Defesa & Geopolítica

Nove helicópteros de ataque T129 EDH – Turco ATAK – Entrará em operação em Junho

Posted by

Helicóptero de ataque T129 [Turco ATAK], derivado do AgustaWestland AW129

O primeiro de nove helicópteros de ataque T129 EDH adquiridos através do projecto Turco ATAK entrará em operação em Junho. Até ao fim do ano, o Ministério da Defesa Turco espera receber um total de quatro destas aeronaves.

Derivado do AgustaWestland AW129, o T129 é construído pela Turkish Aerospace Industries (TAI) e pela Aselsan e efetuou o seu primeiro voo em Setembro de 2011. Atualmente os dois primeiros helicópteros encontram-se na fase de testes de voo e de disparo de armamento, envolvendo o canhão de 20mm e o lançador de foguetes de 2,75 polegadas.

A versão EDH, desenvolvida para satisfazer uma necessidade urgente de substituição de alguns helicópteros Bell AH-1 Cobra do Exército Turco, não deverão ter a capacidade para utilizar outros armamentos mais sofisticados previstos para a variante T129B. Os outros cinco EHD deverão ser entregues em 2013.

A TAI continua a produzir e a desenvolver a versão T129B, estando previsto a entrega do primeiro helicóptero para Julho de 2013 e com as entregas devendo estar concluídas em 2018.

Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok   

9 Comments

shared on wplocker.com