Radar RBE2 de tecnologia AESA
A francesa Thales divulgou nesta sexta-feira (30) que entregou o primeiro radar RBE2 de tecnologia AESA (active electronically scanned array- varredura eletrônica de matriz ativa) para a linha de montagem final do supersônico Dassault Rafale, localizada em Mérignac, França. O equipamento será instalado no avião de série C137, o primeiro dotado com essa nova capacidade. Esse Rafale esta escalado para ser entregue para a Direction Générale de l’armement –Diretoria Geral de Armamentos (DGA) no próximo verão europeu.
Um abrangente programa de testes de três meses de duração será conduzido com o RBE2 AESA na base aérea de Istres, visando demonstrar as qualidades desse radar e confirmar os níveis de performance antes da entrega para a Dassault Aviation.
Segundo a Thales, a prontificação deste primeiro exemplar de produção do RBE2 AESA esta de acordo com o cronograma especificado no contrato, demonstrando a maturidade tecnológica do novo equipamento e confirmando a liderança da empresa na área de radares para aviões de combate na Europa.
A Thales afirma que o RBE2 AESA adiciona ao Rafale inúmeras vantagens:
1- Alcance estendido para compatibilizá-lo totalmente com os últimos modelos de mísseis de longo alcance e de ultima geração, como por exemplo, o Meteor, isso combinado com a habilidade de detectar alvos de baixa assinatura radar.
2- Alta confiabilidade para reduzir custos de operação e garantia manutenção minima de seus sensores por um período de 10 anos.
3- Formato de onda otimizado para imageamento de abertura sintética (SAR) e resistente a interferências (jamming).
9 Comments