Ministro da Defesa da Turquia virá ao Brasil em maio

Cerca de 40 integrantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Turquia e representantes das indústrias de defesa dos dois países reuniram-se no final da semana passada, em Brasília, para começar a definir caminhos visando uma possível parceria estratégica na área.
O objetivo do encontro foi duplo: apresentar o cenário atual e as perspectivas da indústria de defesa de ambos os países, bem como iniciar, em nível governamental, os preparativos para a visita oficial do ministro da Defesa turco, Ismet Yilmaz, ao Brasil. A viagem está prevista para os próximos dias 7 e 8 de maio.
Pelo lado brasileiro, a exposição a cargo do MD concentrou-se em quatro tópicos: estrutura do órgão; plano de modernização das Forças Armadas; Lei 12.598/2012, que prevê incentivos às indústrias de defesa brasileiras; e Estratégia Nacional de Defesa (END). Falando em nome das empresas de defesa no Brasil, Armando Lemos, diretor-técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), fez um panorama do setor no país, abordando também tópicos como tecnologia, multidisciplinaridade e capacitação profissional.Representando a delegação turca, Ertaç Koca, da Subsecretaria de Indústrias de Defesa, apresentou dados atualizados e traçou um quadro da evolução do setor em seu país. Ele explicou que a prioridade, na Turquia, é o fornecimento interno e, depois, a exportação. Segundo Koca, a indústria de defesa turca tem mais de 300 projetos em andamento e tem feito sólidos investimentos em pesquisas.
Parte do encontro foi dedicada também a “rodadas de negócios”. De acordo com o responsável pelo cerimonial da reunião, coronel Roberto Simões Ferreira Filho, essas rodadas, realizadas em salas isoladas, tiveram por objetivo fazer com que “o brasileiro certo conversasse com o turco certo, com o máximo de eficiência.” A reunião definiu ainda a constituição de um Grupo de Trabalho Industrial, que irá tratar de uma agenda conjunta, envolvendo representantes das indústrias de defesa dos dois países, a ser cumprida durante a visita do ministro da Defesa turco ao Brasil, em maio próximo.

16 Comentários

  1. Devera ser efetivado a compra de F16 tampões,defesas aereas Russas,Brahmos e programa 5.0 Brasil-Turquia,mais MIs,parceria em satelites com Chineses e a indecisão fica para o PROSUP e o FX que devera ser literalmente extinto.Era uma vez FX e assim agradamos a Gregos e Troianos enquanto caminhamos rsrs rsrs.Dilminha Fragatas Fremm e Destroyers Sul Coreanos.

  2. Beleza. É assim que avançaremos, somando parcerias, pinçando tecnologias par formar nosso próprio conceito.

  3. Não sou um dos maiores apoiadores dessa aliança.

    1maluquinho:Não entendi nada que tu escreveu.

    Primeiro,F-16 tampões é ridículo,Se o Brasil fosse pra comprar F-16 tampões,comprava logo o F-18 ST.

    Preparação para visita do ministro turco é uma ova.Eles vão vir aqui começar a dar suas propostas pro caça de 5g que querem construir com o Brasil,eu acho que a Itália vai cair fora.

    Depois eu gostaria que eles falassem de parcerias na área dos UAV’s já que a turquia tem uma grande quantidade deles,e o Brasil está cada vez mais interessado nessa tecnologia de UAV’s.

    O Brasil também deve ir atrás de vender os Super Tucano pra Turquia.

    No nosso caso acho que é isso que vai ser tratado de mais importante na reunião.

  4. É muito importante essa aliança estrategica para os dois países ainda há de se duvidar que Brasil e Turquia desenvolvera projetos futuros de alta tecnologia nos setores militar e civíl, pena que a Turquia faz parte da nada amigavel ontan, com os BRICS mais solidos em questão de 10 anos acho que a Turquia poderá vir a abandonar a otan que assim seja.

  5. 1maluquinho…pare de especular…você sobe sabe especular, você e um monte de gente aqui só vivem de especulações. Melhor ficarem calados do que escrever m…

  6. 1maluquinho..pare de especular…você sobe sabe especular, você e um monte de gente aqui só vivem de especulações. Melhor ficarem calados do que escrever m…

  7. Vai ter muito bla, bla, estudos. Planos de conclusão de projetos e entrada em operação, para o final do seculo 21.

  8. Arthur:

    “O Brasil também deve ir atrás de vender os Super Tucano pra Turquia.”
    ________________________

    Vender super tucanos para a TAF acho dificil.

    Se eles partilharem a tecnologia de UAVs com o Brasil seria muito bom.

  9. CORBIN07 não seja hipocrita pois tambem não passas de um mero especuleiro de plantão ou aqui tem alguem que sabe de tudo,entende de tudo e tem as respostas rsrs rsrs……..ARTUR meu caro o chute do F16 apenas é uma especulação encima de uma filosofia capaxo que existe dentro da FAB e em setores do Governo Nacional…..Associação 5.0 com a Turquia rsrs rsrs buscamos o que com os Turcos,um novo AMX mais carinho e melhorado rsrs Quais são os sensiveis,processadores e know how 5.0 que os Turcos dominam e teem propriedade intelectual rsrs rsrs Enquanto continuarmos com a covarde filosofia de buscarmos fonte alternativas para não desagradarmos nem a Gregos e nem a Troianos apenas perderemos tempo e jgaremos dinheiro fora que deveria ser bem aproveitado em muitas outra carencias e necessidade.So existem no mundo tres opçãos 4.75 e 6.0 Eua,Russia e China tudo o mais é sonho de Ícaro.Eae Brasilzinho seras sujeito homem e optaras pela tecnologia Russa ou abraçaras a Pirataria Chinesa?Como é sempre mais prudente aos covardes abriras bem arreganhadinhas as coxas para ser mais uma vez entonhado pelo antigo Cafetão e extasiado suspirar arregassado Ufaaa quanta potencia rsrs rsrs

  10. O sonho quase impossivel do Brasil é termos uma Força Aerea de Drones modernos,rapidos e bem armados e um caça nacional de pronto emprego.Acordos,intercambios fazemos com todos desde muit tempo.A unica coisa de procedencia Turca que me chama a atenção é o Heli de ataque deles que embora eu não conheça detalhes poderia ser uma boa opção mas qual seu recheio mesmo heim?Quanto as areas aeroespacial,defesas aereas e aviação não tripulada temos bons e promissores entendimentos.Talvez quando a maioria de voces se conscientizar que tudo isso vem sendo tratado no maior sigilo com todo segredo que nem especuleiros midialiticos e nem a midia oficial acostumada a comprar qualquer um para obterem o minimo necessario para fantasiarem estão conseguindo detectarem nada.Os Americanos ficaram de pirracinha não porque detectaram a possibilidade do Rafale vir a ser o escolhido e sim coisa muito mais profunda e agora veem com compressas a quererem estancar colicas sempre achando que resta-lhes um meio de esperança seja com persuasão,chantagem ou imposições.

  11. Hipocrisia se eu só comentasse especulações como você faz, o que não é verdade. Leia meus comentários e veja meu número de comentários especulativos, você verá o contrário, meus comentários em sua maioria são CONTRA os especuladores. rs..o problema não é especular, o problema é ser o REI das especulações..kkkkkkk..Mas obviamente, o comentário serve para todos. Só um conselho…quem quiser escrever alguma coisa aqui…apresente as fontes quando necessário e se for possível.

    “você e um monte de gente aqui só vivem de especulações.”

    sds

  12. CORIN07 quem aqui tem conhecimento aos reais intendimentos e direções que vem sendo tratado pelo Governo Brasileiro a respeito do FX?Ninguem e vemos sim uma parcela saudosa submissa e outra esperançosa lobbysta rsrs rsrs Porque a FAB enviou ano passado uma equipe de pilotos para voarem o F16?Estavam fazendo turismos né rsrs rsrs Qual foi o real esfriamento entre Lula e sarkosy?Voces que sente-se sabidão tem as respostas?Muito mais que meramente caças e possibilidades econo-comerciais estãoenvolvidas no FX que beneficiara ate mesmo a area aeroespacial entre outras mas a geopolitica que de ligada diretamente a geografia hoje seria uma visão limitada assim pensar É MUTANTE e adequar-se a suas variações é estrategicos.Pois bem aquele lobby manipulado no primeiro momento do Governo Dilma orquestrado por Jobim o espião traira e endossado por seu fiel escudeiro Saito parece mais do que claro agora que esfarelou-se e o indicio foi a insignificancia que transformou-se a visita agora em abril da Presidenta Dilma na area de defesa envolvendo EUA e Brasil.Parece que voltamos ao curso anterior traçado na estrategia de Lula de aproximar-se ainda mais dos BRICS inclusive em defesa.Vejo a maioria de voces sabidões especialistas glorificando as maravilhas da tecnologia Francesa e a “Aliança Militar Estrategica” Brasil-França.Bom a maioria de voces vive de preferencias e aficcionismos e assuntos de Estado são tratados em segredo.Eu um tolo maluco lhe digo que muito mais do que Sarkosy virar o tonho a favor do vento deixando a deriva Brasil e Turquia ou o Excelente piloto do Senta Pua usando um F5 pressurizado a super-bonder ter conseguido a proesa de abater dois Rafales na CRUZEX presta bem atenção na maluquice que vou te dizer.O nosso Serviço de Informações encontrou possiveis indicios que poderiam ligar a França ao atentado de Alcantara associada com os EUA ou mesmo sozinha.Essas coisas nunca são reveladas por envolverem segurança nacional e relações externas e que podem refletirem-se negativamente em muitas areas e ate acabar prejudicando-nos tambem.Come mosca todo aquele que pensa que por termos um pais governado por putas interesseiras e vendidas e que todo o sistema seja corrompido,inoperante e incapaz.A nossa informação assim como outros setores desta nação contam com pessoas serias com um mesmo objetivo defender os interesses e a soberania do povo Brasileiro e desenvolver esta nação e torna-la justa ou igual.A cada instante torna-se mais possivel virmos a termos tecnologias e material belico nunca antes adimitidos e aceitados pois esta em jogo a defesa e a autosuficiiencia do Brasil.Voces todos verão com os proprios olhos e depois conversaremos a respeito.

  13. CORBIN07 Fontes? rsrs rsrs Quais fontes rsrs rsrs se 99% de tudo o que é vinculado no meio midialitico oficial nacional CITA SEMPRE FONTES ANONIMAS DO GOVERNO,FONTES ANONIMAS MILITARES OU ATE FONTES ANONIMAS EXTERNAS e assim terem endosso de produzirem suas materias doutrinarias e manipuleiras rsrs rsrs Acorda pra vida amiguinho esse teu papinho enlatado apenas visa questionar os outros sem esclarecer nada.Argumentos meu caro pois reclamações e choradeiras tambem não atestam nada rsrs rsrs

  14. 1maluquinho..se você ler todos os comentários desta notícia..você verá denovo que você foi o único a especular, os outros apenas estam comentando sobre a notícia, pontos positivos ou negativos, o único que está trazendo novas informações(sem fontes, sem embasamento) é você, pare e pense antes de sair postando. Qualidade muitas vezes é melhor que quantidade. Presta atenção nesta notícia, qual inverdade que esta notícia possui??? Está apenas mostrando um fato que acontecerá, não tem nada de especulação aqui meu caro. Veja que somente você está viajando na maionese aqui, assim como em muitas outras notícias que são apenas informativas, tipo reuniões que acontecerão, tecnologias já desenvolvidade pelo Brasil e etc. Mas se especular e sonhar te faz bem e se você gosta de compartilhar seus sonhos e idéias…pode continuar…porém como disse anteriormente são somente especulações e muitas vezes sonhos.

Comentários não permitidos.