Japão e EUA se mobilizam antes do lançamento norte-coreano

Destróiers  Classe Kongo AEGIS para a plena capacidade de defesa de mísseis balísticos.

Três destróieres japoneses e um americano zarparam neste sábado (7) de diferentes bases japonesas rumo a Okinawa (sul), onde permanecerão em alerta perante o lançamento, na próxima semana, de um satélite norte-coreano que sobrevoará a região.

As quatro embarcações são equipadas com sistemas de intercepção de mísseis Aegis.

O desdobramento ocorre pelo fato de a Coreia do Norte ter anunciado que planeja lançar o satélite Kwangmyongsong 3 mediante um projétil de longo alcance entre os dias 12 e 16 de abril, e depois de o Ministério da Defesa japonês ter ordenado às Forças Armadas do país que o destruam se ameaçar cair sobre seu território.

As Forças de Autodefesa também instalaram mísseis terra-ar Patriot Advanced Capability-3 nas ilhas de Miyako e Ishigaki, que devem ser sobrevoadas pelo foguete, e nas localidades de Naha e Nanjo, na ilha principal de Okinawa, além de terem transferido cerca de 800 soldados a estes quatro pontos.

O Japão também desdobrou o mesmo sistema de mísseis terra-ar nas bases de Ichigaya, Narashino e Asaka, na área de Tóquio.

O Executivo japonês acredita que a possibilidade de fragmentos do foguete caírem sobre o arquipélago é pequena, mas mesmo assim decidiu manter-se em alerta nas datas previstas para o lançamento.

O Japão e outros países, como Estados Unidos e Coreia do Sul, condenaram os planos de Pyongyang por considerar que na realidade encobrem o teste de um míssil balístico, o que suporia a violação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Por outro lado, a Coreia do Norte diz que o lançamento tem fins científicos, e por isso convidou analistas e jornalistas estrangeiros a presenciarem o teste para que verifiquem sua natureza pacífica.

Fonte: Folha 

3 Comentários

  1. “” …O Japão e outros países, como Estados Unidos e Coreia do Sul, condenaram os planos de Pyongyang por considerar que na realidade encobrem o teste de um míssil balístico, o que suporia a violação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. …”========= Tem q se ter mt calma nessa hora…Sds.

  2. Rockfellers estão tentando de tudo pra iniciar logo uma guerra, mas nenhuma tramoia dá certo, os banqueiros estão indo a loucura e precisam de guerrrraaa…não importa onde, qualquer lugar na atual situação é lucrativo. Mas me parece que o mundo está mais inteirado nessas manobras obscuras e não vai cair nesse golpe de novo….será????

  3. OS EUA ja estão em costante alerta para terrorismo em seu território, mas será que ainda estão preparados para ataques kamicase? Se esse tipo de ataque deu certo com japão deve dar certo com a KN!
    Os poderosos e seus joguinhos de guerra. O vida!

Comentários não permitidos.