O modelo experimental do tanque será apresentado em 2015, a sua produção em série será iniciada um ou dois anos mais tarde. Este desenvolvimento será o primeiro passo no sentido da criação de armas “não tripuladas”, chamadas “robôs de combate”, de que falavam os autores das obras de ficção científica do século passado.
O perito militar Igor Korotchenko explica do que se trata:
“Será um tanque munido de uma cápsula blindada que irá garantir a preservação da vida da tripulação nas condições de operações de combate reais. As munições estarão fora da cápsula blindada. Na torre não haverá ninguém e o canhão poderá será carregado e fazer fogo automaticamente, sem a participação do homem. O apontador – operador irá cuidar apenas de indicar o alvo e de escolher o tipo de projétil, destinado a atingir o alvo. Portanto, trata-se de uma plataforma blindada totalmente unificada e automatizada que permitirá desempenhar um vasto círculo de missões em operações de combate e será uma inovação na indústria nacional de blindados”.
O perito Aleksandr Gurov reputa que nas guerras do futuro o papel do homem será reduzida à missão de organização. Portanto, semelhantes desenvolvimentos são indispensáveis.
“No caso de uma intervenção a partir do espaço cósmico ou da parte de algum país estrangeiro, a defesa deverá incluir tanto soldados como robôs, aviões e tanques não tripulados e outras espécies de armas. É uma imposição do século XXI. A Rússia é uma potência que outros Estados não podem ignorar e que tem uma comunidade magnífica de cientistas. O país deve desenvolver semelhantes armamentos”.
A existência da plataforma pesada Armata foi revelada no verão passado. Ela está sendo desenvolvida a partir de 2009 e deve se tornar a base de toda uma série de tanques pesados modernos, de carros de combate da infantaria e de veículos especiais, destinados a brigadas de tanques e de infantaria mecanizada. O desenvolvimento do projeto está a cargo de Uralvagonzavod, a maior empresa do complexo industrial – militar da Rússia. A propósito, hoje esta mesma empresa está desenvolvendo também mais duas plataformas de combate – a Kurganets e a Bumerang. O Exército poderá receber já no próximo ano material de guerra construído nesta base.
O Estado-maior general aprovou o programa de criação de toda uma série de blindados, o que poderá alterar toda a estrutura das forças blindadas. O desenvolvimento de projetos de tanques – robôs chegou a ser efetuado ainda na época soviética, mas depois do desmoronamento do país todos estes projetos foram congelados. Agora os cientistas e engenheiros tratam de reanimar esta ideia prometedora, da mesma maneira que muitos outros projetos referentes à reforma das Forças Armadas.
O presidente da Rússia Dmitri Medvedev declarou recentemente no colégio do Ministério da Defesa que a reforma das Forças Armadas já tinha proporcionou sérios resultados – a capacidade de combate das tropas, bem como o grau de equipamento com material de guerra moderno, aumentaram.
“De um modo geral, graças às reformas efetuadas temos Forças Armadas novas, capazes de resistir muito melhor às ameaças da nossa época e dar resposta a potenciais ameaças que possam surgir”.
O Estado destinou 20 trilhões de rublos, isto é, cerca de 660 bilhões de dólares, para o rearmamento das Forças Armadas até o ano de 2020, o que levará a alterações qualitativas no equipamento das Forças Armadas com novos tipos de armamentos.
16 Comments