Moradores do Complexo do Alemão temem PM no lugar do Exército

foto:Marcelo Régua/Agência O Dia - Com a chegada da PM, Exército vai deixar a região aos poucos.

Por Caio de Menezes

Os cerca de 750 policiais militares que ocuparam, na manhã desta terça-feira, as favelas da Fazendinha e Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, carregavam, além de fardas e armas, o peso dos anos de ação policial na região, que era controlada pelo tráfico de drogas. Os frequentes tiroteios, revistas agressivas, abusos de poder e violência praticados por homens do estado até a ocupação da área pelo Exército, em novembro de 2010, voltam na memória dos moradores das duas comunidades, no instante em que a Secretaria de Segurança Pública dá início ao processo de substituição dos homens da Força de Pacificação por PMs, para instalar as duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do conjunto de favelas.

“É difícil acreditar que a mesma polícia, que agredia e xingava antes da ocupação, será simpática e amistosa agora. Não dá para confiar”, lamentou Marcel Pires Lima, de 38 anos, dono de uma mercearia na Fazendinha.

Com uma mensagem distribuída pela Seseg nas mãos, onde se lia “O Bope está em sua comunidade”, a dona de casa Michele dos Santos, de 24 anos, disse que, mesmo que soubesse de alguma informação sobre os criminosos que atuavam no Complexo do Alemão, seria impossível denunciar os traficantes.

“Ainda vivemos com muito medo por aqui”, disse ela. “Na época dos traficantes, a violência era gigante. Mas, mesmo assim, piorava muito se a polícia estivesse por perto. Eles podem voltar a qualquer momento. Vai que depois da Copa e da Olimpíada o governo desiste das UPPs. Como ficamos?”

O major Edson Raimundo, que comandará a UPP da Favela Nova Brasília, e um outro oficial, ainda não definido, que será o responsável pela unidade da Fazendinha, assumirão os postos assim que a Seseg receber o ‘nada a opor’ do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Choque, que ocuparão as favelas junto da Companhia de Cães, Estado Maior Geral (EMG), Grupamento Especial de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar) e 300 policiais recém-formados que se apresentaram no 16ºBPM (Olaria).

“Essas pessoas que têm interesses financeiros e criminosos podem reagir contra a UPP, mas a policia não vai sair daqui”, disse, sobre possíveis represálias, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. “Os resultados das outras unidades são animadores, mas ainda não se venceu nada. Quem vai avaliar quando a UPP definitiva chega ao Alemão são o Bope e o Choque. O Rio tem problemas na segurança há décadas, e isso não será resolvido de uma hora para outra. Ainda há um longo caminho pela frente para ser percorrido”.

Prisões e apreensões

De acordo com o chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, o principal objetivo da ação desta terça-feira foi realizar uma varredura no Morro da Fazendinha e na Favela Nova Brasília para prender traficantes que ainda estejam atuando ou escondidos. Ao todo, foram presos dois homens, 1.156 cápsulas de cocaína, 110 pedras de crack, e farta quantidade de maconha foram apreendidos.

Mais cedo, um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso por PMs no Morro do Palácio, em Niterói, na Região Metropolitana. Renato Santana de Almeida foi capturado com uma metralhadora, drogas e uma pistola. Ele seria foragido do Complexo do Alemão.

A substituição de tropas do Exército por efetivos do Bope e do BPChoque continuará de forma gradual até junho, quando toda a região deverá estar sob o controle da Polícia Militar.

A operação desta terça-feira foi acompanhada pela Corregedoria da Polícia Militar.

Fonte: Jornal do Brasil

19 Comentários

  1. Essa materia é mais uma mentirada manipulada isso sim.A meses a população do Complexo da Penha atravez de cartas veem pedindo a parlamentares na camara dos Deputados e dos Vereadores e Programas de radio e midia local dizendo que não querem nem a PM e nem o Exercito e que querem o BOPE no lugar da PM e do Exercito.Para la estão indo os Caveiras e quero ver se eles vão lhes atirarem bombas,granadas,pedras,paus,cuspirem ou os xingarem.Percebesse uma tendencia golpista tentando manipularem insatisfação e desagregação na tropa uns com fins politicos eleitoreiros e outros simplesmente pelo puro e traira golpismo e como tem DÉSPOTAS infiltrados entre nossos atuais militares.Lembram quando afirmei que Bombeiros e PMs iam de ralo,foram de ralo,agora deixem o de voces na reta que tambem irão de ralo.Tudo e todos estão sendo observados a tempos deixe na reta e sinta o rasgo do trolho CAMBADA DE TRAIRAS SAFADOS.

  2. É, maluquete, tu não perde o rebolado, MELANCIA… quer dizer então que as “cumunidades” preferem o BOPE… larga de minthura… esses seus amigos da cumunidade devem ser os mesmos que não queriam as UPP’s…xcerto… ce ta achando que engana quem?… “vai, vai, vai, vai mechendo o popozão”… quem sabe ce toma o lugar da Valeska Popozuda na preferencia carioca… vai se candidatar a que mesmo?… estas querendo ir junto com o Jean Wyllys para Brasilia?… primeiro vc tem que passar pelo BBB14… ja mandou seu filminho para a “Grobo”?… rsrsrsrsr…

  3. Realmente, problemas não se resolvem da noite pro dia, mas eu ainda olho pra tudo isto com muita desconfiança. Espero mesmo que estes ‘remendos’ sejam eficientes.
    Problema social se resolve com educação de qualidade, comida de qualidade e saúde de qualidade. As crianças de hoje, se não tiverem nenhum apoio, serão aliciadas pelo crime amanhã, então o círculo continuará infinitamente… Isto tem que ser resolvido agora ou meu filho, quando tiver a minha idade, verá as ‘mesmas’ notícias.
    Eu não espero nada do governo. Tudo que tenho pago duas vezes, uma pro governo, outro pra iniciativa privada que me cobra por colégio, saúde e segurança. Graças à Deus eu posso pagar (apesar disto ser uma tremenda sacanagem), mas, e quem não pode?

  4. BLUE EYES Tonizinhu de familia criado e educado em convento voce mora no Rio?Voce vive o dia a dia do cotidiano do RJ?Voce que conhece o mundo e o Brasil atravez da Globo,Globo News então amiguinho vai te catar.Ao invez de reconhecerem que não teem capacidade para lidar com criminalidade a primeira desculpa que arrumam é acusar o Estado,a Policia Estadual e rotularem o RJ como Estado e povo bandido.Certificado de distribuição de cestas basicas e remoção de escombros no Haiti não capacitam ninguem no combate ao narcotrafico.Deem graças a Deus de sairem numa boa antes que a comunidade os expulse a pedradas e levem na conta a menina de 14 anos morta covardemente de manhã quando saia para ir a escola e o menino de 15 que jogava futebol na quadra em confrontos que jamais conseguiram provarem que existiram e que jamais capturaram um suposto bandido que lhes agrediu a tiros.Voltem para os quarteis para coçarem o saco e ainda conspirarem como déspotas seus golpismos.Nunca houve neste pais tanto traira civil e militar como temos agora.A cupula de comando desse atual governo é a cara e abunda do mesmo onde todos se lambem para dividirem despojos QUADRILHA DOS IRMÃOS MANGUAÇAS DESSA REPUBLICA DE RATAZANAS.

  5. vão cuspir e jogar coisas nos CAVEIRAS tambem ?? a mando das mamãezinhas com saudades dos seus machos traficantes , essa eu quero ver !!

  6. 1maluquinho delirou :


    não sejas ingrato e bairrista maluquete, sem o apoio logistico das forças armadas, o alemão ainda hoje seria a grade surruba que era, esse ngocio de ” menininha inocente de 14 anos passeando pelo local” e ” garrotinho humilde que apenas estava jogando bola perto da boca” E COBRA MANDADA, so cola nos dicursos da sua REDE BOBO, A mesma garotinha pura e inocente de 14/15 anos que passeava pelo local, provavelmente e a mesma que se esfrega com os “muleke vida loka do movimento” e ignora o trabalhador que sai cedo de casa para trabalhar de ajudante de pedreiro ou padeiro, NÃO ME CAUSA PIEDADE NENHUMA, da mesma forma que eu defendo porrada e chumbo em politico e empressario corrupto, não alivio para povinho safado tambem não, CHEGA, esse pais so sera grade com o potencial que tem, quando for lavado com muito sangue e suor !!!

  7. Nada no Estado do Rio, e muito menos no município do Rio, atenderá aos verdadeiros anseios e as legítimas demandas da sua população – cito os seus cidadãos-de-bem – enquanto o governo estadual e municipal estiverem nas mãos do mafioso e covarde Cabral e seu aprendiz-lacaio Eduardo Paes, e de toda a sua corja de abutres e gafanhotos de estimação… E só com uma “faxina” ampla, geral e irrestrita, com direito a detetização anti-pragas, é que a cidade do Rio voltará a honrar o título de cidade maravilhosa… E só não consegue enxergar isto quem é ou se faz de cego…

  8. rsrs rsrs Nelson o Prefeito Eduardo Paes contam com a aceitação da maioria do povo do RJ e faz uma adiministração ate o momento excelente.Cite-me algo que desabone a conduta do Prefeito Eduardo Paes.Acho que voce ficou zangadinho que os PMs e Bombeiros que praticaram atos de insubordinação e rebeldia FORAM DE RALO e eu não te falei que todos eles iriam de ralo!E vão de ralo todos aqueles que usarem da justa reivindicação de melhores salarios embutidos de politicagem golpista traira e como tinha trairas por traz de toda essa imundice de politicos a rede televisivas.Sabe meu caro Nelson se não vazassem para a opinião publica as escutas realizadas na Bahia e no RJ para que a sociedade não Comandos e as Cupulas não compactuam com essas coisa pois as mesmas atentam contra a Democracia e o direito de liberdade da sociedade.E que não sosseguem as hemorroidas para verem se o trolho não rasga bem certinho no meio rsrs rsrs BISPO MACEDO JA PRA PRESIDENTE DO BRASIL rsrs rsrs GAROTINHO PRA VICE rsrs rsrs DACIOLO PRA SENADOR rsrs Uma coisa que Carioca nunca foi e nunca sera meu caro É OTARIO rsrs rsrs

  9. CAPA PRETA não pega o bonde andando meu caro se tivessem morrido na mão de policiais todos estavam ai falando um monte de abobrinhas e condenando o Estado,a sociedade e tudo o mais como ja cansaram de extravazarem xenofobias contra o povo do RJ.São uns despreparados que ficam la debaixo olhando se borrando la pra cima e esporadicamente sobem uns dentro dos trazeiros dos outros e recebem pedradas e recuam amontoados disparando a esmo….PRIMEIRO DIA DE ATUAÇÂO DO BATALHÃO DE CHOQUE E DO BOPE NA FAZENDIA E NOVA BRASILIA http://www.estadao.com.br/noticias/geral,bope-ocupa-alemao-para-montar-upps-suspeitos-sao-presos,854080,0.htm FIZ QUESTÃO DE POSTAR UM LINK DE UM JORNAL DE SÃO PAULO.

  10. CAPA PRETA A menina de catorze anos não era uma puta e nem narcotraficante era uma menina inocente que acabara de acordar se arrumar para ir a escola e ao sair tomou um tiro de 9 milimetros por dentro da cara disparado por soldados despreparados do Exercito.Ficou por isso mesmo.

  11. WILLIAN meu caro teu pensameto é o pensamento de um Brasileiro que acredita em um dia melhor mas não adianta dar tudo isso a quem somente quer ganhar mole sem fazer esforço.Vagabundo jamais vai acordar as 5 da manhã e com umamarmita de arroz com ovo pegar um trem lotado pra ir ganhar um salario minimo.As deficiencias do Brasil são muitas e conhecidas mas a maior é a falta de cultura do povo e a falta de educação moral.Aquele que tem boa indole pode nascer ao lado de uma boca de fumo que sempre vai buscar vencer com luta e sacrificio.Quando se é safado pode nascer em um palacio e ter a melhor educação possivel que sempre sera um sfado e nada a mais alem disso.A indole do ser humano é como a iris dos olhos e a impressão digital não existe iguais.

  12. CAPA PRETA Deixa de ser cãozinho amestrado dos outros.A menina que foi morta é mais uma vitima inocente que entra para a estatistica e que ficara por isso mesmo.Poderia ser uma filha,uma irmã de qualquer um de nós.Não fale besteiras como um boneco fantoche que apenas repeti as palavras do ventriloco rsrs rsrs.

  13. CAPA PRETA DISSE EM 28/03/2012 AS 19:48HS ; “menininha inocente de 14 anos passeando pelo local” e ” garrotinho humilde que apenas estava jogando bola perto da boca” E COBRA MANDADA, so cola nos dicursos da sua REDE BOBO, A mesma garotinha pura e inocente de 14/15 anos que passeava pelo local, provavelmente e a mesma que se esfrega com os “muleke vida loka do movimento” e ignora o trabalhador que sai cedo de casa para trabalhar de ajudante de pedreiro ou padeiro, NÃO ME CAUSA PIEDADE NENHUMA, da mesma forma que eu defendo porrada e chumbo em politico e empressario corrupto, não alivio para povinho safado tambem não, CHEGA, esse pais so sera grade com o potencial que tem, quando for lavado com muito sangue e suor !!!…################################################################################################################################### Aquele que assina sua avaliação psicologica deveria ter a licença cassada.Voce meu caro na forma como se expressou reflete apenas uma minoria reacionaria que habita um Estado com governo neo-facista onde o neo-nazismo tem parcela acentuada.Onde com xenofobia discrimina-se pobres e oprime-se minorias homossessuais,dependentes quimicos e moradores de rua.Ai no teu estado com governo reacionario neo-nazista a policia compactua com o fascismo não é mesmo.sabe quando voces terão de novo o poder da Nação?NEM NA BALA QUANTO MAIS NAS URNAS.Um Tiririca qualquer da vida tem mais dignidade e é muito melhor do que todos voces juntos.Olhe para dentro de si mesmo eu ja te disse uma vez e repetirei para ver se voce tem humildade de ser introspectivo VOCE NÃO PASSA DE UM BUCHA PARA IR PRO SACO PRO CLIENTE RECEBER O SEGURO A TUAS CUSTAS Deixa de ser pau mandado do BLUE EYES Amiguinho.Ele tentou o mesmo comigo so que comigo o buraco é bem muito mais embaixo.BLUE EYES é TOINZINHU de familia educado em convento bem tratado a pedra hume e bem cuidado a prestobarba e voce?Seu TOINZINHU não passa de um filtrinho de casquinha de feijão e péle de tomate rsrs rsrs Deixa de ser teleguiado e robo dos outros amiguinho rsrs rsrs

  14. Oh, MELANCIA, vou cantar um Blues para vc:

    ***
    Vamos pedir piedade
    Senhor, piedade
    Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

    ***

    “Uma coisa que Carioca nunca foi e nunca sera meu caro É OTARIO rsrs rsrs”…
    Quer dizer então que o Cabral e o Eduardo, chegados do lulinha paz e amor foi escolha acertada?… só vindo dessa pessoa INUSITADA!!!… rsrrsrsrs…

  15. MALUQUINHO, voce fica com esse negocio de tonho pra la, tonho pra ca, tonho pra cima, tonho pra baixo…?? o pessoal ja ta começando a comentar kkk, há algo que queira dividir conosco ? se abre, vais se sentir melhor kkk


    quanto a minha opinião eu respondo pelo que eu digo, retiro o que eu disse referente a garotinha de 14 anos, não conhecia e peço descupas, a familia não a voce, mas reafirmo que aquilo e uma grande surruba,cheio de vadias se esfregando com traficantes se duvidas olhe http://www.youtube.com/watch?v=vxJ_B6UyDjc, sem piedade para vagabundos e seus paga paus, essas revoltinhas no alemão contra o exercito E COBRA MANDADA SIM, coisa de parente e vadia de traficante, so não ve quem não quer

  16. CAPA PRETA Voce pode melhor dizer a respeito de seu tonho pois o que demonstra é que voce e BLUE EYES sejam casinhos e façam MEINHA rsrs rsrs pois toda vez que alguem cita teu concubino ou concubina voce logo sobre na tamanquinha e desabrocha a caixa de gordura rsrs Amiguinho safados e bandidos e corruptos existem em todo lugar,agora mesmo estão investigando supostos policiais bandas podres em SP acusados de estarem matando policiais não corruptos.Da forma como voce se expressou parece que na sua cabeça em comunidades pobres so residem bandidos e putas.A menina que foi morta na Vila Cruzeiro 7 e pouca da manhã acabara de acordar se vestir e sair para ir a escola e foi atiginda por uma bala de pistola 9mm.Esta morte,a do menino de 15 em um outro em dezembro jamais apuraram e não apurarão nada e nunca o Exercito em um ano de ocupação jamais prendeu nenhum suposto bandido armado apos suposta troca de tiros.Em compensação o Choque e o BOPE no primeiro dia de praparação para a implantação das UPPs prendeu foragido da justiça,suspeitos e apreendeu armas,drogas e contrabando que vinha ocorrendo ali.O Exercito foi pra la em carater de emergencia aja visto as ações terroristas do narcotrafico contra a sociedade.Ja estava sendo programada uma mega-operação que seria desencadeada antes dos eventos e aconteceria em 2012 e 2013 e a desarticulação do financeiro das quadrilhas foi o que desencadeou as represalias dos narcotraficantes.Quem vive e mora no RJ ve e sabe que todos os dias a policia em diversos locais da cidade e da periferia sufoga e bate de frente contra o narcotrafico…A POLICIA DO RJ É A QUE MAIS MATA E A QUE MAIS MORRE PORQUE É A POLICIA QUE MAIS BATE DE FRENTE CONTRA A CRIMINALIDADE….Aqui hoje se da aula de combate,infiltração,retomada,resgate e ate de tecnicas de medicina em combate a policias e forças armadas de diversos paises do mundo inclusive Americanos e Israelenses vem constantemente aqui aprenderem.Os instrutores de ontem são os alunos de hoje.Ate ontem o povo do RJ tinha medo e raiva da nossa policia.Hoje se tem esperança não somente pelo combate que eles fazem a criminalidade em defesa da sociedade mas por eles estarem sendo o veiculo de introdução de cidadania a aqueles que jamais tiveram nada e nenhuma atitude ou ação social por parte do Estado e da União.

  17. Essa mesma policia quando percebeu que stava sendo manipulada por interesses imundos de politiqueiros e golpistas tirou o time de campo e abandonou os trairas que usavam dos anseios dos que almejam melhores condições para darem golpe contra o poder legal e contra a sociedade…AQUI TRAIRA SAFADO NÃO SE CRIA E A LEI SE CUMPRE ATE COM O USO DA FORÇA SE NECESSARIO POIS A MESMA É POR LEI INSTRUMENTO DE CUMPRIMENTO…SE QUERER BATER DE FRENTE VAI DE RALO.

Comentários não permitidos.