Primeiro-ministro turco diz que Irã não produzirá armas

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou nesta sexta-feira ao voltar do Irã que as autoridades deste país garantiram que seu programa nuclear não é destinado à produção de armas.

Erdogan pediu ao mundo que também questione o programa de armas nucleares de Israel, informou a agência turca “Anadolu”.

O primeiro-ministro chegou na madrugada desta sexta-feira a Ancara e resumiu diante da imprensa os resultados de sua viagem ao Irã, após sua participação na Cúpula de Segurança Nuclear, realizada nesta semana em Seul, na Coreia do Sul.

Erdogan afirmou que havia explicado claramente ao presidente americano, Barack Obama, que o Líder Supremo do Irã, Ali Khamenei, garantiu que sua religião não permite a fabricação de armas de destruição em massa.

“Khamenei disse que a sharia (lei corânica) não permite o uso de armas de destruição em massa; disse que não há lugar para isso em sua religião. Após essa afirmação, eu não posso acreditar que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares”, acrescentou.

“De novo compartilhamos nossas ideias de forma sincera com a parte iraniana e continuaremos trabalhando para encontrar uma solução diplomática a esse problema”, disse o político turco.

“O presidente (Mahmoud Ahmadinejad) disse o mesmo. Por que eles não têm direito a manter um programa nuclear com fins pacíficos?” questionou o primeiro-ministro.

“Nosso desejo é que o mundo se comporte de maneira justa. Neste momento, a situação de Israel é óbvia. Tem tantas ogivas nucleares e ninguém diz nada. O Ocidente deveria questioná-lo sobre isso também”, finalizou Erdogan.

Fonte: Exame

7 Comentários

  1. Como o ocidente vai questionar a sua base atômica no oriente-médio, não há como a ONU OTAN questionar os seus capangas-atômicos israelenses.

  2. Não tem jeito Israel vai atacar o Irã junto com os EUA de qualquer jeito:

    http://actualidad.rt.com/actualidad/internacional/issue_38108.html

    Vai o ataque vai ser apartir do Azerbaijão, a Russia já tem 20.000 soldados perto das fronteiras para defender os Circasianos que moram no Irã.

    A opinião pública tanto nos EUA quanto em Israel já há preparativos e o Iron dome não vai suportar tantos misseis e nem a economia de Israel e a UE vão suportar um conflito que pode se arrastar por muito tempo.

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5692767-EI308,00-Israel+distribui+mascaras+de+gas+em+meio+a+temores+de+guerra.html

    Até junho o ataque acontece, mesmo com o Assad de pé.

  3. é realmente o mundo caminha de uma forma perigosa ,pior de tudo que o brasil com suas forças armadas sucateadas ira fazer como fez na segunda guerra ser usado de bucha de canhao novamente o governo de direita se mostrou entreguista o governo de esquerda melhorou em termos sociais ,mas se esquece que nao adianta muito ter só riquezas pois a qualquer momento podemos perdela sem segurança nao tem como manter as riquezas.então o que o povo que ja teve governos de direita e esquerda que nao funcionaram direito pode fazer?

  4. Adriano disse:
    30/03/2012 às 23:03

    Como o ocidente vai questionar a sua base atômica no oriente-médio, não há como a ONU OTAN questionar os seus capangas-atômicos israelenses.
    Junior Almeida disse:======= Saõ esse tipo de perguntas escrutinadoras, justas, coerentes, q calam a boca dos nefastos judeus. A truculência deles contra os Palestinos q de maneira justa estão lutando t terem de volta suas terras ocupadas pelas força
    e violência das armas destes nefastos judeus expansionistas…Vc sabem o q essa tal de ONU faz a favor dos mesmo e mt outros ?!?!Cadê os embargos contra esse estado terrorrista?Dúvido,. Trágico.sds.

  5. Junior Almeida… isso não vai acontecer. Não existe apoio internacional suficiente para Israel e Eua atacarem, basicamente por que não tem nada mais contundente no roll de acusações que justificaria uma guerra. Volto a dizer o que sempre digo através de observações e estudos: o que mais Israel e os Eua temem não é o Irã atingir a maturidade na questão nuclear que, em tese, permitiria produzir bombas mas, isso é o que parece é a estabilidade política no sistema iraniano detentor dos maiores ativos do planeta que é o petróleo. Imagine um Irã crescendo e se desenvolvendo à margem do controle ocidental? É uma desgraça geopolítica para os interesses americanos na região e, evidentemente não militar, mas uma ameaça econômica e cultural crucial para status israelense.

  6. Junior Almeida… isso não vai acontecer. Não existe apoio internacional suficiente para Israel e Eua atacarem, basicamente por que não tem nada mais contundente no roll de acusações que justificaria uma guerra.
    _________________________________

    É, politicamente eles estão esvaziados pela atuação da Russia e China na Siria, mas os financiadores e os criadores da ONU foram eles.

    Um exemplo da atuação da ONU e seu modus operandi foi na Siria e a Acusação unilateral do Assad e também tanto a opinião pública dos EUA e Israel já estão sofrendo lavagem cerebral em relação ao ataque ao Irã.

    Espero que esteja eu errado, mas quando Israel bota algo na cabeça dificilmente o país não vai as ultimas consequências, só que contra o Irã a situação é mais complicada.

Comentários não permitidos.