O mercado de heicópteros médio pesados

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Um estudo sobre o mercado de helicópteros médios pesados (peso bruto de 6804kg ou 15 000 lbs.) apontam para uma necessidade global de 4.384  helicópteros que serão produzidos durante o período dos próximos 10 anos a partir de 2012 até 2021. Segundo o estudo, o mercado de helicópteros médio/pesados está à beira de uma produção de baixo ciclo que vai durar vários anos.  Em 2012 a produção será de 512 unidades caindo para 399 unidades em 2017. Em 2018, a produção prevista deverá aumentar ligeiramente, para 402 unidades, antes de retomar um declínio no ano seguinte. A Produção em 2021, último ano do período de previsão, deverá totalizar 376 unidades.
Esta informação já era esperada para o mercado que segue um período de forte crescimento alimentado pelos altos níveis de aquisição de helicópteros pelo exército dos EUA entre outros. No entanto, os gastos de defesa em muitos países está cada vez mais sob pressão, e muito poucos grandes novos programas de aquisição de helicópteros militares se materializaram, de modo a manter as taxas de produção. Ao mesmo tempo, muitos importantes programas de aquisição em curso estão a espera por vários. Outros foram cancelados, ou com reduções de lotes de produção.
Outros planos que poderiam alavancar este mercado, também estão em perigo. Nos EUA, o programa Common Vertical Lift Support Platform  (CVLSP) já foi encerrado. O programa de helicóptero de transporte especial – presidencial da Marinha o VXX  pode ser próximo as er cancelado ou pelo menos sofrer um atraso significativo. Por agora, o programa da Força Aérea para um helicóptero de combate SAR (CRH) parece que vai seguir seu curso, mas isso pode mudar.

A longo prazo o programa Joint multi Role (JMR), caso fossem autorizado, seria um reforço importante para os militares dos EUA e para a indústria de helicópteros. Este projeto visa o desenvolvimento de uma nova família de helicópteros destinada a atender  as funções de escolta, ataque e necessidades de serviços públicos providas por helicópteros dos EUA.  O Analista Aeroespacial Internacional senior Raymond Jaworowski disse: “O programa JMR promete desenvolver o primeiro meio militar dos EUA ​​desde o V-22.” Porém as previsões e planos de programa para o JMR, são inicialmente baseados em aeronaves de asas rotativas para entrar em serviço em 2025-2030.
A Previsão do estudo internacional também inclui projeções de quotas de mercado do fabricante para o período da previsão de 10 anos. O estudo indica que a Sikorsky vai liderar o mercado, tanto de produção quanto da unidade e valor da produção durante o período 2012-2021. A Sikorsky tem uma base de negócios sólida baseada principalmente, embora não exclusivamente, na aquisição das forças armadas do EUA sendo o carro chefe as variantes do UH-60 Black Hawk. A AgustaWestland, a Boeing, a Eurocopter e os helicópteros russos estão entre os outros jogadores-chave no mercado militar helicópteros médio pesados.

Fonte: Defpro

3 Comentários

  1. KM disse:
    26/03/2012 às 09:14

    O EB poderia adquirir ums 2 ou 3 |MI MIl 26 para usar em operações na Amazonia
    Edu Simões disse:
    26/03/2012 às 14:58

    O pre-sal deverá dar uma boa sustentabilidade ao EC 725 fabricados aqui… Vamos ver.====== Os hellis Rússos mimil28 seriam excelente p atuarem na Amozônia, junto com às CB-90 e uns Hovers, SU-35″S”, balões dirigiveis blindados ,armados,p ajudarem na vigilância e comunicação e p transpostes de cargas…td isso p ontem.Sds.

Comentários não permitidos.