Sistema de combate naval TACTICOS testado com o VL MICA

Fotografia : Até ao final do ano, a Marinha Real de Marrocos contará com três fragatas SIGMA (Thales Nederland).

O sistema de combate Thales Nederland TACTICOS instalado na fragata RMNS “Tarik Ben Ziad” (613) da Marinha Real de Marrocos foi integrado com sucesso com o sistema de defesa anti-aérea de lançamento vertical MBDA VL MICA.

Para guiar o míssil até ao alvo, foram recebidos dados provenientes do radar tridimensional de vigilância aérea SMART-S Mk2, estes tratados pelo sistema de combate que gere em tempo real o processo de intercepção da possível ameaça.

Marrocos adquiriu três fragatas multi-missões do tipo SIGMA (Ship Integrated Geometrical Modularity Approach) à Holandesa Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS), das quais uma unidade da versão SIGMA 10513 e duas SIGMA 9813. No seio da Marinha Real de Marrocos, estes navios são designados de FMMM (Frégate Multi-Missions Marocaine).

A frota que para além de compreender os sistemas TACTICOS e SMART-S Mk2, incluí ainda o sonar compacto de casco KINGKLIP, o director de tiro LIROD Mk2, consolas multi-funções MOC MK3, um sistema de identificação amigo ou inimigo do tipo Link 11, dois dispositivos ópticos de designação de alvos TDS, o sistema de apoio a medidas electrónicas VIGILE 100 e o sistema de contra-medidas electrónicas SCORPION 2.

Como meios de comunicações, os navios estão equipados com o sistema integrado de comunicações Aquilon que compreende o dispositivo de comunicações sem fios TWINCOM (Thales Wireless Naval Communication), um terminal táctico multi-media FIT 10 (FOCON IP Terminal), rádios UHF da família TRN 4000 e o sistema de comunicações internas FOCON (Fibre Optical Communication Network).

Para além do sistema superfície-ar VL MICA, os navios de Marrocos estão armados como mísseis superfície-superfície MBDA Exocet MM40 Block 3, uma peça de 76mm em torre fornecida pela Oto Melara SpA, duas peças de 20mm montados em reparos protegidos, dois sistemas de lançamento de engodos Terma A/S SKWS (Soft Kill Weapon System) e torpedos ligeiros EuroTorp MU90 Impact lançados a partir de dois tubos B515.

Marrocos recebeu já duas das fragatas SIGMA e deverá receber a terceira e última unidade ainda durante o presente ano. Em 2013, o país Norte-Africano receberá ainda uma fragata multi-missões FREMM (Frégate Européenne Multi-Missions), que a empresa Francesa de construção naval DCNS constrói nas suas instalações de Lorient. ( Victor M.S. Barreira)

Fonte: defensa.com

6 Comentários

  1. Brasil nao quer comprar o Rafale,Fremm ja compramos o Scorpone entao vamos comprar também missies de ponta Mica é um otimo missil!!!
    Imagina Avibras com Astro III missil Mica para anti-aérea!!!
    Vamos pensar grande!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  2. roberto bozzo disse:
    29/03/2012 às 10:07

    Marrocos terá uma marinha mais poderosa que a sexta economia do planeta terra…===== Uma vergonha, dizer + o quê?Trágico.Sds.

  3. Dinheiro para equipar e modernizar as forças armadas não tem, mas para dobrar o orçamento da transposição do são francisco devido a incompetência de tudo quanto é jeito, inclusive de planejamento, tá escorrendo.

  4. Vocês são bem apressadinhos heim…nem sabem o que está por vir, não precisamos cometer erros administrativos, o GF esta preparando o terreno tecnológico para receber as industrias que virão, construir e TOT…não adianta sair comprando feito loucos…nossa marinha estará entre as 10 do mundo e nossa FAB entre as 5, o EB continuará no mesmo lugar de sempre; OS MELHORES.

  5. Sucupira disse:
    30/03/2012 às 00:48

    Vocês são bem apressadinhos heim…nem sabem o que está por vir, não precisamos cometer erros administrativos, o GF esta preparando o terreno tecnológico para receber as industrias que virão, construir e TOT…não adianta sair comprando feito loucos…nossa marinha estará entre as 10 do mundo e nossa FAB entre as 5, o EB continuará no mesmo lugar de sempre; OS MELHORES.==== Td falou e disse, só temos q pedir ao n atacante q espere qdo tivermos os melhores equipamentos nacionais e ou importados do melhor da arte…sds.

Comentários não permitidos.