Tensão: Japão diz estar pronto para derrubar foguete norte-coreano

O Japão disse nesta sexta-feira que está preparado para derrubar qualquer foguete norte-coreano que passe pelo seu espaço aéreo.

A Coreia do Norte está planejando lançar um foguete em meados de abril, e declarou que seu objetivo é botar um satélite em órbita.

Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos acreditam que o lançamento seria, na verdade, um teste de mísseis balísticos.

Esta semana, a Coreia do Sul alertou que também derrubará qualquer foguete que atravesse o seu território.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. “O Japão disse nesta sexta-feira que está preparado para derrubar qualquer foguete norte-coreano QUE PASSE pelo SEU espaço aéreo”

    “a Coreia do Sul alertou que também derrubará qualquer foguete que ATRAVESSE o SEU território”

  2. Prezado Diarium, E vc acha que o foguete vai pra qual direção? Da China o único aliado que eles possuem?
    Acho melhor os chineses e sul coreanos acertarem provarem que são bons de mira e derrubarem esse foguete, porque se errarem a população da região se sentirá completamente indefesa.
    Abraços

  3. japao e coreia do sul servem e tem bases americanas em seu territorio fazem o que sao mandados fazer ,exemplo do japao foi o unico pais que jogaram as bombas atomicas no mundo e sao aliados dos americanos sinceramente isso é covardia ou estão de cabeça baixa até hoje ,sobre a coreia do sul os gringos com esse papo furado de direita e esquerda diga se de passagem farinha do mesmo saco fizeram a coreia se dividir em duas mas mesmo assim os coreanos do sul fazem tudo que os gringos mandam ,na verdade os politicosa desses dois paises sao marionetes de anglo saxiao.

  4. É muita bravata do Japão e da Coreia do Sul. Se caírem na besteira de derrubar o foguete norte-coreano não arrumar uma encrenca das grandes do qual não vão se sair bem.

  5. Joel, pensei na hipótese de haver uma trajetória neutra… heheh por águas internacionais por exemplo, não sei como seria possível.

  6. Se o foguete for derrubado por uma dessas nações estará de certa forma provada a eficiência dos sistemas antiaereos americanos (que sao usados pelo Japão e Coreia do Sul). Duvido muito que a Coreia do Norte se aventure a revidar a derrubada de seu foguete. Apesar de ter armas nucleares a CN ainda é militarmente inferior tanto a CS quanto Japão, ainda mais com o apoio americano, e uma tentativa de ataque nuclear a uma dessas nações, que tem certa capacidade de defesa contra ICBMs, poderá ter seu ataque revidado da mesma forma pelos americanos que com certeza mantém submarinos estratégicos na região. A CN esta brincando com fogo. Depois do ataque norte coreano a uma ilha da Coreia do Sul, dificilmente será aceito outro tipo de provocação sem retaliação.

  7. Korea do Sul e Japão são pau mandado dos EUA. Eles fazem o que os EUA pedem. Os EUA mandaram Japão parar de comprar petróleo Iraniano e o japão obedeceu sem questionar.

  8. Cabeça de Ferro disse:

    30/03/2012 às 17:07

    Esse regime fracassado Norte Coreano deve ser massacrado. Viva a Coreia do Sul.
    ——————————–

    Também concordo.
    Não sei porque tanto nervosismo, esse novo líder, metido a Gordinho Durão, pela cara dele , se eu muito me engano , parece um mal padeiro . rsrsrs.

  9. Nem o Japão, ou a Coréia do Sul, possuem capacidade sub-orbital, que eu saiba. Aliás, se tem alguém informado por aqui é o Bosco…

    Bravatas, por tanto… Bravatas muito bem colocadas, já que o espaço aéreo das nações que arrotam valentia não será violado…

    A Coréia do Norte tem a garantia da China… Sabe muito bem que quanto mais forte o seu vizinho se tornar, menores serão as possibilidades de agressão armada contra o regime…
    Fato é que as explosões nucleares do velho Kim foram a maior jogada geopolítica da década. O velho era nanico e tarado, mas devemos reconhecer, um gênio (algo que Khadafi, enganado pelas potências européias, não foi).

  10. É um direito de qualquer país do mundo abater um foguete que cruze o seu espaço aéreo sem a devida permissão. Se for um país inimigo então…

  11. Cabeça de Ferro
    Acho que massacrar nem tanto pois estamos falando de vidas mas, que os japas e os coreias do sul deviam acertar em cheio esse foguete idiota, deviam.
    Os chinas não vão dizer nada, pelo contrário vai é concordar em silencio.

  12. Ilya,
    O Japão utiliza o Patriot PAC-3 e também deslocou 2 destróieres equipados com sistema AEGIS e armados com misseis SM-3 capazes de derrubar o foguete norte-coreano caso este invada o espaço aereo japones. A Coreia do Sul também Opera o Patriot PAC-3.

  13. Olá R22,

    O Míssil norte-coreano não vai invadir espaço aéreo de ninguém. O que estamos vendo é uma bravata, uma papagaiada para justificar mais investimento em matérial bélico, por parte do Japão e da Coréia do Sul.

    Nem mais, nem menos.

  14. O espaço aéreo de um país vai até a altitude de 100 km por convenção internacional.
    Não acredito que um foguete com capacidade de por um satélite em órbita lançado da Coréia do Norte precise entrar no espaço aéreo da Coréia do Sul, já que ele deve subir acima de 100 km ainda dentro do espaço aéreo da Coréia do Norte.
    Também não existe razão para os japoneses temerem que o foguete passe sobre seu país em altitude abaixo de 100 km.
    O que pode acontecer é que os estágios caiam em determinados locais que ponham em risco a integridade de um desses dois países.
    Também pode ser que no caso de falha ele venha a cair nesses dois países, aí nem precisa de um sistema antibalístico derrubá-lo.
    O sistema SM-3 instalado em destróiers japoneses têm capacidade de interceptar esse foguete, mas acima de 100 km, portanto, não estaria no espaço aéreo, e só o faria ou por provocação pura e simples, o que eu duvido, ou no caso do mesmo estar apresentando algum falha.
    Já os sistemas Patriot (PAC-2 e 3), como bem lembrou o R22, podem interceptá-lo dentro da atmosfera, no caso de falha catastrófica, o que também seria muito pouco útil.
    No mais concordo parcialmente com o Ilya e toda essa celeuma não passa de bravatas para limitar um pouco as pretensões espaciais dos norte coreanos, já que se tudo der certo no lançamento, não será preciso interceptar nada e se tudo der errado, idem, já que ele estará caindo por conta própria.

Comentários não permitidos.