Defesa & Geopolítica

Rússia estabelece prioridades para reunião de cúpula dos BRICS

Posted by

Dmitri Medvedev e Dilma Rousseff se encontram no dia 29.

O assessor da presidência da Rússia, Sergei Prikhodko, informou que a Rússia considera a participação nos programas do FMI, a analise da situação econômica global e a segurança energética como temas prioritários na reunião de cúpula dos BRICS, que será realizada em Nova Déli, na Índia, nos dias 28 e 29 de março. Na agenda da reunião, também estão incluídos temas referentes à governança global.

“Os lideres dos países membros do grupo vão trocar opiniões sobre a situação de economia mundial e a implementação da Convenção-Quadro para um crescimento forte, equilibrado e sustentável (acordo assinado na reunião de cúpula do G-20 em Pittsburgh, em setembro de 2009), além das reformas das instituições de governança global e a problemática da estabilidade e segurança mundial”, disse Prikhodko.

Outro tópico que será discutido no encontro dos BRICS será o desenvolvimento sustentável. “Espera-se discutir a ideia indiana de criar um Banco de Desenvolvimento ‘Sul-Sul’, bem como a preparação para as conferencias da ONU sobre desenvolvimento sustentável e biodiversidade que serão realizadas esse ano no Brasil (em junho, no Rio de Janeiro) e na Índia (em outubro, em Nova Déli), além da implementação das Metas de Desenvolvimento do Milênio, as perspectivas para a Rodada de Doha de negociações da OMC”, disse o representante do Kremlin.

A ideia da criação do Banco de Desenvolvimento “Sul – Sul” foi apresentada pela Índia em fevereiro de 2012. Espera-se que essa nova organização de crédito vá operar no financiamento de projetos de desenvolvimento nos países do BRICS, e os fundos serão criados pelos países do grupo.

Quanto à assinatura de documentos, a expectativa é de que seja assinado um acordo geral sobre a concessão de créditos em moeda nacional no âmbito do mecanismo de cooperação interbancária entre os países do BRICS. Na agenda do primeiro dia do Presidente russo, Dmitri Medvedev, em Nova Déli, está marcado um encontro com o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e com o líder da China, Hu Jintao.  

No mesmo dia, Dmitri Medvedev visitará a Universidade Jawaharlal Nehru, onde receberá um diploma honorário de Doutor em Filosofia. À noite, os líderes do grupo BRICS participarão de um jantar com a Presidente da Índia, Pratibha Patil. Já na quinta-feira, 29, os líderes do BRICS participarão da reunião de cúpula.Medvedev e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, se encontrarão.

Fonte: Diário da Rússia

13 Comments

shared on wplocker.com