Coreia do Norte começa a abastecer foguete que pretende lançar

Pyongyang receberá especialistas internacionais para acompanhar lançamento em abril; EUA suspenderam ajuda alimentar ao país.

Depois do anúncio de que os Estados Unidos suspenderam a ajuda alimentar prevista para a Coreia do Norte, o governo norte-coreano começou a injetar combustível nos tanques do foguete que pretende lançar em meados de abril, apesar dos pedidos da comunidade internacional para que renuncie ao projeto.

Foto: AP

“O lançamento se aproxima. É provável que ocorra entre 12 e 13 de abril”, revelou uma fonte ligada ao governo norte-coreano ao jornal japonês Tokyo Shimbun. Em Seul, o ministério da Defesa sul-coreano não quis comentar a notícia.Leia também: EUA e China concordam em resposta conjunta a foguete norte-coreano

Veterano sul-coreano segura placa com foto do novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante protesto contra Pyongyang em Seul (16/3)

A Coreia do Norte anunciou em meados de março o lançamento de um foguete para colocar em órbita um satélite de observação de uso civil, mas EUA e seus aliados encaram a operação como um teste de míssil balístico de longo alcance, e exigem seu cancelamento.

Na terça-feira, o regime norte-coreano afirmou que jamais abandonará o direito de lançar “um satélite pacífico”, e convidou especialistas da Nasa a assistir a operação.

O anúncio norte-coreano foi feito poucos dias depois de Pyongyang ter se comprometido com Washington a cumprir uma moratória sobre os lançamentos de mísseis, testes nucleares e atividades de enriquecimento de urânio em troca de uma ajuda alimentar.

O acordo parece agora congelado. Para o subsecretário de Defesa para Assuntos da Ásia e do Pacífico americano, “reflete sua falta de desejo de cumprir com seus compromissos internacionais, portanto nos vimos forçados a suspender a ajuda alimentar que fornecemos”.

Problema crônico

A Coreia do Norte sofre com falta de alimentos crônica. Na segunda metade dos anos 90, centenas de milhares de pessoas morreram de fome no país, segundo várias ONGs.

A agência oficial norte-coreana KCNA anunciou que o satélite que será lançado permitirá ao país uma avaliação melhor das plantações e compilar dados meteorológicos.

Em uma tentativa de amenizar as críticas internacionais, a Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira que receberá especialistas e jornalistas estrangeiros nas instalações desde as quais pretende lançar o foguete para colocar o satélite em órbita.

De acordo com comunicado da agência estatal do país KCNA, os convidados poderão acompanhar o lançamento de uma plataforma da província noroeste de Pyongan do Norte.

Nos primeiros dados técnicos revelados sobre o lançamento, o regime comunista especificou que o satélite impulsionado por um foguete de longo alcance percorrerá a órbita terrestre a uma altitude de 500 quilômetros durante dois anos.

O satélite terá peso de 100 quilos e estará equipado com câmeras para observações meteorológicas e prospecção de recursos naturais, de acordo com o regime de Pyongyang.

*Com AFP e EFE

Fonte: Último Segundo

 

14 Comentários

  1. Esse morde assopra é uma brincadeira de adulto.

    Quando a coreia diz que cede vai e continua a provocação.

  2. Os norte coreanos possuem uma vontade inquebravel de tranformar o seu pais em uma potencia, seja de qual tipo for e nunca iriam cancelar o lancamento desse satelite ou prototipo de um missil balistico se for o caso.

  3. Enquanto o povo passa fome e centenas de milhares de pessoas morreram devido a subnutrição, o grande timoneiro socialista-comunista Pyongyang parece estar bem alimentado e próximo da obesidade.

  4. Sem novidades, todos os paises têm o direito de se armar da forma que quiserem para se defender de agressores, inclusive o Brasil, Irã, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Uruguay, Argentina, Paraguai, Venezuela, etc…. Hoje o mundo está muito perigoso para países vulneráveis, fracos. Piratas subversivos internacionais tem aos montes, aliás, outro dia uma multinacional ianque estava tendando explorar ilegalmente o petróleo do pré-sal brasileiro, causando um tremendo desastre ambiental, qual é o preço disso, vão pagar? O mais provavel é tentarem derrubar o governo brasileiro, usando militares golpistas. Todos os países tem direito de se defender num mundo sem lei que é dos mais fortes.

  5. Completando, o argumento de que deixam de produzir alimentos para produzirem armas, é fraco. Veja, os “alienígenas” não têm petróleo e gastam bilhões promovendo revoluções e guerras mundo afora para obter petróleo. Por quê não deixam de ser dependentes do petróleo externo e/ou desenvolvem tecnologia para suprir essa desvantagem, em vez de se armarem até os dentes e através da pirataria e subversão internacioal garantirem o fluxo de petróleo para eles??? Defesa não pode ser o privilégio só de alguns, com certeza.

  6. “reflete sua falta de desejo de cumprir com seus compromissos internacionais, portanto nos vimos forçados a suspender a ajuda alimentar que fornecemos”
    Pois lançariam comida contra a coréia do sul!.. Heueheh piada! isto.. se dizem “”amigos da síria”” salvando o povo “”segregado”” dando armamento e poder pra loucos sitiarem a cidade.. e agora isto… suspenderam a comida pelo o bem! do povo norte-coreano. Se ainda o fosse com relação a acordos comerciais.. mas não!.. suspenderam fornecimento de cesta-básica pra os famintos de lá. “”amigos do mundo”” “”polícia mundial””!…

    E quer saber, nada vai acontecer. A Coréia do Sul pode vencer, mas a cipuada será grande. Afetará economicamente todo o país. Logo tratarão de pensar duas vezes antes de abater o foguete.

    Imaginem, um país fechado como a coréia do norte com um satélite próprio, os demais pensarão… “então eu também posso!” O controle social perante a população mundial vai diminuir, e o homem mais rico do mundo carlos slim perderá grande parte do seu leque de demanda na área da comunicação.

  7. Enquanto o povo Norte Coreano passa fome e depende de doação ,a propaganda militar da Coréia do Norte está querendo passar a imagem de ” Gordinho Durão ” desse filho do nepotismo/socialismo/comunismo/egoismo/elitismo.
    Jogando por terra mais uma vez que as palavras SOCIEDADE E COMUNIDADE das quais derivam suas DOUTRINAS de nada valem , só é bom pra quem está no topo da pirâmide.
    O atual capitalismo Selvagem de hoje é a mesma coisa, de forma velada.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Elitismo

  8. Tem muito cara aqui falando sobre a população da Coréia do Norte estar passando fome e tudo mais.

    Isso não é por causa do governo de lá,e sim dos EUA e de seus aliados capitalistas.Eles fecham as portas pro comunismo totalmente,se o fim da guerra fria tivesse sido diferente,os comunistas talvez estivessem fazendo a mesma coisa com os capitalistas que sobraram.

    A Coréia do Norte é um país minusculo e não está em uma posição geográfica muito boa pro setor rural.Mas agora nem mesmo China e Rússia querem “alimentar” o regime norte-coreano,só existem dois motivos pelos EUA já não terem chutado a bunda da família “Jong”,primeiro por eles estarem sentados em um dos maiores arsenais nucleares do mundo e pela posição geoestratégica que nem em mil anos Rússia ou China deixariam os EUA tomar posse de uma nação vizinha deles daquele jeito.

  9. eu quero ver eles lançando o foquete e se for destruido fazer outro e lançar novamente, nos estados unidos tem gente desempregada despejada passando fome ,mas eles podem gastar milhoes com a defesa deles em em suas guerras, os outros tem que fingir ser um poder soft.

  10. Se todos os países tivessem armas nucleares não existiriam mais guerras?!
    Ou apenas mais uma!!!
    Gente louca! Ao invés de TODOS lutarem pelos desarmamento de TODOS estão defendendo a banalização das armas nucleares e uma corrida armamentista. LOUCOS!!!!!!!

  11. Ismael. Junte 5 fortões numa sala. Agora junte 1 fortão + 4 fracos. Agora um armado e outros sem arma. Agora todos armados. Os cenários são simples e diferentes.
    Mas em todos eles, a massa populacional terá de correr como sempre pelos seus direitos. Pois estes só cresceram historicamente graças ao sangue de pouquíssimos e interesses de algumas elites segregadas por outras.

  12. Fala sério, Ismael Alves ??? Você acredita em desarmamento??? Você sabe quando esses países que possuem armas nucleares vão acabar com seus respectivos arcenais??? Pois bem, eu te respondo,…quando eles tiverem um arsenal de armas ainda mais mortífero que as armas nucleares!!!! E vou te dizer mais, essas armas de destruição em massa são para ser usadas contra aqueles países que não as possuem, se for necessário. Portanto, o caminho mais rápido para se experimentar uma arma atômica detonada na sua cabeça é não ter uma e/ou não ter os meios de entrega. As armas atômicas, devido ao alto poder destrutivo são dissuasivas e portanto elas DIMINUEM o potencial de guerra entre as nacões!!! Ninguém vai querer lançar uma ogiva dessas, sabendo que vai receber uma de volta do mesmo tipo e/ou poder destrutivo ainda maior. LOUCURA É ACREDITAR EM DESARMAMENTO, UMA VEZ QUE OS QUE AS POSSUEM – ARMAS ATÔMICAS – AS USAM DISSUASIVAMENTE, COMO MEIO DE MANTER O “STATUS QUO” NA EXPLORAÇÃO ECONÔMICA EM SEU USO PACÍFICO (BILIONÁRIO MERCADO DE FONTE DE ENERGIA NUCLEAR), DEFESA E INSTRUMENTO DE DOMINAÇÃO CONTRA NAÇÕES QUE NÃO DETÉM TECNOLOGIA E ARMAS NUCLEARES. lembre-se meu caro, nem foi eu que inventei isso, já dizia George Orwell : “Guerra é Paz”, se queres a paz, prepara-te para a guerra!!!
    Um abraço pacífico…rs..

Comentários não permitidos.