Defesa & Geopolítica

DCNS entrega o quarto Skjold FPB para a Marinha da Noruega

Posted by
Em 29 de março de 2012, a DCNS entregou o quarto barco de patrulha rápido (Faster Patrol Boat – FPB) P964-Glimt para a Marinha Real da Noruega. A construção dos seis barcos do programa Skjold é liderada por um consórcio formado pela DCNS e dois empreiteiros noruegueses, com a DCNS integrando a concepção do sistema de combate e sendo um co-fornecedor. A empresa francesa está trabalhando com os empreiteiros noruegueses Umoe Mandal e Kongsberg Defesa e Aeroespacial, formando assim o Consórcio Prime Skjold.Os FPB Skjold são projetados especificamente para a segurança marítima e missões de patrulha em águas do litoral da Noruega. O sistema de combate é feito sob medida para ambientes exigentes e de tripulação reduzida. As comunicações e a suíte de sensores são totalmente compatíveis com a participação ativa em operações internacionais lideradas pela OTAN/NATO. As capacidades de comunicações serão reforçadas com a instalação de um sistema state-of-the-art de comunicações via satélite. O contrato para esse novo recurso acaba de ser vencido pela NDLO (Norwegian Defence Logistics Organisation).
Com um comprimento de cerca de 50 metros, os Skjold FPBS estão fortemente armados para seu tamanho. O sistema de combate apresenta oito mísseis antinavio e um canhão naval de 76 mm que pode enfrentar vários alvos ao mesmo tempo em distâncias superiores a 12 km.
O primeiro barco da classe, o P961-Storm, foi entregue em 9 de setembro de 2010, seguido do P962-Skudd em 28 de outubro de 2010, e terceiro, o P963 Steil, foi entregue em 30 de junho de 2011. O sucesso do programa Skjold é fruto de uma parceria de longo prazo entre a DCNS e seus parceiros noruegueses. Entre 1997 e 2004, a DCNS tem demonstrado sua experiência em sistemas de combate, design e desenvolvimento, tendo atuado como contratante principal para a modernização de 14 barcos do tipo FPBS.

17 Comments

shared on wplocker.com