Chefe das Farc assegura em vídeo que guerrilha não está enfraquecida

Um dos chefes das Forças Armadas Revolucionariás da Colômbia (Farc), Ivan Márquez, afirmou em um vídeo divulgado neste sábado que a guerrilha não está enfraquecida, como afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos e a cúpula militar do país.

A organização rebelde colombiana ‘não está débil e segue de pé de luta’, o guerrilheiro, no vídeo publicado no site das Farc. O conteúdo foi gravado no dia 24 de março, antes da libertação, em 2 de abril, de 10 policiais e militares. Estes foram os últimos reféns em poder da guerrilha e alguns estavam há mais de 14 anos em cativeiro.

‘Não existe o fim da guerrilha como propagado pelos peões da trasnacionalizacão da economia na Colômbia. O que há é um intenso confronto político e militar e uma mobilização crescente dos setores sociais’, disse Márquez na gravação.

O chefe rebelde aparece no vídeo sob uma grande imagem com o rosto de Pedro Antonio Marín, conhecido como Manuel Marulanda Vélez ou ‘Tirofijo’, falecido fundador e comandante da principal guerrilha colombiana.

Para Márquez, tratar como terrorismo a rebeldia e mobilização social ‘é contrário às regras dos Estados ao longo da história’. O chefe também anunciou que as Farc buscam a solidariedade para sua luta.

Em operações separadas, as Forças Militares e a Polícia colombiana mataram 69 guerrilheiros das Farcs em março do ano passado.(EFE)

Fonte: MSN

2 Comentários

  1. ” …Um dos chefes das Forças Armadas Revolucionariás da Colômbia (Farc), Ivan Márquez, afirmou em um vídeo divulgado neste sábado que a guerrilha não está enfraquecida, como afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos e a cúpula militar do país. …”==== estão bem pior , + uns apertos e vão virar grupelho…sds.

  2. Cerca de um terço do dinheiro investido na Bolsa de Nova York em ações pertence as FARC NARCOTRAFICANTES.
    A FARC e seus lideres não passam de criminosos comuns sem nenhum ideal politico, a não ser o de dominar territorios de trafico. São sequestradores e terroristas. Cobram pedagio da população pobre, usurpam, matam, estrupam e praticam atentados.
    Esse cancer chamado FARC e seus lideres já deveriam ter sido mortos a muito tempo.

Comentários não permitidos.