, não me espanta, afinal ou vive em negação desde 1991, ou então não têm memória sequer do Comunismo, por não ser vivo. Eu aponto mais para este cenário.

    Mas os demais, penso terem alguma memória, ao ponto de se lembrarem que a contestação na Síria começou há sensivelmente um ano, após a primavera Árabe ter começado nesse país riquíssimo em petróleo e manipulado pelo Ocidente (estou a ser irónico, claro) chamado Tunísia.

    Segundo ponto, a mortandade na Síria alastrou-se depois que a Rússia e a China vetaram a tal moção que apenas condenava (como a maioria das resoluções do CS da ONU) a atuação das forças de Assad.

    O Assadssino viu isso como uma carta branca para aumentar a limpeza étnica. Ao ponto de a própria Rússia, depois disso, ter começado a olhar para outra solução, que não passe por ele.

    Ó Jojó…

    E já agora você pode dizer-me quem me paga??? É que sendo assim, onde está o meu dinheiro, alguém está ficando com ele!!!

    Impressionante… tanta besteira…

  7. Ilya

    Já lhe disse uma vez para se deixar de insultos.
    Os insultos fazem-se cara a cara, não a milhares de quilómetros de distância e por detrás de um monitor. Isso é coisa ou de criança, ou de adolescente.

  8. hooo, o kofi ta horrorizado !!! meio tarde não ?! tarde para unganda, tarde para o iraque, tarde para chechenia,tarde para o tibet, tarde para libia, tarde para colombia…


    se o kofi ta horrizado, pegue seus colegas diplomatas batedores de carimbo burocratas da onu, e vai la na siria,falar abobrinhas desarmado, mas deixe os soldados brasileiros fora disso

  9. e não e que o KOFI foi mesmo !!! kkkk, esse tenho que reconhecer que e macho, e não maricas boca livre…mas mesmo assim deixe nossos soldados fora disto.

Comentários não permitidos.