Brasil e Turquia iniciam conversas sobre potencial parceria na área de defesa

Cerca de 40 integrantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Turquia e representantes das indústrias de defesa dos dois países reuniram-se ontem e hoje, em Brasília, para começar a definir caminhos visando uma possível parceria estratégica na área.

O objetivo do encontro foi duplo: apresentar o cenário atual e as perspectivas da indústria de defesa de ambos os países, bem como iniciar, em nível governamental, os preparativos para a visita oficial do ministro da Defesa turco, Ismet Yilmaz, ao Brasil. A viagem está prevista para os próximos dias 7 e 8 de maio.

Durante as reuniões, realizadas no 8º andar do Ministério da Defesa (MD), representantes de cada país apresentaram sua própria perspectiva sobre o setor, além de dialogarem sobre possíveis formas de trabalharem juntos.

Pelo lado brasileiro, a exposição a cargo do MD concentrou-se em quatro tópicos: estrutura do órgão; plano de modernização das Forças Armadas; Lei 12.598/2012, que prevê incentivos às indústrias de defesa brasileiras; e Estratégia Nacional de Defesa (END).

Falando em nome das empresas de defesa no Brasil, Armando Lemos, diretor-técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), fez um panorama do setor no país, abordando também tópicos como tecnologia, multidisciplinaridade e capacitação profissional.

Representando a delegação turca, Ertaç Koca, da Subsecretaria de Indústrias de Defesa, apresentou dados atualizados e traçou um quadro da evolução do setor em seu país.

Ele explicou que a prioridade, na Turquia, é o fornecimento interno e, depois, a exportação. Segundo Koca, a indústria de defesa turca tem mais de 300 projetos em andamento e tem feito sólidos investimentos em pesquisas.

Parte do encontro foi dedicada também a “rodadas de negócios”. De acordo com o responsável pelo cerimonial da reunião, coronel Roberto Simões Ferreira Filho, essas rodadas, realizadas em salas isoladas, tiveram por objetivo fazer com que “o brasileiro certo conversasse com o turco certo, com o máximo de eficiência.”

A reunião definiu ainda a constituição de um Grupo de Trabalho Industrial, que irá tratar de uma agenda conjunta, envolvendo representantes das indústrias de defesa dos dois países, a ser cumprida durante a visita do ministro da Defesa turco ao Brasil, em maio próximo.

Foto: Felipe Barra
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

Fonte: Ministério da Defesa

10 Comentários

  1. Excelente, com certeza foi um encontro altamente produtivo. Tanto o Brasil quanto a Turquia tem muito a ganhar e compartilhar na área da indústria de defesa, apesar de nossa ser ainda incipiente e não tão bem estruturada. Mas é justamente por isso que esse encontro se torna importantíssimo. Sabe-se que os turcos estão determinados em fazer uma parceria com o Brasil no desenvolvimento de um caça. Dessa comunalidade de interesses podem surgir fortes estímulos para um acordo de cooperação, já que ambos os países já possuem estrutura para isso, especialmente o Brasil.
    Sds.

  2. Reunião no 8º andar do MD, eita prédio grande, o cabideiro de empregos é enorme pelo visto. No final das contas – mais uma vala de gastos com nosso dinheiro. E estão fazendo apenas o mesmo desde sua criação… apenas reuniões e muito blá blá blá.

    Ministério da Defesa de uma das maiores economias do mundo que passa ano entra ano está sem defesa. Para que mesmo esse ministério foi criado?

    E mais uma vez essa história para boi dormir de acordos militares com a Turquia. O que a Turquia entende de caças de 5ºG, ou mesmo de 4ºG? Ou de subnucs? Ou de mísseis intercontinentais? Já mandaram alguém ao espaço? etc. KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

    MD vai montar mais uma agenda de merreca com esses filhotes de terceira da OTAN. Isso… engana o povo brasileiro e façamos de conta que ninguém está vendo. KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!

    Me citem apenas um armamento com tecnologia de ponta que seja realmente turco? Tipo nosso Astros, ou o Super Tucano, ou mesmo nosso R-99. KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    MD de bxsta!!!!!!!!!!!!! Estariamos melhor sem ele…

    Turista Amorim vai e diz para os militares que irá repassar suas necessidades ao Palácio do Planalto, e a Presidente diz aos militares que vai passar suas reinvindicações ao MD. E assim ninguém suja as mãos com a kaka que passeia. Que lindo… Tudo bem enroladinho em Brasília. E nosso orgulho e autonomia entre os poderosos do planeta que se arrebente. Cambada de ratazanas bípedes que apenas fazem é destruir nosso presente e futuro.

    PS: Estou só contando os meses… já estamos entrando no 2º trimestre de 2012. Prometeram para este ano o lançamento de nosso VLS…???????????????????????????????????????????

    PS: Itaquerão… lixo de projeto arquitetônico para uma copa do terceiro milênio, que será na 6º ou 5º economia do mundo. Mas isso já é outra conversa sobre nossas vergonhas nacionais.
    Mas fazer o quê, já que está cheio de gente por aí que acha normal e aceitável nosso subnuc ficar pronto só lá em 2030.

  3. Tudo bem que vai render frutos nesse acordo mas o Brasil só fica lambendo a bunda dos turcos simplesmente por que eles são da OTAN. Melhor se esse tipo de reunião fosse feito com a India pois no primeiro problema os turcos continuariam é nos braços da OTAN e EUA como sempre.

  4. As vezes tenho que me conter. Mas francamente cada comentário depreciativo contra o proprio povo e País que fico embasbacado.
    Taí uma grande diferença boa parte de nossa gente e o Yankes, aliás uma das poucas coisas que os invejo, lá o povo tem um civismo e um senso de cidadania grande, respeitam tudo que diz respeito a sua pátria.

  5. Meu caro Julio Brasileiro, faço minha a sua frustração. Esse pessoal é fruto do imperialismo ianque no Brasil, ruiram por dentro. Ficamos aqui fazendo comentários sobre as ameaças à nação brasileira. Geralmente e de forma equivocada, pensamos que o inimigo nos ameaça de fora para dentro, todavia, ele está enraizado na nação brasileira. É como se um virus tivesse contaminado a nação, como bactérias infestando uma laranja. Isso tudo é fruto do imperialismo ianque, ruiu por dentro a nação brasileira, incutiram na cabeça dos brasileiros que eles são seres inferiores, uma sub-raça de vira-latas que não dão valor a nada que “tem”, que não têm capacidade pra nada, sobretudo para desenvolver a Pátria e por isso tem que entregar todas as suas riquezas e mercado aos ianques e seus comparsas europeus, porque eles são superiores a nós e estão destinados a dominarem o mundo. Assim, meu caro, eles venceram e o farol foi fechado para nós, brasileiros, à partir de 64, quando num processo revolucionário a serviço do tio Sam, começou a ruir por dentro, tanto as instituições do Estado, quanto à nação brasileira, surgindo assim essa casta de brasileiros inferiores. Nossos maiores inimigos estão aquí dentro – os imprestaveis entreguistas da direita – não lá fora…como muitos pensam. Entretanto carece lembrar que o internacionalismo do socialismo também não presta, se preocupam muito pouco com a nação, embora faça menos mal à ela, comparando-se com a selvageria capitalista que consome e destroi uma nação inteira, como se fossem árvores de uma floresta, virando carvão!
    Um abraço, meu irmão.

  6. Julio Brasileiro
    Se liga cara! Para de dizer abobrinhas, tu tem bons comentários mas esse de tentar nos corrigir foi mau feito, pois não dá pra comparar o investimento em tecnologia e defesa dos EUA com o nosso que é pífio e desrespeitoso para com todos nós brasileiros.
    Os caras vão lá pra puxar-saco da Turquia e ter entrada na política do oriente médio, só política idiota mesmo pois material de verdade não vem nada.
    Quer fazer reunião de tecnologia e defesa de verdade, fala com os alemães eles quando quer nos vender algo até trazem pra ver e testar pessoalmente, repassam tecnologia e montam a fábrica com cronograma curtíssimo como o foi a KMW. Veja a Índia e Russia loucas pra dar “umazinha” pra gente e o Brasilzão faz c# doce.

  7. Julio Brasileiro, sabe o que acontece quando um país perde uma guerra, dentre muitas outras coisas, lhes é esfregado no nariz a sua constituição, reescrita pelo vencedor da guerra. Dalí para frente o país tem que seguir à risca o que o vencedor escreveu. Foi assim com o Japão e a Alemanha, depois da 2a. guerra mundial. Os dois não tem autonomia para desenvolver e/ ou transferir tecnologia livremente para outros países, sem autorização dos ianques. O programa nuclear brasileiro com a Alemanha, ilustra bem isso. O Brasil teve que desenvolver um programa nuclear paralelo e desenvolver a tecnologia nuclear sòzinho, para andar e conseguir o que queria. Mas enquanto não tinha o programa paralelo, foi só “enrolation” e um monte de dinheiro gasto com pagamento de pedágio, pagava-se para ganhar tempo para poder desenvolver tecnologia no programa paralelo. Foi assim, tanto com os ianques como alemães. Com certeza, esse não é o caso da Turquia e as possibilidades de trabalharmos junto com eles no desenvolvimento de qualquer projeto são amplas e irrestritas.
    Sds.

  8. Entre as opiniões criticas do Al Carvalho e do Adriano, com relação a minha inserção, acredito que a do Al Carvalho está mais de acordo com o que penso, e nela já traduz a cultura do Adriano, sem é claro que o mesmo se dê conta. Adriano, meu prezado, por acaso voce já pensou que são pessoas como voce que fizeram o país que voce critica desse tamanho? que sua participação, tão eloquente na depreciação, ajuda na manutenção do espirito do cão vira-latas. Culturalmente, você costuma lêr? lê “nossos jornais” já se questionou por que eles replicam as agencias internacionais vindas dos States? conhece a nossa história? conheces a história dos “irmãos do norte”? As coisas não ocorreram por acaso,meu caro. Deviamos não invejá-los, mas estudá-los, sabia que fazem isso conosco? Desdenharmo-nos de nossos passos? não, mas valorizar cada passo que damos rumo a um futuro melhor do nosso país a nossa liberdade, principalmente mental, e nossa soberania. Pre cisamos de muitos anos de administração da cultura do orgulho de ser brasileiro, muitos anos para reverter o que vem sendo plantado a longa data. Que não explica que o Brasil somos nós que a psique do país é a nossa, que o País é pessoa juridica formado de gente, pessoa fisica. Espero que me entendam.

  9. O pior cego é aquele que não quer ver.
    Infelizmente o Brasil está cheio deles.
    Sua percepção da realidade é super limitada… Os pobrezinhos acreditam ainda em conto da carrochinha, saci e cuca. Que os USA são nossos amiguinhos.
    Que em Brasília eles só querem nosso bem. E consideram o dinheiro do contribuinte brasileiro sagrado.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E que botar os podres de nosso país no ventilador é coisa de equivocado e desinformado.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Devem mudar de site. Ou eles não sabem que no PB tratamos de geopolítica e estratégia nacional e internacional.
    Que tratamos de guerra em tempo de paz.
    Que amamos tanto o nosso Brasil que queremos o seu melhor… e o seu melhor é ele assumir o lugar no mundo de acordo com sua importância geográfica, econômica e populacional.
    Que aqui, salve uns tolos, estamos de olho em seu desempenho e desenvolvimento.

Comentários não permitidos.