Marinheiros dos EUA desembarcam na Austrália

Uma brigada de 200 marinheiros dos Estados Unidos desembarcou hoje no aeroporto da cidade australiana de Darwin, no norte, e permanecerão no Estado como parte de um acordo de defesa assinado entre os dois países.

  A aliança, assinada pelo presidente Barack Obama durante sua visita a Canberra em novembro do ano passado, permite a presença de 2.500 soldados dessa força do Pentágono, mais a mobilização de sofisticados equipamentos de espionagem neste país oceânico.

Em coletiva de imprensa, o ministro australiano de Defesa, Stephen Smith, anunciou a chegada dessas tropas, que qualificou de um dia histórico para a aliança que Austrália e Estados Unidos forjaram há mais de 60 anos.

Smith afirmou que a comunidade internacional tem que adaptar-se à mudança do enfoque para a região da Ásia-Pacífico, o qual se traduz nos planos estratégicos de Washington para a área.

O titular australiano explicou que a mobilização de tropas estadunidenses tem como objetivo fazer frente à ascensão militar da China, da Índia e e da Indonésia, mas disse que seu país busca uma maior cooperação na região.

Fonte: PrensaLatina

10 Comentários

  1. De olho no Mar da China.. Uma olhada no mapa e os EUA esta tentando completar o circulo ao redor da China. A Chave na transicao de mercadorias na area e o Mar da China. Proximo passo e conversar com Vietnam e ai sim o cerco sera completo.
    Diego garcia no Oceano Indico controla uma boa parte da parte Oeste desse Oceano e no alcance de qualquer petroleiro se dirigindo aos Gafanhotos roedores Chineses.

  2. Um país q aceita colocar soldados de outro país dentro de suas fronteiras,ou e incapaz de se defender ou e colonia…Cuidado BRASIL, ie, às n autoridades, estamos c n FAs tão sucatadas, q ñ temos como nos defender dos corsários iangleses,vide a argentina, a Líbia e os Palestinos; ñ se eskeçam q os mesmos ñ são confiáveis,trágico e lamentável.Sds.

  3. Esses australianos são uns trairas mesmo pois invés de se unir e andar junto com os seus vizinhos faz o totalmente contrário, são ainda muito racistas os australianos!

  4. Adrino, posso esta engano mas considero os autralianos um dos povos mais abertos para imigração estrangeira, assim como o Canada, a única invasão da Australia esta se dando através de imigração de chineses que esta em alta.
    A base americana em solo australiano esta sendo questionada na sociedade australiana em que tem uma parcela que não ver com bons olhos a politica hostil a China pelos americanos sendo internalisada.
    .
    .
    A Econômia australiana vai bem graças as importações de minerios, produtos agricolas, carne… pelos chineses.
    .
    .
    O que aconteceu com o brasileiro que morreu recentemente, foi um ato isolado, de policiais despreparados. Tenho conficção que a justiça australiana deverá atuar melhor que a justiça inglesa no caso J.Charles
    .
    .
    Saudações

  5. O brasil não deve absolutamente nada aos americanos, mas os australianos devem, e muito. Quando os japas tavam tratorando tudo na asia na segunda guerra, foram os americanos que salvaram a australia, por isso são aliados, nada demais.

  6. Os Eua realmente defederam a Australia dos japoneses. É uma cooperação que deveria ser ainda mais forte.

Comentários não permitidos.