Rússia propõe equipar os submarinos russos-indianos com sistema AIP

A Rússia propõe equipar com um sistema Air-Independent Propulsion (AIP) os futuros submarinos russo-indianos, comunicou hoje Victor Komardin, chefe da delegação que representará a Rosoboronexport na feira de armamento internacional indiana, Defexpo India 2012, que acontecerá na capital indiana entre os dias 29 e 1º de abril.

“A Rússia está finalizando os testes de um sistema AIP conceitualmente novo, que poderia ser instalado tanto nos submarinos da classe Amur-1650, como nos submergíveis que serão produto de um desenvolvimento conjunto”, declarou Komardin em uma entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti.

Komardin também agregou que “é uma condição de importância crítica para a parte indiana” e que “as perspectivas aqui são boas”.

A propulsão independente de ar (AIP) permite que os submarinos naveguem sem a necessidade de ir superfície ou de ter que usar o sistema snorkel para o acesso ao oxigênio atmosférico.

O submarinos da classe Amur-1650 podem ser armados com mísseis anti-navio e torpedos universais. Também é capaz de destruir alvos terrestres mediante um lançamento múltiplo de mísseis de cruzeiro.

“A Rússia é a única que pode proporcionar a Índia os mísseis que deseja receber”, sublinhou Komardin.

Ao comentar as perspectivas da cooperação técnica-militar com a Índia, o representante da Rosoboronexport destacou também as oportunidades de criar na Índia um sistema confiável de defesa anti-aérea e anti-míssil, sem a qual resulta impossível de falar de garantias cabais para a segurança nacional, especialmente na atualidade.

Fonte: O Informante

8 comentários em “Rússia propõe equipar os submarinos russos-indianos com sistema AIP

  1. A Venezuela ta querendo ter uns 9 submarino classe Amur-1650.
    Imagina isso estou falarando que Chaves é doido mas pensa grande!!!
    Venezuela quer ser a maior pontencia da America do Sul!!!
    Se cuida Dilma vamos pensar grande!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  2. “…O submarinos da classe Amur-1650 podem ser armados com mísseis anti-navio e torpedos universais. Também é capaz de destruir alvos terrestres mediante um lançamento múltiplo de mísseis de cruzeiro. ..=====E esse tipo de armas de atake e defesa q os n escopenes tem de ter, capaz de atakar alvos até em terra…Vamos ver. P Ontem.Sds.

  3. Não sei se nossos Scorpene terão capacidade de lançar mísseis de cruzeiro ou mísseis anti-navio, uma compra de prateleira para a marinha é impensável neste momento,já que a construção do novo estaleiro consome muito dinheiro além da Nae São Paulo gasta,gasta gasta mais não sai do lugar e vive em autocombustão.

  4. Raul (do Facebook)

    Os Scorpene possuem esse sistema. Uma outra classe de subs que possue o AIP é a classe U214, da Alemanha.

  5. Sosseguem, logo, logo teremos o lançamento ao mar de…
    Jangadas Patriot.
    Totalmente silenciosas e mortais para ataques surpresa.
    Devido ao baixíssimo calado são inatingíveis por torpedos.
    Com a retirada da vela se tornam praticamente invisíveis no meio das ondas.
    Simples de pilotar.
    Enorme autonomia, similar a nuclear.
    Uma ponta ajustada, com poderoso explosivo, no sarrafo central do casco hi-tech as tornam ameaça mortal para algum inimigo em nossas águas territoriais.

  6. ViventtBR não se preocupe porque temos a Nae São Paulo que é aúnica Nae com mecanismo de auo-destruição.

  7. eu acho que o brasil tem condiçoes finaceiras para comprar esse sub da russia mas falta é vontade politica ,eu quero ver o que vao trazer de novidade dessa reuniao dos brics pois só ir para falar de economia e nao tomar uma atitude de defesa e soberania nao fazer nenhum acordo na area militar ai fica dificil .

Comentários não permitidos.