Teste do BrahMos foi bem-sucedido

Sugestão: Gérsio Mutti
A 30 de março de 2012, a Índia testou com êxito o míssil mais rápido do mundo, o BrahMos, de baseamento terrestre, desenvolvido em conjunto com a Rússia. O míssil supersônico, equipado com sistemas sofisticados, foi lançado a partir de uma base em Orissa, no leste da Índia.

A joint-venture russo-indiana BrahMos foi criada em 1998. O nome BrahMos vem da junção dos nomes de dois rios: o rio Brahmaputra, na Índia, e o rio Moskva, na Rússia. A missão principal da empresa era o desenvolvimento de um míssil de cruzeiro supersônico com o mesmo nome. Os primeiros testes tiveram lugar em 2001. A última versão do BrahMos alcança uma velocidade três vezes e meia superior à do míssil de cruzeiro supersônico americano Arpão, destaca o observador militar Viktor Baranets:

“Este míssil dispõe de um recurso inesgotável de potencialidades de combate. Foram utilizados os melhores sistemas, aparelhos e tecnologias informáticos indianos. A parte russa desenvolveu os propulsores e o combustível. Tal cooperação permitiu produzir um sistema de combate único”.

O peso do míssil em variante básica constitui três toneladas. O BrahMos pode voar num diapasão de altitudes de 10 a 14 mil metros por um trajetória variável. Na nova modificação, o próprio míssil encontra o alvo. A Índia comprou um lote de BrahMos de baseamento terrestre para armar dois regimentos. Estes mísseis serão instalados perto das fronteiras do país. São destinados a atingir alvos aéreos inimigos em territórios limítrofes. Podem ser pistas de decolagem e aterrissagem, estações de defesa antiaérea, radares e alvos marítimos. Os mísseis podem ser também lançados de submarinos, navios e rampas costeiras, diz o perito militar Viktor Litovkin:

“Atualmente, os indianos propuseram que façamos um míssil análogo destinado aos aviões Su-3, que estão em dotação na Índia. Em princípio, o BrahMos é demasiado grande para este avião. No entanto, a ideia foi proposta, os trabalhos começaram e, a meu ver, serão bem-sucedidos”.

Deste modo, a Índia irá dispor de mísseis de cruzeiro supersônicas em todas as armas. Atualmente, estão sendo testados modelos aperfeiçoados do BrahMos para golpes aéreos, capazes de atingir ainda maior velocidade. Como se espera, os trabalhos serão concluídos em 2016. Nos próximos dez anos, a Índia e Rússia irão produzir mil mísseis BrahMos, cerca de metade dos quais serão exportados para países amigos.

Fonte: Voz da Rússia 

9 Comentários

  1. Deveriamos munir nossas forças com esse bicho ai, inclusive nossa marinha.

    Sistemas ASTROS 2020 com possibilidade de lançar esse garotinho junto com o MATADOR, nossas fragatas equipadas com os mesmos sistemas, ainda alguns RAFALES com a mesma possibilidade. SHOW..

    Seria muito bom.

    O que penso é que cada vez mais saimos da esfera americana em questã não somente de armamentos más também em muitos outros aspectos e isso é bom, haja vista que pertencemos ao grupo dos BRICS. Digo isso pq teremos maior representatividade não apenas dentro deste grupo más para o mundo, e uma maior independência é crucial neste momento e tanto o grupo dos BRICS quanto o mundo precisa desta polaridade.

  2. Tenham paciência, começamos nossa corrida tecno-militar agora em 2008 e já colhemos alguns bons resultados que não preciso listar…ate 2016 muita coisa ainda vai surgir de tecnologia militar brasuca

  3. Bem colocado caro amigo Sucupira muitos dos entusiastas aqui deve saber que emergimos agora de uma politica nacionalizada pois estamos mais ou menos aprendendo a votar certo falto muito ainda claro mas já começamos a dar resultados de que a ignorância não prevalece mais em nossas mentes com a nossa terra amada Brasil nos BRICS nos tornaremos longe da esfera dos satanases de Washington e Europa agora começamos verdadeiramente nossa corrida armamentista questão de mais uns 9 a 10 anos para termos uma forças armadas pronta para o que der e vier tecnologicamente em pé de igualdade com os que não querem a paz no mundo e sim usurpa-los.

  4. Nossos políticos de esquerda e anti-americanos, cedem as pressões dos EUA na aquisição de equipamento militar Russo (FX2) e acordos de coooperação em tecnologia militar. Pelo medo de terem sua entrada barrada na Disney, Nova York e Miami onde se divertem e fazem compras. Sem contar poderem visitar Paris e Londres.

  5. Estamos em entendimentos com a India a respeito do Brahmos.O Brasil tem grande interesse nesse missel e sonda uma versão navalizada do mesmo.Apenas foi ventilado essas negociações e como não se tem detalhes nem mesmo especulações citando fontes anonimas como a midia GDA e os especuleiros lobbystas Rafalécos de plantão vivem povoando a Internet com essas estorinhas é bom sinal de que o interesse Brasileiro e as negociações veem sendo tratadas no mais alto sigilo.è verdade que por aqui as coisas são deixadas ao relento e quando fluem é a moda Jabuti do Serrado mas muita coisa esta sendo vista na area de defesa em segredo e muito boas noticias poderemos ter.

Comentários não permitidos.