Rússia estabelece prioridades para reunião de cúpula dos BRICS

Dmitri Medvedev e Dilma Rousseff se encontram no dia 29.

O assessor da presidência da Rússia, Sergei Prikhodko, informou que a Rússia considera a participação nos programas do FMI, a analise da situação econômica global e a segurança energética como temas prioritários na reunião de cúpula dos BRICS, que será realizada em Nova Déli, na Índia, nos dias 28 e 29 de março. Na agenda da reunião, também estão incluídos temas referentes à governança global.

“Os lideres dos países membros do grupo vão trocar opiniões sobre a situação de economia mundial e a implementação da Convenção-Quadro para um crescimento forte, equilibrado e sustentável (acordo assinado na reunião de cúpula do G-20 em Pittsburgh, em setembro de 2009), além das reformas das instituições de governança global e a problemática da estabilidade e segurança mundial”, disse Prikhodko.

Outro tópico que será discutido no encontro dos BRICS será o desenvolvimento sustentável. “Espera-se discutir a ideia indiana de criar um Banco de Desenvolvimento ‘Sul-Sul’, bem como a preparação para as conferencias da ONU sobre desenvolvimento sustentável e biodiversidade que serão realizadas esse ano no Brasil (em junho, no Rio de Janeiro) e na Índia (em outubro, em Nova Déli), além da implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio, as perspectivas para a Rodada de Doha de negociações da OMC”, disse o representante do Kremlin.

A ideia da criação do Banco de Desenvolvimento “Sul – Sul” foi apresentada pela Índia em fevereiro de 2012. Espera-se que essa nova organização de crédito vá operar no financiamento de projetos de desenvolvimento nos países do BRICS, e os fundos serão criados pelos países do grupo.

Quanto à assinatura de documentos, a expectativa é de que seja assinado um acordo geral sobre a concessão de créditos em moeda nacional no âmbito do mecanismo de cooperação interbancária entre os países do BRICS. Na agenda do primeiro dia do Presidente russo, Dmitri Medvedev, em Nova Déli, está marcado um encontro com o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e com o líder da China, Hu Jintao.  

No mesmo dia, Dmitri Medvedev visitará a Universidade Jawaharlal Nehru, onde receberá um diploma honorário de Doutor em Filosofia. À noite, os líderes do grupo BRICS participarão de um jantar com a Presidente da Índia, Pratibha Patil. Já na quinta-feira, 29, os líderes do BRICS participarão da reunião de cúpula.Medvedev e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se encontrarão.

Fonte: Diário da Rússia

13 Comentários

  1. É possivel que haja novidades para o FX-2 a partir do encontro entre a Presidenta Dilma e o lider indiano. Há mais de 10 anos atrás foi cogitada a possibilidade de desenvolvimento de um caça para comum emprego na FAB e FAI. É possível que haja um acordo firme de desenvolvimento conjunto de um caça que seria o Rafale, já que a Índia já selecionou este caça e o Brasil poderia também seleciona-lo. Segue-se que o Rafale ainda não havia sido selecionado em nenhuma licitação, mas agora, selecionado pela Índia, tem precedentes. Assim, vejo uma possibilidade do preço cair bem mais, silenciando a oposição. Seria muito grande o benefício das três partes,- França, India e Brasil- envolvidas num mesmo projeto de desenvolvimento de um caça de 5a. geração. Vamos aguardar, tomara que se resolva isso nesse encontro e acabem logo com essa lenga-lenga na escolha dos caças para a FAB. Com certeza os ianques estão com as pulgas atrás da orelha nesse encontro dos BRICS, tem muita coisa que começa a incomodar os ianques – criação de um novo banco, FX – 2, aumento de influência política do grupo em escala mundial, etc…
    Sds.

  2. po gerentona, cala minha boca e faz uma trica com os indianos e franceses, traz a RAJADA pra jente, custa nada rsrsrs

  3. Incialmente faz a Trinca Índia-Franca e Brasil, para depois fazer a Trinca Russia-Índia e Brasil.

    Para ter diversificação, ter mais potência e se livrar da turma da OTAN.

  4. A India montou e possui 300 caças SU-30, esta comprando 126 caças Rafale, possui Miga 29 e entrou no Progeto de quinta geração PAK FA 50. O Brasil a 15 anos esta estudando e postergando a compra de uma merreca de 36 caças de quarta geração. Que ridiculo, os indianos devem dar muita risada.

  5. Tcham-tcham-tcham,tcham-tcham-tcham É possivel que aja novidades no FX em relação a India,o Brasil e a Dessault né rsrs rsrs É possivel que aja novidades em relação ao Brasil,a Russia e ao Brasil e a India e tudo envolvendo unicamente a Sukhoi.Muitos especuleiros de plantão ainda vão sofrer de hipertensão e a consequente diarréia-nervosa rsrs Muita agua ainda vai rolar e devido a outras coisas ainda não sera do conhecimento publico.Teremos caças de pronta entrega novinhos agora neste semestre mas o que vem depois faz o Capeta ficar irrequieto no inferno e as anjinhas buscarem uma forma de preservarem seus tonhos imaculados rsrs rsrs

    • Agora sou eu quem faço esta pergunta a você
      1maluquinho disse:
      27/03/2012 às 13:27

      ……ONDE ESTÃO AS FONTES OFICIAIS DO GOVERNO QUE ATESTAM OFICIALMENTE ESTAS AFIRMAÇÕES????Não existem são especulações de ADIVINHOS DE PLANTÃO.
      Você tirou toda esta visão profética da sua cabeça ou do pinico encima dela?
      sds
      E.M.Pinto

  6. ANTONIO voce e todos os demais sempre se esquecem opu ignoram que a India constroi no seu proprio territorio o SU50MKI que é o T-50 Indiano e com repasse total de tecnologia o que muitos desconhecem ou fazem desconhecerem.Não tem caboimento um ´pais que constroi tecnologia 5.0,é parceiro no T-50 e possui 4.5 melhores ou equivalentes ao rafale comprar tecnologia 4.5.Os Indianos apenas buscam conhecer segredos usados no Rafale para compartilharem com seus parceiros e aliados militares os Russos.A França buscando preservar isso ja disse que a TT sera progressiva ou seja deixara o pingo de mel na cereja do sorvete para a ultima parcela.A India não caira nessa e essa negociação VAI MELAR e o Brasil sera um otario se embarcar na kaozada da desesperada Dessault que mente ao dizer que nos repassara tudo na integra.Queremos segredos e propriedade intelectual e isso so os EUA e a Russia podem nos darem e mais ninguem nesse planeta.

  7. Edilson que s]ao as pessoas dentro do Governo Federal que afirmaram que a Dilma foi a India negociar o Rafale?Sabe meu caro nessa midia vendida e comprada s muito tendenciosda onde com certeza muita gente esta mamando.Quanto a correspondencia secreta de Medvedv a Dilma isso ja foi vinculado na epoca na midia menos o conteudo da mesma.Quanto a afirmação da Dilma ao sair de uma conversa privada com Medvedev na China as unica TAMBEM COM OS INDIANOS”,então sendo assim Sr.Edilson as fontes são a propria Presidenta Dilma Rousseff e não pseudo fonte anonima do governo vinculada por midia comprada e vendida….O Cabloco Papaku Rasteiro fumou unzinho e me profetizou A DESSAULT NÃO LEVA NADA NEM NA INDIA E NEM NO BRASIL rsrs rsrs

  8. EDILSON…..Quem são as pessoas dentro do governo Brasileiro ou ligadas dieratmente as negociações do FX2 que afirmam que a Presidenta Dilma Rousseff foi a India negociar a compra do Rafalle?NÃO EXISTEM SÂO PRODUTO DE ESPECULEIROS QUE USAM FONTES ANONIMAS ATE MESMO CRIANDO MATERIA EM SITES ATE MESMO INDIRETAMENTE VINCULADO A FAB.Tem muita gente de todo lado mamando nisso tudo e ate mesmo pouco ligando com o que o Brasil ganhara efetivamente nessa negociação que não se resume a 36 caças podendo chegar a mais de 140.Te garanto que a Dilma tem assuntos muito mais importantes e complexos a tratar comos lideres dos BRICS do que a escolha do Rafale.Ate o Comandante da FAB se vendeu a Boeing e quem sera agora que politicos e empresarios se venderam pois a cada instante demonstram uma preferencia e no final como sempre para tirarem os deles da reta empurram o da FAB na reta.A FAB desde o primeiro FX preferiu o SUKHOI,so que de la pra ca saiu uma cupula militar seria e entrou uma que compactua com a quadrilha dos irmãos manguaça,fazem o jogo por beneficios e status.Meu caro diversos reporteres munidos de cameras e microfones quando da visita da Dilma a China captaram imagens e som de vozes dela afirmando a Medvedev ter recebido a correspondencia e dizendo ao mesmo que nada ainda estava decidido e que ainda estava em aberto e a euforia dele como se tivesse comemorando uma vitoria.Então amiguinho EDILSON as fontes é a propria Presidenta Dilma Rousseff e todos os reporteres que registraram isso rsrs rsrs e não fontes fantasmas anonimas que impesteiam as materias relativas ao FX2 rsrs E a negociação secreta a respeito do Brahmos versão navalizada é especulação de especuleiro de plantão ou algo que vazou mas os espertinhos não teem acesso ao conteudo.Uma coisa voce meu caro e todos os demais estejam conscientes,para queimar a lingua dos Bóstericos de Plantão e dos Balbozeiros especuleiros muita coisa tem corrido em segredo a respeito de negociações de defesa e elas não envolvem nações Ocidentais.

  9. Sou um adimirador da familia SU desde o final dos anos 90, ao ler uma reportagem na Revista Segurança e Defesa. Na matéria um oficial da FAB, Coronel Potengy, foi na Ucrania testar o SU-27. Falou maravilhas sobre o avião. Nunca aceitei o motivo dado para a retirada do SU-35 do FX2, poderia ter permanecido no pareo, mesmo que fosse somente para fazer o ocidente ceder mais TOT . O SU 35 e SU 50 seriam o ideal. Na pinha opinião o melhor seria o Brasil comprar Gripen NG como lift, para adiquirir tecnologia do ocidente e o PAK FA 50 como caça de superiodridade.

  10. antonio disse:
    27/03/2012 às 11:22

    “…A India montou e possui 300 caças SU-30, esta comprando 126 caças Rafale, possui Miga 29 e entrou no Progeto de quinta geração PAK FA 50. O Brasil a 15 anos esta estudando e postergando a compra de uma merreca de 36 caças de quarta geração. Que ridiculo, os indianos devem dar muita risada. …”========== E dizem q somos a 6 econõmia do planeta. Se, então, onde está n grana? Esse pessoal está rifando o país…Trágico e lamentével.sds.

Comentários não permitidos.