BOLÍVIA ACUSA OS ESTADOS UNIDOS DE VIOLAREM SUA SOBERANIA

O governo de Evo Morales acusou hoje à embaixada dos Estados Unidos em seu país de violar a convenção de Viena e anunciou que atuará da “forma mais enérgica” para que a soberania da Bolívia seja respeitada.
A acusação foi feita pelo ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, por conta da apreensão de um veículo da missão diplomática norte-americana que transportava armas de Trinidad a Santa Cruz.
A Embaixada dos Estados Unidos afirmou que as armas eram transportadas após o fechamento das oficinas da Agência Anti-Drogas dos Estados Unidos (DEA) em Trinidad para entrega-las à polícia boliviana que, segundo eles, tinha conhecimento da operação.
Quintana, que está responsável pela Chancelaria de forma interina, disse que seu governo está “profundamente preocupado” por este comportamento “que viola princípios fundamentais de respeito e de confiança” ainda mais quando está e curso um processo de normalização das relações bilaterais.
As relações entre os dois países está conturbada desde setembro de 2008, quando o presidente boliviano expulsou o embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, de seu país após acusá-lo de ingerência na política interna.
Em resposta, a Casa Branca expulsou o embaixador boliviano em Washington, Gustavo Guzmán. Pouco depois, o governo norte-americano eliminou a Bolívia do sistema de preferências aduaneiras dos países latinos que colaboram na luta contra o narcotráfico.

Fonte: Ansalatina

13 Comentários

  1. Esta claro o crime de tráfico internacional de armas, feito pelo maior produtor e traficante de armas do planeta os EUA.

  2. Se faltou respeito à soberania da Bolívia tudo bem em punir, mas tem de ver se as coisas em questão tem algum fundamento e se o governo boliviano e suas autoridades sabiam realmente da entrega destas armas a eles…Isso vai dar pano pra manga !

  3. Imagina se um veiculo da missão diplomática boliviana em Washington é preso pela policia com um carregamento de armas…qual seria a reação dos estadunidenses? escandalo internacional! Já dá para imaginar o escarcéu e o furdunço que fariam com o fato…

  4. Os americanos estão muito longe de ser santos em suas jogadas, mas isso me parece muito mais um factóide do índio cocaleiro para fazer média com a massa ignorante de lá e os esquerdotpatas burros metidos a intelectuais.

  5. Desde quando os EUA transportam armas para opositores em veiculos oficiais americanos?

    Esse cocaleiro tá cheirando muito, esse ta precisando dar um tempo e frequentar uma rehab

  6. Tem uma figurinhas carimbadas que aonde vêm qualquer critica ao seu País idilico saem logo em defesa, e defendem com tanta veemencia que até parecem gringos, as vezes denigrem o proprio país e povo que dizer fazer parte. Se forem mesma brasileiros, e não duvido se não forem, estão vergonhosamente intranhados do espirito do cão vira-latas.
    Mas ruim é perceber que desrespeitam qualquer um, inclusive etnicamente falando, que não seja oriundo de sua matriz perfeita. Será que essa gente tem espelho em casa.

  7. Estamos começando a perceber a presença constante de “analistas” ligados ao sistema vigente que tenta a todo momento inclinar as preferencias em favor de seus cooptadores… é evidente o grau de lacaismo perante os contrarios a uma analise critica do tema… a critica pela critica àqueles que teem uma visão mais aprofundada do tema é o mecanismo subliminar que usam no intuito de travar iniciativas de quebra da hegemonia dominante… pensam que somos subempreitados como eles… lego engano… não passam de soldados do sistema que buscam os que não engolem a falacia governista e não andam conforme a indicação partidaria governamental neste momento historico… lacaios… apenas lacaios… criam o clima do politicamente correto e tentam pixar seus dissidentes como aqueles que não possuem o direito de se manifestar sem ofender temas que constituem a pedra de esquina desse edificio de cartas marcadas no qual se abrigam… julgam estar fazendo um serviço a patria, mas mal sabem eles que seus orientadores não possuem patria, logo são também apatridas sem saber… onde ficara nossa soberania apartir do momento em que o atual governo entregar o poder ao aparato administrativo da ONU?… teremos patria?… em que se constitui a mesma se estaremos privados de termos soberania e decidirmos nosso proprio destino?… estão entregando o pais sem saber as consequencias que advirão desse ato insano… pensar sobre o que dizem seus orientadores é a saida para não participar ingenuamente do processo de entreguismo acentuado que este governo atual juntamente com o anterior, promovem as espenças de organismos internacionalistas… reflexão é o que falta aos brasileiros, mesmo aqueles que acham que sabem de alguma coisa…
    ***
    “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.”
    Lucas 8:17

  8. Evo ja deve fazer parte de um novo jogo de baralho como um simples 2 de prata, porque vai reclamar assin na casa da mae joana. EUA avisou e o Evo cascateou, mentiu e agora fican nessa de acusar sem provas.
    Sem relacoes com os EUA essa potencia Bolivariana vai negociar com quem. O Brasil em cima do Muro a Argentina esta cada dia mais psicota pelas malvinas(parecem que querem uma nova bulachada). So resta a Venezuela que muito em breve nao tera mains nem agricultura.

  9. nos brasileiros já sabemos que os estados unidos nao sao de confiança ,só quem finge nao perceber são alguns sionistas e red skim disfarçados de nacionalista e direita .é aquele negocio é melhor ter um inimigo declarado do que um falso amigo chamado estados unidos da america do norte.

  10. O que gosto neste Blog de conteudo, principalmente, militar é a possibilidade que ele me permite, e para que as pessoas que dele participam, de poder manifestar o que entendam como sua cidadania, com liberdade e democracia, bem dentro dos principios legais que o país vive. É o unico nesse assunto que participo, por que vozes como a minha em outros blogs de assunto correlatos costuma ser torpedeado pelos senhores do assunto, geralmente os (como costumo me referir a eles) guerreiros de Play Stations, que gostam de chutar e bater sem revide. Que ficam irracionais quando são flagrados na incoerência, e assim fica demonstrado que a fleuma que exibem é apenas uma camuflagem. São ditadores, são preconceituosos, são racistas, são esquisitos, por que dizem ser brasileiros. E sabemos, quem nasce no Brasil, que reuna esses requisitos que muitos apresentam quando abrem seus corações, só pode significar uma coisa, um tipo de aculturamento, um colonismo latente, uma esquisitice.

  11. quer melhor lugar para transportar tanto drogas e armas do que em veiculos oficiais ? pois aqui no brasil foi encontrado cocaina no aviao da fab ,mas tem gente que so acredita que essas coisas sao tipicas do brasil ou nao enxerga meio palmo a frente do nariz ou se faz de desentendido para continuar pedindo penico para gringo.pior que essa DEA que esta levando armas para desestabilizar a bolivia mais da metade desses agentes espulso da bolivia veio para o brasil que tem de servir de latrina para esses drogados do DEA americano.

Comentários não permitidos.