SU 35 de volta ao FX 2?

Sugestão: Rustam Moscow Rússia Para o Plano Brasil

Proposta brasileira

Segundo a agência de notícias Russas, INTERFAX, o caça 4.5G Russo Su-35 pode retonar ao programa FX-2 brasileiro que prevê o fornecimento de 36 aviões de combate. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 28 de março pela agência Interfax durante a conferência do diretor-adjunto do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSMTC) Alexander Fomin.

“A informação oficial sobre a realização do concurso, não temos, nem sabemos se ainda é vigente ou quem seja o vencedor. Embora não exista uma informação clarasobre acontinuidade do programa ou se ele será reaberto com renovações de propostas, o certo é que estamos   prontos para cooperar com o Brasil como nosso parceiro “, – disse Fomin.

Segundo a “Interfax”, o Brasil, também não exclui a possibilidade de uma participação do caça Su-35 no concurso .
No programa lançado em 2007, além do Su-35 foram admitidos três aeronaves: O francês, Dassault Rafale, o Norte Americano Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o Sueco JAS 39 Gripen NG da  Saab. Considerados como os favoritos pelo governo brasileiro o caça francês Dassault Rafale,  e o sueco SAAB Gripen.
O Program FX-2 prevê o fornecimento de 36 aeronaves até 2015 e outros 84 construidos sobe licença no Brasil até 2024.
Na primavera de 2011, oconcurso foi suspenso devido à alega falta de recursos. No entanto, em fevereiro de 2012, após o anúncio do vencedor do concurso indiano MMRCA pelo caça francês Rafale, que arrecadou 126 aviões de combate multi-propósito, o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, voou para a Índia para consultas sobre a competição. Conforme relatado, as informações do lado indiano viriam a  ajudar o Brasil a determinar o comportamento posterior do programa FX-2.
Durante a viagem de Amorim à Índia vários meios de comunicação especularam que a competição teria o caça francês novamente como favorito. O relatório suiço concluiu que o caça sueco JAS 39 Gripen é não só “muito mais fraco” que o Rafale, mas ainda inferior à características F/A-18 Hornet desatualizado (FA 18 C/D).
O caça russo Su-35 de geração 4 + +, ou 4.5 no entanto, exceptuando as capacidades de furtividade (stealth ) é perfeitamente compatível com uma aeronave de quinta geração.

O avião russo é capaz de velocidades de até 2.500 km/h capáz superar a 3,4 mil km de translado carregado, com um raio de combate de até 1,6 mil km.
O caça é equipado com um canhão de 30 mm, além disso, a aeronave tem 12 pontos de suspensão para mísseis e bombas de vários tipos. No início de março, surgiram relatos de uma possível venda de 48 Su-35 para china, num contrato estimado em mais de quatro bilhões de dólares.

Fonte: Lenta

38 Comentários

  1. su 35 o melhor para as fas e para o brasil, e um caça de superioridade total e robusto e versatil por um preço que podemos pagar.
    o rafale e um bom caça para frança, suiça , EAU e india paises que tem recursos financeiros abundantesm ele o rafale e frances é bom mas muito caro e requentado e um luxo, nós não precisamos de luxo e sim de um avião funcional e capas de dar as fas os recuros necessários para suas obrigações constitucionais. o SU 35 E O MELHOR E MAS UTIL PARA NÓS. um abraço amigos

    P.s priviet cy 35 sbr
    dasvidânia rafale

  2. Hugo Chavez nunca tera SU35 e PAK-FA e nem S400 a Russia nunca vendera determinados armamentos a ele.Eu quero ver a cara dos ESPECULEIROS a hora que anunciarem o SU35 como FX e o SU50 como 5.0.Como tem bobo que diz que a FAB nunca iria querer o SU35 rsrs quem não o quer é o JASPION SAITO USAF MEDALHA que falta pouquinho pra receber de presente um traje completo de astronauta da NASA rsrs rsrs

  3. Seria demais para o FX2, mas acho comlicado isso acontecer agora neste momento.
    Ainda ficamos na dúvida se realmente o Rafale vai levar ou não esse FX2.
    A Boeing está firme na sua proposta, mas a Dassault ainda na frente.
    Enfim esperar o desenrolar detsa novela sem fim é a melhor solução.

    Abs.

  4. É MUITO COMPLICADO
    DE ISSO
    ACONTECER!!!!É MELHOR CAÇA
    PARA BRASIL
    MAS VAI DE RAFALE
    PARA FAB E MARINHA O SUKOI É MUITO COMPLICADO PARA PAÍS
    É CAÇA
    IDEAL POR NOSSAS DIMENSÕES,MAS SEUS CLIENTES TE RECLAMAÇÕES E TECNOLOGIA É DIFERENTE DA NOSSA!!!!NÃO SERÁ POSSÍVEL DE TER SUKOI!!! QUE PENA O CAÇA
    É MUITO BOM!!!!

  5. Nicolas Sarkozy Presidente da França fez LULA de JUMENTO OTARIO, ao fazer Lula declarar o Rafale como vencedor, passando por cima da FAB. tendo prometido apoio a Lula na questão do nuclear do Irã.E depois deu uma banana, votando alinhado aos EUA.
    Obama recentemente tratou DILMA como uma qualquer, ao não dar a ela tratamento de chefe de estado . Esses dois não tem vergonha na cara, querem ser tratados com respeito e adimiração mundial de chefe de estado, mas não se dão ao respeito e se deixam humilhar. Não deveriam nem pensar em comprar o Rafale ou F-18. O Brasil deveria partir logo para o SU-35 e o PAK FA 50.
    O pior que ficam a estudando e postergaqndo para comprar a merreca de 36 caças, deveriam comprar o minimo de 180 caças. A India tem 300 SU-30 com TOT, vai comprar 126 Rafale, possui Mig 29, Mirage 2000, entrou no PAK FA 50, comprou dos EUA 8 P-8 Poseidon, so com a Russia vai gastar 20 Bilhões de dolares em equipamento militar. Acho que qdo patriota e Dilma perguntaram sobre a compra dos Rafale, os Indianos tiveram que se segurar para não morrerem de rir da PUTÊNCIA BRASIL que a 15 anos fica estudando comprar 36 caças que pode ser que chegue a 120, mas que eu duvido que ultrapasse os pretendidos 36 caças, se é que vai comprar. De todas as piadas de governância do governo brasileiro, a questão de Defesa é mais RIDICULA.

  6. 1) Os Russos transferem sim tecnologia e não apenas de aviões de combate, mas também de submarinos, navios de superfície, sistemas de armas, sistemas de mísseis, radares, que o digam os Indianos e Chineses;
    2)O grau de transferência tecnológica russa, tal como se dá com a tecnologia francesa, depende apenas do volume de compra e capacidade tecnológica das empresas do país que irá se tornar parceiro e isto de alguma forma nós já possuímos;
    3) Quanto a questão dos hangares da FAB serem pequenos demais para comportar aviões deste porte, ME POUPEM, temos algumas das melhores empresas de engenharia civil do mundo, que não teriam a menor dificuldade de projetar e construir os hangares necessários a operação dos SU-35.
    4)O mesmo já se deu com relação ao PROSUB (falta de espaço/baixo calado), cujo estaleiro e base de operação já estão sendo construídos pela Odebrecht em Itaguaí-RJ, pelo simples fato de que a construção e operação dos Scorpenes Franceses não poderiam respectivamente ser realizadas pelo Arsenal de Marinha-RJ e na base de submarinos da Ilha de Mocanguê-RJ (submarinos IKL alemães de menor porte).
    5)Desde a consolidação da globalização econômica mundial, não mais existe opção de que se o Brasil optar por fechar negócio com a Rússia, viria a levar um tapa na cara muito bem dado seja dos EUA ou da França, quanto a manutenção e/ou crescimento dos negócios bilaterais em diversas outras áreas. A interdependência econômica entre o Brasil e seus parceiros, não permite a qualquer das partes ficar fazendo beicinho. Entre nações soberanas, o que existe são interesses de negócios e não amizades;
    6) Nós já somos a 6ª economia do planeta, não estamos economicamente quebrados e portanto não necessitamos de buscar a aprovação ou tutela de nenhum país desenvolvido, visando a tomada de decisão que compete única e exclusivamente ao nosso GF, nos aspectos que envolvem o reaparelhamento de nossas forças armadas, cuja finalidade primordial é a de garantir a nossa integridade territorial e independência política;
    7) Por fim, acho que o GF deveria escolher dois vetores, 120 SU-35 para a FAB visando atingir a almejada superioridade aérea (este vetor é incompatível para operações em NAEs) e mais 36 Rafales navalizados para a MB (visto que o A4 não foi concebido e portanto não atende nem minimamente as necessidades de proteção e de ataque de uma força tarefa naval baseada no emprego de um ou mais NAEs).

  7. Liberdade de comercialização rsrs rsrs A Desault não dara liberdade de comercialização ao Brasil e se dessem venderiamo-nos a quem?Bolivia,Suriname,Trinidad Tobago,Belize?rsrs rsrs O preferido dos nossos caçadores é e sempre foi o Sukhoi.Rafale tem eficacia comprovada em combate?Em combate contra quem?Contra um pais com defesas aereas e força aerea modernas?Para jogar misseis e bombas em maltrapilhos ate o Super Tucano serve.Qual o caça 4.5 atual enfrentou em combate caças semelhantes?Qual o caça 4.5 atual cumpriu missões contra adversos bem extruturados em defesa aerea e redes?Falam-se tantas balbuzeiras e afirmam-se tantas expeculações A MODA OTAN que alem de ir muito mal das pernas vai mal das asas tambem e ja faz tempo.Não digam que uma força aerea não queira determinado vetor por seu comandante ser um vendido e serviçal externo.Saito Jaspion Usaf Medalha não é nada diante da historia e da grandiosidade de nossos destemidos caçadores.O SU35BM/S é o desejado de nossos caçadores e o Gripen NG serve muito bem sim a nossa assimetria,como projeto tanto tecno-industrial quanto comercial.O que tem de colaborador e lobbysta engrossado por especuleiros e aficcionados que vão se rasgarem se o Rafale não levar nada é a certeza de que muita gente fora das negociações mama e se comprometeu com todo esse jogo imundo que se transformou a licitação Brasileira para a compra de caças.Não é so politico e privado que mamam não,tem milico que mama tambem e muito garoto propaganda midialitica que ja sofre de ulcera,insonia e diarreia nervosa rsrs rsrs VEM AI O HARAKIRI BAIANO COLETIVO a rasgação de tonhos.Os especuleiros ainda não se tocaram que assuntos envolvendo a compra de caças,misseis,plataformas de defesa e satelites vem sendo tratados em segredo né….Oh a Dilminha vai aguardar a eleição Americana e Francesa para depois abrir a Champagne e liberar os comes e bebes rsrs rsrs Vão comerem é rola e beberem yougurte humano rsrs rsrs

  8. A India possui 300 SU-30com TOT
    51 Mirage 2000
    50 Mig 29
    Planeja construir 83 caças Tejas, de projeto propio e equipados com a turbina americana F414 GE, a mesma do F-18 e Gripen.
    Assinou com a Russia acordo para a produção de 250 caças furtivos avançados SU-50 MKI, no valor de 25 Bilhões de dolares.(PAK FA 50).
    Comprou e esta sendo montado pela Boeing 8 aviões de patrulha maritima P-8 Poseidon, com opção de mais 4 aeronaves.
    Vai gastar cerca de 20 Bilhões de dolares em equipamentos militares diversos com a Russia.
    Esta comprando da França 126 caças Rafale com TOT por 11 Bilhões de dolares. E opção de compra de mais 63 caças Rafale, total de 189 caças Rafale se for concretizado. Pois a India não é jumenta como o governo brasileiro, e não quer ficar não mão de apenas um fornecedor (país) de caças .
    Caso todos os caças do inventario estejam operacionais (voando), até todos serem construidos, a India tera a merreca de 923 caças !!. Enquanto isso o Brasil……..Faz os indianos morrerem de rir ao perguntarem so como foi o acordo para a compra do Rafale, pois querem comprar 36 caças.

  9. Mesmo que com o uso alguns destes caças tenha se acidentado. Não sei qtos foram, mas sei que houve quedas. Ainda assim é uma força aérea de respeito. A India esta negociando e planejando modernizar seus SU-30, Mig 29 e Mirage .

  10. acho que o su-35 pe um caças. mas sera que a RUSSIA transferia tecnologia? dizem que uma probabilidade DE DIZER NÃO. claro que nao vai trasnferir pois nao querem que o brasil se torne concorrente daqui no futuro. e também se o brasil pensa em caças superior então pq não vai de f-35 ou entra no pak e parceria com eles que assim seria melhor agora compra o su-35 sera que ainda tem a pronta entrega ou so daqui dois anos. pois nosso aviões nao vai aguentar estar em operação ate lá.

  11. O FX já devia ter sido cancelado a muito tempo e o Brasil ter comprado um caça como o SU-35 de cara!Entrado no PAK-FA também.

    É ridículo falar em “liberdade de venda”,o Brasil não tem mercado pra países ricos,o Brasil vende pra países pobres da Áfraca,América do Sul e Central.O único lugar que teríamos sorte se conseguíssemos vender algo seria na Indonésia ou Singapura.

  12. E por que não OS DOIS, Rafale e SU-35 ??? Vença Rafale o FX-2 e depois compra-se ao menos 12 SU-35 para substituir o M-2000! Ou, melhor ainda, que se compre 12 PAK FA, que já vai estar muito bom! Fica-se com o Rafale, o SU-35 (ou o PAK FA), além de um caça mais barato para completar. Agora, se os EUA não querem, fazem pressão, então que eles nos vendam ao menos 12 F-15 Silent Eagles, que, junto com os Rafales ou F-18, já vai estar ótimo!!!

  13. Infelizmente esse tipo de notícia é só pra deixar a gente aflito e delirando a respeito de algo que não vai acontecer…

    Quem dera implacasse uma dupla Gripen + SU-35, cada um no seu quadrado, cumprindo uma função em nossas forças… Mas duvido…

    Caça russo no Brasil, só se entrarmos no projeto PAKFA… O resto é viagem…

  14. Na minha opinião o Su-35 já era, e eles sabem disso. Apenas jogaram a rede.
    Agora, é muito difícil não rir com certos comentários, pelos assassinatos da língua portuguesa… Êita patriotismo meia-sola.

  15. DEEM UMA OLHADINHA NESSA MATERIA DO SITE O INFORMANTE:GOLPE MILITAR NA CHINA OU MAIS UM ERRO DA INTELIGENCIA AMERICANA?As agências de inteligência americanas estão em alerta já a alguns dias porque alguns sites chineses circulam informações sobre um golpe militar no país.
    Segundo o jornal americano The Washington Times, apesar do rigoroso controle do governo chinês na rede, vários usuários conseguiram publicar na noite de 19 de março em vários sites da Web imagens onde tanques e outros veículos militares estão entrando em Pequim.
    No entanto, segundo destaca a inteligência americana, vários chineses expressaram sua preocupação pelo considerável aumento da policias na cidade e asseguravam terem ouvido disparos de armas de fogo nas ruas da cidade. Alguns inclusive disseram que “um acontecimento político de grande magnitude havia ocorrido em Pequim”, enquanto outros asseguravam que houve uma “reunião secreta” convocada pela Comissão Militar Central, o órgão do Partido Comunista que supervisiona as Forças Armadas da China.
    Medidas imediatas
    Devido a estes rumores, muitos sites chineses aturam de imediato: bloquearam nos buscadores a palavra “golpe de estado”, “disparos” e “bala”, para que assim os internautas não pudessem acessar as informações.
    A inteligência americana vincula estas informações sobre um suposto golpe militar com a situação política do país e ressalta que os rumores começaram depois da queda de Bo Xilai, um alto funcionário do Partido Comunista Chinês e quem aspirava dirigir o mesmo partido. Porém Bo Xilai foi envolvido em vários escândalos e tem uma relação estreita com os militares.
    Por enquanto, Pequim não negou a informação.
    #######################################################################
    E VEJAM QUE VETOR NOSSOS VIZINHOS ESTÃO SE INTERESSANDO COMPRAR:Argetina, Bolívia, Paraguai e Uruguai demonstram interesse no treinador avançado russo Yak-130 Mitten…Os comandantes de pelo menos 4 Forças Aéreas da América do Sul mostraram interesse no caça de ataque ao solo e treinamento avançado russo Yakovlev Yak-130 Mitten, afirmou Yakovlev nesta quinta-feira.
    “Nós conduzimos negociações com a os comandantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai”, disse vice-presidente de marketing da Irkut durante a FIDAE-2012, Vladimir Sautov.
    Eles mostraram interesse em uma versão monoposto e não na versão biposto, disse Sautov acrescentando que a Irkut poderia fabricar uma versão monoposto caso haja uma grande encomenda. O Yakovlev Yak-130 até o momento é fabricado em versões biposto.

    FONTE : http://www.codinomeinformante.blogspot.com.br

  16. E APROVEITEM ESPECULEIROS E VEJAM ESSA TAMBEM…COMPRA DE RAFALES É QUESTIONADA NA INDIA…A anunciada compra de 126 aviões franceses Rafale pela Índia caiu no pântano da suspeição: o canal de TV “Times Now” anunciou ter documentos que mostram questionamento de “oficiais superiores” quanto às condições da compra.

    As objeções são de duas naturezas: o valor a ser pago, calculado em cerca de US$ 15,7 bilhões (R$ 28,5 bi); e a falta de clareza quanto à transferência de tecnologia.

    Os indianos têm requisitos de transferência tecnológica que implicam a construção do avião no país, como fazem com o caça russo Sukhoi-30.

    Os dois itens aplicam-se exatamente à concorrência aberta pela Força Aérea Brasileira para comprar 36 caças, um pacote no valor de aproximadamente R$ 10 bilhões.

    O Rafale, o favorito no momento, é mais caro que seus concorrentes, o norte-americano Boeing F-18 e o sueco Gripen, o preferido da FAB.

    Como revelou a Folha, a presidente Dilma Rousseff vai aproveitar sua viagem à Índia para estudar a possibilidade de comprar o Rafale numa negociação que envolva os dois países.

    Dilma, que está na Índia para encontro dos Brics, vai questionar o governo indiano sobre detalhes da compra.

    Índia definirá compra de caças em poucos meses

    A Índia deve concluir o acordo para compra de 126 caças Rafale fabricados pela francesa Dassault nos próximos meses, informou, nesta quinta-feira, o ministro da Defesa indiano, M.M. Pallam Raju.

    “Esperamos poder concluir o negócio o mais rápido possível”, disse Raju, acrescentando que algumas decisões importantes ainda precisam ser tomadas – como detalhes sobre a fábrica que construirá os jatos na Índia e a transferência de tecnologia. O Ministério informou que, no dia 31 de janeiro, a Dassault saiu vitoriosa da concorrência para o fornecimento dos caças, ao oferecer o menor preço para o contrato. A empresa francesa derrotou a Eurofighter GmbH, que ofertou o modelo Typhoon.

    Raju disse, ainda, que sua pasta publicará um texto destacando o plano de aquisições de defesa para os próximos 15 anos. “O documento vai incluir detalhes sobre as exigências das três Forças Armadas, para permitir que empresas locais possam planejar suas joint ventures e investimentos”, acrescentou o ministro. As informações são da Dow Jones.
    http://www.codinomeinformante.blogspot.com.br

  17. Eu tenho afirmado isso há muito tempo !

    Não se espantem se derrepente, lotes de 12 caças SU-35 novinhos em folha com as cores e brasão da FAB sobrevoarem os céus do Brasil !

    Eu acredito que muito em breve isso acontecerá !

    Anotem pra depois não falarem que eu não avisei.

  18. 2HARD4U…O teu raciocineo meu caro é o raciocineo logico de quem ve as coisas com clareza e de quem pensa no desenvolvimento de defesa nacional mas meu caro a maioria dos sites e blogs do genero são frequentados por muitos reacionarios que ainda se dizem patriotas todos com almanaques e cartilhas made in OTAN e são extremamente ortodoxos pois não adimitem mudanças.Uma Forças Armadas moderna que não tem capacidade de adaptação pode esquecer essa palavra muito na moda que muitos gostam de falar ASSIMETRIA porque assimetria é justamente a capacidade de adaptação.São pessoas de mentalida egoistas que so enxergam proprias preferencias e preferem ver o Brasil dependente,submisso e condicionado.Pararam no tempo da guerra fria e para eles adiquirir vetores Russos é o mesmo que vender suas almas ao Capeta.Quando o Brasil necessitar destes bostas para defendermos nossa soberania e a existencia do nosso povo esses merdas cavaram buracos com as proprias mãos para se esconderem borrandossem de medo e o povo despreparado,desqualificado que é e sempre foi vitima de tudo isso é que tera de lavar com o proprio sangue a nossa patria.Mas para conspirarem contra o poder legal e contra o povo eles tem coragem.Deveriam serem deixados sem nada mesmo para viverem eternamente pressurizando F5 a super-bonder,abastecendo a oleo de babaçu e municiando-o com caroços de Cajá seco.Um dito popular se faz realidade:Todo povo de merda tem o governo de merda e as forças armadas de merda que merece ter.

  19. Eu espero que todos vocês que falam que nós iremos comprar o SU 35 estejam certos. Eu não defendo o rafale, defendo o rafale entre as 3 opções que tinham, porém se realmente o SU 35 voltar ao páreo, o que eu realmente acho difícil(desculpem, tenho uma visão realista das coisas), é óbvio que seria a minha favorita. Talvez, a opção de comprar os rafales e SU 35 seja mais realista, o que seria ainda melhor. Enfim, vamos ver o que acontecerá…acredito que o prazo é até maio, se nada mudar.

    ABRAÇOS.

  20. hehehehe 108 SU-35 + 48 RAFALES …+ 12 SU34 ..+ AMX + A29 ..e quem sabe PAK .. sonhar ainda n custa nada ..e ate a decisao final desse FX2 .. vamos tentar acreditar em milagres ..

  21. 1maluquinho disse: “…Todo povo de merda tem o governo de merda e as forças armadas de merda que merece ter.”

    Essa foi a sua melhor frase até hoje 🙂 Concordo em gênero, número e grau.

  22. Se for realmente confirmado essa informação, será uma das melhores que já lí.
    Claro , se o SU-35 vencer a concorrência do FOREVER-X ( FX), com algumas modernizações de aviônicos etc.. ( mesma coisa que foi feita com os Héli,s.. MI-35 para a FAB) , teremos um ótimo meio para defesa aérea do país.
    Pois todos sabem , que os caças Russos , são um dos melhores ( em se falando de raio de ação , robusteza etc..) , para o Brasil .

  23. 1maluquinho, eu acho que você é sobrinho do MD Celso Amorim, você sabe demais e esta escondendo alguma, ai fala logo de uma vez,caramba!!!!

  24. Postei uma vez aqui que aviam negociações por traz rolando SECRETAMENTE…to com o 1maluquinho e sempre disse…independente de a notícia ser ou não verdadeira…a FAB terá SU35 esse ano, e o gripen irá ganhar o FX2 para a alegria de todos os fornecedores do pequeno vetor ( USA, FRANÇA) ….esse ano será muito bom para nossa FAB…quanto a vetores para a MB só acredita bobo que acha que o NAE SP vai trabalhar 100% algum dia.

  25. Negócio é negócio, não tem emoção nem sentimento no meio. O que viermos a fazer, seja cancelar 1000 vezes o FX ou qualquer outra opção, ainda é problema nosso. Toda empresa que entra em concorrência sabe que é exatamente assim que funciona, nada está garantido até o bater do martelo.
    Quanto ao SU35, meu Deus, seria muito bom… gosto da idéia do Rafale aqui (com reservas / vide OTAN)… também quero muito crer que os suecos cumpririam tudo que vier a rezar o contrato com eles, mas também acredito que o SU35 seria uma melhor opção, sem descartar o Gripen, que também deveria vir (na minha ignorante concepção), com relação à transferência de tecnologia.
    Como os colegas acima disseram, sonhar não custa nada… mas angustia um pouco…

    “””Com relação ao ‘rufar de pinicos’… cara, vc é um gênio… eu ri demais… só você pra conhecer a fundo a galera acima…”””

    []s

  26. é, eu sei, exagerei no ‘com relação’… tô com fome, tá na hr do almoço, fica mais difícil raciocinar…hehe, vão me perdoando aí.

  27. A quase tres anos conversei com um dos pilotos do time que foram a Suécia voar o prototipo Gripen NG.Ele me confidenciou que ele não o voou mas que seus companheiros o voaram.Insisti muito em saber qual tinha sido a impressão deles a respeito do NG e depois de muito relutar demonstrando seriedade e profissionalismo me disse que é excelente a nossa assimetria e o batizaram com o nome O PEQUENO NOTAVEL.Muitos estavam ansiosos para a ultima CRUZEX para verem o Rafale,o SU30MK2,o F18 e etc,com certeza os Russos sopraram no pé do ouvido do Chavéco “Não va,eles te humilharão” e ele não veio.Os EUA não foram tolos de trazerem o F18 alegando que o mesmo por eles é usado na US Navy e mandaram o F16.Pois bem o tão alardeado e cantado em prosas e versos pelos ESPECULEIROS DE PLANTÃO que povoam os sites e blogs do genero O GRANDE RAFALE testado e aprovado em combate na Libia que não tinha força aerea para lhe fazer frente e nem defesas antiaereas para emportuna~los.Então a esquisofrenia os aprova em combate em que circunstancia?Em jogar bombas e miseis em um pais com defesas em frangalhos?O certo é que os SENTA PUÁ gostaram tanto do Rafale que abateram DOIS (2) e os Franceses choraram,questionaram e não aceitavam que fosse computado os abates.Isso so vazou porque um oficial da FAB revelou que Israelenses parceiros na modernização do F5 lhes deram a dica…”Em uma missão da CRUZEX III, dois Mirage 2000N do Armée de l´Air, operando sob a vigilância de um E-3F, e escoltados por Mirages 2000C franceses, foram abatidos pelos “agressores” do 1º/14º GAV operando desde a Base de Campo Grande (MS)”…”a FAB usava o quarteto: F-5M, Míssil BVR Derby, R99A e o datalink. A vantagem tática obtida pelos F-5M frente aos demais foi de tal modo superior, que impactou profundamente, não só no período da operação como alguns movimentos de governos Latino-americanos.O mais surpreendente é que nenhum sensor francês detectou: ou os F-5M ou o lançamento dos mísseis ou a presença do R99A”http://www.defesanet.com.br/zz/fab_derby.htm…A compra e conversão para o padrão F5EM foi a iniciativa mais acertada da FAB.Os M2000 serão baixados precosemente por serem demasiadamente caros mantener seus motores E AGORA ME VEM ESPECULEIROS ENTOAREM CANTICOS PARA SAIRMOS DE UMA JACA FRANCESA E EMBARCARMOS NUMA NOVA JACA FRANCESA rsrs rsrs A RAINHA DOS HANGARES rsrs rsrs Onde a FAB para mantelos lustradinhos cobrara ingresso para nos finais de semana formar filas kilométricas de visitação para eles poderem no 7 de setembro ligarem seus motores e darem um rapido sobrevoo sobre o palanque de autoridades presentes ao desfile.A França mente como aquele que quer vender algo e jamais vendeu para ninguem e quer empurrar a NABA no furingo do primeiro otario que boiar na reta.Os procesadores deles são Americanos e os Americanos jamais abrirão seus codigos para nós.Outros sensiveis tambem pertencem a terceiros e para termos acesso irrestrito aos mesmos deveriamos fazermos contratos aparte o que encareceria ainda mais.A India deu o parecer dela sinalizando com a preferencia o mesmo que ja tinhamos feito em 2008.Nada esta sacramentado,nada esta acertado e tanto na India como aqui no Brasil A INCERTEZA QUANTO A TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA QUE ELES AFIRMAM QUE REPASSARÃO NÃO ESTA BEM EXPLICADA E DEFINIDA.Ja nos serve de exemplo O PEPINO ROTATIVO EC725 que alegra a industria nacional e empresas off-shore mas que na visão militar QUANDO NOSSOS MILITARES INDAGARAM OS FRANCESES SOBRE A TT TOTAL E SOBRE OS SENSIVEIS OS MESMOS ALEGARAM PERTENCEREM A TERCEIROS E MANDARAM N MILITARES ENTENDEREM-SE DIRETAMENTE COM ELES.Se falarmos do ponto de vista Geoestrategico,onde a “aliada estrategica” França morre de inveja do Brasil por ter uma base aeroespacial caduca na Guiana.A mesma aliada estrategica promove manobras e treinamentos com seus amiguinhos da OTAN em sua colonia e participa na ex-colonia Holandesa.Quando nós tomaremos vergonha na cara e adimitiremos que toda essa putada da OTAN e os EUA são os eminentes adversos que teremos que nos batermos mais cedo ou mais tarde?Nossos guerreiros na Amazonia não olham Colombianos,Venezuelanos como inimigos mas eles sabem quem são nossos cobiçadores…O F5EM é muito superior ao M2000 e brinca com Rafale.O Gripen NG nas mãos de nossos bravos pilotos serve muito bem a nossa assimetria.Fomos capaxos covardes eliminando o SU30MK2 por pressão Yankee,seremos capaxos covardes em não aceitarmos o SU35BM/S consecionado ou repassado dependendo apenas da vontade do fregues e de quebra assessoria,planejamento,desenvolvimento e fabricação de um caça 5.0 nacionalizado em territorio nacional.E ainda tem FDP que vem pra internet defender a associação do Brasil com lobos………………PS:Antes de reclamarem que o texto é longo é simples resolver isso NÃO LEIAM.

  28. DUDU tem uma Cossacazinha linda de olhos cor azul Siberiano que toda vez que bica caipirinha fica alegrezinha e faz canguru perneta,jumentinho capenga e adoleta peta-peta.Ela é tão boazinha ou tão boazuda que não dá nenhuma fora rsrs rsrs Não sei de nada meu amiguinho não me comprometa rsrs rsrs Os olhos verão o que o coração não aguenta e a cabeça não compreendera……..A nossa nação precisa emancipar-se em defesa e segurança pois sem defesa e segurança não se é possivel implementar de forma segura tudo o que precisamos fazermos para termos um Brasil mais justo e igual e acima de tudo dos Brasileiros e não um pais-empresa multinacional mas sim uma nação que controla e domina tudo o que é estrategico e essencial.Somente galgamos estagios quando pagamos serviços e encima deles desenvolvemos nossos proprios programas.Sairmos dessa filosofia é vendermos nossa nação a externos e ainda trabalharmos para enriquece-los.

  29. DUDU na FIDAE2010 Fomim disse que esperava que o FX2 fosse cancelado e o que aconteceu?Tambem na FIDAE2010 ele disse abertamente que a Sukhoi e o governo da Russia estão dispostos a fornecer-nos tudo o que quisermos dispor deles.Tambem na FIDAE 2010 ela afirmou que independente da escolha que tivermos no FX a Russia e a Sukhoi estão dispostas a nos assessorarem no planejamento,desenvolvimento e fabricação de um caça 5.0 totalmente desenvolvido e construido no Brasil.Teremos grandes eventos Copa e Olimpiadas e isso mexe com muitos contratos e acordos que nos são necessarios.Não acredito que a escolha final do FX se dara agora e sim que teremos uma decisão sobre um vetor para equiparmos a nossa FAB ja que os M2000 serã baixados “PRECOSEMENTE”.Não me arrisco a chutar qual vetor sera o escolhido ISSO É TAREFA PARA OS ESPECULEIROS DE PLANTÃO mas é certo que entendimentos sobre o vetor final estava sendo feita em segredo ja a algum tempo e agora com a Dilma é que a coisa encorpou de vez.Porque voces acham que Americanos estão putinhos>Porque acham que o Rafale é o preferido?Eles sabem e aceitam que teem chances remotas.Os processadores do Rafale são deles e eles podem manipularem como quiserem.O Gripen NG é um projeto onde nós alcançariamos uma maior nacionalização com enormes possibilidades de substituirmos muita coisa nele e tambem de encima dele CRIARMOS e temos capacidade para isso.As nossas necessidades,a nossa geografia,a nossa assimetria e as nossas possibilidades e tecnicas estrategicas adequadas o Sukhoi é o apropriado vetor de superioridade e as versões 34 e 35 as perfeitas combinações,ficando o NG como aeronave secundaria,de pronto emprego de patrulha e padronização FAB/MB.Com SU34 em bsaes costeiras e SU35 em bases interiores.Falta o mais importante o nossa maior deficiencia a DEFESA AEREA E ANTI-MISSEIS.Sempre vazam na NET e midias segredos de intenções de compras mas o que vaza a respeito disso sobre o Brasil?Praticamente nada.É sinal que esta sendo feito de forma sigilosa e bem encaminhado.Acertamos em pagarmos os serviços dos Scorpenes e encima diso criarmos o programa.Se continuarmos nessa filosofia nos desenvolveremos se entrarmos na filosofia TERCEIRIZADA seremos apenas meros montadores com percentual de nacionalização de secundarios e nada a mais alem disso.EU ACREDITO QUA A MADAME VAI SURPREENDER E JA DETECTARAM ISSO E A ESTRATEGIA DOS COLONIZADORES É MINA-lA COMO ESTÃO TENTANDO MINAR.

  30. 1maluquinho, valeu um abraço!! Sobre os 60 anos do EDA, o esquadrão de demonstração do Canada já confirmou presença, você tá sabendo de mais alguma novidade? Fui!!

  31. Com certeza o caminho correto seria parar de fazer papel de carangueijo, parar de olhar para o trás (o passado), e ir atrás de um projeto de caça de 5ª geralção, até porque não temos nenhuma ameaça agora e daqui a 15 anos 4G vai ser lixo velho…

    Leia-se PAK FA

    Mas acho que não vai rolar…

  32. O Brasil está oficialmente fora do projeto PAK-FA. A recente viagem do presidente Russo Dmitri Medvedev ao Brasil ocorrida em 25 de novembro de 2008 não resultou na assinatura de nenhum acordo relacionado ao projeto.[2]

    O Comandante da Força-Aérea brasileira, [b]Juniti Saito, justificou[/b]: “Não quero denegrir a imagem do Sukhoi, mas o projeto não se encaixou nas nossas necessidades.”[2] A Força Aérea brasileira alega que a exclusão dos aviões da Sukhoi ocorreram pela falta de comprometimento em repassar tecnologia.

    Contudo, o Itamaraty e fontes russas alegam o contrário, que [b]a venda dos aviões Su-35 para o Projeto FX-2 não só resultaria na transferência de tecnologia, como também incluiria o Brasil no desenvolvimento do projeto PAK-FA.[/b]

  33. Escolhe logo o Gripen NG como vencedor do FX2, cerca 120. Compra o SU35, uns 180 com TOT e entra no PAK FA 50 uns 250.

  34. ALDO O Saito Jaspion Usaf Medalha serve aos interesses da USAF e da Boeing meu caro e grande é a pressão contra a Dessault.Os EUA e a Boeing sempre foram os maiores inimigos da Dessault em todas as licitações que ela se envolveu e se envolve mesmo se eles não participarem.Isso é bom para ver se a França toma vergonha na cara.Se o Sarkosy o “Napoleão Anão” perder as eleições na França e dado as incertezas economicas para a mesma sera uma sequencia natural que a França tenha mais interesses economicos-militares com Russia e India e isso podera tambem arrastar a Alemanha e não se assustem se ambas tenderem aos BRICS.O mundo Anglo é contra todos e so quer dominação,condicionamento e imposições.Os póvos Europeus-Ocidentais são chantageados com alarmes de terror e assim manipulam e jogam uns contra os outros.A tão esperada terceira guerra mundial podera surpreender-nos ao invez de ser o mundo contra a Russia ou contra a China,ser o mundo contra os Anglo-Sionistas,pois a humanidade ja esta careca de saber das intenções e cansada de ser manipulada com intrigas e discórdias.Ate o Holocausto que é usado por Sionistas para sensibilizar a humanidade de tanto que surte efeito psicologico global os EUA criaram o deles O 11 DE SETEMBRO que serão datas para o mundo parar e reverenciar……..Saito Jaspion Usaf Medalha e seus aceclas levam o Brasil para a eterna dependencia de serviços e eterno condicionamento manipulando leigos politicos e aguçando os olhos grandes dos mesmos a favor da Boeing e dos EUA.O melhor para o Brasil seria mesmo o Gripen NG ja que os Capaxos privaram nossos pilotos de terem o vetor de suas preferencias que sempre foi e sempre sera o Sukhoi.

Comentários não permitidos.