Annan pede a Brasil que envie tropas para ajudar a monitorar situação síria

Martial Trezzini/Efe - Ex-secretário-geral da ONU quer que País integre força desarmada de aproximadamente 250 homens

A informação foi dada ao Estado com exclusividade pelo porta-voz de Annan, Ahmed Fawzi. A ONU espera delinear até a semana que vem um grupo de cerca de 250 homens que seriam enviados à Síria para garantir o cumprimento de um cessar-fogo, a partir do dia 12. Mas ativistas sírios, Annan e o próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon alertam que a repressão ganhou força nos últimos dias, numa demonstração de que o regime de Bashar Assad não dá sinais de ceder.

Em Brasília, por meio de sua assessoria de imprensa, o Itamaraty informou não ter recebido pedido para o envio de soldados à Síria. A criação de uma força de paz, ainda de acordo com a assessoria, somente é feita depois de aprovada no Conselho de Segurança da ONU, o que ainda não se deu. Caso isso ocorra, informa o Ministério de Relações Exteriores, o Brasil estudará o pedido de envio, pois o País “acompanha com interesse a situação na Síria”.

Annan deu um prazo até terça-feira para que o regime sírio e a oposição comecem a abandonar as armas e Damasco retire tanques e armas pesadas de centros urbanos. Com isso, um cessar-fogo amplo seria iniciado de fato na quinta-feira. O acordo também prevê que nenhuma cidade será alvo de uma nova incursão militar.

“Esperamos que no dia 10 o governo sírio tenha concluído a retirada de suas tropas dos centros urbanos”, disse Fawzi. “A partir desse momento, começa um período de 48 horas, durante o qual cessarão totalmente todas as formas de violência por todas as partes, o que inclui o governo sírio e a oposição.”

“Daí, então, esperamos que haja espaço para um diálogo político”, disse Fawzi. “O cessar-fogo não é um fim em si mesmo. Tudo isso é para criar condições para que haja um diálogo na direção da democracia. Por isso, a missão de observadores é fundamental”, disse Annan.

Para garantir o pacto, Annan iniciou nos últimos dias um dialogo com alguns governos sobre a possibilidade do envio dos soldados para a missão de observação. Os soldados seriam enviados desarmados e apenas com a missão de relatar se Assad e os rebeldes estão ou não cumprindo o acordo.

Fawzi indicou que o Brasil já foi procurado extraoficialmente e informado do interesse de Annan – acrescentando que, nos próximos dias, uma carta oficializando o pedido será enviada a Brasília. “O Brasil está na lista dos países que queremos que atuem”, disse o porta-voz de Annan.

No total, Annan havia selecionado aproximadamente uma dúzia de países que gostaria de ver na operação. A lista foi feita com base nas características dos governos e na capacidade de serem considerados interlocutores tanto do Ocidente quanto do governo sírio.

Fawzi evitou dar mais detalhes, alegando que Annan “não negocia pela imprensa”. Há duas semanas, o Estado relatou que Annan telefonou para o chanceler Antonio Patriota justamente para pedir apoio nos esforços de mediação na Síria. Já naquela ocasião, Annan antecipou a Patriota o fato de que estava pensando em enviar a missão de 250 observadores para a Síria.

O Brasil mantém tropas no Haiti e uma fragata no Líbano. Na visão da ONU, o envio de soldados credenciaria o Brasil a novos esforços de paz no Oriente Médio. Para Annan, a missão na Síria teria um formato pouco tradicional. “Não há um front ou linhas determinadas separando a oposição e o governo. Não podemos ter uma força tradicional de manutenção da paz”, disse Annan à Assembleia-Geral da ONU. Segundo ele, essa força deve ser relativamente pequena, flexível, ágil e ter acesso a todo o país em segurança.

Na quarta, uma equipe avançada de sua missão desembarcou na Síria para já começar a negociar de que forma os observadores militares atuarão. Para liderar a implementação de um acordo, Annan escolheu o general norueguês Robert Mood, que já está em Damasco.

Sem trégua

A esperança de Annan de um cessar-fogo vem justamente no momento em que ativistas alertam que Assad tem intensificado os ataques. Para a oposição, Assad estaria ganhando terreno antes do cessar-fogo, enquanto 2,3 mil refugiados sírios cruzaram a fronteira com a Turquia nas últimas 24 horas, segundo o governo de Ancara.

De acordo com a Anistia Internacional, 232 pessoas morreram na Síria desde que Assad afirmou ter aceitado considerar o plano de paz de Annan, na semana passada. O governo sírio, porém, relata que, na realidade, está retirando suas tropas de Deraa, Idlib e Zabadani.

Fonte: Estado de São Paulo

20 Comentários

  1. Isso é muito bom.
    Brasil nao vai numa guerra entao vamos treinar.
    Ir uma boa equipedas 3 força.
    250 homens é pouco uns 600 eu acho que ficaria bom.
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  2. e essas tropas iriam ficar aonde bem no meio (entre os “rebeldes” e os soldados sirios), tao ficando é loco.

  3. Esta certo Annan, mas primeiro envie seus filhos ou netos pra lá. Jamais entraria em um rabo de foguete destes, quem acendeu que apague agora.

  4. ARRUMANDO UMA CAMA PARA O BRASIL,COM ESCORPIÕES

    É impressionante o nível da desfaçatez da ONU,ou este Kofi Annan é um tolo ou um maquiavélico,creio que seja a primeira opção.

    ” Annan deu um prazo até terça-feira para que o regime sírio e a oposição comecem a abandonar as armas e Damasco retire tanques e armas pesadas de centros urbanos.”

    Nós sabemos que o governo sírio esta sendo colocado contra a parede pelos ardilosos governos sauditas e omã,a famosa liga árabe.

    Colocar o Brasil nessa e paralelamente provocar um confronto interno com o Brasil dentro e assim legitimar perante a opinião pública internacional uma ação dos bucaneiros do norte com os governos párias da região.

    A Rússia e/ou China irã votar contra essa armação maquiavélica em que querem colocar o Brasil em uma armadilha e comprometê-lo perante a opinião pública mundial.

    Esse angu com caroço quem fez que o coma;os EUA ,OTAN e os canastrões do sultanato saudita que tenham bom apetite.

    Essa cama de gato que estão querendo armar contra o Brasil,é muito nítida e se o Itamaraty cair nessa;então esta instituição mais uma vez mostra que ali só terá canalhas;que só quer o mal do Brasil.

    Uns bandos de vendidos que para atender os mais baixos desejos aristocrático,entregam este país de bandeja para os bucaneiros do norte através da ONU,basta vê o que é e se tornou a problemática “Raposa terra do sol” para a integridade nacional.

  5. vão se ferrar pra la,so ferram e criticam os militares,com revanchismos e sucateamento, mas na hora das buchas,na hora que uma ponte cai, uma catastrofe natural, a policia faz greve,crises internacionai,ai lembram deles,

    manda os embaixadores,os estudantes de “filusofia” os simpatizantes do pc do b, no brasil eles tem mais “consideração” dos mediocres do que suas forças armadas, lamentavel.

  6. e tem ,mais o brasil não tem nada que se meter nisso não, player global e o kct, a quele povo se mata no oriente medio ha 4 mil anos pelo menos, e estão pouco se lixando para no e o que pensamos, ja não chega o tanto de refugiados cristãos que teremos que receber da siria e libano, asim que a irmandade muçumana e o hesbolah tomarem conta la e começarem a persegui-los, e o que e pior a gente recebe refugiados de braços abertos, e eles ainda veem aqui e criticam meu pais,abrem comercios e querem explorar brasileiros, criam culturas segregacionistas, e o pior que tem brasileiro vira latas que concorda com eles, se duvidam venham aqUi em são paulo e deem uma voltinha na 25 de março, e no bom retiro !!!


    SAI FORA DESSA BRASIL !!!

  7. ”Os soldados seriam enviados desarmados e apenas com a missão de relatar se Assad e os rebeldes estão ou não cumprindo o acordo”….complicado …hehehehehehe…quem topa embarcar em uma missao dessas ?? ”obervar” os 2 lados em conflito desarmado ??? peraiiii …. manda UAVs q todos ganham em ”moblidades ” e poder de observaçao … basta q o ”operador” seja de confiança .. ^^

  8. Prá quem quer de todo jeito uma cadeira permanente no cs da onu, tem que mostrar serviço; é uma boa oportunidade prá isso. O governo devia aproveitar e investir um dinheirinho para que nossas FA sejam muito bem equipadas e muito bem treinadas para esse tipo de missão.

  9. ja imaginaram cenas de soldados Brasucas com coletes da ONU no meio de um tiroteio .. sem saber quem e quem ou mesmo sem poder de ”revidar ”.tudo isso ao vivo via ”CNN ”…heheheheeh …vamos com calma ….Assad e os rebeldes concordaram …se o Brasil for o Obervador …. ate ai tudo certo … agora vao ter q confiar no Brasil ..militar desarmado em zona de conflito n da ….seria uma missao honrosa e tudo .. mais a segurança dos nosso soldados em primeiro lugar .. 250 saldados fardados ou n …ctz n seriam malucos em iniciar qualquer tipo de ato hostil por la ….ate pq gostem ou n .. o Brasil n tem o perfil de pais agressor …q em se tratando de uma força de ”paz” nos da certo respeito

  10. Fortrek disse:
    06/04/2012 às 16:08

    “… Esta certo Annan, mas primeiro envie seus filhos ou netos pra lá. Jamais entraria em um rabo de foguete destes, quem acendeu que apague agora.”===== Falou e disse , essa cara tá mt doidão, q mande a familia dele e de seus senhores…Sds.

  11. 250 soldados DESARMADOS???? Que eu saiba isso não é missão de observação, não com 250 soldados desarmados.

  12. “Os soldados seriam enviados desarmados e apenas com a missão de relatar se Assad e os rebeldes estão ou não cumprindo o acordo.”

    Tá de brincadeira, né?

  13. Ir para aquela bagunça desarmada..
    Tá doido;manda a mãe dele então
    E mesmo se os soldados forem armados mandar tropas para lá vai ser um rabo de foguete sem precedentes.A unica coisa positiva disto tudo será o adestramento de nossa tropas; mas no fim das contas não compensa.

  14. pois e …tem caroço nesse angu!!!! .. hehehehheeh .. mandem integrates da ”cruz vermelha” ..”diplomatas” de diversos paises …alguns intelectuais etc … agora so 250 militares desarmados com o poder de ”julgar” em nome da ONU (Estado Brasileiro..serao tropas brasucas ) .. essa ”bomba” q e a Siria hoje ??…..opa !!!..arriscado d + …. que tal uma missao ”mista” formada por Russia ..Brasil ..EUA …França …e ate a China .. vamos dividir a resposabilidade….a Siria n e um pais tao pequeno assim .. ^~ ….fico imaginado o militar q for ”voluntario” pra ir em um tipo de missao dessas …acho q seria ate inedito …e um pouco ”’inocente” d+ …vc do começo ao fim da missão estara completamente vulneravel a qualquer tipo de ameaça em territorio ”hostil” e desconhecido pro soldado …acho mais facil organizar uma equipe de ”aventureiros” e ”explorar ” as montanhas do Afeganistao … eheheheehehehe …mais seguro … ^^….”missão suicida” …onde um unico erro …estara podondo em ”xeque” toda a credibilidade do Gov brasuca.(nossa neutralidade)..agora se vc for pensar em ”visibilidade” n havera tao cedo uma oportunidade dessas …. alem dos 250 ”Mártires” q serao ”escoltados” por um batalhao de reporteres do mundo todo entre outros q inclusive pode muito bem superar esse efetivo.sera o Brasil levando a ”PAZ” A Siria .(sendo ironico…).. ao meu ver essa missao tem meramente um carater simbolico …mais e extremente arriscado …

  15. Se é Pra ir desarmados que mandem civis. Tá cheio de ONG, Direitos Humanos que só dá opinião vendo CNN da poltrona. Manda eles. Pra que arriscar a vida de nossos soldados?

  16. rsrs rsrs Força Desarmada rsrs rsrs se querem observadores e relatos enviem o Anistia Sem Fronteiras rsrs rsrs O Brasil sera um tolo se entrar neste vespeiro.Por termos anseios na ONU agora nos querem de buchas na Siria onde ambos os lados farão nossos soldados de alvo para acusarem-se mutuamente e a imunda maquina de inteligencia Ocidental usara os cadaveres de nossos soldados para mudar nossas opiniões frente aos problemas do Oriente Medio E AINDA TEM BRASILEIRO QUE ACHA TUDO LEGAL TUDO ZHEN Então seja voluntario e va pra la meus caros enchedores de linguiça e sensacionalistas de plantão da Escolinha do Professor Jose Luis Datena rsrs rsrs Suas horas aula de audiencia da esquisofrenia escandaloza da RECORD lhes tornam compulsivos rsrs rsrs

  17. CORREÇÃO….A escolinha de formadores de sensacionalistas de plantão é o BRASIL URGENTE na Band e a escolinha de formadores de Virgenzinhas Escandalizadas Diante do Pupito é a programação da RECORD……..Fala que eu te escuto meu filho e revolte-se com sua situação pois so sendo um revoltado voce sera um milionario Oh Aleluia Gloria a Deus rsrs rsrs

Comentários não permitidos.