Gripe Grega agora é também Espanhola…

Espanha entra em greve geral

Manifestantes são contra a política de austeridade de Rajoy

Grevistas se reuniram às portas do grande mercado central de Madri / JOSEP LAGO / AFP Grevistas se reuniram às portas do grande mercado central de Madri JOSEP LAGO / AFP

Da AFP noticias@band.com.br

A Espanha vive nesta quinta-feira uma greve geral marcada por pequenos protestos antes da grande mobilização da tarde contra a reforma do mercado de trabalho e as políticas de austeridade decretadas pelo governo conservador, sob forte vigilância da UE (União Europeia).

Desde o início da manhã, grevistas se reuniram às portas do grande mercado central de Madri, e também diante dos principais bancos e empresas.

Vestindo coletes vermelhos com as siglas dos dois sindicatos majoritários que convocaram a greve, CCOO e UGT, e com bandeiras e cartazes nos quais era possível ler “Reforma Trabalhista, Não” ou “Greve geral”, os grevistas paravam os trabalhadores para informá-los sobre a greve.

Centenas deles se concentraram posteriormente no centro de Madri, prelúdio da grande manifestação, que será palco na tarde desta quinta-feira da mobilização, vigiados de perto por um grande dispositivo policial, que ocupou a conhecida Porta do Sol.

“Assim, assim. Nem um passo atrás com a reforma. Greve geral”, gritavam os manifestantes, alguns dos quais levavam adesivos com o lema “Não à reforma trabalhista da demissão barata”, enquanto antes protestavam de bicicleta, atrapalhando o trânsito.

“A greve geral foi um sucesso”, insistiram pela manhã os secretários de organização de CCOO e UGT, Antonio del Campo e José Javier Cubillo, que contabilizaram em 85% a participação na mobilização, enquanto o governo sustenta que “a normalidade nos centros de trabalho espanhóis é muito elevada”.

Para a poderosa patronal CEOE, a greve está tendo “um seguimento desigual”, com uma “maior incidência no setor industrial e territorialmente no norte do país, assim como em algumas grandes cidades”. Os sindicatos protestam contra uma reforma do mercado de trabalho, aprovada no dia 11 de fevereiro pelo governo de Mariano Rajoy, com o objetivo de relançar a criação de emprego, em um país com uma taxa de desemprego recorde de 22,85%, que castiga especialmente os jovens com menos de 25 anos (48,6%).

Os promotores do protesto, por sua vez, consideram que só barateia as demissões e aumentará a destruição de emprego. O próprio executivo admitiu a destruição de 630 mil empregos em 2012 e um desemprego de 24,3% no fim do ano.

A mobilização, a sexta desde o restabelecimento das liberdades sindicais, em 1977, ocorre um dia antes que o governo aprove os orçamentos gerais para 2012, que se anunciam como rigorosamente austeros, e serão analisados com lupa pelos ministros das Finanças do Eurogrupo reunidos ao mesmo tempo em Copenhague.

O grande objetivo do governo é reduzir o déficit público espanhol a 5,3% do PIB combinado com a União Europeia, após o grande desvio que o levou aos 8,5% em 2011, para o que, segundo diferentes cálculos, será necessário um ajuste de 41,5 bilhões a 55 bilhões de euros.

Fonte:Band

12 Comentários

  1. E agora dona espanha ? vai pedir dinheiro emprestado ao Brasil também ? “Risos” um dia é da caça, num outro do caçador.

  2. eu li na materia o gripen agora tambem na espanha rsrsrs , ta na biblia nao de rizado do seu irmao que esta caido entao nao vou nem comentar sobre a situaçao ,pois tanto portugal como espanha esqueceram de todos os paiuses latinos e foram se aliar a essa europa retalho e deu no que deu viraram de costa para os paises de mesma lingua .

  3. A culpa é dos bancos,porém quem paga é povo.
    Sempre os BANQUEIROS SIONISTAS FICANDO BEM NA FITA.
    QUEM OS GOVERNOS SERVEM??? O POVO!!! OU DEMÔNIOS BANQUEIROS SIONISTAS…

  4. Bem, dizem as más línguas que se Portugal é o fiofó da Europa então a Espanha é a hemorróida.
    E quem é a Grécia mesmo??

    O chato dessa crise toda é que quem alavancou as dívidas não foi o povo. Porém o bode espiatório será ele. Snif!!!
    Como sempre… quem paga a conta é o zé povinho.

  5. Espero que a Marinha do brasil não avalie apenas os conceitos técnicos dos projetos oferecidos mas também o político e o conselho de segurança que decidirá a proposta estejam levando em consideração essa crise européia com Espanha e Itália antes de escolher o vencedor do PROSUPER. Se em condições normais ja é possível acontecer problemas na produção dos navios, com uma crise dessa desanda de vez!
    Reforço meu voto para a fragata Sachsen F124. Tem também o navio de apoio alemão que me parece ser muito bom.

  6. Muitas familias inteiras hoje na Espanha dependem da boa vontade da Igreja Catolica para terem o que se alimentarem…ANDRÉ meu caro teu pensamento deveria ser estendido tambem aos Franceses que mais cedo ou tarde se encaminham para o mesmo problema.A coisa vai encorpar de vez quando começarem os disturbios na França e na Espanha,que são respectivamente na sequencia que expus os paises mais segregacionais,xenofobicos e intolerantes da Europa-Ocidental.Falo a muitos anos que isso aconteceria enquanto adoradores de lobo pregavam que deveriamos implantarmos na America do Sul o mesmo sistema econo-monetario.O que ainda hoje esta so começando na zona do Euro sera o mesmo que mais na frente acontecera aqui na America do Sul onde nós financiaremos e nutriremos uma associação de um otario e varios invejosos trairas.O seculo 21 é o seculo da sobrevivencia e sobrevivera aquele que melhor planejar e adiministrar para seu povo superar…AQUELE QUE MUITO DÁ FICA LARGO.

  7. Vamos anexar Portugal como estado nosso e vamos também fazer isso com a Espanha, seria mais 2 estados brasileiros anexados, isso tiraria-os da pindaíba que estão enfrentando e aumentaria nossa economia nos fazendo pelo menos subiríamos de 6ª para a 5ª economia do mundo !

    Rsrsrsrsrss…

  8. Pouco me importo com esse povo, arrogante, que trata como lixo os nacionais do Brasil. Que colham o amargor merecido da empáfia impudica!

    Aliás, por aqui não são mais que ladrões, haja vista a pilhagem feita pelo Santander e Telefonica, então sob as bênçãos do infame Fernando Henrique Cardoso, traidor mor desta pátria.

    Que morram chiando como porcos, afinal, não elegeram lá a direita, com abstenção record na eleição?
    Morram!
    Morram!

  9. Bem, dizem as más línguas que se Portugal é o fiofó da Europa então a Espanha é a hemorróida.
    E quem é a Grécia mesmo??
    ______________

    A Grécia é um defunto que ainda ganha dinheiro, pois se deixar de ganhar a UE vai a pique.

  10. infelizmente nao li a noticia inteira, mas já venho acompanhando a situação espanhola tem um tempo. oq a nação da espanha nos ensina? q é assim q se luta contra um governo q é contra a sua população. isso é ser nacionalista, o resto, é bobagem.

    brasileiros, aprendemos com nossos irmaos espanhois.

  11. disse:
    30/03/2012 às 11:25

    E agora dona espanha ? vai pedir dinheiro emprestado ao Brasil também ? “Risos” um dia é da caça, num outro do caçador.:===== Esses xenófobos estão recebendo às n pragas…. mt bom.Sds.

  12. a culpa é de quem gastou e na hora de pagar não tinha dinheiro. pare com esta bobagem de banqueiro sionista. comentário absurdo.

Comentários não permitidos.