Exército colombiano mata 32 guerrilheiros das Farc

Um helicóptero do exercito colombiano recolhe os corpos dos guerrilheiros

Ao menos 32 supostos guerrilheiros das Farc foram abatidos e outros quatro capturados em uma ofensiva das Forças Armadas colombianas realizada na madrugada desta segunda-feira no departamento de Meta (centro-leste), informou o presidente Juan Manuel Santos.

Foi efetuada uma operação militar “que deu resultados muito bons. Até agora, porque a operação continua, 32 membros das Farc morreram e quatro foram capturados”, explicou Santos em um conselho de segurança na cidade de Villavicencio (110 km ao sul de Bogotá).

“A ofensiva continua e quero felicitar as Forças Armadas”, disse Santos, informando que há duas mulheres entre os detidos.

A operação ocorre no momento em que se espera que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, comunistas) libertem dez policiais e militares sequestrados há mais de 12 anos, e que seriam os últimos refens militares em seu poder.

As Farc devem entregar estes dez reféns entre os dias 2 e 4 de abril em uma operação humanitária que será lançada a partir do aeroporto de Villavicencio.

A ação desta segunda-feira é o segundo grande golpe das forças militares colombianas nas Farc em menos de uma semana, depois de outros 36 rebeldes terem sido mortos entre os dias 20 e 21 de março no departamento de Arauca (leste), na fronteira com a Venezuela.

A operação em Arauca foi realizada 48 horas depois de uma emboscada em que 11 militares foram mortos pelas Farc, a principal guerrilha do país, com 9 mil combatentes, segundo o Ministério da Defesa.

5 Comentários

  1. Putz! como o governo colombiano quer as FARCs cooperando e liberte prisioneiros. Assim é melhor as FARCs não soltar ninguém pois depois de não terem mais reféns o governo vai matar todos eles.

  2. É, ao que parece o governo colombiano não vai entrar nessa de anistia ampla, geral e irrestrita + indenização + eleições + candidatos eleitos + revanchismo + …

  3. StadeuR disse: 26/03/2012 às 22:56 “É, ao que parece o governo colombiano não vai entrar nessa de anistia ampla, geral e irrestrita + indenização + eleições + candidatos eleitos + revanchismo + …”…lá eles não criam cobras para lhes morder… esse governo colombiano é porreta e porrete… saudações…

  4. Adriano, o governo colombiano está correto.
    Esta é uma ofensiva de retaliação, as farc anunciaram a libertação dos presos e logo após executaram 3 soldados do exército em confronto.
    A resposta foi cirurgica e devida.
    Faz tempo que chegou a hora de parar de negociar, um estado não pode se dobrar a mão de meia dúzia de terroristas armados.
    Se você concorda então defenda o rearmamento de traficantes do complexo do alemão e peça pra eles erguerem a bandeira das lutas de classe e liberdades.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. Eu ñ gosto desta expressão “cirurgica”, afinal, nem tão asseptica são essas ações.Respostas e contra respostas…circulo vicioso. Parece até os judeus x Palestinos…Lamentável. Trágico mesmo.sds.

Comentários não permitidos.