Informações: Re Dragon para o Plano Brasil
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Numa declaração extra oficial aos participantes da Expo Defense security em Bangkok 2012. Um alto oficial do Exército Popular da China confirmou os rumores de que a China já começou a trabalhar no seu primeiro porta-aviões projetado e construindo localmente.
A confirmação veio seguida de informações já levantadas pelo Washington Times em agosto passado de que provavelmente o país irá desenvolver dois ou mais outros navios desta classe os quais deverão se juntar ao Hsi Lang (ex-Varyag) que encontra-se em fase de testes por volta de 2020 .
” Pretendemos produzir entre dois ou mais navios da classe que se juntarão ao Hsi Lang por volta de 2020.”
Detalhes técnicos do navio levantados na feira, dão conta de um modelo muito maior que o Hsi Lang, e de propulsão nuclear, capaz de transportar cerca de 100 aeronaves dos mais variados tipos. Os navios serão equipados com sistemas de catapultas para lançamento de aeronaves e não utilizarão o Sky Jump como é o caso do Hsi Lang.
As declarações foram feitas em meio às controversas alegações de especialistas ocidentais, que questionam as reais capacidades chinesas de projetar e desenvolver um navio desta magnitude.
Quando confrontado com estas tais alegações, a autoridade em questão, foi categórica:
” Três anos atrás, estas mesmas autoridades diziam que o Varyag jamais sairia da doca, em 2012 ele encerrá os seus testes de mar”…
11 Comments