Nove helicópteros de ataque T129 EDH – Turco ATAK – Entrará em operação em Junho

Helicóptero de ataque T129 [Turco ATAK], derivado do AgustaWestland AW129

O primeiro de nove helicópteros de ataque T129 EDH adquiridos através do projecto Turco ATAK entrará em operação em Junho. Até ao fim do ano, o Ministério da Defesa Turco espera receber um total de quatro destas aeronaves.

Derivado do AgustaWestland AW129, o T129 é construído pela Turkish Aerospace Industries (TAI) e pela Aselsan e efetuou o seu primeiro voo em Setembro de 2011. Atualmente os dois primeiros helicópteros encontram-se na fase de testes de voo e de disparo de armamento, envolvendo o canhão de 20mm e o lançador de foguetes de 2,75 polegadas.

A versão EDH, desenvolvida para satisfazer uma necessidade urgente de substituição de alguns helicópteros Bell AH-1 Cobra do Exército Turco, não deverão ter a capacidade para utilizar outros armamentos mais sofisticados previstos para a variante T129B. Os outros cinco EHD deverão ser entregues em 2013.

A TAI continua a produzir e a desenvolver a versão T129B, estando previsto a entrega do primeiro helicóptero para Julho de 2013 e com as entregas devendo estar concluídas em 2018.

Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok   

9 Comentários

  1. O Brasil podia aproveitar o interesse dos turcos aqui e começar a reforçar a nossa relação com eles no quesito militar também.

  2. Seria uma opção mas seria tambem no momento prematuro por ser tratar de novo proveto onde ainda esta sendo avaliado e sendo assim ainda prefiro os MI28 pois sonha com Apaches e se um Urubu com a camisa do Flamengo pousar no mastro da torre da Central do Brasil e assobiar o hino Nacional talvez o teriamos embora careca,banguéla e chipados.Ainda é prematuro o Brasil desenvolver proprio projeto nesse sentido mas quem sabe la para 2020 tenhamos um produto nacional semelhante com percentual extrangeiro de não dominados embarcado!

  3. Arthur disse:
    06/04/2012 às 23:03

    O Brasil podia aproveitar o interesse dos turcos aqui e começar a reforçar a nossa relação com eles no quesito militar também.
    Rafael disse:
    06/04/2012 às 23:18

    Mas eu acho q o Governo ja se mexeu nesse sentido.==== Espero q suas suposições e palavras sejam verdade.Quem viver verá.sds.

  4. A Frente e muito Parecida com os Mi’s 28 com essa cabine Dupla Quadrada… So Faltou o Nariz… Que sumiu para poder elevar o Radar, e a Metralhadora ali em baixo também sobe…?

    Sei não einnn

  5. Será que esse recente encontro com a delegação turca tratou de uma possivel participação brasileira nesse projeto?

Comentários não permitidos.