Índia propõe troca de dados sobre Rafale

A Índia propôs nesta sexta-feira à presidente Dilma Rousseff um pacto com o Brasil, caso o país decida comprar os caças franceses Rafale, como farão os indianos. Haveria troca de informações sobre vários itens da negociação, para tentar extrair da Dassault, fabricante do jato, o máximo de vantagens. Isso incluiria informações sobre transferência de tecnologia, condições de manutenção, preços, integração ou não de componentes locais e estrutura de venda.

Mas a primeira visita de Dilma à Índia coincidiu com um escândalo envolvendo suposta corrupção nas Forças Armadas indianas. Militares do país, segundo a rede de TV Times Now, estariam questionando o alto preço a ser pago pelos jatos franceses, assim como a pouca clareza nas promessas de transferência de tecnologia – pontos que influenciarão também a decisão de compra do Brasil.

Esta semana, vazou o conteúdo de uma carta de um general indiano ao ministro da Defesa, A.K Antony, lançando dúvidas sobre vários contratos na área. O governo abriu investigação sobre as denúncias, inclusive sobre a negociação para compra dos Rafale, o maior contrato de defesa da história da Índia, segundo o jornal “Deccan Herald”.

O ministro anunciou também “punição máxima” para quem vazou a carta do general, por “traição”, segundo o jornal “Times of India”. O ministro disse que, se for comprovada “qualquer irregularidade, em qualquer estágio” dos processos de compra, o governo não vai hesitar em cancelá-los.

É uma má notícia para a Dassault, que depositou todas as fichas na venda dos Rafale para Índia e Brasil. A empresa nunca vendera para o exterior. A Índia anunciou recentemente sua opção pela oferta francesa para compra de 126 jatos num valor estimado em US$ 12 bilhões. E os franceses esperam que isso influencie a decisão do Brasil.

Foram os ministros indianos que levantaram o assunto dos Rafale durante a reunião de Dilma, ontem, com o primeiro-ministro Manmohan Singh, segundo uma fonte do governo. Mesmo saindo na frente na compra, a Índia também poderia se beneficiar de uma eventual troca de informações com o Brasil, já que os contratos são de longo prazo e permitem alguns ajustes.

– Na área de aviação, eles têm grande interesse na Embraer. E, no caso do Rafale, há disposição deles de fazer uma parceria de cooperação com o Brasil para obter transferência de tecnologia (francesa) – disse a fonte.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, disse que os indianos apenas informaram à comitiva brasileira sobre a decisão de compra. Ele negou ter sido discutida qualquer proposta para troca de informações entre Brasil e Índia, o que significaria que o Brasil optou pelos Rafale e descartou ofertas dos jatos suecos Gripen ou dos F-18 americanos.

Nas conversas de ontem, os indianos demonstraram interesse no etanol brasileiro. Já o Brasil tem interesse em mandar estudantes ao país.

Fonte: Agência O Globo via Yahoo

34 Comentários

  1. segundo varias fontes de noticia, dilma não deu interece no assunto de compra de caças , com os indianos, perguntada por jornalistas sobre a questão, a presidente se calou, acessores proximos a presidencia disseram que não era o momento de tocar nesse assunto.


    senhores e hora de cair na real, NÃO TERA CAÇA NENHUM,nem rafale, nem f18, nem griphen, e os unicos SUKOIS que virão, são os que alguns doidos estão vendo no fundo da caixa de gardenal, a presidente eleita do brasil esta fazendo um bom governo na area economica, mas na questão defesa, soberania e equipamento militar, ela não da a minima,não vai comprar um parafuso de caça nenhum, infelismente minhas suspeitas se monstram reais,a fab vai voar o que tem ate o osso, e depois vão adquirir caças ussados, dentro do orçamento, o comando ja ate deu uma “olhada” mais de perto nos griphens c/d

  2. Ainda acho que o Brasil já deveria tá de olho fora dos 3 concorrentes, pois não se tem nada assinado com os 3, vão la na Rússia dá uma olhada nas iguarias e depois pensem direito…

    A senhora presidente têm traumas da ditadura militar, então pra ela dar poderes as 3 forças seria contra a suposta luta que ela travou contra o regime ditatorial. Acorda Dilma e toma rumo, esqueça do passado, olhe o presente e pense no futuro do país !

  3. Rick, concordo que ela tenha trauma do desgoverno militar, mas ela tem muitos bons motivos para isso, as FFAA já provaram que podem ser compradas e/ou vendidas, “não são flôres que se cheire!”. Uma boa cantada do tio Sam e os generais ficam de quatro – começam a matar, torturar e perseguir o povo brasileiro, exatamente como em 1964. Eles ainda se comportam como um poder paralelo e estão suficientemente armados, o povo não!!! Até hoje comemoram a revolução de 1964, vergonhosamente escondidos atrás de políticos corruptos – de outrora e de hoje – e supostos comunistas – comedores de criancinhas, – parados no tempo, completamente. A Comissão da Verdade precisa acordar esses …., para a grande cagada que fizeram e para a realidade, para que tenhamos FFAA de verdade, para que o povo possa se sentir seguro e a democracia consolidada e protegida.
    Sds.

  4. A KAOZADA CONTINUA……Desde quando assumiu a Presidencia Dilma colocou o FX a cargo do MDIC e o MP-Gestão e Orçamento.São eles que fazem minucioso estudo e que terão peso na decisão,resta-nos sabermos quais linhas adotam para a mesma.Temos visto a Presidenta alegar que não tolera a politica do TOMA LA DA CÁ dentro de seu governo e isto tem gerado as rebeldias dentro de sua base aliada E NA DECISÃO DAS COMPRAS DOS CAÇAS SRA.PRESIDENTA,ESTARAS ADOTANDO QUAL CRITERIO:O TOMA LA DA CÁ OU O DA TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA COMO TENS ALEGADO TODO ESSE TEMPO???…..Onde no mundo e na historia ouve uma licitação da magnitude do FX2 e do MMRCA que não role suborno?O suborno é praxe dentre negociações de Privados com Governamentais mas quando o suborno é realizado para se tirar vantagem do contratado ele é estrategico e quando é usado para tirar vantagem do contratante é vergonhoso.Com suborno podemos adiquirirmos a TT completa do SIPAM-SIVAM o que nos dá frutos hoje em segurança e defesa.Com suborno adiquirimos o necessario para hoje termos propria tecnologia atomica e know how.Como vemos sendo feito hoje É UMA VERGONHA,onde o TOMA LA DÁ CA prejudica a nação.Se optassemos por exemplo pelo F18 o mesmo geraria 100 mil empregos nos EUA e em vacas magras é um refresco economico.O Brasil e a India teem nas mãos as cartas resta saber se saberão jogar o jogo ou se a ganancia entregara o jogo.Essas materias vinculadas sempre citando fontes GDAs que citam FONTES ANONIMAS para mim não passam de mentiradas e de kaozadas.Tudo o que é anonimo não é idoneo e não tem credibilidade.Uns dizem que Dilma não tocou no assunto,outros dizem que os Indianos é que tocaram no assunto e todos apenas especulam.O Brasil e a India teem parceria estrategica diplomatica significativa e se consolidam como parceiros e lideres emergentes pois chamarmos a China e a Russia de potencias emergentes não tem cabimento.Eu estou cansado de afirmar que a licitação da India e do Brasil estão interligadas e que não passam de BLEFE e que muita coisa vem sendo tratada em segredo envolvendo diretamente a India e indiretamente a Russia…ESPECULEIROS DE PLANTÃO,ALARMISTAS,SENSACIONALISTAS E BOSTÉRICOS TODOS FORMADOS NA ESCOLINHA DO PROFESSOR JOSE LUIZ DATENA VOSSAS TRIPAS BOSTÉRICAS ENTUPIRÃO O QUE CAUSARA ACUMULO GAZOZO EM VOSSAS VEIAS PEIDABUNDARIAS E A CONSEQUENCIA DA CAUSA É O INFLUXO INTESTINAL CEREBRAL rsrs rsrs A Mosca Varejeira de Mérignac segue sua interminavel saga para encontrar uma laranja podre na beira da estrada para pousar e desovar suas larvas…Dessault não leva nada nem aqui no Brasil e nem na India,ofereção a Belize,Guan…Eles ainda nos darão esse caça de graça rsrs rsrs O MANGUACEIRO ESTAVA CERTO rsrs rsrs OLHA O NOSSO TAMPÃO AI GENTE http://aeroflower09.blogspot.com.br/2012/03/irkut-revelou-o-equipamento-total-de.html CHORA CAVACO rsrs rsrs

  5. É O DIREITO DO CONSUMIDOR ?

    “Haveria troca de informações sobre vários itens da negociação, para tentar extrair da Dassault, fabricante do jato, o máximo de vantagens.”

    Com essa parceria irá os compradores de armamento ter mais poder político na hora de negociação.

    Essa forma de tratamento dos comprador com os vendedores passará a outro patamar da maneira de negociação no mercado mundial de armamento afinal,os principais fornecedores de armas,com exceção a China e a Rússia,as demais estão em uma pindaíba danada atrás de dinheiro.

  6. Fala-se em corrupção, investigação, traição, punição, cancelamento…
    Bom, ou será mal, está prejudicado o comentário quando se tenta esquecer os possíveis fatos para lembrar em tecnologia , transferência e pacto.
    É uma pena .

  7. Mais do que os problemas da dassault em vender ao Brasil eles deveriam se concentrar na India para nao perder aquele contrato. Parece que a pressao Americana e de certo modo a Europeia estao dando duro em cima do Governo da India. Se existe corrupcao na jogada, como muitos suspeitam na India, a semente so pode ter sido plantada pelo EUA ou por alguns europeus. Quem tem as conexoes na India sao os Americanos da Boeing e eles sabem se houvem sacanagem. E so colocar seus “Generais Indianos” a reclamarem e pronto: esta sendo investigado. O mesmo vai ocorrer no Brasil.

  8. Essa Dilma é lastimável, simplesmente lastimável. Vai conseguir inibir o melhor parceiro econômico e militar que o Brasil poderia construir no séc.XXI.

  9. Bom, se realmente vier o Rafale, acho que dessa forma será melhor do que a perspectiva anterior, pois a Índia vai fazer muita pressão para a ToT, ainda mais pelo volume de unidades, e se compartilharem conosco, vamos conseguir muito mais…

    Mas ainda sonho com um cancelamento do FX e entrada do Brasil no projeto PAK FA… Sonhar não custa nada…

  10. Camaradas,

    Parece óbvio. Ou virá Rafale, ou será tampão.

    Se for Rafale, tirem os caranguejos dos bolsos pois nós, os contribuintes, é que teremos que pagar…

  11. Resumindo: o Brasil vai ser menos que um coadjuvante. Será sim um mero figurante no acordo França-India, apertando alguns parafusos e recebendo Rafales “Made in Bangalore”.Esse é o “Brasil – PuTênfia”!

  12. Esse é o problema de termos uma economista na presidência… Quando ela era a oficiosa Primeira misnistra do presidente Lula… Dava para balancear mais economia e política… Mas agora, ela é puro pragmatismo econômico…

    Quem gera mais empregos? Aviação ou Navegação?

    O foco são estaleiros!!!

    O daqui de Pernambuco gera mais de 25.000 empregos diretos!!! E 3x mais indiretos!!!

    Para esses aviões saírem, dependerá muito da pressão dos Lobbystas junto aos deputados e senadores!!!

  13. Se venda de aviões de caça, para o Brasil, depender da pressão dos “lobbystas” junto aos deputados e senadores, não virá avião nenhum para a FAB. Deputados e Senadores, só dão ouvidos, para aquilo que gera votos. Assuntos de defesa e soberania, não dão votos a ninguém.

  14. HMS TIRELESS :

    “Esse é o “Brasil – PuTênfia”!

    E este é o gringo (se não de corpo, de alma sim…) que sabe escrever em português
    e está em permanente campanha de ataque a auto-estima dos brasileiros – não vai adiantar… e de tanto tentar, vocẽ virar “HMS TIRED”…!

  15. 1MALUQUINHO DISSE:

    “ESPECULEIROS DE PLANTÃO,ALARMISTAS,SENSACIONALISTAS E BOSTÉRICOS TODOS FORMADOS NA ESCOLINHA DO PROFESSOR JOSE LUIZ DATENA VOSSAS TRIPAS BOSTÉRICAS ENTUPIRÃO O QUE CAUSARA ACUMULO GAZOZO EM VOSSAS VEIAS PEIDABUNDARIAS E A CONSEQUENCIA DA CAUSA É O INFLUXO INTESTINAL CEREBRAL”

    Maluquinho vc viaja mesmo,quer dizer então que a Licitação da India e do Brasil estão interligadas e que estamos trantando indiretamente com a Rússia,então a Rússia deu a vitória ao RAFALE na ÍNDIA,em detrimento do MIG 35,NÃO ENTENDI ESSA INTERLIGAÇÃO E A INTERMEDIAÇÃO DA RÚSSIA!

    Como diz uma amiga minha de PORTO ALEGRE:

    “Bah tu tá tri loucu guri!”

  16. A Mosca Varejeira de Mérignac está prestes a ter como cliente as duas melhores potencias emergentes ,França e Rússia.

  17. BARCA É simples sendo a India muito alem de ser a maior cliente da tecnologia Russa é tambem a India A MAIOR ALIADA MILITAR DA RUSSIA fato que voce e a grande maioria desconhecem ou ignoram então é simples sabe-se la se a Russia entrou na licitação de la meramente figurativa e sendo desclassificada para que o que intereça a ela e a India ou seja determinados segredos do Rafale venham a serem compartilhados pelas mesmas e serem aplicados em desenvolvimentos posteriores ou voce e outros mais acham que a India não repassa tudo a Russia?So que os Franceses para se protegerem disto ja afirmaram que a TT sera por etapas e progressiva e certamente o pingo de mel da cereja do sorvete deixarão para a ultima parcela justamente o que interessa a India.Com as suspeitas de fraude e corrupção na licitação e não sendo os Indianos otarios como o Brasil é otario eles não embarcarão nessa e pularão fora.Queres apostar comigo Barca?O certo seria o Brasil comprar o gripen NG e entrar no programa do SU50MKBr como a India ja faz desde 2009 com o SU50MKI que parece que voce Barca desconhece e que ela recebe total transferencia de tecnologia do mesmo o que voce e muitos outros sempre pregavam o contrario internet afora.Voce lembra disso tambem!Qualquer idiota que olhar para a China e a India percebera que a India hoje não adestra mais Elefantes para entretenimento Britanico graças a tecnologia Russa e que a China não mais so planta arroz e é area de montagem externa tambem graças a tecnologia Russa.Então toda aquela mentirada que voce e muitos outros viviam falando sobre a Russia e os Russos que não transferiam nada,que não cumpriam contratos e serviços e que não tinham qualidade era a simples ignorancia ou pior ainda o argumento de trairas que pouco se importam com a autosuficiencia nacional pois preferem a servidão condicionada do Brasil simplesmente por mera xenofobia ideologica.Os Russos não são condicionadores e exclusivistas como Europeus Ocidentais e Americanos.Seria a India assim tão rica e tendo uma excelente e diversificada força aerea com vetores similares ou ate superiores ao Rafale e desenvolvedora de tecnologia 5.0 e tendo projeto secreto em andamento 6.0 vir a adiquirir contrato vultuoso que a deixaria por longo tempo dependente de fornecedor de tecnologia 4.5?A Russia,a China,A India e o Brasil estão mais interessados hoje em tecnologia 5.0 e Drones e por falar em Drones OBRIGADO AIATOLA depois que a Guarda Revolucionaria Iraniana abateu 5 Drones a misseis e depois que Jamearam o puro suco furtivo da CIA a Russia que não tinha agora ja tem e cria mais sofisticado ainda rsrs a China vai pelo mesmo caminho e o Irã tambem rsrs.E voce Barquinha ainda esta no tempo da subjugação irrestrita condicionada ou importasse mais com a não dependencia do Brasil?

  18. A França restalhes duas opções ou abrem o rafale todinho para a India e o Brasil e encarem processos judiciais dos proprietarios dos sensiveis ou sejam submissos a eles e morram com o Rafale debaixo do Braço.O Brasil não abre mão da transferencia total de tecnologia e a propria India reconhece que não esta bem explicado na proposta Francesa a magnitude da transferencia.Aquele tempo do comprador que batia a porta pedindo pelo amor de Deus me venda e que saia satisfeitinho com tecnologia ultrapassada ou semi-novo de baixa qualidade acabou.Hoje para vender tem de ter bom preço,qualidade e oferecer mais compensações e as compensações que o Brasil precisa não é so geração de empregos pois a defesa nacional é assunto de Estado e não assunto do sindicato dos trabalhadores e da CUT.

  19. AURELIO meu caro muitos daqueles que criticamos Deputados e Senadores estão cientes do asunto defesa e são na realidade quem mais precionam o governo por uma definição rapida.Aquele tempo que falavam no congresso e no senado “FLORZINHA ROSINHA SIM ARMAS NÃO” acabou porque hoje ate o povo leigo e desinformado tem consciencia que precisamos melhorarmos muito nossa defesa e segurança.O que esta ocorrendo são os putos que mamam e os borra-botas e na verdade esta mais facil nos empurrarem o F18 do que o Rafale.Se fossemos um pais serio o martelo ja teria sido batido a tempos pelo SU30MK2 e depois que o eliminaram por pura imposição e capaxismo os pilotos escolheram o Gripen NG e eles mais uma vez fizeram a FAB de otaria e ainda obrigaram-na a assumirem os capaxismos e as falcatruas deles.Se ate o Comandante da FAB meu caro é garoto propaganda da Boeing e certamente sera convidado a ser o segundo astronauta Brasileiro ESPERAR MAIS O QUE?Não é so na India que ha suborno e corrupção,instale-se uma CPI da Defesa pra vermos se não vai sobrar muita gente e aproveitem e façam outra Aeroespacial se não tem muito milico e civil que se ferrariam.É uma vergonha como tratam um assunto serio que é na verdade um assunto de Estado e de segurança nacional.A segurança nacional Brasileira esta entregue nas mãos de safados,corruptos e trairas.

  20. E mais BARCA voce acha que a Russia não esta profundamente interada dos pormenores das negociações do Rafale la na India e aqui no Brasil?Saiba que tudo isso é trunfo nosso de barganha.E te digo mais,os Americanos não estão putinhos por acharem o rafale preferido aqui e sim porque ja sabem o que desconfiavam mas que sempre acharam que as chantagens e imposições e ameaças de embargos que sempre surtiram efeito surtira agora.Veremos agora em Abril se a Dilma honra mesmo as calcinhas que veste ou se ela não passa apenas de mais um capaxo como todos aqueles que ela sucedeu.A prova de fogo é agora em Abril e apesar das pressões externas e internas sobre ela eu ainda acredito que ela é a pessoa certa no lugar certo apesar de estar rodeada de cobras e ratos.

  21. Engraçado quando eu defendo a Dilma, vem logo alguém me chamar de esquerdista…já quando outros a defendem, os mesmos alguéns não dão um único piu…é engraçado isso. E esses mesmos, seguidores de Olavos e Mainardis da vida, ficam também caladinhos quando os mesmos defendem uma cooperação militar com a Rússia, eu realmente não consigo entendê-los…Para vocês que seguem seus mestres entreguistas, a Rússia não é a inimiga como diz toda vez o Olavo nos seus videos??? Cadê vocês agora para atacarem os vários comentários pró-russia aqui desta notícia??

    SDS.

  22. Essas informações que estouram na mídia é trabalho de agencias seretas, com seus boatos e desinformações gerais.

  23. Meu caro amigo maluquinho respeito a sua opinião mas acho que isso não corresponde a realidade,é algo muito louco,vc em nem um momento cogita a possibilidade do RAFALE ter vencido a concorrencia indiana por ser um grande vetor,quanto as tecnologias do Rafale não há nada tirando o Radar AESA do RAFALE que virá na versão indiana e se Deus quiser na versão brasileira,vc acha que a Rússia vai transferir toda tecnologia do SU35BM para o Brasil,eu acho que não,nos montaremos kits vindos da Rússia,eu duvido que a Rússia abra os códigos fontes do su35,quanto a china maluinho ela comprou e teve uma ajuda relativa ao SU27 com uma tecnologia defasada não veio nem a tecnologia do SU30,e sim do Su 27,esse J11 é uma versão pirata do SU 27 com melhorias,e por sinal tem falhas tremendas tanto estrutural quanto de avionica,o melhor caça chines ao meu ver é o J10 que veio do Lavi,pois os chineses compraram dos Israelenses,ai vc vê que esse quisito é meio relativo de transferencia de Tecnologia Russa,vc acha que OS rUSSOS abririam por exemplo os códigos fontes de um Sistema como o S300 para o Brasil,nem cogito o S400 quando ele estiver operacional,eu digo a vc que não,veja o exemplo dos submarinos nucleares que a india está construindo com a Rússia,são projetos defasados,eu respeito a Rússia,admiro seus equipamentos,mas meu amigo nações como a Rússia e os E.U.A não transferem tanta tecnologia assim sem motivos,claro os Russos ajudaram os Chineses a ter uma bomba,mas ai o contexto era diferente,Mao levou KRUCHEV NA LÁBIA LITERALMENTE,mas isso é outra história,rconheço que os Russos fazem uma boa transferencia de tecnologia mas não é essa maravilha toda como vc imagina,eu vejo hoje no FX-2 a Boeign louca para ter o brasil como parceiro,mas eles não podem ir além do que já ofereceram pelo fato de colocar em risco os E.U.A pois o F18SH é ainda a ponta d lança da US NAVY,existe nesse FX-2 duas propostas,a francesa com transferencia de tecnologia e a americana com transferencia relativa mas com vantagens economicas,basicamente é isso!

  24. Mainardi nossa!!!,outro dia tive o desprazer de trocar o canal da TV a cabo e ver essa figura,quase passei mal!

  25. Salvio, não são os alienigenas que estão fusilando o pais… não são eles que não querem comprar, investir e produzir… SOMOS NÓS, ou melhor eles, os que supostamente deveriam olhar pela nação… acorde rapaz… eles não teem interesse de armar os militares nacionais… vcs ainda não enxergaram que teremos no maximo uma GUARDA NACIONAL?… então esperem..

  26. BARCA o que te faz acreditar que a França é verdadeira ao dizer que repassara na integra a tecnologia total do Rafale se nem na India que a encomenda ainda não oficializada porque não tem nada sacramentado e ainda alem das duvidas quanto a abrangencia da transferencia e indicios de corrupção NÃO GARANTEM A COMPRA.Compra existe quando existe contrato e não existe contrato nenhum.Alem das duvidas Indianas quanto a transferencia uma confirmação de ilicito na licitação inviabilizara.Quanto suas alegações envolvendo Russia e China so um tolo repassa a China sua tecnologia totalmente POIS SÃO PIRATAS ou seja mal parceiros que so visam dominarem para descartarem e competirem oferecendo mesmo produto ou similar mais barato com suas taticas de mão de obra escrava e vendendo a baixo custo legal e ilegalmente.A China vem tendo ate dificuldades de comprarem motores Russsos para suas aeronaves Russas.De tão espertinhos acabarão boicotados e restritos ao mercado interno.BARCA voce acha que a India é otaria de ficar comprando tecnologia Russa e com os Russos cada vez mais se aprofundando me projetos se os Russos não lhes repassam as tecnologias como voce acredita?O SU50MKI é o T-50 Indiano e ja esta ja vai para tres anos sendo construido em solo Indiano e não vindo em kits como voce sugere.O Brasil hoje é o maior essencial logistico a qualquer nação do mundo e deveriamos aproveitarmos isso com quem?Com quem sempre nos tratou como subalternos nos condicionando e nos monopolizando ou com quem nos trata como iguais?Quanto ao Rafale eu jamais questionei a qualidade do produto embora eu o ache fora dos padrões orçamentarios da FAB.Os M2000 da FAB não serão baixados por fim de suas vidas uteis e sim por serem de manutenção carissima e inviavel a nossa Força Aerea e porque deveriamos baixa-los e adiquirirmos produto do mesmo fornecedor e ainda mais caro?Não acredite que a FAB esteja satisfeita com a qualidade e a presteza dos serviços Franceses porque não esta não.Desclassificaram os Sukhois que sempre foi e sempre sera a preferencia dos nossos pilotos que ficaram condicionados a uma short list de cartas marcadas e então optaram pelo Gripen NG dentro deste condicionamento e ate nisso inviabilizaram e sabotaram todo um trabalho profissional e minucioso de nossos tecnicos da FAB que apontavam o Gripen NG como a melhor opção.Não pense que os nossos pilotos e nossos tecnicos optarão pelo NG somente por custo beneficio PORQUE ISTO É MAIS UMA MENTIRA DENTRO DESSA VERGONHA QUE TRANSFORMARAM O FX2.Eles voaram e testaram minuciosamente aquele que a maioria de voces dizem que não existe e existe sim bastando ser escolhido para se tornar serial…O GRIPEN NG É O MELHOR PACOTE AS NOSSAS PRETENÇÕES E NECESSIDADES E O RAFALE É A MELHOR AERONAVE E COMO QUEREMOS OBTERMOS MAIS QUE APENAS AERONAVES O GRIPEN NG É A MELHOR ESCOLHA DENTRO DESSA VERGONHOSA E IMUNDA LICITAÇÃO…Porque eu afirmo que é uma licitação de cartas marcadas,porque o que veremos no final é simplesmente o que estamos cansados de vermos em tudo que se refere a defesa e segurança nacional O CAPAXISMO AOS YANKEES POR QUESTÕES IDEOLOGICAS.Estaremos comprando tecnologia necessaria a autosuficiencia nacional ou estamos comprando IDEOLOGIAS?A França tem oportunidade mais alem de simplesmente fazer um excelente negocio e salvar um excelente projeto que é o Rafale mas para isso teria que abri-lo totalmente a India e ao Brasil.Não sei ate aonde vai as exigencias Indianas a respeito da transferencia de tecnologia mas a Brasileira é OFICIAL pois é vinculada midialiticamente pela propria Presidencia da Republica que afirma não abrir mão da transferencia total.Veremos se a presidenta Dilma Rousseff é mesmo a pessoa seria que diz ser e que a maioria dos Brasileiros acredita ser.Ela tera sua prova de fogo agora esse mes pois sera precionada e chantageada em Washington e vão lhe oferecerem mais do que o F18 condicionado e chipado.A Turqui a poucos meses cogitou avaliar equipamentos Russos e Chineses e foi chantageada sendo ameaçada de ficar as cegas sem a proteção aeroespacial de satelites e redes antecipadas se adiquirisse tecnologia Russa ou Chinesa.Americanos e seu seleto clubinho podem comprarem o que quiserem de Russos ou Chineses mas os outros não podem.Tecnologias não representam mudança de ideologia mas possibilidade de obtenção de autosuficiencia ou voce acredita BARCA que as associações e consorcios que implementamos com externos Ocidentais nos trarão autosuficiencia tecno-industrial?Criticam a ditadura militar mas a ditadura militar PAGAVA SERVIÇOS E CRIAVA OS PROGRAMAS e assim progredimos e o que vemos agora é um retrocesso retornando a industria nacional de defesa e aeroespacial aos tempos da dependencia e do condicionamento.A unica coisa que se fez ate agora de acertado foi o PROSUB que segue a mesma filosofia de outrora ou seja PAGARMOS SERVIÇOS E CRIARMOS O PROGRAMA.Tudo o mais fora desta filosofia apenas nos trara aquilo que sempre tivemos mas que boicotaram e destruiram para implantarem novamente a dependecia condicionada de logistica e de serviços tornando a industria de defesa nacional MERA LINHA DE MONTAGEM COM PARCELA NACIONALIZADA DE SECUNDARIOS.A unica nação no mundo capaz de proporcionar-nos o que precisamos termos para atingirmos autosuficiencia tecno-industrial e termos acesso a sensiveis e segredos tão necessarios a nosso centros tecnicos e a nosso militares para criarmos nossos programas com propriedade intelectual É A RUSSIA E NENHUMA MAIS.O que preferiremos então a autosuficiencia tecno-industrial ou o capaxismo ideologico condicionador?…Meu caro BARCA quanto a Stalin,Marx,Kruchev,Mao,Georh Washington,Mikey mouse e o Capitão America EU CAGO E ANDO PARA ELES TODOS porque para mim é muito mais importante o meu pais e o meu povo estarem livres de condiconamentos e imposições para sermos independentes de monopolizadores.

  27. BARCA qual era a intenção da Russia com o Brasil quando nos convidaram para sermos com eles socios do Glonass?A India paga pela sociedade no T-50 tendo direitos no SU50MKI.Os Russos ja cansaram de afirmarem não em jornais citando fontes anonimas mas midialiticamente na FIDAE2010 e agora na FIDAE2012.depende unicamente do quanto queremos pagarmos,se optarmos por consecionado ou pelo programa.Eles não aferecem o SU35BM/S a pais nenhum,oferecem apenas ao Brasil,como oferecerão o Glonass apenas ao Brasil e a ninguem mais.A India tem SU35BM/S?Algum pais no mundo fora a Rusia opera o SU35BM?

  28. BARCA sabe o que os Russos falam do Brasil a respeito de misseis e carros de combate?Que somos bem resolvidos neste sentido.Se fossemos um pais serio so depende de nós mesmos para criarmos blidados,artilharia e plataformas de defesa anti-aereas e anti-misseis mas nós mesmos amputamos a nós mesmos e pior ainda inviabilizamos nossas capacidades e destruimos nossas possibilidades simplesmente para entregarmos de mão beijada a externos as nossas industrias e o nosso mercado.A unica coisa que ainda não dominamos é aeronautica avançada de caça.Misseis e balisticos temos capacidade de fazermos de diversificados propositos capazes de atingirem qualquer ponto do planeta.Não somos tão incapazes assim como muitos pensam mas pagamos pela covardia e pela submissão que é instrumento de trairas,aproveitadores,ganaciosos e oportunistas tanto nacionais como externos e não interessa a nenhum deles que tenhamos condiçoes de nos defender-nos pois a emancipação gera auto-suficiencia e consequente independencia.Manter o povo distraido e condicionado sem ao menos ter condições de defender-se é a forma de manter-nos controlados e submissos.Este ano,provavelmente ste semestre teremos a resposta do que realmente quem nos governa querem para o Brasil.A continuidade é a subjugação e a mudança é o progresso.E a Ortodoxia continuara reacionaria pois ortodoxia não aceita mudança e contenta-se extritamente com o que acredita e aceita.Não somos grupos e sim uma nação.

  29. Sabem quem mais defende o SU35BM no nosso parlamento?Ele o abominavel caçador de marajas rsrs Collor de Mello é o parlamentar que mais defende o SU35BM.Temos em meio a deputados e senadores muitos que questionam o porque da não aceitação do PAK-FA e o porque da não aceitação do SU35BM.A pressão encima da Presidencia é fortissima e de todos os lados.

Comentários não permitidos.