Pai de soldado morto no sul da França pede para Sarkozy se calar

O militar Abel Chenuf, 25 anos, foi morto em Montauban

Albert Chennouf criticou tentativa de presidente estereotipar diversidade dentro do Exército francês.

Albert Chennouf, pai de um dos três militares assassinados por Mohammed Merah, pediu nesta terça-feira para o presidente francês, Nicolas Sarkozy, controlar suas palavras ao falar sobre a diversidade do Exército francês.

Saiba mais: Veja cronologia dos ataques e do cerco a suspeito na França

“Peço que modere um pouco seu discurso. Eu não sabia que havia muçulmanos, budistas e chineses no Exército. Para mim, meu filho era um soldado. Portanto por favor cale-se, presidente”, afirmou Chennouf em entrevista concedida ao canal Itélé.

O pai do militar assassinado se referiu às declarações feitas por Sarkozy ontem à emissora France Info, onde o chefe do Estado qualificou de “muçulmanos, em todo caso de aparência” dois dos três militares assassinados por Merah entre 11 e 15 de março em Toulouse e Montauban.

O discurso de Chennouf foi realizado pouco antes de o canal Al-Jazeera anunciar sua decisão de não transmitir os vídeos dos massacres. A decisão foi tomada em respeito às vítimas e também por considerarem que o conteúdo das gravações não apresenta nenhuma informação nova sobre os ocorridos. Chennouf chegou a solicitar ao presidente e ao resto das autoridades que fizessem “todo os esforços possíveis” para evitar que seu filho, com essa emissão, “morresse pela segunda vez”.

Galeria de fotos: Veja imagens do terror na França

Além de ter pedido para Sarkozy se calar, Chennouf também se dirigiu ao pai do assassino, que, aparentemente, teria manifestado intenção de abrir um processo contra o Estado pela morte de seu filho. “Em seu lugar, eu teria me calado. Esse senhor não tem nada mais o que fazer além de se calar”, concluiu Chennouf.

Antes de ser morto após tiroteio com forças de segurança francesas, Merah, de 23 anos, confessou ter matado a tiros três soldados, três crianças e um professor de uma escola judaica em Toulouse e Montauban.

Expulsões

O caso levou o governo francês a querer endurecer as medidas contra extremistas. Nesta terça-feira, Sarkozy anunciou a intenção de acelerar expulsões de extremistas presentes na França e garantiu que todas as pessoas autoras de “declarações infames” contra a França não serão autorizadas a entrar no território nacional.

Vamos acelerar os procedimentos de expulsão por motivo de ordem pública. Os extremistas aproveitam nosso formalismo administrativo, nosso dever é sermos mais eficazes”, declarou Sarkozy ao homenagear no Palácio do Eliseu as forças de segurança, incluindo os policiais da força de elite Raid, e de emergência envolvidos no cerco ao assassino confesso das sete vítimas no sul da França.

“É por esse motivo que atuei diretamente para que os pregadores que tomam nosso sistema de valores como alvo permanente fiquem em casa, não os queremos em nosso território da República Francesa”, recordou, em referência ao clérigo Yusef al-Qaradaui, que teve a entrada proibida na França para participar em uma reunião. “Todos aqueles que proferem declarações infamantes contra a França ou contra os valores da república não serão autorizados a entrar em nosso país. A França não tem vocação para acolher aqueles que infringem seus valores”, insistiu Sarkozy.

Eleição: Ataques e cerco policial podem beneficiar candidatura de Sarkozy

O chefe de Estado também anunciou ter pedido à Direção Central de Inteligência Interna (DCRI) “a verificação de forma exaustiva da situação em nosso território de qualquer pessoa que pode representar um risco potencial para a segurança nacional”.

*Com EFE e AFP

Fonte: Último Segundo

 

14 Comentários

  1. Olha que o pai do rapaz falou isso depois que soube dos risos do Srarko no enterro das crianças daquela escola.

  2. “Peço que modere um pouco seu discurso. Eu não sabia que havia muçulmanos, budistas e chineses no Exército. Para mim, meu filho era um soldado. Portanto por favor cale-se, presidente”

    Traduz o sentimento de patriotismo, senso de dever com a comunidade, com a família… células estas que estes dicursos de tergiversação dos governantes acomunados sempre querem destruir!.. separar!..

  3. sarkozy e um palhaço.

    ja morei na frança,vim embora em agosto do ano passado.
    e um palhaço que so beneficia a si proprio e aos ricos.

    e para falar a verdade. eu nem sei como ganhou pois nenhum frances gosta deste palhaço.
    agora esta falando merda na tv pq esta em eleiçao
    so agiu contra o terrorista porque ele quer ser reeleito
    uma politica pior que a dos deputados que estao aqui e a do sarkozy.

  4. Nada mais expressa a decadencia cultural, moral, politica e economica da Franca do que a eleicao de Sarkozi, um agente da CIA, para ser presidente do pais. O homem e vulgar, imoral, e se nao fosse a desonra a profissao dos palhaco que trabalham nos circos eu diria um palhaco, mas evito chama-lo um palhaco, porque como disse as pessoas que trabalha nos palcos como palhaco estao fazendo arte, o palhaco nao e a pessoa por detraz das mascaras, agora em Zarkosi, nao a homem, nao ha mascara. o
    O bufao, o mediocre, o vulgar e a propria pessoa. Um judeu hungaro, que trabalha para os USA, nao e frances, por isso tenta mostrar ser mais frances que os proprios franceses. Dai suas declaracoes anti mulssomana e xenofaba que de vez quando escapam de seus orificios, nao sei se bocal ou anal, creio que nele nao ha diferenca etre os dois.

  5. Mesmo descontando que a política é por vezes sórdida, o Sr. Sarkozy tem passado todos os limites.

    Para quem, há apenas duas semanas, procurava conquistar o eleitorado de direita (mais radical), perante as dificuldades de Marie Le Pen em juntar as assinaturas necessárias para apresentar uma candidatura à presidência da República, anunciando limites à imigração, Sarkozy apresenta a mesmíssima cara de pau, agora para defender a inclusão social e o elogio ao multiculturalismo. Impressionante, mesmo para Sarkozy.

  6. Claro que não estou defendendo o suposto assassino, mas ele confessou pra quem que havia cometido os homicídios? Para os policiais que o mataram? Muito válida essa confissão.

  7. Sarkosy não vai mais ser eleito a não ser que ele tire uma carta na manga.

    Os Socialistas não vão mais a praia como fizeram na eleição de Chirac. Hollande ganha no segundo turno e o F-X2 vai ser negociado com ele.

  8. me expressei mal
    em momento algum quiz difamar a profissao dos palhaços
    corrigindo sarkozy e um burro.
    toda hora esta gastando dinheiro do povo em restaurantes caros.
    ele deveria pular de ponta da torre eyfel.

  9. Sarkosy realmente sorriu no enterro das crianças judias massacradas?
    Eu não vi isso, mas, se ocorreu eu gostaria muito de ver.

    Realmente, é difícil entender como os franceses elegeram Sarkosy, será, no entanto, mais difícil entender os eleitores franceses, se eles o reconduzirem ao cargo…

    No mais fica o que todos já sabem: Sarkô já esteve no bolso da CIA… Como você pode confiar em alguém, que já esteve à soldo de uma agência estrangeira?

  10. o pior e que agora ele enviou soldados da red prender todos os terroristas da frança e ja invadiram umas 3 casas
    por esta atitude ele deve ganhar para presidente de novo
    e complicado porque a o posiçao esta alegando que ele esta prendendo e deportando arabes que nao teem nada a ver com o terrorismo

  11. Aqui cabe uma reflexão, a lição desse cidadão Frances não se presta somente ao Sarkozy, ele tem efeito até ultramares, aqui mesmo no Brasil, onde lemos e ouvimos algumas vozes discaradas que ousam humilhar verdadeiros brasileiros (que reconhecem em sua mistura, sobretudo pacifica, a sua grande vantagem moral) virem a publico exporem sua tacanhice e completa falta de simancol.

Comentários não permitidos.