A Operação “Argus” (1958) e as controvérsias sobre a ocorrência de testes atômicos no Nordeste brasileiro

Tácito Thadeu Leite Rolim

Sugestão: Armando Rosário

Clique aqui para ver o Vídeo

O objetivo do artigo é discutir as conjecturas e especulações em torno de dois episódios ocorridos no Brasil no final da década de 1950. O primeiro deles foi uma explosão ocorrida nos céus de uma cidade do interior do Ceará, em julho de 1958, e o segundo a Operação “Argus”, conduzida pelo Departamento de Defesa estadunidense, entre agosto e setembro do mesmo ano. As apropriações feitas pelos sujeitos históricos de um e de outro episódio os levaram a associá-los a um possível teste atômico realizado clandestinamente no Nordeste brasileiro.
Palavras-chave: Guerra Fria – Operação “Argus” – Testes Atômicos

Clique aqui para ler Operação  ARGUS

Operation Argus

Lista de navios envolvidos na Operação

USS Tarawa (CV-40)

USS Bearss (DD-654)

USS Warrington (DD-843)

USS Courtney (DE-1021)

USS Hammerberg (DE-1015)

USS Neosho (AO-143)

USS Salamonie (AO-26)

USS Norton Sound (AVM-1)

USS Albemarle (AV-5)

14 Comentários

  1. EU VI !

    Eu me lembro quando crianças na praia do futuro,em Fortaleza; observava de forma temerosa tal acontecimento.

    Se aquilo que eu vi quando criança for essa experiência,acreditem; ela não só ocorrerá na década 50 más também na década de 70 também.

    Eram imensos círculos concêntricos de diversas cores no céu que começava do centro a sua formação para a periferia das imagem cuilares concêntricas.

    “Imagine você jogando uma pedra no lago e a formação de um circulo que começa no centro e se propagando para as extremidades,só que invés de água são luzes circulares concêntricas de diversas cores”.

    Ela se originava no horizonte do litoral no firmamento,em todas as noites,era extraordinário tal efeito.

    Excelente matéria,parabéns ao Planobrasil e ao Sr.Rosário pelos esclarecimento,pois a mídia da época não falaram quase nada sobre tal experiência.

  2. Operação ” ARGUS”. ñ gostei do nome, até pq , se aconteceu foi um crime contra o n povo…Como chegamos a essas informações, acredito q às mesmas sejam mentiras. Quero acreditar nisso, um povo ñ pode ser tão cruel assim, seria crime contra a humanidade.Sds.

  3. O ACORDO PARA A INSTALAÇÃO DE BASE DOS E.U.A. EM FERNANDO DE NORONHA – 21 de Janeiro de 1957 – http://engforum.pravda.ru/index.php?%2Ftopic%2F248583-relacoes-diplomaticas-do-brasil-fernando-de-noronha-1957%2F
    RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL – Fernando de Noronha – 1957
    engforum.pravda.ru
    http://www.girafaman…-diplomacia.htm/ RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL Esta coleção virtual pretende mostrar os selos post…
    Like · · Unfollow Post · Share · 2 hours ago

    Armando Rozario EXCERPT: Um exemplo foi o acordo para a instalação de base dos E.U.A. em Fernando de Noronha. Assunto: Corpo Diplomático Brasileiro. Presidente: Juscelino Kubitschek de Oliveira. Local: Rio de Janeiro, 21/01/1957. Com a presença de centenas de jornalistas, foi feito um acordo entre o Embaixador norte-americano Ellis O. Briggs e o Chanceler brasileiro Macedo Soares para a instalação de bases militares dos EUA na ilha de Fernando de Noronha… Fonte: http://www.republicaonline.org.br.
    Republica Online
    http://www.republicaonline.org.br
    2 hours ago · Like ·

  4. carlos argus..calma amigo. nao deixe seu anti-americanismo embassar seu julgamento. Operation Argus foi conduzida 1100 milhas,1800 KM, SUDOESTE da Cidade do Cabo na Africa do Sul..Faz a conta e checa o mapa e nao tem nada ver com Brasil e seu “povo’. nenhum americanus teve no Brasil passando radioatividade a nunguen..
    Os marinheiros ate que passaram pelo Rio na volta aos EUA pra tomar umas

    google Operation Argus.. 38.5 South 11.5 West..longissimo da costa Brasileira..

  5. Ola!!! Há vários relatos de estrondos, clarões, objetos luminosos e tremores de terra no estado do Ceará em fins da década de 1950. Caso se interessem vejam minha dissertação de mestrado no link abaixo:

    http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=14666

    Se o que Lucena diz ter visto na praia do Fututo, em Fortaleza, ocorreu na década de 1970 muito provavelmente está relacionado a experimentos conduzidos a partir da Barreira do Inferno, no RN; e foram avistados em outros estados do Nordeste (tenho relatos no CE e RN).

    Quanto ao comentário de Carlos Argus eu sugiro a leitura do livro de Eileen Welsome no link abaixo:

    http://www.amazon.com/The-Plutonium-Files-Americas-Experiments/dp/0385314027

    No livro, Welsome mostra, por exemplo, como cidadãos norte-americanos foram sistematicamente utilizados como cobaias em experiencias com plutônio: foi apenas na presidência de Clinton que o governo norte-americano admitiu / pediu desculpas ao povo e indenizou as vítimas. Não posso afirmar que tais testes nucleares ocorreram no Brasil, mas a crueldade era lugar-comum na Guerra Fria.

    Abs Tácito

  6. O autor da dissertação cita:

    “o Nordeste brasileiro (…) constitui centro nervoso de qualquer planejamento estratégico de defesa do Atlântico Sul”

    Só o Governo Federal não sabe disso!!!

  7. Se o que Lucena diz ter visto na praia do Fututo, em Fortaleza, ocorreu na década de 1970 muito provavelmente está relacionado a experimentos conduzidos a partir da Barreira do Inferno, no RN; e foram avistados em outros estados do Nordeste (tenho relatos no CE e RN).

    (*)Por:Tacito Rolim

    Obrigado pelo esclarecimento de tal experiência pois há muito tempo queria entender tudo aquilo que se passou no litoral cearense,você acaba de exorcizar um fantasma do meu passado….Rsrs…

    abraços.

  8. J. MessiaH:

    Só o Governo Federal não sabe disso!!!
    —–

    Um lugar estratégico pra estacionar os caças do FX-2 é Natal – RN. Dariam cobertura, com resposta rápida, para a maioria das capitais nordestinas e facilitaria a vigilancia da “entrada no Atlântico Sul” …

    Ao menos um esquadrão de caças dos futuros FX-2 da FAB em Natal – RN, em conjunto com uma base aérea secundária em Fernando de Noronha equipada com estação de radar de longo alcançe e mais 2 ou 3 caças, seria de alto valor estratégico para a defesa nacional.

Comentários não permitidos.