SU 35 de volta ao FX 2?

Sugestão: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

Proposta brasileira

Segundo a agência de notícias Russas, INTERFAX, o caça 4.5G Russo Su-35 pode retonar ao programa FX-2 brasileiro que prevê o fornecimento de 36 aviões de combate. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 28 de março pela agência Interfax durante a conferência do diretor-adjunto do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSMTC) Alexander Fomin.

“A informação oficial sobre a realização do concurso, não temos, nem sabemos se ainda é vigente ou quem seja o vencedor. Embora não exista uma informação clarasobre acontinuidade do programa ou se ele será reaberto com renovações de propostas, o certo é que estamos   prontos para cooperar com o Brasil como nosso parceiro “, – disse Fomin.

Segundo a “Interfax”, o Brasil, também não exclui a possibilidade de uma participação do caça Su-35 no concurso .
No programa lançado em 2007, além do Su-35 foram admitidos três aeronaves: O francês, Dassault Rafale, o Norte Americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o Sueco JAS 39 Gripen NG da  Saab. Considerados como os favoritos pelo governo brasileiro o caça francês Dassault Rafale,  e o sueco SAAB Gripen.
O Program FX-2 prevê o fornecimento de 36 aeronaves até 2015 e outros 84 construidos sobe licença no Brasil até 2024.
Na primavera de 2011, oconcurso foi suspenso devido à alega falta de recursos. No entanto, em fevereiro de 2012, após o anúncio do vencedor do concurso indiano MMRCA pelo caça francês Rafale, que arrecadou 126 aviões de combate multi-propósito, o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, voou para a Índia para consultas sobre a competição. Conforme relatado, as informações do lado indiano viriam a  ajudar o Brasil a determinar o comportamento posterior do programa FX-2.
Durante a viagem de Amorim à Índia vários meios de comunicação especularam que a competição teria o caça francês novamente como favorito. O relatório suiço concluiu que o caça sueco JAS 39 Gripen é não só “muito mais fraco” que o Rafale, mas ainda inferior à características F/A-18 Hornet desatualizado (FA 18 C/D).
O caça russo Su-35 de geração 4 + +, ou 4.5 no entanto, exceptuando as capacidades de furtividade (stealth ) é perfeitamente compatível com uma aeronave de quinta geração.

O avião russo é capaz de velocidades de até 2.500 km/h capáz superar a 3,4 mil km de translado carregado, com um raio de combate de até 1,6 mil km.
O caça é equipado com um canhão de 30 mm, além disso, a aeronave tem 12 pontos de suspensão para mísseis e bombas de vários tipos. No início de março, surgiram relatos de uma possível venda de 48 Su-35 para china, num contrato estimado em mais de quatro bilhões de dólares.

Fonte: Lenta

50 Comentários

  1. Antes que os pinicos começem a bater, eu já em antecipo, há inúmeras incorreções no texto da interfax referentemente ao FX2. Basta ler e notar que apesar do meu amigo Rustam (assim como eu) estar feliz com a possibilidade do retorno do SU 35 ao FX2, fica evidente que a jogada de Alexander Formim é pura e simplesmente uma cartada, um truco, um verde.
    Não significa que haja este interesse do governo.
    Algo mais ou menos assim, “se quiserem estamos aqui”.
    nada mais.
    Que rufem os pinicos.
    Sds
    E.M.Pinto

  2. Será que o governo de Dilma ta pensando grande?
    Será que essa novela mexicana nao tem fim?
    Será mais um ano e nada?
    Olha tem mercado para todos!
    SU-35 no lugar Mirage 2000c
    Gripen NG no lugar F-5M
    Rafale F-3 M ou F-18 no lugar do AF-1
    ou
    SU-35 Total=75
    Gripen NG total=75 e N=30
    Vamos pensar grande Brasil!…
    Valeuuuuuuuuuuuuuuu

  3. AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!AGORA DEI VALOR!

    SU-35 é de longe o melhor caça que podemos adquirir(tirando o PAK-FA),eu vejo o SU-35 voltando a concorrência,até por motivos políticos,Celso Amorim viu o SU-35 hoje e pode estar interessado no caça,e o fato dos EUA terem humilhado o Brasil não concedendo o status de “visita de estado” a nossa presidente.

    SU-35 é um caça novo comparado com os outros 3.Completamente superior!A Rússia concederia a tecnologia do caça ao Brasil e a linha de montagem seria no Brasil(eles iam fazer isso com o PAK-FA que é superior ao SU-35).Fora que a Rússia é parte dos BRICS e uma ótima aliança estratégica.Até melhor que a França.

    Jajá aparece hater dizendo coisas como “E os caças da SU-30 da Venezuela?”,Estão voando e comparar Venezuela com Brasil é como comparar Macdonald’s com BoB’s

  4. Também percebi que se trata mais de um desejo deles do que um fato. Se forem expertos vão fazer um lobby básico na cabeça da Dilma, e aproveitar que ela ta p da vida com os milico e ai quem sabe ela só de raiva pra contrarirar e irrita-los decide trazer o Su-35. Acho que seria o melhor castigo que a FAB poderia receber… Porém com relação aos fatos “oficiais” continuo torcendo pro Rafale, se ele vencer já será um grande progresso para a FAB e a nossa industria com a consequente ToT.

  5. não e que o maluquete tinha uma certa razão, rsrsrs, porem eu duvido, torço mas duvido, PRIMEIRO, não há tempo habil para reabrir porcaria de licitação nenhuma,nossos caças ja estão em reta final de vida util, e ja deveriamos estar construido os substitutos, não em fase de licitação

    , SEGUNDO algo me diz fortemente que se não fecharmos com os franceses/indianos agora, ja era, e a ultima janela de oportunidade,senão e caça usado mesmo, e so depois de voarmos o que tem ate o osso.


    TERCEIRO. dilma esta se lixando para equipammento militar, não sabe nem o que e isso, para ela isso deve soar coisa de homem machista e retrogado, e ja que ela gosta tanto de usar o feminazismo da moda com fins eleitoreiros, vamos usar o raciocinio logico, quantas mulheres frequentam e comentam aqui ou outros sites de defesa e geopolitica ? eu não vejo nenhuma !!


    QUARTO E MAIS IMPORTANTE- para adquirirmos caças russo, primeiro temos que mumificar e enfiar num sarcofago todo o comando arcaico, encoleirado e capaxo de politico da FAB, seus gloriosos homens e mulheres, que tiram leite de pedra, não merecem o comando que tem

  6. E.M Pinto, a começar por sua refuada de pinico, eu dou sequência ao que penso do assunto.

    Para mim, pura utôpia.

    A Rússia corre por fora, más não existe a possibilidade de se concretizar nada neste momento por inúmeras vertentes.

    Primeiro. Apesar das alegações de que o pós-vendas dos russos não serem condizentes ás expectativas da FAB e do Governo Brasileiro e que os russos não estariam dispostos a tranferência de tecnologia, o que serviu como justificativa para a eleminação do SU-35 do FX-2, eu acredito que os mitovos vieram por outros fatores dos quais eu não preciso mencionar. Para bom entendedor, meia palavra ou um conjunto de letas que formam uma sigla representando um país, já basta.

    Segundo que, se de fato o Brasil optasse em fechar negócio com a Rússia, estaria pedindo para levar um tapa na cara muito bem dado dos EUA e da Europa quanto a negócios em diversas outras áreas correndo o risco inclusive de se quebrar contratos em andamento e ou em curso.
    Isso sim seria um prejuizo incalculável, haja vista que 80% de nossas empresas tem mercados ou contratos firmados com empresas destas regiões.

    Resumo dizendo que o SU-35 esta para a FAB assim como um jogo de golfe esta um lutador de MMA, ou seja, uma discrepância inimaginável e impossível de se concretizar.

  7. Não vejo muitas chances do SU-35S no FX-2. Teria de bater de frente contra dois lobbies poderosos(americano e francês)e na verdade não conseguiu vencer estes ainda na fase inicial.

    Somente o fim total e completo do FX-2 e uma compra direta do Su-35S seria possível, mas haveria muita choradeira dos 2 lobbies citados.

    Para o futuro, a Russia deveria tentar vender o PAKFA, em um regime semelhante ao que a França ou os EUA estão fazendo, ou seja, com montagem local, e uma boa oferta de Tots.

    []’s

  8. Blam Blam Blam Blam …. Nao vai acontecer nunca. A FAB e filha do ocidente e os Russos prometem mas nao entregam.

    Carlos Argus quer 250 pra ontem.

  9. Mesmo sendo apenas uma ‘Cartada’ que seria uma ótima aquisição pra FAB, nossaaaa. Seria um poderio bélico aéreo imenso e indiscutível, bastava então o Brasil ter maior contato com os russos em troca de tecnologia e fabricação de partes da máquina por aqui, pois os mesmos fazem parte do BRICS e isso já estreita as negociações.

    Já foi noticiado que a Sukhoi não tem problemas em repassar tecnologia irrestrita ao Brasil caso se interesse a nós comprarmos os caças, o desenvolvimento seria em conjunto !

  10. Como disseram na época do short list…

    Sem chance, a FAB não tem hangaretes em que caiba o Su-35…

  11. KKKKKKKKK, sonho meu sonho meu, mas nem se os russos chegarem aqui com 48 SU-35, por emprestimo e sem custos esses nossos governantes e seus vaçalos aceitariam.Primeiro por xenofobia aaos equipamentos russos e segundo irão saber qual vai ser a propina deixada pelos tais para que aceitemos tais equipamentos. Esse é o Brasil, esses são nossos politicos

  12. A Dilma está no encontro dos BRICS, ou seja, Brasil, >>> Rússia <<< , India, China e África do Sul. Claro, ela poderá negociar e conseguir informações com os indianos que compraram o Rafale, mas… O russo não vai dar mole e perder uma oportunidade de tentar emplacar o SU 35. FX que já foi cancelado uma vez, pode ser cancelado duas.
    Pra mim, se cancelarem e escolherem o caça russo, é a melhor opção. Então, os caças russos com produção aqui substituiriam os caças F5 da FAB, e de prateleira vindos da França, o governo compraria 12 Rafales pro porta-aviões São Paulo (mas isso se o porta-aviões nuclear(es) que substituirá(ão) o São Paulo, forem de origem francesa, o que é possível, devido ao já existem contrato por submarino nuclear).

  13. Concordo a matéria está cheia de imprecissões,o FX2 parece estar perto do fim,agora parece que o Governo está jogando com os nervos dos franceses e dos americanos,imagimen o que os executivos da Boeing depois de ler aquela reportagem da Dilma na India e que talvez estejam estudando aumentar o pedido,o FX-2 vai ser dedicido na ida da Dilma aos Estados Unidos,ou o Obama faz uma proposta arrasa quarteirão ou o Rafale leva e talvez com um provável aumento de pedidos para reduzir custos,podem ter certeza que os executivos da boeing e da dassult estão trabalhando e muito nos bastidores com seus respectivos governos,Sarkozy e Obama deveme star dando suporte.
    Infelizmente não há possibilidade do Sukkoi entrar pela janela pois se ouvesse essa possibilidade o THYPPON tb estaria urubuzando o FX-2,fora o desgaste político que causaria com a Suécia,França e Estados Unidos.Hoje o FX-2 está entre a Dassult e a Boeing,com uma pequena vantagem do Rafale em vista do poder econÔmico dos E.U.A.

  14. Desculpem-me, correção de minha ultimas palvras da ultima frase acima: “devido a já existir contrato para o submarino nuclear”

  15. Do alto da minha ignorancia, não consigo ver nenhuma possibilidade do SU-35 entrar nesse jogo. Acho que isso só seria possível, se houvesse o cancelamento dessa concorrência e fosse feita uma outra, tipo FX-3. Do contrário, ficaria com cara de uma super cambiarra concorrencial. Se o SU-35 entrar, a essa altura dos acontecimentos, da mesma forma, poderia o Eurofighter também pleitear o seu ingresso na disputa.

  16. O Fx-2 tá mais para o Rafale,mas eu rezo todas as noites para que o Su-35 seja o escolhido com ou sem virada de mesa.
    Eu gostaria muito que o Super Flanker defendesse nossos céus.Essa reunião de cúpula dos Brics é a última cartada dos russos se quiserem vender seus caças ao Brasil e garanto que o assédio deve ser grande,ainda bem que o “Joban” não é mais o ministro da defesa porque ele era um tanto quanto afrancesado para o meu gosto.Espero que a gerentona se dê conta que o Su-35 é o melhor para nossa defesa.
    Vamos lá camaradas russos convençam esses cabeças duras,porque está é sua última chance.

  17. Que deus ouça o senhor Alexander Fomin e o GF cancele de uma vez o Fabuloso FX-2 e quem dera que venha o SU-35 de uma vez, ter um bom sonho não custa nada comparado ao pesadelo de agora.

  18. Cara sinceramente, eu acho que essa notícia(de fonte russa) é apenas a vontade do governo russo, como você disse, e não a realidade. Eu não quero nem pensar em recomeçar tudo denovo…espero que compre logo o rafale até maio e que já comece a se articular para o desenvolvimento dos caças de quinta geração.

    “Que rufem os pinicos.” kkkkkkkk

  19. Apanhei o meu pinico e estou esperando por mais notícias. Se levarmos em conta a parceria no BRICS, o Brasil deveria se aproximar da Rússia neste ponto. A questão que fica é: e a transferência de tecnologia, seria a tecnologia russa páreo para a ocidental (francesa e americana)?

  20. Srs…

    Discrição será necessária de vcs para as informações sigilosas a seguir.


    Fontes secretas obtidas de contatos confiáveis me confirmaram
    o que eu a muito tempo já desconfiava…


    A saga: Top Gun Vira-lata , não tem jeito de acabar não.

    Afinal, para que mexer no que está fazendo sucesso?!!


    Para quem ainda não a conhece ela é uma série televisiva, internética e jornalística, realizada em terras tupiniquins, tipo reality show, principalmente em Brasília. Tendo três atores principais: Dilma, Amorim e Saito. Seus figurantes são os pilotos da FAB. Produção: USA e Direção: OTAN. Efeitos especiais: F5-M.







    kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    F-18 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gripen kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!
    Rafale kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Sem transferência de tecnologia não rola caro Alexander. Não adianta que essa tu não leva no grito, tem que ter proposta séria, não queremos mais compra de prateleira. Vai vender pro “Chaveco”.
    Antes que digam qualquer coisa, quero deixar claro que admiro muito essa máquina, simplesmente é a minha preferida entre aqueles que disputam o FX2. Mas tem que transferir tecnologia.

  22. peraí… o SU35 tem raio de combate de 1600 km ??????? “O avião russo é capaz de velocidades de até 2.500 km/h capáz superar a 3,4 mil km de translado carregado, com um raio de combate de até 1,6 mil km.”

  23. Se realmente o SU-35 voltar a competir no programa FX será uma total irresponsabilidade do governo brasileiro Quanto a seriedade do programa. Acho o SU-35 o vetor ideal para o Brasil e melhor que os outros 3 competidores mas temos que levar em conta que voltar atras quase no final do jogo e depois que os 3 finalistas investiram todas as fichas possíveis para promover seus produtos, será um grande tapa na cara deles, coisa que ficara mal para a diplomacia brasileira. Se o boato se tornar realidade e o SU-35 retornar ao páreo podemos ter certeza de que ele será o escolhido pois a proposta russa com certeza devera ter sido bem mais atraente do que as outras para conseguir voltar ao programa. Mas mesmo não sendo justo com os finalistas, torço para que seja verdade e vamos de SU-35, o melhor vetor para o Brasil!

  24. E.M.Pinto
    Por favor não brinque com nossos sentimentos e credulidade!! RSRSRSRS
    A esperança é a última que morre.

  25. Seria muito interessante ver o caça russo de volta o pareo, mas…

    A verdade é que a volta o Su-35 iria tumultuar todo o FX2…

    Pela confusão que já está, melhor que feche logo em Rafale, Gripen, F-18… Ou que venha um tampão mesmo… Caso contrário, corre-se o risco de ver a aviação de caça extinguir-se tudo por conta de indefinição…

  26. Imaginem só, para comprar os Rafales já está complicado, a direitalha coloca um monte de objeções : – que é caro, que estão jogando dinheiro fora e que fulano está ganhando comissões, mesmo que seja insignificante a diferença de preço entre o lata velha F-18 e o Rafale, sobretudo considerando as vantagens de compatibilidade com a END e liberdade de comercialização dos Rafales, a superioridade da tecnologia embarcada dos caças e TT; que os franceses não são confiaveis e não vão transferir tecnologia ao Brasil, (mesmo que estejem cumprindo à risca os contratos com a MB); que ninguém nunca comprou os caças, mesmo que a França já tenha uma centena deles voando dia e noite e de eficacia comprovada em combate, contando com recursos extraordinários e estratégicos para o Brasil; que é uma jaca, que é uma guinada muito forte, um distanciamento muito grande do tio Sam, “nossos melhores amigos”, nossos maiores apoiadores em golpes de Estado no Brasil e em demais paises latino-americanos e mundo a fora. Com certeza, haveria muito barulho se o GF escolhesse os SU 34 ou 35 para equipar a FAB, já que, supostamente a FAB escolheu o Grippen que provavelmente leva pau de F-5M, já que o NG não passa de uma fantasia. Assim, duvido que saia qualquer negócio com os russos. Realmente, como disse o Sr. Edilson, isso não passa de um “se quiserem estamos aqui”.
    Sds.

  27. Concordo mesmo q o su 35 possa voltar ao FX-2 ainda temos q torçer para aver intereçe do Gorverno que e dificil. Mas a esperança e a Ultima q morre neh

  28. O SU-35 é mais superior do que os três caças do fx-2. Mas eu acho que quem entrou entrou quem não entrou não entra mais, o governo já vai escolher o caça “se acontecer uma escolha”, se o SU-35 voltar agora, o Brasil teria que rever as propostas escolher a melhor proposta novamente e isso iria demorar a sair um vencedor ainda mais do jeito que esse governo é.
    Mas já que é o SU-35 acho que vale apena, mas também dependeria da proposta russa.

  29. É, mesmo não sendo motivo para alarde seria uma ótima notícia…
    Mas a entrada de mais este concorrente, atrasaria e muuito o processo de escolha de nossos caças…..
    Se o rafale ta engatilhado que seja, mas se não precisasse fazer outra licitação o sukhoi seria um sonho…
    E concerteza a russia nos daria propriedade para montarmos alguns por aqui, afinal a américa do sul logo logo estará cada vez mais bem armada..

  30. Será que a Venezuela vai encomendar o Su-35 durante a FIDAE 2012? E quanto ao possível retorno do Su-35 ao FX 2 seria ótimo e ao mesmo tempo seria um pesadelo para os outros concorrentes mais acho que isso é apenas especulações mais tudo pode acontecer concordam?

  31. O melhor do melhor destruindo lobby’s e acordões pela frente! Heueheh Avante Su-35, a escolha deste! Mudará pra mim a imagem que tenho do ministério da defesa.

  32. Hehehehe… O E.M. Pinto não perdoa!… Mas, voltando ao que interessa, eu também não ficaria nada triste com uma 1ª linha da nossa defesa aérea guarnecida pelos SU-35, mesmo que fosse feita uma “rechedada” compra de prateleira… Só não sei, na atual conjuntura, o que acharia desta reviravolta, a mesma equipe técnica da FAB que indicou o Gripen NG como o mais adequado a nossa realidade(?!?!?)… E, seguindo no campo especulativo da matéria, creio que a retomada de uma rodada de ofertas para o FX-2 (ou seria FX-3?) incluindo o concorrente russo, certamente protelaria ainda o capítulo final desta novela… Enfim, só nos resta aguardar o próximo capítulo desta interminável novela mexicana… Oops!… quero dizer, brasileira…
    🙁

  33. Não sendo caça norte americano, qualquer um vai estar melhor do que está. De preferência o Su-35 ou Rafale por não terem tecnologia dos EUA.

  34. Os russo não transferem tecnologia?
    Então o que são os 300 Su-30 indianos e os 200 Su-27 chineses?

    Seriedade?
    Como a trolhada que os EUA deram na gente com o super tucano, é isso que é seriedade?

    Seriedade seria comprar o Su-35 e entrar no PAk; e parar de considerar caças ridículos como o Gripen, que nem para a minúscula Suíça serve.

Comentários não permitidos.