Rebeldes sírios são acusados de recrutar crianças

Rebeldes sírios que lutam para derrubar o presidente Bashar al-Assad foram acusados de usar crianças como combatentes, violando as convenções internacionais que proíbem tal prática, disse uma alta funcionária da ONU na segunda-feira. “Estamos recebendo acusações sobre crianças com o Exército Sírio Livre”, disse Radhika Coomaraswamy, representante especial da ONU para crianças e conflitos armados, em resposta a uma pergunta sobre os rebeldes sírios. Ela não deu detalhes. “Não pudemos verificar ou checar a informação”, afirmou ela.

 Não é a primeira vez que os rebeldes sírios são acusados de abusos. Na semana passada, a entidade de direitos humanos Human Rigths Watch disse que grupos armados de oposição a Assad estavam sequestrando, torturando e assassinando policiais, militares e civis leais ao governo.

 A representante da ONU falou sobre a Síria numa entrevista coletiva que teve como principal foco o Sudão do Sul, país mais recente do mundo, numa região da África onde tradicionalmente existe preocupação com o uso de crianças como combatentes.

 Coomaraswamy disse ser animador que o Exército do Sudão do Sul tenha liberado 3 mil crianças das suas fileiras, e espere liberar outras 2 mil no futuro próximo.

 Damasco de Assad desafia oposição, Primavera e Ocidente

Após derrubar os governos de Tunísia e Egito e de sobreviver a uma guerra na Líbia, a Primavera Árabe vive na Síria um de seus episódios mais complexos. Foi em meados do primeiro semestre de 2011 que sírios começaram a sair às ruas para pedir reformas políticas e mesmo a renúncia do presidente Bashar al-Assad, mas, aos poucos, os protestos começaram a ser desafiados por uma repressão crescente que coloca em xeque tanto o governo de Damasco como a própria situação da oposição da Síria.

A partir junho de 2011, a situação síria, mais sinuosa e fechada que as de Tunísia e Egito, começou a ficar exposta. Crise de refugiados na Turquia e ataques às embaixadas dos EUA e França em Damasco expandiram a repercussão e o tom das críticas do Ocidente. Em agosto a situação mudou de perspectiva e, após a Turquia tomar posição, os vizinhos romperam o silêncio. A Liga Árabe, principal representação das nações árabes, manifestou-se sobre a crise e posteriormente decidiu pela suspensão da Síria do grupo, aumentando ainda mais a pressão ocidental, ancorada pela ONU.

Mas Damasco resiste. Observadores árabes foram enviados ao país para investigar o massacre de opositores, sem surtir grandes efeitos. No início de fevereiro de 2012, quando completavam-se 30 anos do massacre de Hama, as forças de Assad iniciaram uma investida contra Homs, reduto da oposição. Pouco depois, a ONU preparou um plano que negociava a saída pacífica de Assad, mas Rússia e China vetaram a resolução, frustrando qualquer chance de intervenção, que já era complicada. Uma ONG ligada à oposição estima que pelo menos 9 mil pessoas já tenham morrido, número superior aos 8 mil calculados pela ONU.

Fonte: Terra

13 Comentários

  1. Mais um monstro Franke Stein criado pela ONU e NATO no mundo esses rebeldes sírius que de sírius não são nada!
    Mas é claro que espero que o Assad vai pro inferno tamben e rápido.

  2. Cadê a ONG do Kony 2012 agora?

    Tem soldados crianças da OTAN! É lamentavel o dono da ONG ser preso fazendo saliência numa hora dessas, ele tem que ir para homs protestar no fogo cruzado.

  3. OTAN: organização agressora, assassina, genocida e infame.

    Mas, o que tem de gente que baba por ela num tá no gibi!
    Basta ver os comentários, aqui mesmo no Blog Plano Brasil, nos outros posts. No entanto, nesta matéria, se calaram…
    Vá saber…

  4. Na guerra na siria não existe santo, os dois lados cometem atrocidades. Por ter um exercito mais numeroso, mais bem equipado, e ser um sanguinario geneticamente (o pai era pior), assad deita e rola, e a população síria é que paga a conta.

  5. E qual a novidade? faltou dizer que os rebeldes Líbios são d efato Private company sem emprego depois da guerra do golfo.
    Os mesmos mercenários que atuaram na Líbia e estão a soldo dos sauditas e demais árabes do Golfo e sua irmandade islâmica “pacificando o mundo árabe”.
    E o Pior é que tem ocidental achando que isso será a solução para o mundo, quandoa cordarem será tarde.
    Da mesma maneira, falta dizer o porque do recuo da frota da OTAN das proximidades da Síria. Poruqe a ONU (OTAN) não atacou.
    Porque a posição do Brasil é agora favorávela queda do Assad e não foi pró queda de Khadaf.
    Falta dizer quem de fato está combatendo em território Sírio e o porque da resistência. Falta dizer oque as unidades Spetnaz estão fazendo lá.
    quem quiser assistir os próximos capítulos.
    sds
    E.M.Pinto

  6. Ilya… você já reparou isso também? eu achava que fosse só eu que sentia falta do comentário desses elementos nestes tópicos incontestáveis…
    Só comentam o que lhes é conveniente e esse é o direito deles…. mas eu adoraria saber o que eles acham disso…
    .
    Essa “guerra” da síria é um absurdo… Assad tem que sair, mas deixar o país na mão desses mercenários? nem 80% da população síria apoia essa pouca vergonha

  7. Da mesma maneira, falta dizer o porque do recuo da frota da OTAN das proximidades da Síria. Poruqe a ONU (OTAN) não atacou.
    Porque a posição do Brasil é agora favorávela queda do Assad e não foi pró queda de Khadaf.
    Falta dizer quem de fato está combatendo em território Sírio e o porque da resistência. Falta dizer oque as unidades Spetnaz estão fazendo lá.
    quem quiser assistir os próximos capítulos.
    _________________________________

    Os Spetnaz e o FSB estão lá por que se não estivessem eles não teriam como levantar dados e dissuadir a turma dos amigos do Qatar, os Russos não podem perder a base de Tartus de maneira nenhuma e os mesmos souberam desmascarar a OTAN desde o inicio, foram eles que deram rosto a todos os rivais da Assad.

    A OTAN recuou por que a Russia rugiu mais alto e como as forças de defesa e o Obama estão num tremendo impasse com o congresso dos EUA após a guerra da Libia, pois Obama iniciou as festividades sem qualquer apoio do congresso do país, apenas este fato pode cortar a cabeça do Obama e do Panetta. Há um video do Panetta em pleno congresso explicando a sua insubordinação com o congresso e o suposto compromisso com a turma da OTAN na ONU.

    O Brasil está apoiando porque deve saber que vem algo contra a gente se ficar do lado do Assad e também deve ser porque o apoio do Brasil no fim foi neutralizado pelos vetos de Russia e China.

  8. Olá E. M. Pinto,

    Eu não sabia que a OTAN havia recuado os seus navios da área, nem que havia unidades Spetnaz na Síria…
    Quanto a uma mudança da posição brasileira, eu não saberia dizer se a mesma é efetiva, pois a clássica diplomacia de “punhos de renda” do Itamaraty, sempre permeia as declarações com meias palavras e impossibilidades… Eu diria, como é de praxe no meio diplomático, que a mudança de postura se deu por um dos dois motivos clássicos da diplomacia para tal: pressão, ou negociação. A pressão incide sobre as fragilidades do estado, e a negociação, por sua vez, sobre os pontos de força e oportunidades, afinal, não se negocia com os fracos.

    Eu imagino, que o Brasil entregaria a cabeça de Assad, por vantagens com a Arábia Saudita e Turquia, o que seria uma jogada interessante, principalmente se for levado em conta, que Assad não cairia, sustentado pela China e Rússia, como, aliás, parece ser o caso.
    Resta saber se assim se deu, ou se apenas viajei bonito na maionese.
    Hehe.

    Sds.

    Gustavo G, caro companheiro de jornadas virtuais,
    Sabe… Eu não me importo com as pessoas conservadoras, ou de ferrenho apego pela direita política. Um mundo em tons de cinza seria muito monótono…
    No entanto, observo, que os donos da verdade, por força imperiosa da natureza, sempre fogem quando a realidade se mostra avessa às “idéias verdadeiras”. Ora, é quase uma regra, se regra não for, que aquilo que é “ideal”, não é “real”.

    Sds..

  9. Adriano disse:
    26/03/2012 às 22:32

    “…Mais um monstro Franke Stein criado pela ONU e NATO no mundo esses rebeldes sírius que de sírius não são nada!
    Mas é claro que espero que o Assad vai pro inferno tamben e rápido. …”===== Eu tbm penso assim, os dois lados estão fazendo barbaridades…lá ñ tem anjos , + só demônios.Sds.

  10. E a msm coisa de um campeão de corrida dar à mão a uma criança de 2 anos p seguir ele na maratona..essa criança é o BRASIL,só podemos receber e nada dar em troca…(acho ) sds.

Comentários não permitidos.