Esquadrões de combate da FAB exercitam REVO

Foto: Agência Força Aérea

Entre os dias 26 e 30 de março o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), Esquadrão Gordo, realizou o Exercício Operacional Barão I. Tendo como infraestrutura de apoio e ponto de partida a Base Aérea de Canoas (BACO), estado do Rio Grande do Sul, os treinamentos tiveram como objetivo formar uma nova turma de pilotos, engenheiros de voo, rádio operadores e observadores para cumprir missões de reabastecimento aéreo (REVO) com a plataforma de voo KC-130 Hercules.
Participaram da BARÃO I aeronaves de caça modelo F-5EM do Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAv), Esquadrão Pacau, e do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAv), Esquadrão Pampa. A aviação de ataque também atuou nas manobras, acionando os A-1 (AMX) do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/10° GAv), Esquadrão Poker, e do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAv), Esquadrão Centauro.
O Esquadrão Gordo realizou voos de REVO tanto diurnos quanto noturnos, em alta e baixa altitude, contribuindo com a formação de líderes de esquadrão e esquadrilhas das unidades de caça e ataque envolvidas no exercício operacional.

4 Comentários

  1. Excelente, pena serem tão velhos os n F-5M, seria mt bom se os mesmos fossem os rafales e ou os Su35BM ou “S”…Esses são os meus preferidos, até pq os Rússos garantem transferência de tecnologia dos mesmos e outros…Sds.

  2. ueee ?? eles voam ?? segundo latem alguns vira-lata por ai eles não saiam do chão kkkk, agora so falta dizer que eles cumprem com louvor suas missões ?!! ai os vira-latas vão abanar o rabinho, deitar e rolar rsrsrs

  3. os f5 são lindos, muito bem o que se espera deles, bem pilotados e com os novos equipamentos eletronicos embarcados e misseis BVR, são bem perigosos, como a cruzex e a red flag demonstraram,e depois de modernizados tem ainda mais dez anos de bons serviços a cumprir,EQUIPAMENTO MILITAR E ESTRATEGICO, NÃO LUXO, O IMPORTANTE E QUE CUMPRAM A MISSÃO.

    mas e obvio que não podem ser nossa primeira linha de defesa, para isso uma nação seria deve ter um caça novo e no estado da arte, mas nossos ultimos dois presidentes, em dois mandatos cada,não compraram nada, e a atual revanchista tambem não vai comprar nada novo, se tivrmos sorte vira no maximo um ussado mais atual, senão a fab vai ser tras formada numa policia aerea, e trasporte vip de politicos safados, no grupo de trasporte especial GTE, e tudo novinho brilhando, lamentavel !!!

Comentários não permitidos.