Guia supremo do Irã afirma que país defenderá o regime sírio

O aiatolá Khamenei (dir.) recebe o premiê turco, Recep Erdogan, em Machhad (Foto: AFP/Khamenei.ir)

O Irã defenderá o regime sírio, seu aliado regional, mantendo sua postura contra Israel, afirmou nesta quinta-feira (29) o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

“O Irã defenderá a Síria devido ao seu apoio à resistência antissionista”, afirmou Khamenei ao receber Erdogan na cidade sagrada de Machhad (norte), informou a televisão pública.

“Nós nos opomos firmemente a qualquer ingerência das forças estrangeiras nos assuntos internos da Síria (….) As reformas iniciadas lá devem continuar”, acrescentou.

Khamenei advertiu que o Irã se “oporá firmemente” a qualquer projeto americano para solucionar o conflito na Síria.

Erdogan, citado pela televisão, disse que a região “atravessa uma situação muito difícil, que a Turquia espera ver solucionada”.

O Irã sempre apoiou Damasco, mas a Turquia rompeu com seu vizinho e ex-aliado sírio devido à repressão de uma revolta popular por parte do regime.(AFP)

Fonte: O Globo

Turquia se comprometeu a apoiar Irã na questão nuclear

O povo e o governo da Turquia vão sempre apoiar as autoridades iranianas na questão nuclear, declarou o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan durante um encontro com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Anteriormente, respondendo à pergunta de jornalistas iranianos relativa ao risco de ataque militar do Israel contra o Irã, Erdogan ressaltou que “nenhum país tem o direito de ameaçar ou fazer uma ação militar contra outro país que pretende obter tecnologia nuclear pacífica”.

Fonte: Voz da Rússia

8 Comentários

  1. Interessante a gente observar como a geopolitica funciona de forma bem parecida com o nosso dia a dia.
    Os dois sao grandes, fortes regionalmente, e tentam evitar um confronto direto de interesses, ate quando isso vai durar nao se sabe.
    O fato e que com ou sem sancoes, o Ira fica mais forte a cada dia.

  2. =0 No Nintendo!..Mário!…
    Turquia não tá dentro do F-35? E se sentando do lado do Ayatolá do irã?…
    Que sentimento cosmopolita é este que surgiu sem era nem bera???..
    Alguém aí que souber da lógica.. exponha.

  3. A Turquia faz isso por influência e também já é uma inimizade de israel, a Russia também exerce influência indireta sobre o Bosforo e pode futuramente melar os planos referente aos gasodutos que passam pela turquia.

    O Irã faz isso por não ter escolha e pela síria ser fornteira seca com o país assim como o libano que por culpa da síria e hezbollah é um satelite.

  4. As relações entre Turquia e Israel não estão boas. Se Israel atacar o Irã e a resposta iraniana incluir um ataque aos americanos o que a Turquia fará? Como membro da OTAN ela seria obrigada a apoiar os americanos e indiretamente israelenses, melando todo esse recente amor com os iranianos. Na verdade os únicos que podem ser aliados são Irã e Síria. O resto esta de mãos atadas.

  5. R22, a OTAN toma decisões de ataque por consenso, exceto no caso do ataque a um dos membros. Como Israel não faz parte da OTAN, Turquia não tem obrigação de fazer nada, e podem inclusive vetar qualquer ação da OTAN em defesa de Israel.

  6. Em suma, todos querem os judeus (hoje Israel) as coisas nao mudaram muito nos últimos 3 milenios .

    O Irã defenderá a Síria devido ao seu apoio à resistência antissionista”,
    o que israel tem haver com a revoluçao na siria .Para isreal ainda é pior se a irmandade mulçumana na siria assumisse como no egito !!

  7. É interessante ver o Irã exibindo sua musculatura de forma cada vez mais ostensiva. O Ruim nessa historia toda é que seu principais adversários perderam a pouca moral e a interlocução que tinham nesse assunto. Quando optaram em ver seus interesses e implodiram regimes que trocou apenas nomes, mudando o seis pelo meia duzia. Sabiam que essas culturas são diferentes, mas achavam que vantagens adicionais poderiam ser obtidas com as mudanças, nada mudou, e agora o barbarismo das tribos toma conta.

  8. disse:
    29/03/2012 às 20:18

    Interessante a gente observar como a geopolitica funciona de forma bem parecida com o nosso dia a dia.
    Os dois sao grandes, fortes regionalmente, e tentam evitar um confronto direto de interesses, ate quando isso vai durar nao se sabe.
    O fato e que com ou sem sancoes, o Ira fica mais forte a cada dia.==== Mt bem observado, ocorrer q um país por ser membro da Otanm podem negar ir a guerra…Vai ser mt boa esse guerra, a siria vai apoiar o Iã…Quem viver verá.sds.

Comentários não permitidos.