China intensifica pressão para evitar qualquer ataque ao Irã

Chen Xiaodong, chefe do Ministério de Relações Exteriores para assuntos da Ásia Ocidental e do Norte Africano

Um alto diplomata chinês disse nesta sexta-feira que um ataque ao Irã convidaria uma retaliação devastadora que envolveria a região e prejudicaria a retomada econômica global, e acrescentou que a comunidade internacional deve evitar uma guerra.

O Irã está envolvido em uma disputa com o Ocidente sobre seu programa nuclear, que o país diz ser para fins pacíficos. Israel e os Estados Unidos ameaçaram uma ação militar contra o Irã, a menos que este abandone as atividades que o Ocidente suspeita se destinarem ao desenvolvimento de armas nucleares. A China, que tem relações estreitas com o país islâmico em energia e trocas comerciais, pediu uma solução negociada para a disputa e se opõe veementemente ao uso da força ou sanções unilaterais contra o Irã.

Os comentários de Chen Xiaodong, chefe do Ministério de Relações Exteriores para assuntos da Ásia Ocidental e do Norte Africano, foram a advertência mais forte da China para ainda não usar a força para resolver a disputa. “Se for usada a força contra o Irã, isso certamente causará retaliação, um choque militar ainda maior, piorará a crise na região, ameaçará a segurança do Estreito de Ormuz e outras passagens estratégicas, aumentará os preços globais de petróleo e golpeará a recuperação da economia mundial”, disse ele.

“Podem haver 10 mil razões para ir à guerra, mas você não pode remediar as terríveis consequências de mergulhar as pessoas na miséria e no sofrimento, além do colapso da sociedade e na economia causada pelas chamas da guerra”, disse Chen em um bate-papo na web oferecido pelo Partido Comunista.

Especulações estão crescendo de que Israel poderá lançar alguma forma de ataque contra as instalações nucleares iranianas, o que Israel vê como uma ameaça à sua existência. Durante uma visita a Pequim no mês passado, o ministro de Relações Exteriores de Israel deu a entender que poderia lançar um ataque preventivo contra o Irã, apesar dos repetidos apelos da China para permitir que a diplomacia siga seu curso.

Fonte: Terra 

10 Comentários

  1. Israel pode até atacar o Irã mas duvido que sozinha não irá fazer, pois precisa muito além do aval americano também de apoio militar dos mesmos.
    Os bichinhos de pelúcia EUA precisam ficar espertos pois um ataque ao Irã pode se tornar uma briga maior contra a China, que não vai querer perder o petróleo de alta qualidade produzido e exportado para os Xing lings, os EUA não vai querer entrar em atrito direto pois sabem que quem tem bombas nucleares e mísseis balisticos nunca devem ser contrariados !

  2. E AGORA SAM ?

    A China entende que o Irã é só um pretexto para chegarem a Pequim.

    Com esta resposta do governo chinês,os EUA irão repensar o que fazer por lá,MIL VEZES.

    A Russia e a China já riscaram o chão e estão dizendo-lhes que dali os bucaneiros não passam._Hehehe…

    Os EUA estão com a batata quente que os sionistas lhes deram pois,a Arábia Saudita,terra do falecido Bim Ladem;já os avisaram que se o Irã continuar com o seu projeto de energia nuclear,eles faram o mesmo,subentendesse “A BOMBA” também.

    E assim a possibilidade dos EUA levarem uma NUK na cabeça irá deixar de ser uma mera especulação para a mais provável vítima nuclear do terrorismo internacional visto que os sionistas maquiavélicos como são,não pensaria duas vezes de jogar uma em NY e dizer que foram os árabes,que alias são semitas também.

  3. Rsrsrs…Já faz anos que eu digo aqui que não vai haver ataque algum ao Irã! Mas tem gente que ainda insiste em sonhar. Acordem antes que comece a escorrer a baba..rs.
    .
    Os BRICS apoiam o Irã…não adianta nada o EUA pressionar e Israel ficar dando xiliques. kkkkk

  4. “…Um alto diplomata chinês disse nesta sexta-feira que um ataque ao Irã convidaria uma retaliação devastadora que envolveria a região e prejudicaria a retomada econômica global, e acrescentou que a comunidade internacional deve evitar uma guerra. …”====== Ele tá mt certo, espero q tanto a China qto à Rússia exerçam forte pressão de td os modos sobre os ianks e judeus e vetem td sobre esse atake tornando-o totalmente ilegal no CS da ONU…Sds.

  5. Vão atacar o Irã e vão cercar a China de qualquer forma.

    A Russia também está se agindo contra a DAM, mais misseis chegaram a Kalingrado.

  6. Camaradas,

    A bem da verdade, mesmo sem a pressão chinesa, um ataque de grande envergadura ao Iran já é algo extremamente improvável. É perfeitamente realizável um ataque aéreo, mas haveria um perigo tão grande de baixas por parte do atacante, que se pensaria duas vezes antes de faze-lo.

    Uma invasão está totalmente fora de questão. O Irã possui um povo que vive sob uma ideologia coesa e já provou que estaria disposto a lutar por cada pedaço de seu país, tal como na guerra Irã-Iraque. Sem contar o fato de que é um país grande…

    Mesmo que os iranianos fossem atacados pelo ar por Israel e retaliassem, tomariam todo o cuidado para não extrapolarem as proporções, visto que poderiam provocar uma reação imediata dos países do ocidente, algo que provavelmente iriam querer evitar a todo o custo…

    Somando o fato de que o Irã não faz fronteira com Israel, as chances de um conflito generalizado entre esses dois países é bastante remota…

  7. A turma do Clubinho Bildeberg tá babando de raiva.

    Inclusive os banqueiros internacionais, mas Israel vai arrumar um jeito de atacar o Irã que faz o seu dever de casa.

  8. RR.
    Concordo no Irã as pessoas já não vão com ha cara deles imagina em uma guerra,alem disso no Egito ha população pelo que parece ser,eles querem que o exercito ataque Israel se esse atacar o Irã,já teve vários protestos aonde no Egito eles pediam isso i tempo todo alem de querer acabar com acordos feitos antes.
    Ainda tem o Egito que deixo passar um navio do Irã por território deles.

  9. Um ataque ao Irã além de improvável seria burrice afinal desfazeria o bom trabalho que as sanções têm feito no sentido de aprofundar as divisões internas dentro do poder. Assim qualquer declaração chinesa é apenas pura retórica.

  10. Que sanções?

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1072927-fundo-soberano-do-ira-pode-chegar-a-us-55-bilhoes.shtml

    O Irã mesmo com a Brirra da Turma vestido de Kill Bill e os EUA.

    Está conseguindo criar uma industria Militar mesmo que simples, só que eles já tem ICBMS e tudo, uma industria farmaceutica, consegue comprar comida, tem um regime coeso.

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=7113&id_secao=10

    E ainda tem a China, a Índia, a Africa do Sul e os Pobres da UE para continuar comprando o petróleo do Irã.

    A Hillary Monsanto Clinton e Bibi Netaniahu deve estar babando de raiva.

Comentários não permitidos.