Parceria entre países da América Latina e Rússia deve crescer com cooperação técnico-militar.

Cooperação a passos lentos

Jato russo de treinamento de combate Iak-130 na FIDAE 2012 Foto: TASS

O anúncio dos projetos de cooperação foi feito às vésperas da 17ª Feira Internacional do Ar e Espaço, FIDAE-2012, que abriu as portas nesta terça-feira (27) em Santiago, no Chile.

De acordo com o chefe da delegação da Rosoboronexport, Serguêi Svetchnikov, os diversos acordos e contratos fechados com países latino-americanos representam um enorme progresso para a empresa. “Estamos elaboramos projetos com quase todos os países da região”, disse.

Svetchnikov não acredita, contudo, que o processo será fácil. “Não devemos esquecer que há uma forte concorrência. Mas estamos decididos a seguir em frente, sobretudo por causa do interesse dos  países da América Latina em ampliar a cooperação com a Rússia nessa área”, completou.

Cuba

Temos uma grande experiência de cooperação técnico-militar com esse país. Nossas relações tiveram altos e um longo período de baixos, por razões conhecidas”, disse Svetchnikov.

Segundo ele, as relações voltaram à normalidade e são atualmente marcadas por um trabalho estável. Svetchnikov destacou, ainda, o papel positivo da visita oficial a Cuba do presidente russo, Dmítri Medvedev, em 2008, e dos trabalhos da comissão intergovernamental de cooperação Rússia-Cuba.

“Estamos cumprindo nossas obrigações conforme o acordo de cooperação assinado em 2010, pelo qual a Rússia concedeu a Cuba um crédito para a compra de equipamento de guerra. Por enquanto, os valores dos contratos não são grandes, mas, nesse caso, o mais importante é o desenvolvimento progressivo da parceria”, disse Svetchnikov.

Brasil

“O carro blindado ‘Tigre’ foi bem-sucedido no ciclo de testes realizado em uma das unidades especiais da polícia do Rio de Janeiro”, disse Svetchnikov. “Submetido a disparos de armas de fogo de pequeno calibre, o carro se mostrou capaz de proteger muito bem o pessoal envolvido.”

Os brasileiros ficaram aparentemente satisfeitos com as qualidades do carro. “Nossas propostas, inclusive para instalação de produção licenciada no Brasil, estão sendo analisadas pelo comitê brasileiro, mas estamos certos de que o ‘Tigre’ cumprirá perfeitamente todas as missões a ele atribuídas”, completou.

Colômbia

Em relação aos acordos com a Colômbia, Serguêi Svetchnikov afirmou que os dois países mantêm “relações duradouras e estáveis”.

 A cooperação bilateral na área de equipamento de guerra mantém um mesmo nível em termos de volume, e seu principal item ainda são os helicópteros.

 “Atualmente estamos elaborando programas para melhorar o serviço pós-venda e a formação de pilotos, fora outros programas que estão em fase de ajustes”, salientou.

 Peru

Existe a hipótese de fornecimento de material de defesa antiaérea para o Exército e Aeronáutica do Peru, além de já realizarmos trabalhos de reparação de equipamentos adquiridos no passado”, contou Svetchnikov.

 O lado russo espera, contudo, ampliar ainda mais a cooperação no futuro. “Nos últimos cinco a seis anos, a parceria foi intensificada e fechamos contratos de fornecimento de helicópteros  Mi-171Ш e Mi-35P, e de mísseis anticarro Kornet”, ressaltou, lembrando que a entrega dos helicópteros foi cumprida em um prazo muito curto.

Fonte: Gazeta Russa

10 Comentários

  1. “… De acordo com o chefe da delegação da Rosoboronexport, Serguêi Svetchnikov, os diversos acordos e contratos fechados com países latino-americanos representam um enorme progresso para a empresa. “Estamos elaboramos projetos com quase todos os países da região”, disse. …”===== Excelente noticia.Espero q o BRASIL, ie, os militares conservadores das n FAs pró ianks, aprendam e gostem do q é bom, e nesse momento os equipamentos militares Rússos são 95% os melhores. Gostei , isso deveria ser p ontem.Sds.

  2. O Brasil com o tempo tem de conversar mais com os Russos, pois se ficar comprando as principais armas em um só forncedor que faz parte da OTAN futuramente estamos perdidos.

  3. sR.Junior Almeida,

    Disse bem,o Governo Federal deve quebrar esse paradigma no que se refere as armas ocidentais,até por que os russos e assim como os chineses estão buscando os mesmos padrão de qualidade do ocidente.

    Más nós sabemos o quanto é forte o lobby americano na FAB bem como o francês também,basta vê as facilidades que a embaixada dá aos familiares de alguns brigadeiros todo anos para visitar a Disney ou NY,bem como o mesmo faz a França com os turista de fardas para Paris.Hahaha…!

    A que poto chegou a mediocridade na FAB,até por causa de uns bilhetinhos,alguns se vendem!

  4. Isso não tem nem duvida,temos chegar mais perto dos russos. Vejamos Yak – 130 de treinamento!…Pode muito bem ser usado em qualquer tipo de ações.Foi usado no conflito da Georgia, com muita eficiencia.

  5. Oxalá a parceria brasileira com os Russos passe a ser assunto de interesse exclusivamante nacional. Torço para que os nossos representantes não se deixem influenciar ou mesmo aceitarem a ingerência de nações estrangeiras, que costumeiramente se utilizam da coação cobrando alinhamentos que não se justificam. E que desde o tempo da guerra fria só trouxe beneficios para um lado. E, que não foi o nosso lado.

  6. Não precisamos do yak 130, temos o AMX, depois de modernizado será comparável a qualquer outro caça leve de treinamento subsônico existente hoje no mundo, para quem não sabe o AMX leva mais armas embarcadas que os F5 M do brasil. Gostaria realmente de ver em nossas forças o SU35, pelo que li suas versões mais armadas custam $100 milhões de dólares, só para comparar, com o que o Brasil vai gastar para comprar 36 caças Rafale ou SH, daria para comprar 50 SU35 completamente armados. Poderíamos ainda manter o programa do Rafale com linha de montagem e TT oferecida, então teríamos 50 SU35 e 12o rafales, uma força aérea de respeito, isso junto com os sistemas de defesa AA S300 e 400 faria toda a diferença e nos daria calma para desenvolvermos nossos próprios equipamentos pelos próximos 20 anos.

  7. Na área de aviação e anti-aérea eu até concordo na concretização de acordos, mas carros, temos 3 excelentes veículos e por mais que este TIGRE seja ótimo não podemos de novo afundar nossa industria bélica, PELO AMOR DE DEUS.
    Vamos dar créditos a IVECO

  8. Só pra constar, segundo as especificações técnicas, o primo gêmeo(existe isso?) italiano do Iak-130 possui desempenho superior à este último… No entanto, também sou favorável de uma maior aproximação em termos de defesa com os russos… Mas sem abandonar as doutrinas tático estatégicas da OTAN… Pois, gostando ou não, fazemos parte da filosofia ocidental… E renegá-la, nesta altura do campeonato, seria perder apoio de um lado, sem ter nenhuma garantia de aceitação, por pura “desconfiança” cultural, do outro… Afinal, mesmo em pleno século XXI, ainda há fortes resquícios de polarização entre as nações… Coisa de governos!… Ou melhor seria dizer: – Coisa de ser humano e seu primitivo instinto tribal…

Comentários não permitidos.