Defesa & Geopolítica

Guia supremo do Irã afirma que país defenderá o regime sírio

Posted by

O aiatolá Khamenei (dir.) recebe o premiê turco, Recep Erdogan, em Machhad (Foto: AFP/Khamenei.ir)

O Irã defenderá o regime sírio, seu aliado regional, mantendo sua postura contra Israel, afirmou nesta quinta-feira (29) o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

“O Irã defenderá a Síria devido ao seu apoio à resistência antissionista”, afirmou Khamenei ao receber Erdogan na cidade sagrada de Machhad (norte), informou a televisão pública.

“Nós nos opomos firmemente a qualquer ingerência das forças estrangeiras nos assuntos internos da Síria (….) As reformas iniciadas lá devem continuar”, acrescentou.

Khamenei advertiu que o Irã se “oporá firmemente” a qualquer projeto americano para solucionar o conflito na Síria.

Erdogan, citado pela televisão, disse que a região “atravessa uma situação muito difícil, que a Turquia espera ver solucionada”.

O Irã sempre apoiou Damasco, mas a Turquia rompeu com seu vizinho e ex-aliado sírio devido à repressão de uma revolta popular por parte do regime.(AFP)

Fonte: O Globo

Turquia se comprometeu a apoiar Irã na questão nuclear

O povo e o governo da Turquia vão sempre apoiar as autoridades iranianas na questão nuclear, declarou o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan durante um encontro com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Anteriormente, respondendo à pergunta de jornalistas iranianos relativa ao risco de ataque militar do Israel contra o Irã, Erdogan ressaltou que “nenhum país tem o direito de ameaçar ou fazer uma ação militar contra outro país que pretende obter tecnologia nuclear pacífica”.

Fonte: Voz da Rússia

8 Comments

shared on wplocker.com