Brasil fecha acordo com Uruguai amanhã

Por Vivian Oswald

Projetos de energia com 5 países vizinhos poderão gerar uma Belo Monte.

     O Brasil deve construir o equivalente a uma Belo Monte nos próximos seis anos na América do Sul em parceria com cinco países vizinhos. São quase 11 mil MW de capacidade instalada, o suficiente para iluminar 25 milhões de residências. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ao GLOBO que os empreendimentos devem contar com financiamento do BNDES. Amanhã, ele assina em Montevidéu um acordo com o governo uruguaio para a troca de energia e investimentos conjuntos em energia eólica na fronteira. A ideia é criar infraestrutura para novos investimentos públicos e privados na região.

 Há duas semanas, deu-se a largada ao primeiro de uma série de projetos para promover a integração energética com os vizinhos da América Latina, com a escolha do consórcio que fará o projeto executivo de duas hidrelétricas binacionais Brasil-Argentina. Garabi e Panambi serão ficarão no rio Uruguai, com capacidade de 1.050 MW e 1.048 MW, respectivamente. Segundo Lobão, as obras deverão começar em 18 meses.

      – No Brasil, projetos deste porte estariam avaliados entre US$3 bilhões e US$4 bilhões – disse o ministro.

Outra binacional está sendo desenhada em parceria com a Bolívia para produzir 3.000 MW. E cinco hidrelétricas, com capacidade de 5.000 MW, serão construídas em parceira com o Peru.

Estratégia é não deixar de lado obras no Brasil

Os projetos vão atender os mercados locais e ocorrer em paralelo com as obras previstas no Brasil. A ordem é não aumentar a dependência brasileira de outros países, evitando sujeitar o país a guerras de tarifas, como ocorreu recentemente com Itaipu, no Paraguai.

Haverá dois tipos de contrato: o de fornecimento de energia firme de 30 anos e o de otimização de energia. No último, o país que produzir mais barato vende ao vizinho pela média entre o preço de produção no seu mercado interno e no do seu vizinho.

A integração latino-americana internacionaliza e fortalece o papel da Eletrobras lá fora, como outras grandes empresas internacionais, e ainda gera energia para o Brasil. Mapeamento do potencial hidrelétrico da América do Sul indica que dos 2.842 TWh, apenas 24% estão em operação, ou 18% do mundo. O Brasil detém o maior potencial da região, com 44% do total.

Fonte: O Globo via Global21

10 Comentários

  1. bela medida de integração, so espero que o uruguay não seja chorão como os paraguaios, que vão passar o resto de eternidade remoendo a derrota na guerra conosco, ninguem mandou se meter a besta.

  2. A NOVA POTÊNCIA GLOBAL,A UNASUL

    O Brasil está pavimentando o progresso na região em que no futuro ele poderá se beneficiar com os resultados.

    O Brasil está apostando no potencial econômico da região que para mim será uma CEE no futuro bem próximo e isso é estratégico para o Pais em todos os aspectos.

    O embrião disso se chama UNASUL onde os países da região desenvolvidos não haverá espaços para o narcotráfico e a déspotas,como é hoje.

    PARABÉNS BRASIL! esse é o caminho.

  3. MAIS NOTICIA SOBRE ESSE TEMA

    ********(trechos do texto principal)

    Mujica: “Ai de nós se não existisse o Mercosul”

    Nesta segunda-feira (26), o Mercado Comum do Sul (Mercosul) completa 21 anos. O bloco foi instituído em 1991 pelo Tratado de Assunção assinado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

    Hoje, a Venezuela está em processo de adesão. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são membros associados e México e Nova Zelândia, Estados observadores.

    “Se não tivéssemos o Mercosul, a quem venderíamos esses carrinhos que fabricamos? Aos Estados Unidos ou à Alemanha?”, se perguntou o mandatário durante o discurso proferido durante a Assembleia anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    .
    *******************************************

    POR(*):Vanessa Silva

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179109&id_secao=7

  4. 1- estamos financiando, o BNDES vai ganhar também com o emprestimo de dinheiro aos vizinhos…
    2- tendo vizinhos em dívida moral conosco e com energia de sobra em nosso continente, em uma evental guerra eles pensariam duas vezes antes de sairem bombardeando nossas itaipus e belos montes…
    3- Estamos gerando empregos para nossos engenheiros que irão para lá fazer tais obras, e o dinheiro que ganharem com isso também será investido dentro do brasil…
    4- estamos nos tornando o país que mais possui tecnologia e know how em energia limpa.
    5- A américa do sul caminha no sentido de ser um continente indepentende dos combustíveis fósseis…

  5. Perfeito Gustavo G, nenhum país se atreveria a enfrentar o Brasil numa disputa dessas, para quem não sabe a nova END prevê o enfrentamento militar do Brasil contra nações que coloquem em risco nosso desenvolvimento, é uma questão de segurança nacional, a questão da bolívia e do paraguai foram diferentes e o Brasil negociou por que quis e não por medo destes dois países.

  6. Espero que as hidrelétricas também tenham eclusas para navegação, do contrário estão matando o transporte hídrico para sempre. Coisa que Brasileiro gosta de fazer, se auto-amarrar.

Comentários não permitidos.