Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio

Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio

Foi realizado, no período de 19 a 23 de março, na área da Baía de Sepetiba (RJ), um exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), a partir do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”. O exercício, que foi o propósito principal da Operação “EMB NDCCAlteSaboia”, comprovou a exequibilidade e a aceitabilidade da utilização das viaturas anfíbias operando a partir daquele meio naval.

A operação também possibilitou, aos militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais constituído, a prática de vida a bordo, de transbordo para embarcações de desembarque e de movimento do navio para terra por meio de CLAnf, bem como permitiu a retomada do embarque de cães e correspondentes equipes de cinotecnia militar nos navios da Esquadra em comissões operativas.

O navio executou 24 lançamentos/recolhimentos diurnos e dois lançamentos/recolhimentos noturnos com segurança, aprimorando a qualificação das equipes do navio e das viaturas, reativando as operações com CLAnf a bordo. Além disto, diversos procedimentos de manobra dos Carros Lagarta Anfíbio no interior do tank deck do navio foram testados a aprovados, permitindo aumentar a flexibilidade na manobra das viaturas no interior do navio.

Exercícios de transbordo para embarcações de desembarque

A realização do exercício contou com o apoio da Força de Fuzileiros da Esquadra, do Batalhão de Viaturas Anfíbias, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e da Companhia de Apoio ao Desembarque.

Fonte: Nomar Online

7 Comentários

  1. o CLAnf, e uma maquina fantastica, pelo que se sabe serão atualizados os dos fuzileiros pelo fabricante, muito bom

  2. Legal, parabens a MB, esses CALnfs modernizados vão esta prontos pra combates sempre.
    E sobre a marinha e fuzileiros da Argentina? Como será que andam, ou navegam? Pois para por medo nos ingleses deveriam ao menos estar noticiando esses tipos de exercícios!! Vou procurar na net sobre eles.

  3. capa preta disse:
    31/03/2012 às 00:52

    “… o CLAnf, e uma maquina fantastica, pelo que se sabe serão atualizados os dos fuzileiros pelo fabricante, muito bom. …”=========== Espero q isso ocorra em menor tempo possível, q venha mt outros mais.Sds.

  4. Tassio,
    São Veículos de transporte anfibio AAV7-A1, com capacidade para 25 soldados equipados. O Brasil tem 26 unidades desse modelo e recentemente reformados e modernizados para o mesmo padrão usado pelos americanos.
    O navio (só pra variar) é um navio comprado da Inglaterra (usado, claro) e comissionado em 2009 a marinha brasileira, para ser usado como desembarque de carros anfibio, tropas e apoio logístico.

Comentários não permitidos.