Chefes dos Estados-Maiores Conjuntos do Brasil e EUA discutem cooperação bilateral em defesa

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, foi recebido na última sexta-feira (30) por seu contraparte brasileiro, general José Carlos De Nardi, em reunião na sede do Ministério da Defesa, em Brasília (DF). No encontro, os dois chefes militares discutiram o aprofundamento da cooperação na área de defesa entre os dois países.

O general norte-americano ofereceu o apoio de seu país e acenou com a possibilidade de repasse ao Brasil do conhecimento adquirido pelos militares dos EUA nas áreas de combate a organizações criminosas com atuação internacional, defesa cibernética, inteligência e operações de fronteira. “Os EUA e o Brasil têm objetivos comuns em várias áreas. Na defesa, queremos trabalhar em parceria com vocês”, afirmou o oficial.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas brasileiras ressaltou a importância do estreitamento das relações com os EUA no segmento de defesa. De Nardi lembrou que os dois países possuem uma tradição de cooperação na área castrense, e afirmou que a experiência dos Estados Unidos no setor industrial de equipamentos militar pode ser valiosa para o desenvolvimento da indústria brasileira de defesa.

Durante o encontro, o general De Nardi fez uma breve explanação ao oficial norte-americano e sua comitiva sobre as mudanças ocorridas na área militar brasileira a partir da edição da Estratégia Nacional de Defesa (END), em 2008. Ele falou sobre a reformulação do arranjo institucional da defesa, com criação, em 2010, do Estado-Maior Conjunto, organismo cujo titular tem o mesmo nível hierárquico dos comandantes das Forças Armadas e cuja atribuição central é coordenar a integração e o emprego conjunto da Marinha, Exército e Aeronáutica.

De Nardi explicou a distribuição de atribuições hoje existente no Brasil, que adotou modelo em que a tarefa de combate a crimes federais e transnacionais cabe a instituições vinculadas ao Ministério da Justiça, a exemplo da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança.

Segundo ele, embora haja repartição de competências, nos últimos tempos o Brasil vem estreitando a cooperação entre as Forças Armadas e as organizações responsáveis pelas ações de segurança interna. O exemplo mais evidente dessa nova dinâmica, afirmou ele, são as operações Ágata e Sentinela que vêm sendo realizadas desde o ano passado no âmbito do Plano Estratégico de Fronteiras. Nessas operações, militares, policiais e agentes ambientais atuam sob coordenação única na repressão a crimes transnacionais.

As observações do general brasileiro se deram em resposta a uma preocupação manifestada por Dempsey com a “escalada” de ações globais de organizações criminosas que detêm capacidade militar. “Estamos aprendendo com isso no Afeganistão e em outros lugares”, disse.

Além de falar sobre questões internas, o chefe militar brasileiro lembrou outros aspectos centrais da END, como o esforço de cooperação com os países sul-americanos, a atenção às operações de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e a disposição do Brasil de somente adquirir equipamentos militares mediante a garantia de transferência tecnológica e capacitação nacional. “Estamos com capacidade de ser um país parceiro. Ficar sem o domínio do equipamento não nos interessa”, disse.

De Nardi falou também sobre o esforço que o governo brasileiro tem realizado para dotar o país de uma capacidade de defesa compatível com sua posição de sexta economia do mundo. Ele listou ao colega norte-americano alguns dos principais projetos estratégicos de defesa em curso no Brasil, a exemplo do Pró-Sub, programa da Marinha de construção de cinco submarinos: quatro convencionais da classe Scorpène e um a propulsão nuclear, de projeto nacional.

O general reiterou que o Brasil não pode e não quer desenvolver armamentos nucleares. Ele também falou da posição brasileira, contrária à qualquer interferência militar no Atlântico Sul.

Pouco antes da reunião com De Nardi, o general norte-americano teve um breve encontro com o ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, que o recebeu em cortesia em seu gabinete. Está acertada para este mês uma visita oficial ao Brasil do secretário de Defesa dos EUA, Leon Edward Panetta.

Fotos: Tereza Sobreira
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

Fonte: Ministério da Defesa

32 Comentários

  1. “””O general reiterou que o Brasil não pode e não quer desenvolver armamentos nucleares”””

    Palavras do general americano!!! Vocês não podem ter armamentos nucleares!!”” Cadê os vendilhões americanófilos para justificarem um pseudo parceiro, vir na nossa PÁTRIA , e nos dizer o que podemos ou não fazer. Este canalha nem deveria ter sido recebido, e , os que o defendem deveriam ser banidos do País.

  2. ”O general reiterou que o Brasil não pode e não quer desenvolver armamentos nucleares”
    e isso ai….vida q segue …hehehehe…….

  3. Ele o Di nardi falou que não pode por causa de Tatleoco e do TNP, mas se um dia for necessário…

    O Brasil é capaz sim de fazer assim como a Alemanha, Paquistão, Índia, Africa do Sul.

    Isso é só para afastar fantasmas antigos.

  4. armamentos nucleares = sub nuke ..saindo///..bomba nuke .. se n me engano em caso de necessidade .. em duas semanas(-) poderiamos ”montar” uma(+) … ao menos com força suficiente pra ”varrer” uma esquadra de superficie…..nos temos a capacidade .. so optamos em n te-lo presente ”politica de boa vizinhança” ^^…. PA nuclear depende do q a MB quer .. ou segue os passos da marinha inglesa com os 2 PA convencionais .. ou vamos de BRICS (Russia com planos de PA nuclear idem China ..India) ……n estamos totalmente ”desinteressados” em armamentos nucleares ……^~

  5. Calma Aurélio,
    Deixe que ele fale o que quiser pois como já dizia Confucio; “A maior gloria de uma pessoa inteligente é se fazer de idiota para o idiota que se acha inteligente”. Deixemos que venham, como parceiros, somando conhecimento e tecnologia, afinal eles que estão no PREGO.

  6. Propulsão nuclear e criação de eletricidades por usinas nucleares é bem diferente de bombas nucleares.

    Os Submarinos Dolphin tem propulsão nuclear e são Alemães a Alemanha também tem usinas.

  7. Quanta Ingua reunida e nem me aparece um abençoado para por um barbantinho cheiroso nessa sala rsrs rsrs Melhor ainda seria uma bomba térmica para não restar nem DNA rsrs rsrs

  8. Amigo Aurélio quem disse isso foi o General José Carlos De Nardi,e não o americano,eu não sou um Fan Boy do Tio Sam,mas tb não os vejo como nossos inimigos,temos muito o que aprender com eles,por exemplo, a logistica de deslocamento de efetivos,pelotões de engenharia,e fora outras areas em que eles estão anos luz a nossa frente,os E.U.A sabem que o brasil tem capacidade de construir uma bomba atômica,veja o caso do Físico Cearense que desvendou a equação de uma das bombas mais poderosas do arsenal americano,e tudo ficou na moita,a verdade amigo é que os E.U.A estão vendo que hoje a nova ameaça a eles é a China e eles começaram a entender que um brasil forte será benefico a eles,uma potencia militar,um país rico em recursos naturias,uma democrácia,etc.Desde da Independencia do Brasil e a dos E.U.A, as relações entre os dois paises tem sibo benefica em ambos os lados,claro que houve acontecimentos que interferiram na nossa soberania mas com apoio dos governos que comandavam o Brasil,mas tb houve momentos em qu eles tentaram por vias legais nos sabotar mas tudo dentro da normalidade,mas depois fingiram que não viram,um exemplo classico é o Programa Nuclear Brasileiro,eu não conheço bem esse tema,mas existe uma versão em que o Brasil vendeu algumas toneladas de Uranio enriquecido ao Iraque,no Governo Figueredo,a verdade meu amigo é que os E.U.A são um pouco perigosos,mas não são esse bicho feio,não são diferentes dos Chineses,Russos,etc.
    Vejo com bons olhos essa cooperação,qualquer um que venha somar é bem vindo,mas com cuidado para não levarmos pernadas.

  9. Fica oferendo ao Brasil AJUDA!.. AJUDA pra o Brasil continuar escravo… cordeiro… Antes de entrar no Brasil deveria ser obrigado a deixar de usar aquele broche que mostra a américa do sul sob controle das forças armadas americanas http://www.southcom.mil/Pages/Default.aspx ).
    O Brasil tem 40 anos de engenharia nuclear, sabem tanto que até acharam besteira publicar num livro calculos e projeto de uma ogiva nuclear americana conhecida. Tem a própria tecnologia de enriquecimento de urânio. Tem uma das maiores reservas mundiais de urânio. Projeto de submarino nuclear ( algum submarino balistico estrategico não é nuclear?). Na epoca do collor taparam buracos do mesmo tipo usados para testes de explosões atômicas… pensa-se… fazer os buracos para testes de bombas sem tê-las??. E com certeza tem mais informação que corrobora a afirmativa de que o Brasil PODE SIM fazer um artefato nuclear, e SIM grande chance de já ter umas unidades.

  10. O general reiterou que o Brasil “””não pode””” e não quer desenvolver armamentos nucleares…

    Ok ok Sir, mas quantos artefatos nucleares vocês dispõem? São mais de 5 mil não?!

    Ah sim, o que seria “circunstancias extremas” ao que se refere essa materia de 2010 que saiu no Globo.com?
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1558624-5602,00-EUA+GARANTEM+QUE+SO+VAO+USAR+ARMAS+NUCLEARES+EM+CIRCUNSTANCIAS+EXTREMAS.html

  11. Ow…o texto refere-se ao gen. De Nardi falando sobre nukes, não ao gen. Dempsey.
    E pelo que sei, o ‘ não pode’ refere-se a impedimentos legais (TNP, Constituição, etc), não à falta de capacitação. O mais importante é o ‘ não quer ‘, sinalizando que pode, mas não faz
    No mais, só bla bla bla .
    Segue o enterro…

  12. “…O general norte-americano ofereceu o apoio de seu país e acenou com a possibilidade de repasse ao Brasil do conhecimento adquirido pelos militares dos EUA nas áreas de combate a organizações criminosas com atuação internacional, defesa cibernética, inteligência e operações de fronteira. “Os EUA e o Brasil têm objetivos comuns em várias áreas. Na defesa, queremos trabalhar em parceria com vocês”, afirmou o oficial. …”====Em momento algum ele disse q nos repassariam T&T de caças ,foguetes, misseis,submarinos…o mt do mesmo, sobre a supervisão deles..assim ñ keremos, obrigado. Vamos aos Rússos e ou Chineses.Sds.

  13. ESTA ALMA QUER REZA

    .
    Se é para combater o tráfico de drogas e armas,qualquer ajuda é bem vinda,até do capeta,desde que tenha boas intenções e compromisso no assunto,ou seja,combater o crime organizado,sem politicagem barata com ocorre no México,na Colômbia e mais recente na Bolívia.

    E falando em capata,nós sabemos que no inferno só tem gente de “boas intenções”,inclusive o próprio satã.

  14. Barca concordo com você, temos muito o que apreender com os americanos, inclusive como construir uma bomba atômica e guarda-la pro momento apropriado, se este vier acontecer, já estamos enjoados de ouvir que Amazônia é patrimônio Mundial, que em caso de necessidade podemos deslocar uma esquadra para garantir a segurança na Amazônia, chega de ordens, e de submissão, vamos sacudir o espírito de vira-lata, e levantar a cabeça e acreditar que somos livres e filhos de Deus como os americanos.
    Sds.Carlos

  15. Barca, só completando o histórico deles com relação ao Brasil é o pior possível, e te digo eu sou a pessoa que menos poderia falar deles já que tenho cunhado e sobrinha americana,que sempre estão a passeio aqui no Brasil.
    Sds.

  16. Não devemos virar a cara para mãos estendidas, ainda mais se a mão for poderosa. Não podemos agir com base em arroubos juvenis. Mas isso não significa que devamos ingenuamente ficar crendo nas boas intenções por trás dessas mãos. Devemos buscar, sem pré conceitos, diversificar nossas relações cada vez mais, identificar aqueles os quais possamos qualificar como “amigos”. Devemos estreitar relações com Russos, Chineses, Indus, Sul Africanos, com todo e qualquer país em qualquer tempo que tenha conosco pontos em comum. Mas principalmente forjando a musculatura regional. Por que é ela que chama a atenção, que nos torna maiores e objeto de interesses cada vez maior de todos que nos oferecem as mãos.

  17. Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode Brasil não pode

  18. O General brasileiro está certíssimo, não pode por limitações legais e tratados internacionais e também não quer, como notou o colega Eduardo Carvalho. Acrescento apenas que hoje, embora precisemos urgentemente de armas nucleares – como bem observado pelo colega Dandolo,- mas para o momento não nos interessa – para evitar problemas e desgastes políticos desnecessários. Primeiro precisamos ter VLSs exaustivamente testados em suas capacidades de colocar satélites em diversas órbitas. Necessitamos também de um satélite geoestacionário nacional(com GPS independente)para que possamos efetuar a entrega do “satélite” com precisão. Lembrando que o desenvolvimento completo do 14X é extrema importância e estratégico, altamente dissuasivo. Portanto notamos que em ambos os casos, a aplicação e uso do satélite é imprescindível. Tendo feito isso, construiremos estratégica e sigilosamente os silos de lançamento tanto para os VLSs quanto dos 14-X(que são acoplados ao VSB-30). Nossos subs. com propulsão nuclear, também serão bem armados com com mísseis balísticos “convencionais”, com alcance máximo de “300 km”. Por fim, simplesmente fabricamos as ogivas “convencionais” para colocarmos nos vetores de lançamento. Lembrando que podemos fazer tudo isso sem explícitamente rasgarmos nenhum tratado internacional, garantindo assim, total integridade física do nosso território e soberania nacional!!!
    Sds.

  19. Al Carvalho disse: 03/04/2012 às 12:05
    ========================================
    Adorei adorei!.. É isto aí!..

  20. diarum disse: 03/04/2012 às 13:27
    Al Carvalho disse: 03/04/2012 às 12:05
    ========================================
    Adorei adorei!.. É isto aí!..
    ==
    ==
    x2

  21. gente o brasil jatem bombas nucleares a muitos anos..
    isto e um projeto totalmente secreto
    voces acham que sairiam falando . ahh nos temos bombas nucleares…
    claro que nao.
    alem do brasil ja possuir a tecnologia ele ja possui bombas nucleares
    nao e possivel que nao tenha…

  22. Devo reconhecer e expressar minha alegria e esperança em algumas palavras do General De Nardi que demonstrou afinação com o poder legal enfatizando que não aceitamos mais sermos coadjuvantes secundarios a contentar-mo-nos com migalhas secundarias.Eles precisam muito mais de nós do que nós deles.Eles teram muito a perderem com um afastamento do Brasil de sua area de influencia.A mesma filosofia que nos proporcionou significativo avanço atomico,aeroespacial(embora de FHC pra ca tenhamos vacilado) e na area de monitoração,detecção e proteção aerea e de redes so nos foi possivel quando resolvemos PAGARMOS SERVIÇOS E ENCIMA DISSO CRIARMOS OS PROGRAMAS.Nem as chantagens,as presões,os embargos e as ameaças de retaliações nos impediram de superarmos dificuldades e progredirmos.Devemos buscar aonde for necessario o essencial para o que precisamos ter e queremos fazermos.O capaxismo detectado em uma minoria reacionaria e déspota contrasta com aqueles que os lideraram…NÃO SE FAZEM MAIS BOÇAIS COMO ANTIGAMENTE pois os boçais de hoje possuem enormes solitarias em seus intestinos e não teem escrupulos pois querem o que os mesmos que os sucederam quiseram e querem APENAS MAMAREM NO CONTRIBUINTE BRASILEIRO ja que a Cabritinha se consolidou ainda muito mais farta e promissora.Todo mundo e isso envolve a grande maioria de todo o nosso povo estamos de saco cheio de tantos trairas,entreguistas,vendidos e bandidos que proliferam como larvas de vermes.A hora que a cobrança vir vira AMPLA GERAL E IRRESTRITA.A chama da depuração crepita ansiosa por alimentar-se das carcaças dos vermes.

  23. Teoria da Conspiração Brasuca: O BRASIL possui (3) tres bombas atômicas, duas(2) montadas e uma desmontada em certo Quartel do país…boato? Pq esse boato? Pq o buraco da serra do cachimbo?…será realmente um boato?!?!?! sds.

  24. Por mim podemos discutir com os EUA cooperação bilateral em defesa. Desde que compremos 180 SU-35 S, 160 SU-34, 300 PAK FA 50, Sistema de misseis antiaéreos Russos S-400 e S-500, corvetas Visby e Skjold, submarino U-214 e submarinos nucleares e uns 400 helicopteros de transporte, será que esqueci alguma coisa ?. Dai então conversamos com os EUA sobre defesa.

  25. Al Carvalho disse:
    03/04/2012 às 12:05

    “… O General brasileiro está certíssimo, não pode por limitações legais e tratados internacionais e também não quer, como notou o colega Eduardo Carvalho. Acrescento apenas que hoje, embora precisemos urgentemente de armas nucleares – como bem observado pelo colega Dandolo,- mas para o momento não nos interessa – para evitar problemas e desgastes políticos desnecessários. Primeiro precisamos ter VLSs exaustivamente testados em suas capacidades de colocar satélites em diversas órbitas. Necessitamos também de um satélite geoestacionário nacional(com GPS independente)para que possamos efetuar a entrega do “satélite” com precisão. Lembrando que o desenvolvimento completo do 14X é extrema importância e estratégico, altamente dissuasivo. Portanto notamos que em ambos os casos, a aplicação e uso do satélite é imprescindível. Tendo feito isso, construiremos estratégica e sigilosamente os silos de lançamento tanto para os VLSs quanto dos 14-X(que são acoplados ao VSB-30). Nossos subs. com propulsão nuclear, também serão bem armados com com mísseis balísticos “convencionais”, com alcance máximo de “300 km”. Por fim, simplesmente fabricamos as ogivas “convencionais” para colocarmos nos vetores de lançamento. Lembrando que podemos fazer tudo isso sem explícitamente rasgarmos nenhum tratado internacional, garantindo assim, total integridade física do nosso território e soberania nacional!!! …”==== Eu ñ dira melhor, parabéns, só espero q o n subnuck possa realmante lançar um missil c alcance = ou + de 300km e + de um , pelo menos uns (3) tres…eu espero estar mt errado, + esse sub será meia boca. Trágico.
    Sds.

  26. DEMPSEY LOOKS TO EXPAND MILITARY TIES WITH BRAZIL – http://www.defense.gov/news/newsarticle.aspx?id=67766
    Defense.gov News Article: Dempsey Looks to Expand Military Ties With Brazil
    http://www.defense.gov
    ABOARD A U.S. MILITARY AIRCRAFT, March 29, 2012 – Army Gen. Martin E. Dempsey, on his way back from Brazil today, said he hopes to expand military-to-military relations with the country he said is “clearly, an economic engine globally.” The chairman of the Joint Chiefs of Staff said he was pleased …

  27. DEMPSEY LOOKS TO EXPAND MILITARY TIES WITH BRAZIL – http://www.defense.gov/news/newsarticle.aspx?id=67766
    Defense.gov News Article: Dempsey Looks to Expand Military Ties With Brazil
    http://www.defense.gov
    ABOARD A U.S. MILITARY AIRCRAFT, March 29, 2012 – Army Gen. Martin E. Dempsey, on his way back from Brazil today, said he hopes to expand military-to-military relations with the country he said is “clearly, an economic engine globally.” The chairman of the Joint Chiefs of Staff said he was pleased …
    32 minutes ago · Like ·
    ·
    Armando Rozario PHOTO ESSAY: http://www.defense.gov/photoessays/photoessayss.aspx?id=2753
    U.S. Department of Defense, Photo Essay.
    http://www.defense.gov

Comentários não permitidos.