Militares da reserva lembram golpe de 64

Veteranos prestam homenagem à data que marca o início dos anos de chumbo e ativistas protestam contra o regime responsável por perseguição e morte de centenas de pessoas

Homenagens e protestos marcaram o 31 de março, data dos 48 anos transcorridos desde o golpe de 1964. No Rio de Janeiro, militares da reserva se reuniram na praia da Barra da Tijuca para desafiar as críticas contra a ditadura e acompanhar um sobrevoo organizado pela Associação dos Veteranos Paraquedistas. Quatro coronéis saltaram de paraquedas carregando bandeiras do Brasil e pousaram na Praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes.

Os céus da cidade também foram tomados por um avião que levava uma faixa com os dizeres “Parabéns, Brasil. 31 de março de 64”, em alusão à data em que os militares tomaram o comando do país. Ao lado de outros militares da reserva, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) acompanhou a manifestação. Desde o ano passado, o Exército aboliu do calendário as comemorações relativas ao golpe. Os clubes militares, no entanto, ainda celebram a data, conferindo às manifestações cunho menos institucional.

Paralelamente às manifestações militares, militantes dos direitos humanos aproveitam a data para lembrar as vítimas da ditadura. Em Sorocaba (SP), os perseguidos pelo regime militar foram homenageados ontem na Praça Alexandre Vannucchi Leme. A praça ganhou esse nome em memória do estudante, vítima do regime de exceção. A homenagem foi organizada pelo PSol, que ainda divulgou nota repudiando qualquer celebração do golpe militar de 1964.

Também em movimento contrário às manifestações de homenagem aos militares, a ONG Terrorismo Nunca Mais (Ternuma) organizou uma missa em Brasília para lembrar a “alma de todos os brasileiros mortos em consequência da luta armada”.

Pela internet, o grupo Levante Popular da Juventude organizou uma campanha para que os internautas marcassem posição, nas redes sociais, e protestassem contra o legado deixado pelo regime opressor. Os internautas foram convocados a pressionar o governo a instalar imediatamente a Comissão da Verdade e a abrir os arquivos secretos da ditadura.

Confrontos
Durante a semana, confrontos entre militantes dos direitos humanos e militares mostrou que as cicatrizes do regime extinto não estão totalmente fechadas. Militares da reserva tiveram a fachada de suas residências pichadas com os dizeres “aqui mora um torturador”. O protesto também foi articulado pelo grupo Levante Popular da Juventude e teve adesões em sete capitais: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

No dia 29, tumulto tomou conta do Centro do Rio de Janeiro. Trezentos representantes de movimentos sociais, partidos de esquerda e familiares de vítimas da ditadura bloquearam a entrada principal do Clube Militar e ofenderam os reservistas com palavras como “torturadores” e “assassinos”. Os militares revidaram e o tumulto terminou com agressões físicas. A Polícia Militar foi acionada para dispersar a multidão.

Na segunda fase do combate no Araguaia não sobrou prisioneiro, mas do bunker de Hitler, quase todos

 

A Comissão da Verdade contra as mentiras

A Comissão da Verdade não poderá rever a Lei da Anistia, mas poderá desmontar quase meio século de mentiras com as quais os brasileiros são obrigados a conviver. Quem tem hoje menos de 43 anos ainda não nascera em 1969, quando a tortura foi transformada em política de Estado pela ditadura. O conflito do século passado não faz parte do seu mundo, mas as mentiras ofendem-lhe a inteligência, mutilando o direito que uma sociedade tem de saber o que aconteceu no seu país. Saber, só saber.

As mentiras não persistem em nome da pacificação dos ânimos. Acima de tudo, foram e são o exercício de um poder que busca o bloqueio da lembrança. Dilma Rousseff reconhece que participou de uma organização que matou gente que nada tinha a ver com sua luta (o caso do major alemão que foi confundido com um capitão boliviano, assassinado no Rio em 1968). Por conta dessa militância, ela foi presa, torturada e pagou três anos de cárcere. Os torturadores e assassinos que participaram do combate a essas organizações cumpriram ordens e, em muitos casos, foram condecorados e continuam protegidos por um manto de silêncio. Em seu governo, Fernando Henrique Cardoso reconheceu a responsabilidade do Estado nesses crimes, mas falta responder a perguntas que completarão meio século de silêncio.

Tome-se um exemplo, o do segredo em torno do que aconteceu no combate à Guerrilha do Araguaia.

Em 1972, o Exército soube que havia naquelas matas um projeto de foco guerrilheiro do PC do B. Eram cerca de 70 militantes. A tropa chegou em abril e, até dezembro, capturou oito guerrilheiros, entre eles José Genoino, atual assessor do ministro da Defesa. Nesse período, morreram 12 combatentes da organização comunista e oito foram capturados. Processados e condenados pela Justiça Militar, cumpriram suas penas e foram libertados.

Em outubro de 1973, o Exército iniciou uma nova operação. Depois do Natal não havia mais guerrilha. Restavam apenas fugitivos e só dois escaparam. Um era o comandante militar do foco; o outro, seu guia. O efetivo do PC do B ficou reduzido a algo como 35 militantes.

A mentira impõe aos brasileiros a ideia de que eles desapareceram. Só um foi visto morto. Talvez tenham sido recolhidos numa clareira por um disco voador albanês. Depoimentos colhidos posteriormente mostram que houve casos de prisioneiros mortos semanas depois de terem sido capturados. Sumiram até mesmo os que se renderam, convidados a entregar as armas em panfletos assinados por militantes presos na primeira fase e por exortações feitas por militares que usavam megafones nos helicópteros.

Entre dezembro de 1973 e fevereiro de 1974, a operação militar do Araguaia foi comandada pelo então coronel Nilton Cerqueira. Como major, em 1971, ele estava na cena em que o ex-capitão Carlos Lamarca foi fuzilado, no interior da Bahia. Em 1981, comandava a Polícia Militar do Rio de Janeiro quando uma bomba explodiu no colo de um sargento do DOI e estripou um capitão no estacionamento do Riocentro. Em sua carreira só teve uma derrota. Enfrentou os bicheiros da cidade e viu-se exonerado. Nos anos 90, o general presidiu o Clube Militar e, em 1994, elegeu-se deputado federal pelo PP. O governador Marcelo Alencar (PSDB) nomeou-o secretário de Segurança.

Talvez ele possa contar o que aconteceu numa campanha militar que, sob seu comando, não conseguiu capturar vivo um só prisioneiro. Só contar.

Em maio de 1945, os alemães abandonaram o bunker de Hitler embaixo da chancelaria do Reich. Da equipe do führer eram umas 20 pessoas, civis e militares. Naquele caos, sumiu só a nutricionista. A arcada dentária do desaparecido Martin Bormann, a maior autoridade a bordo do bunker, foi identificada em 1998. Os aliados e o Exército Vermelho capturaram quase todos, inclusive o dentista da SS que ajudou a sedar as seis crianças de Joseph Goebbels que seriam envenenadas. Dos que foram levados para a Rússia, pelo menos um morreu e outros ficaram presos até a segunda metade dos anos 50. A secretária de Hitler foi solta pelos ingleses em 1946. O suboficial SS Rochus Misch, que servia como telefonista, está vivo, com 95 anos.

VIVA O ITA

A doutora Dilma trabalha num grande projeto: duplicar o tamanho do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, glória do ensino da engenharia nacional e joia da coroa da visão do presidente Getúlio Vargas.

Fontes: NOTIMP

35 Comentários

  1. O QUE SINTO EM RELAÇÃO A DITADURA MILITAR É VERGONHA, FORAM PESSOAS QUE TOMARAM O PODER E MANCHARAM A HISTORIA DO BRASIL. NESTE PERÍODO, OS BRASILEIROS TIVERAM NÃO SÓ A LIBERDADE ELIMINADO DE SUAS VIDAS, MAS MUITOS CONHECERAM DE PERTO A VIOLÊNCIA E A MORTE.

  2. mas eles tem que lembrar realmente do golpe militar ,pois foi a unica coisa que fizeram no seu governo entreguista ,nao fizeram a bomba atomica ,nao acabaram com o analfabetismo nao acabaram com a fome extrema nao deram condiçoes para o povo sobreviver com dignidade e etc etc etal se eu continuar fico até amanha ,tinha parte do brasil que era considerada como a etiopia crianças morriam aos milhares de desnutriçao ,entao resumindo a unica coisa que fizeram alem de ser pinico e viver pedindo penico para gringo foi o golpe militar que o nome já diz golpe, e as eternas pensoes para suas filhas ,o seu imbusti gigantesco e para finalizar o abismo abisal entre os praças e estrelado ,a elite entra por um lado e o povo pelo outro ,ridiculos , hoje eles coitados querem aparecer comemora ai mano !!mas para aparecer mesmo coloca uma melancia no pescoso e escreve azeitona.

  3. Um dia, e não está longe, os cidadãos brasileiros, ao verem essas caricaturas de brasileiros, pensarão: que gente esquisita eram esses trogloditas ancestrais.

  4. A Ditadura militar com o apoio do povo morreu junto ao Castelo Branco.Os costistas fizeram uma ditadura linha dura e acabaram com o Brasil!

    Os castelistas eram ruins,mas com eles não era tão atenuante o que os costistas fizeram,caçando políticos,fechando o congresso nacional e ainda apoiar a tortura!Um líder ridículo que fez a ditadura militar ser o que foi.

    Graças a deus os esquerdistas acabaram com a ditadura e acabaram com o poder dos costistas também!Meu vô participou dessa luta contra os costistas e eu tenho orgulho disso!

    A esquerda vocês podem falar o que quiser,mas foi ela que fez a inflação extrema acabar no Brasil.

  5. Estava conversando com um militar sobre o absurdo de se comemorar um golpe militar, e ele me respondeu sucintamente: São os medíocres que se apegam à data.

    Nada mais verdadeiro. Quando voltamos no tempo e vemos os acontecimentos com lupa, vemos um grupo de nulidades fardadas, acuados pela efervescência cultural e acadêmica da época, levando a cabo um golpe militar contra um presidente (frouxo) eleito constitucionalmente, a partir de um plano urdido pelos EUA, cujo objetivo (alcançado) era o de trazer o Brasil para uma posição subserviente aos interesses imperiais. Portanto, estes são os militares que hoje se aglomeram no Clube Militar: medíocres que deitaram o Brasil frente ao tacão dos EUA.
    Que patriotas!

  6. A TERCEIRA IDADE TRANS-VIADA

    Veteranos prestam homenagem à data que marca o início dos anos de chumbo e ativistas protestam contra o regime responsável por perseguição e morte de centenas de pessoas

    O governo acabou com os BINGOS agora sofra as consequências.Hahaha…

    Esses decréptos generais com seus pijamas sujos a morfo e fedendo a mijo,como não tem mais o que fazerem;agora buscam atazanar a vizinhança com as sua tolices…deve ser o peso na consciência já atormentada,com tudo estes velhos e caducos criminosos não perdem as suas poses de cafajestes e cinismo-Hahahah…

  7. Militares da Reserva?????? Esses MILICOS de PIJAMA, CARPIDEIRAS GOLPISTAS, VIVANDEIRAS de CASERNA NÃO são MILITARES, são TRAIDORES do POVO, da NAÇÃO, que se CUMPRA o Código PENAL Militar: PAREDÃO pra MILICO VIVANDEIRA GOLPISTA, traidores FARDADOS, assassinos COVARDES que se escondem nas CASERNAS!!!

  8. Luis Viana, isso voce nunca poderá negar. Eles combatiam, e isso é historico, uma ditadura. A prerrogativa lógica para sua pergunta teria sido se os militares tivessem apoiado um levante popular, pela maioria, para re-instalar a democracia, de um golpe constitucional feito pela chamada esquerda. Mas, infelizmente, para voce, é sua tentativa de questionamento, isso não foi o que aconteceu. Portanto,o que a dita direita oferece para justificar o proprio crime é uma hipote-se, baseada mais na propaganda do que na realidade.

  9. Sinto vergonha e tristeza pela nossa história. mas também honra pelos que se aventuraram a lutar pela nossa liberdade.
    Tudo bem que alguns se perderam pelos caminhos da corrupção. Mas ainda têm a honra de poder dizer que já fizeram a sua parte.

  10. Julio Brasileiro disse:
    01/04/2012 às 19:46
    .
    Luis Viana, isso voce nunca poderá negar. Eles combatiam, e isso é historico, uma ditadura. A prerrogativa lógica para sua pergunta teria sido se os militares tivessem apoiado um levante popular, pela maioria, para re-instalar a democracia, de um golpe constitucional feito pela chamada esquerda. Mas, infelizmente, para voce, é sua tentativa de questionamento, isso não foi o que aconteceu. Portanto,o que a dita direita oferece para justificar o proprio crime é uma hipote-se, baseada mais na propaganda do que na realidade.

    Se houvesse alguém dentro do Congresso para dizer essas coisas no púlpito e na mídia, muita gente não caíria na conversa fiada de apoio aos criminosos que estupraram o Brasil.

  11. A busca por certos cadáveres de guerrilheiros/militantes será inviável, pois alguns jazem no fundo do oceano jogados de aeronaves… Por outro lado não foi possível enterrar completamente os corpos completos de varios inocentes e militares que foram destroçados por bombas colocadas em locais públicos (como o aeroporto do guararapes no Recife-PE), e talvez muitos dos pedaços desses corpos se foram pelos estômagos de cães de rua ou urubus que não existem mais… Já quanto ao atentado do Rio Centro, tudo aponta para um “tiro que saiu pela culatra”… E ACHO QUE NINGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA GOSTARIA DE REVIVER ESTE PASSADO NEGRO… ENTÃO QUE O GOVERNO SEGURE OS SEUS “CACHORROS LOUCOS” E NÃO TENTE SUPRIMIR A VOZ E A PARTICIPAÇÃO DOS MILITARES E DE OUTROS QUE ATUARAM NA ÉPOCA, NÃO SÓ COMO RÉUS, MAIS TAMBÉM COMO TESTEMUNHAS, NOS TRABALHOS DE ESTABELECER A COMISSÃO DA VERDADE… CASO CONTRÁRIO ESTE IMPASSE PODERÁ NOS LEVAR A VIVENCIAR NOVAMENTE AQUELES TEMPOS NEGROS.

  12. Apoio a Ditadura…Talvez não do jeito que foi posta pelos nossos incríveis generais… Mas se não sabem , o governo de G. Vargas foi uma ditadura… e Crescemos muito… Na Coreia do Sul, Um Capitão tomou o Poder, em uma revolta militar, na época o pais era a base agrícola quase total, junto ao Brasil, O Capitão investiu totalmente em educação, olha o que temos de Coreia do Sul e Brasil… Aprendam, Olhem pelo lado positivo!

  13. As palavras insanas são reveladoras. Diz o foragido do Pinel:

    “A busca por certos cadáveres de guerrilheiros/militantes será inviável, pois alguns jazem no fundo do oceano jogados de aeronaves…”(sic)

    Ora, pois… Que apego à ordem, não?

    Eu tenho de rir…
    É o melhor remédio.

  14. Acho que foi um MAL necessário , vendo a possibilidade de uma Ditadura comunista , mas sou totalmente contra comemorar esta data , desnecessário , de nada contribui com a Pátria !

  15. Não minta Julio entreguista brasileiro… o proprio Gabeira, em video, disse com todas as letras que eles, inclusive a Dilma, queriam implantar a DITADURA COMUNISTA NO PAIS… logo os militares também combateram a ditadura comunista, sé que foram os vencedores, foram mais competentes que os cubanos… entre esta excrecencia e a dos militares é obvia que esta foi muito menos danosa ao pais que uma ditadura a la cubana em nosso amado pais… deixa de desvirtuar os fatos cumpanheiro… a soldo de quem esta a mentir descaradamente?… niguem no pais engole mais essas mentiras perpetradas pela esquerda nacional… não se pode enganar todos para sempre… temos documentos, provas e memoria… não serão vcs que mudarão os fatos… pode tirar seu cavalo da chuva… as coisas vão mudar… não tenha duvidas… até lá…

  16. Caro Ilya, afinal, do que se trata?!?!?… Se você quer se dirigir à minha pessoa, pode “falar” claro!… Não faça jogo de palavras, escreva de forma franca e direta, pois não estás a lidar com uma criança e sim com um homem… Não sejas tímido e não temas pois não me ofendo com pouca coisa… Mas tudo bem!… Vou facilitar pra você e tentar decifrar o seu desejo…
    Para sua informação:

    – Nasci 10 dias antes do golpe/contra-golpe/revolução militar, como preferir chamar;

    – Cresci escutando as conversas de familiares adultos e amigos da família sobre fatos e opiniões… E entre estes parentes figuravam, à época do regime militar, militares, policias, advogados, juízes, etc., com uma clara orientação de direita moderada… Numa outra ponta da família havia alguns parentes devotos fervorosos do Brizola e ativistas pró-democracia (nenhum era guerrilheiro), e por tanto, com orientação de esquerda que ia do nível moderado ao histérico, mas não chegava ao radical… E também havia parentes que não estavam nem aí para estas “picuinhas políticas”, e que só queriam viver a vida honestamente;

    – Meu avô era, nesta época, oficial de alta patente da Marinha de Guerra… Meu pai serviu ao exército por curto período, mas pediu baixa e entrou pra Polícia Civil numa época em que figuravam o esquadrão Le Cocq, Lúcio Flávio, Mariel Mariscot, e outras “desgraceiras” do gênero… Mas não só por estes “cenários e atores”, como também pelo espirito libertário e ligado ao mar, esta aventura incompatível do meu pai na polícia durou pouco (digamos que não era a “praia” dele)… Mas entre os amigos da nossa família também haviam diversos policias e militares das 3 Forças Armadas, e até um agente do extinto SNI… Portanto meu caro, estou longe de ser um “expert” nos assuntos que envolvem os “Anos de Chumbo”, mais ouvi o suficiente de todos os lados pra saber que haviam seres humanos inocentes, corretos, e até sonhadores dos 2, ou melhor, de todos lados envolvidos, como também, haviam monstros degenerados de todos os lados envolvidos… Haviam também muitos malucos inofensivos, ou nem tanto, como também haviam aqueles que lutavam ou faziam aquilo que acreditavam ser o certo dentro das suas funções… E é justamente por isto que eu não me presto à torcidas ideológicas ou partidárias, e nem idolatro militares ou guerrilheiros… Só tenho respeito para com aqueles que, até que tenha prova do contrário, mereçam o meu respeito… Dou o benefício da dúvida aquilo ou aqueles que deixam margens para dúvidas… Combato aquilo que acho merecer ser combatido… E tento mudar aquilo que é possível mudar… E sei que os fatos ocorridos no passado não pode ser mudado, mas pode ser deturpado ao ser contado… Também sei que a CORJA política e ex-guerrilheira, que está encastelada no Poder, não é minimamente confiável, e que usa e usará de todos os artifícios torpes para ficar, entre outras coisas, com os “louros da fama e os espólios de guerra”, mesmo que tenha que passar por cima da lei e do direito pra calar aqueles que não fazem “côro” com seus interesses escusos (inclui-se aí, principalmente, a maioria dos militares), no que se refere a tal Comissão da Verdade… E somando-se à outros, mas principalmente por estes claros e óbvios motivos, e que comungo com os militares e com outros milhões de cidadãos que não aceitam esta arbitrariedade de impedir que os militares da reserva se manifestem contra (já que os da ativa não podem e a grande mídia está no “bolso”) esta que, se deixarmos e/ou não pressionarmos, sem a menor sombra de dúvida, pode manchar/forjar a nossa história com uma das maiores e indignantes mentiras já escritas sobre o nosso passado… E a última coisa que podemos permitir é corrigir injustiças históricas criando outras ainda piores… Pois se não queremos que os agentes do estado que cometeram crimes de tortura e assassinatos à sangue frio, passem impunes pela história, também jamais poderemos permitir que guerrilheiros/terroristas que queriam estabelecer um ditadura ideológica de esquerda, e cometeram toda a sorte de crimes vitimando vários inocentes e causando enormes prejuízos à sociedade e ao patrimônio público, passem para a história posando de heróis na luta pela democracia… E quem insiste em afirmar que a atitude da maioria dos militares é um mero ato ilegal de insubordinação ou provocação, ou é um teimoso e/ou iludido e/ou desinformado, ou então, comunga com a CORJA…

    Portanto meu caro Ilya, caso venha a ter alguma curiosidade ou dúvida sobre a minha pessoa ou sobre algo que ache que eu possa elucidar, não faça rodeios, pergunte que se eu souber, não terei nenhum problema em responder… Afinal estamos aqui pra isso, debater, trocar idéias, e também, trocar informações… TÁ BOM ASSIM PRO CÊ?!?

  17. O Que Será (A flor da Terra)
    Chico Buarque

    .
    O que será que será
    Que andam suspirando
    Pelas alcovas?
    Que andam sussurrando
    Em versos e trovas?
    Que andam combinando
    No breu das tocas?
    Que anda nas cabeças?
    Anda nas bocas?
    Que andam acendendo
    Velas nos becos?
    Estão falando alto
    Pelos botecos
    E gritam nos mercados
    Que com certeza
    Está na natureza
    Será, que será?
    O que não tem certeza
    Nem nunca terá!
    O que não tem concerto
    Nem nunca terá!

    O que não tem tamanho…
    .

    O que será? Que Será?
    Que vive nas idéias
    Desses amantes
    Que cantam os poetas
    Mais delirantes
    Que juram os profetas
    Embriagados
    Está na romaria
    Dos mutilados
    Está nas fantasias
    Dos infelizes
    Está no dia a dia
    Das meretrizes
    No plano dos bandidos
    Dos desvalidos
    Em todos os sentidos
    Será, que será?
    O que não tem decência
    Nem nunca terá!
    O que não tem censura
    Nem nunca terá!

    O que não faz sentido…

    .
    O que será? Que será?
    Que todos os avisos
    Não vão evitar
    Porque todos os risos
    Vão desafiar
    Porque todos os sinos
    Irão repicar
    Porque todos os hinos
    Irão consagrar
    E todos os meninos
    Vão desembestar
    E todos os destinos
    Irão se encontrar
    E mesmo padre eterno
    Que nunca foi lá
    Olhando aquele inferno
    Vai abençoar!
    O que não tem governo
    Nem nunca terá!
    O que não tem vergonha
    Nem nunca terá!
    O que não tem juízo
    …(2x)

    ***************************************************
    http://letras.terra.com.br/chico-buarque/7583/

    Grande Chico….caiu que nem uma luva essa agora…Heheheh…

  18. Parabens Lucena… esse refrão representa bem os encastelados atuais: “O que não tem vergonha
    Nem nunca terá!
    O que não tem juízo…”

    Como não se lembrar da falta de juizo do apedeuta.. inumeras vezes… exemplo: bradava aos 4 ventos que iriamos exportar alcool para os EUA… rsrsrsr… bravata… agora todos sabemos que estamos é importando… devido a esses numeros circenses que podemos afirmar que esses sim são
    “O que não tem decência
    Nem nunca terá!
    O que não tem censura
    Nem nunca terá!”

    realmente, caiu como uma luva!!!…

  19. Blue Eyes, na resistencia, eu não minto. Voce é que demonstra ser ridiculo em sua demonstração, quase irracional(por que te cega), de um cerebro fragil que agride até a logica. Dizer o que o Gabeira disse, e até acredito que ele tenha revisto seus conceitos, como tem demonstrado, pode ter sido uma realidade para ele. Mas como diria, será que o povo brasileiro aceitaria? Meu caro, voces, extrema direita, só tem isso para oferecer, imaginação, pespectiva de futuro, comunista comendo criancinhas. Assustar o pobre infantil povo brasileiro. Lutam para manter as mentes cativas, enquanto lhes dão o que sempre deram, ou seja sobras. Eu que sou entreguista? cara voce defende uma ideologia que foi plantada aqui, mas sequer tem capacidade mental de perceber isso. Como se o capitalismo que voce defende fosse uma criação brasileira, estude mais, mesmo nos livros capitalistas, verás que tudo se resume, meu letargico amigo, a jogo de semantica com proposta de poder. Uma coisa é certa, meu caro voce deveria se questionar por que dois jovens com praticamente a mesma idade um domina o outro, o que faz o jovem dominador mais forte (para voce enteder me refiro aos Yakes e ao Brasil). Penso que o que fez os Yankes mais fortes foram brasileiros fracos como voce que sempre acreditaram que a liderança natural teria que vir deles. Depois o entreguista sou eu. Cidadão mentalmente questionavel, estou sendo educado contigo, como sempre fui, e portanto te peço, antes de lançar essas tresloucadas abobrinhas faça tu uma mea culpa.

  20. Tem gente aqui no Blog que apoia um grupo criminoso de fato, com base na especulação de que cometeram o crime como medida cautelar, por entender que pairava, diante de seus exclusivos olhos, uma intenção criminosa em seus, imaginários, adversários. Acham-se injustiçados por retirarem dos cidadãos o direito democratico de escolher entre as opções deles e a de seus adversários baseados na premissa deles de que seus adversários eram piores para esse mesmo povo. Criaram um fantasma para encobrir seus crimes. Sá mentes frageis acreditam nisso.
    Pior é que caem de braços ante o interesse alienigena, e outros é que passam a ser entreguistas. Impor a um brasileiro, não colonizado como eu essa pecha só demonstra o nivel de arrogência de um ignorante.

  21. Julio, não sejas iludido e não relativize o que eu disse… o que o Gabeira disse o fez em relação a essa mentira que os que pegaram em armas contra o regime militar o faziam em nome da democracia… pura FALACIA… se assim fosse os militares não teriam dado o poder de mãos beijadas aos “democratas” como de fato entregaram?… o que os militares queriam conseguiram… evitar uma cubanização do pais a custa de muito sangue de brasileiros inocentes… aposto meus lindos olhos azuis que se os militares tivessem sido derrotados em 64, o regime castrista que implantariam no pais teria sido tão cruel como foi o regime russo… ou vc duvida disso?… não, comunista não so come criancinhas como estupra e mata com covardia… o povo da Ucrania e da Georgia que o digam…

  22. “Uma coisa é certa, meu caro voce deveria se questionar por que dois jovens com praticamente a mesma idade um domina o outro, o que faz o jovem dominador mais forte (para voce enteder me refiro aos Yakes e ao Brasil). Penso que o que fez os Yankes mais fortes foram brasileiros fracos como voce que sempre acreditaram que a liderança natural teria que vir deles.”

    ;;;;

    CLAP, CLAP, CLAP!!!

    Muito bom Júlio….
    ;;;
    Inclusive nunca o Brasil esteve tão ameaçado de perder a Amazônia, quanto nos anos 80 e 90, a condição em que o regime militar no seu fim, deixou o Brasil, foi literalmente de quatro, com hiper inflação e super endividado, tendo ido as lonas da moratória em conseqüência do endividamento nacional promovido pelos militares.

    Antes do golpe de 64, o Brasil era um país soberano , sem dívida externa, após 21 anos de submissão a banca/EUA, estava indefeso e entregue , ao ponto de Tatcher recomendar a entrega da Amazônia como forma de saldar a dívida contraída pelos governos militares…Haja Incompetência e falta de visão !

  23. é pai da mentira …e de mentira você entende né não?

    só para comparar:

    *divida externa do Brasil (convertida para dólares)em 1930 -> 1 bilhão e 293 milhões de dólares
    *divida externa do Brasil em 1964 (convertida para dólares) ->3 bilhões e 155 milhões de dólares

    em 34 anos, multiplicação de 2,44 x na divida externa.

    *divida externa do Brasil em 1964 (convertida para dólares) -> 3 bilhões e 155 milhões de dólares
    *divida externa do Brasil em 1985 (convertida para dólares) -> 95 bilhões e 857 milhões de dolares

    em 21 anos de regime militar, multiplicação de 30,38 x na dívida externa.

    fonte:IPEA

  24. Num debate honesto, onde o poder do argumento prevalece sobre o poder do dinheiro, voce meu caro Blue Ayes, na resistência, (não entendo resistencia a que? talvez a ser brasileiro) está fadado a perder, por que o chavão “contra os fatos não há argumentos” se mostra perfeito.

  25. Prezado Blue Eyes, na resistência, me desculpe mas não queres entender o que escrevo. Muitas coisas confundem sua mente, talvez influências a meu ver nefastas, como aquela que voce me apresentou como seu idolo, digno de ser lido (e isso me diverte). Você sabe a quem me refiro. Engraçado é que voces, que sacam de seus idolos esses posicionamentos, tem uma grande dificuldade de avaliar com os proprios olhos os resultados, os fatos. Se recusam a enxergar o que resulta quando pessoas como voces exercem por muito tempo o predominio perante as sociedades. Parece que tudo parece que já estár construido em suas mentes, forjada a ferro e fogo. No seu caso eu digo grande conquista, de seus conquistadores. Meu caro, ainda não cansei e, pretendendo ter uma conversa de alto nivel com você, te digo que deves procurar avançar em sua visão critica das coisas. Elas são dinamicas. O Comunismo, foi um solução no tempo criada para dar alguma legitimidade a grande maioria dos cidadãos nos paises em que foi implantado, na Russia eles derrubaram um Czar, devido as carencias que esse tipo de regime historicamente oferecia a seus suditos, mas não aos nobres detentores do poder. Em outros paises onde se instalou o comunismo o fim foi o mesmo, uma forma popular encontrada para propiciar um nivelamento social melhor nas sociedades. E, as coisas não são tão preto no branco como voce, por adestramento, aprendeu, e talvez conserve por interesse a conveniência dessa visão. Sobre estupros, sobre assassinatos, sobre crimes humanos, até contra a humanidade, digo que isso não é privilégio ou defeito de qualquer proposta politica, isso ainda está intriseco na alma humana, é algo que se deve combater, criminalizar sempre, por que se traduz numa das nossas piores caracteristicas. Mas, se voce for um observador consciente e integro, e não for um tipo tão obcecado pela força de seu adestramento, veras que ainda hoje, no mundo atual, isso acontece. E nem se pode dizer que é produto do comunismo, por que essa proposta politica, hoje,não é prevalente no mundo. Afinal o mundo é uma grande escola. Observe, se é que tens capacidade para ser justo, ou pelo menos nem tão hipocrita, em suas analises. Verás que seu País idilico pratica as mesmas barbaridades que voce censura passado.Também estupram(que o digam seus aliados japoneses),matam milhares despejando bombas na cabeça de civis, sob argumentos pifios e falsos, dentre varias barbaridades, e com apoio cumplice de uma convenção de países. Mas o pior é que têm a pretensão de serem a consciência do mundo (a proposito quantos assassinatos nas escolas ocorreram nos seu idilico país, já resultando em imitadores internos).
    Meu caro eu abominio a violencia, toda ela. Mas principalmente aquela que vem da ignorancia, que para se justificar-se agride baseando-se em preconceitos e desconhecimento dos fatos.

  26. Honestidade é uma palavra que não fica bem em boca de ilusionistas… não tente se vender por preço que vc não merece… realmente, contra os fatos não há argumentos… por isso estamos fadados ao sucesso, enquanto sua arvore infrutifera seca às raizes…

Comentários não permitidos.