O tanque russo do futuro

Foto: RIA Novosti
A Rússia está criando o tanque da quinta geração na base da plataforma pesada Armata, que encerra várias soluções técnicas totalmente novas. Este veículo de combate será comandado à distância e munido de um canhão digital.

O modelo experimental do tanque será apresentado em 2015, a sua produção em série será iniciada um ou dois anos mais tarde. Este desenvolvimento será o primeiro passo no sentido da criação de armas “não tripuladas”, chamadas “robôs de combate”, de que falavam os autores das obras de ficção científica do século passado.

O perito militar Igor Korotchenko explica do que se trata:

“Será um tanque munido de uma cápsula blindada que irá garantir a preservação da vida da tripulação nas condições de operações de combate reais. As munições estarão fora da cápsula blindada. Na torre não haverá ninguém e o canhão poderá será carregado e fazer fogo automaticamente, sem a participação do homem. O apontador – operador irá cuidar apenas de indicar o alvo e de escolher o tipo de projétil, destinado a atingir o alvo. Portanto, trata-se de uma plataforma blindada totalmente unificada e automatizada que permitirá desempenhar um vasto círculo de missões em operações de combate e será uma inovação na indústria nacional de blindados”.

O perito Aleksandr Gurov reputa que nas guerras do futuro o papel do homem será reduzida à missão de organização. Portanto, semelhantes desenvolvimentos são indispensáveis.

“No caso de uma intervenção a partir do espaço cósmico ou da parte de algum país estrangeiro, a defesa deverá incluir tanto soldados como robôs, aviões e tanques não tripulados e outras espécies de armas. É uma imposição do século XXI. A Rússia é uma potência que outros Estados não podem ignorar e que tem uma comunidade magnífica de cientistas. O país deve desenvolver semelhantes armamentos”.

A existência da plataforma pesada Armata foi revelada no verão passado. Ela está sendo desenvolvida a partir de 2009 e deve se tornar a base de toda uma série de tanques pesados modernos, de carros de combate da infantaria e de veículos especiais, destinados a brigadas de tanques e de infantaria mecanizada. O desenvolvimento do projeto está a cargo de Uralvagonzavod, a maior empresa do complexo industrial – militar da Rússia. A propósito, hoje esta mesma empresa está desenvolvendo também mais duas plataformas de combate – a Kurganets e a Bumerang. O Exército poderá receber já no próximo ano material de guerra construído nesta base.

O Estado-maior general aprovou o programa de criação de toda uma série de blindados, o que poderá alterar toda a estrutura das forças blindadas. O desenvolvimento de projetos de tanques – robôs chegou a ser efetuado ainda na época soviética, mas depois do desmoronamento do país todos estes projetos foram congelados. Agora os cientistas e engenheiros tratam de reanimar esta ideia prometedora, da mesma maneira que muitos outros projetos referentes à reforma das Forças Armadas.

O presidente da Rússia Dmitri Medvedev declarou recentemente no colégio do Ministério da Defesa que a reforma das Forças Armadas já tinha proporcionou sérios resultados – a capacidade de combate das tropas, bem como o grau de equipamento com material de guerra moderno, aumentaram.

“De um modo geral, graças às reformas efetuadas temos Forças Armadas novas, capazes de resistir muito melhor às ameaças da nossa época e dar resposta a potenciais ameaças que possam surgir”.

O Estado destinou 20 trilhões de rublos, isto é, cerca de 660 bilhões de dólares, para o rearmamento das Forças Armadas até o ano de 2020, o que levará a alterações qualitativas no equipamento das Forças Armadas com novos tipos de armamentos.

Fonte: Voz da Rússia

16 Comentários

  1. E o Brasil??? Ainda não aposentou o Tanque de Guerra M60??? Não sei porque que o Brasil não faz seu proprio Tanque de Guerra!!!

  2. E o Brasil canta: “Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça, dando milho aos pombos”… como diria o astuto Carlos Argus: LAMENTÁVEL…

  3. “Será um tanque munido de uma cápsula blindada que irá garantir a preservação da vida da tripulação nas condições de operações de combate reais. As munições estarão fora da cápsula blindada. Na torre não haverá ninguém e o canhão poderá ser carregado e disparar automaticamente, sem a participação do homem…”
    .
    E a guerra vai se modernizando, assim vai-se morrendo menos soldados e cada vez mais civis, fato!

  4. Olha era para nós estarmos igual a Rússia em tanque.
    Osorio tanque de 1°linha só nao vigou.
    Eta saudade…………………..
    Brasil é grande vamos pensar grande
    valeuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Camarada Ceip,

    O Brasil já havia contruido um carro de combate moderno. O Osório. Infelizmente, não houve engajamento político sério na época e o tanque, que gerou dois protótipos e concorreu em uma disputa internacional na Arabia Saudita ( na qual superou todos os requisitos da concorrência, sendo um rival direto do M1 Abrams dos EUA ), terminou abandonado quando a Engesa, produtora do tanque e que havia posto tudo na concorrência saudita, fechou as portas ( os sauditas acabaram escolhendo o Abrams ). Os dois protótipos hoje se encontram com o exército e são ainda hoje os tanques mais potentes do inventário brasileiro, mas desconheço as condições.

    Contudo, ainda existe a possibilidade de produção do tanque. O projeto, apesar de ser dos anos oitenta, ainda permanece atual, estando pelo menos uma geração a frente dos leopard 1A5 e M60. Desde 2003 há um estudo para a produção.

  6. Muito interessante o conceito do carro de combate russo.

    Teoricamente, teria somente dois tripulantes na capsula blindada: o condutor e o operador do sistema de armas. Isso representa um nível de automação incrivel em todos os sentidos.

  7. Leitor RR,

    Muito obrigado pela sua informação, fico agradecido, tomará que o Tanque de Guerra Osório volte a ser produzido.

  8. Ceip disse:
    27/03/2012 às 21:49

    “..E o Brasil??? Ainda não aposentou o Tanque de Guerra M60??? Não sei porque que o Brasil não faz seu proprio Tanque de Guerra!!!…”===Os traíras dos argentinos tem o seu tank e nós Brasuca…lamentável.Sds.

  9. Isso que é iniciativa de políticas independentes, já aqui esses imbecis se apavoam com misérias e retóricas suicidas, pois essa de ficar em soft-power é enveredar em um posso de sangue.
    Já o brasileiro comum e corrente acharia que essa atitude russa é de quem procura guerra mas é o inverso disto.

  10. Nós temos capacidade de construir nosso próprio tanque com a experiência do Osório, oferecia os projetos para outros países interessados para fazer o tanque em conjunto ou variamos nós mesmos sozinhos. Eu batizaria de “Osório 3″kkk , mas vontade,interesse e verbas é isso que falta.

  11. Adriano, já diriam os romanos: Si vis pacem para bellum. Só se evita guerra intimidando e dissuadindo o possivel adversário, ao garantir não a vitória, mas que as baixas do lado inimigo serão extremamente altas, e o preço a ser pago será alto.

  12. Nossos Carros de Combate são ideais para o nosso cenário. Não precisamos gastar recursos com compra de Carros de Combate novos; bastam os Leo 1A5 e M-60 A-3TTS que temos.

    O Exército em sua doutrina não dá privilégios aos Carros de Combate, e na minha opinião a atitude é correta, pois a guerra moderna se tornou muito indigesta para os gigantes de aço…

    Basta ver o massacre que o Hezzbolah fez com os então “invencíveis” Merkavas…

    Os russos vão desenvolver um novo Carro de Combate, ao meu ver, por questão de prestígio…

    Sds.

  13. Carlos Argus, existe uma atualização para o M60, que foi encomendada pelo Egito para seus M60 que troca sua torre pela do Abrams M1 e moderniza todos os seus sistemas. Tudo por um preço extremamente menor que a de um tanque novo, 50% do preço, se não me engano. Talvez o Brasil possa dar uma olhada. Não resolve, mais adia o problema, e nos ganha tempo para desenvolver o substituto. Alison, Osório 3? O que houve com o 2? kkkkk.

  14. Houve no Brasil uma empresa chamada Engesa que faliu em 1993. Para aqueles que sequer souberam de sua existencia vale lembrar que foi uma empresa genuinamente brasileira, especializada em veiculos de combate e produziu alguns dos melhores do mundo, invejados até pelos Yankes. Exportava para muitos paises, com especial clientela no Oriente Médio. E faliu por que? principalmente por causa de uma divida do Iraque de 200milhoes de dolares do qual levaram calote, e uma expectativa não confirmada de venda de um produto de altissimo nivel para a época, o tanque Osório.
    Mas, por que o Iraque não pagou, por que em 1990 os Iraquianos se meteram a invadir o Kuwait, proterado americano,que deu origem a tal guerra do Golfo, que como todos sabem quebrou o País. Ficando após a derrota com a soberania chutada, sendo os vitoriosos que determinavam as prioridades para pagamento, primeiro eles. Sobrando Zeros para a pobre Engesa. Houve outros dissabores, como a recusa dos sauditas, dizem, se deu face ao alinhamento aos interesses americanos. E assim seguiu o mundo, Mandando quem podia obedecendo que precisava. A alguns desavisados, principalmente assumidamente espirito de cão viralatas, que acham que nossas qualidades estão abaixo do c. do chachorro, lembro que nesse negócio de mercado o funcionamento se faz de acordo com a regra do dono. Se não estiver bom para o dono ele pode levar a bola para casa e aí não adianta um time de craques, azar da plateia que fica sem jogo.

  15. Rorschach
    É que eu vi um vídeo com o título (EE-T1/T2 – Osório – Engesa S/A – Tanque Brasileiro). Ai eu pensei que tinha 2 modelos do Osório e por isso eu batizei de Osório 3.
    O vídeo enque eu falo é esse:http://www.youtube.com/watch?v=QHOMcwx5pmY.
    Mas mesmo assim obrigado pela à atenção sobre o meu comentário.

Comentários não permitidos.