Rapidinhas Marinha do Brasil

Fragata “Independência” suspende para participar de dois exercícios com a Marinha norte-americana

Suspender da Fragata “Independência”

No dia 24 de março, a Fragata “Independência” partiu do Rio de Janeiro (RJ) em direção aos Estados Unidos da América para participar de dois exercícios: a “COMPTUEX” e a “FLEETEX”. Este último ocorrerá concomitantemente com as comemorações alusivas ao bicentenário da Guerra de 1812, vista por alguns historiadores como a “Segunda Guerra de Independência dos Estados Unidos”.

No primeiro exercício, o navio vai operar integrado a um Grupo de Batalha do Porta-Aviões Nuclear “Dwight Eisenhower”. Na ocasião, serão conduzidos treinamentos de interdição marítima (Maritime Interdiction Operation – MIO), guerra anti-submarina, exercícios de tiro com canhões e lançamento de chaff, entre outros.

Na segunda fase da viagem, o navio participará do exercício Fleetex, onde serão realizados diversos treinamentos táticos, culminando com uma atividade de confronto de forças. O evento contará com a participação de navios de Marinha de diversos países como: Alemanha, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos da América, Inglaterra, Noruega e Portugal, sendo o Brasil o único país não pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a integrar este exercício.

Comandante da Força de Superfície, C Alte Savio, fala à tripulação da Fragata “Independência”
por ocasião do suspender do navio em direção aos Estados Unidos da América

A Fragata “Independência” terá como missão representar o Brasil perante esses países e adquirir novos conhecimentos operacionais, além de aumentar o grau de adestramento nos procedimentos já realizados pela Marinha do Brasil. A participação do navio nos exercícios comprova a capacidade que a Força possui de operar integrada a um Grupo-Tarefa internacional e mostra a importância do Brasil no cenário da defesa marítima em qualquer parte do mundo, por longos períodos de permanência afastado do porto sede, como é o caso desta missão, onde a Fragata “Independência” passará cerca de 125 dias afastada do Rio de Janeiro.

Fonte: Marinha do Brasil

Comitiva da Marinha colombiana visita o Comando do 9º Distrito Naval
C Alte Mercado assiste a operação de descarga de soja no terminal da Hermasa

O Chefe de Logística da Marinha Colombiana, Contra-Almirante Gabriel Mercado Rosa, e comitiva chegaram a Manaus (AM), no dia 18 de março, com o propósito de conhecer as atividades marítimas na região. O foco são as atividades de Marinha Mercante, Terminais Portuários e empresas de navegação, além das ações do Comando do 9º Distrito Naval e de suas Organizações Militares (OM) subordinadas na Amazônia Ocidental.

No dia 19 de março, o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Machado, ministrou uma palestra à comitiva, abordando assuntos referentes aos Portos, Terminais e Estaleiros da região. Em seguida, a bordo da Lancha “Pirarucu”, houve o reconhecimento da orla do Rio Negro até a Estação Naval do Rio Negro, onde conheceram as OM do complexo.

À tarde, os militares colombianos participaram de um almoço oferecido pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro, e conheceram as instalações do Porto Chibatão e dos Superterminais, em Manaus.

No dia de março, embarcaram em helicóptero, modelo Esquilo, subordinado ao 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, para o município de Itacoatiara (AM), onde visitaram as instalações da Agência Fluvial de Itacoatiara e o Porto da Hermasa.

Fonte: Marinha do Brasil

 

Aspirantes da Escola Naval visitam o simulador de armas portáteis do CIAMPA

Aspirantes participam de simulação

Uma comitiva, composta por um Oficial e 45 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval, visitou, no dia 21 de março, o Simulador de Armas Portáteis instalado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Complexo Naval Guandu do Sapê, em Campo Grande (RJ). O CIAMPA é a instituição de ensino onde se formam os Soldados Fuzileiros Navais.

Na ocasião, os Aspirantes tiveram a oportunidade de conhecer os princípios de funcionamento do sistema e as possibilidades de emprego, além de participarem de um exercício simulado pelo equipamento, onde efetuaram tiros com os principais armamentos empregados pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

Ao final da visita os Aspirantes puderam constatar que o emprego do simulador como meio de instrução, além de contribuir para o aperfeiçoamento do tiro dos futuros Soldados no decorrer do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, poderá, também, contribuir para incrementar a qualidade do tiro dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil.

Aspirantes visitam o Simulador de Armas Portáteis instalado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves

Fonte: Marinha do Brasil

Base Naval de Natal repara Portada Tática Leve
do 7º Batalhão de Engenharia de Combate
Portada Tática Leve passa por teste real ao transportar uma viatura
de 2,5 toneladas e um obus 105mm pelo Rio Potengi, em Natal

A Base Naval de Natal (BNN) reparou duas seções de Portada Tática Leve pertencentes ao 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb), também sediado em Natal (RN). O equipamento, que se encontrava inoperante, teve todos seus componentes, em especial as embarcações, estruturalmente recuperados, tratados e finalizados com nova pintura.

A Portada Tática Leve é um equipamento construído em alumínio, que permite a transposição de cursos d’água por caminhões, peças de artilharia, carros de combate e todo tipo de carga que possa ser embarcada em viaturas. O reparo foi facilitado pelo conhecimento e ferramental adquirido com a participação da BNN no projeto de construção das Lanchas Escolares.

Após a sua entrega, o 7º BE Cmb realizou um teste real, que também serviu de adestramento para sua tripulação, quando transpôs o Rio Potengi transportando uma viatura de 2,5 toneladas, rebocando um obus 105mm (equipamento de artilharia), pertencentes ao 17º Grupo de Artilharia de Costa, desde a “Praia do Ipsilon” até a “Rampa da Redinha”, comprovando a eficácia do reparo efetuado pela Base Naval de Natal.

Fonte: Marinha do Brasil

Marinha do Brasil participará da Operação
“Panamax – 2012”
No período de 19 a 23 de março, foi realizada, na cidade do Panamá, a Reunião Principal de Planejamento da Operação “Panamax-2012”, terceira de uma série de atividades programadas.

A Marinha do Brasil foi representada por uma delegação de 13 Oficiais, a segunda mais numerosa dentre as nações participantes, sendo composta pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, seu Estado-Maior e Oficiais oriundos do Comando de Operações Navais, Comando-em-Chefe da Esquadra, Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra e Escola de Guerra Naval.

A “Panamax” é um exercício multinacional, existente desde 2005, focado na segurança do Canal do Panamá e região adjacente contra novas ameaças. O Brasil vem participando da Operação desde 2006, com observadores, meios navais e aeronavais ou compondo Estados-Maiores.

Para o ano de 2012 o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, aceitou o convite do USSOUTHCOM (Comando Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos da América para o Atlântico Sul) para atuar como Combined Forces Maritime Component Command (CFMCC), ou seja, Comandante de todo o Componente de Forças Marítimas Combinadas. Tal função será exercida pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. O exercício será conduzido no período de 6 a 17 de agosto, como Jogo de Guerra, com meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais simulados.

Fonte: Marinha do Brasil

 

4 Comentários

  1. MB sempre foi o grupo das FA que a população civil deu mais valor,acabou que pela falta de combates a MB ficou meio enferrujada,espero que não aconteça com a marinha o que aconteceu com a força aérea.

  2. é muito importante nossa participaçao nesses exercicios

    ao fim de todos, os norte americanos precisam de um alvo pra treinar.

  3. Quem sabe um dia os Cubanos,os Russos,os Chineses,os Iranianos,os piratas Somalis,os carteis Mexicanos ou os Extra-Terrestres queiram sabotarem ou dominarem o Canal do Panamá não é mesmo rsrs rsrs o mesmo ja é dominado e controlado por Anglos desde sua construção ah mas eles são bonzinhos e nossos amiguinhos não é mesmo e nunca nos negarão transposição rsrs rsrs

  4. Treinos, treinos e + treinos e, com certeza vai faltar treinamento.E assim como equipamwemntos novos e modernos, tais como: + 12 subs novos e bem armados, 15 fragatas, e uns 36 rafales p o Sampa…e td isso p ontem.Sds.

Comentários não permitidos.