É a Alemanha que se está a europeizar ou a Europa que se está a germanizar?

 “Na década de 1990, quando era estudante universitário, durante as minhas aulas de cultura alemã e não só, questionava-me se era a Alemanha que se estava a europeizar ou a Europa que se estava a germanizar.”

Rumar Portugal, Considerar a Europa, Pensar a Lusofonia
António Jose Borges
Nova Águia(revista de cultura portuguesa ), número 8

Se algo parece claro nos últimos meses é precisamente a esta questão: a Europa está a germanizar-se e de forma acelerada. França continua a iludir-se a si própria julgando que ocupa ainda um local central no quadro europeu. Mas de facto, o jogo da austeridade, que propicia a uma fuga massiva de capitais da periferia para a Alemanha, Suíça e Holanda, empobrece todo o continente, impondo uma contenção orçamental que muito agrada a alemães, mas sem a abundância de capitais de que ela goza.A Europa perde carácter e torna-se cada vez numa “Grande Alemanha”, em que todos os demais Estados transferem parcelas crescentes de soberania para a Alemanha, o papel e a influencia da Comissão Europeia desvanece-se e os países periféricos transformam-se cada vez mais em gigantescos “club meds” sem real influencia ou condução nos destinos da cada vez menos “comum” casa europeia.

Fonte: Quintus

14 Comentários

  1. A QUIMERA ALEMÃ

    Na verdade a política social e econômica da Alemanha está mais para os países asiáticos do que para a política do padrão europeu,basta vê as reformas sociais trabalhistas de lá,os famosos “minijob”.

    Houve um retrocesso na política trabalhista alemã de 200 anos como esses “minijob”;onde o trabalhador perdera todo os aparatos dos seus direitos trabalhistas;na verdade a Alemanha está copiando aos poucos o modo de produção dos chineses.

    Não é a toa que na Alemanha os empresários e os banqueiros sem escrúpulos estão rindo à toa,onde o governo da Algela Merck deu crédito a política monetarista e menos para o desenvolvimentismo;e para dirimir as perdas do setor secundário(as industrias) trabalhador é que está pagando esta conta.

    Essa bonança na Alemanha nada mais é uma quimera,tão passageira como uma brisa de verão pois o que se falam por ai é que se trata de uma bolha;se não for resolvida a tempo,ela estourará e com ela, toda a Europa unida com o seu plano;o Euro, e toda a economia mundial.

    Caso aconteça,a história já nos mostrou no passado as suas consequência.

  2. Putzz, seria esse um sonho do Hilter para o futuro da Europa ? Ou será que existem por trás disso tudo uma ajuda de seus simpatizantes a ponto da Europa está sob tão grande influência Alemã hoje em dia ?
    Vejo dentro deste contexto uma grave ascensão de um poder Neo Nazista incubado nisso tudo !

  3. Enfim realizam o sonho , sem dar uma pancada sequer .
    É o resultado do estudo , trabalho árduo , pragmatismo e disciplina germânica .

  4. A Europa relutou para aceitar o fato de que a Alemanha sempre esteve pronta para ser a liderança mais importate daquele continente. Nada como a economia como arma na guerra da dominância. Tivessem eles aceitado mais facilmente isso, provavelmente não tivesse havido oportunidade para tantos regimes fascistas proliferarem para contrabalançar a natural predominancia alemâ, com base em nacionalismos extremistas e exacerbados.

  5. Nada isso só está começando a Grecia ainda não está viva. Ela é como um morto que recebe remédios e disfibrilação para ressucitar.

    Ainda tem o problema da Espanha, Portugal e a Grécia. Se a Alemanha tentar tomar tudo tem os contra pontos que são a Inglaterra que quase está falida e a França que também já não tem tanto folego.

    A Alemanha não vai tomar a dianteira tão facilmente, pois a UE mesmo com a chuva de Euros tem o perigo de acabar, pois é inviável. A alemanha não tem como ficar emprestando dinheiro toda a vida.

    Se o Brasil for esperto dá pra levar barato um monte de empresas de tecnologia e profissíonais como professores e cientistas. Para fazer a nossa pipa subir.

  6. a alemanha mais que merece, a educaçao mais forte do mundo, tem que comandar mesmo, povo disciplinado e regrado, este futuro ja esta proximo e quando a capital(berlim) do país chamado europa estiver com seu total poder, pode ter certeza que passarao os EUA como lider mundial.

  7. Como dizem… Os europeus morrem de medo de uma Alemanha potência! Já os alemãos, tem pavor de ver uma Rússia armadas até os dentes!

  8. a alemanha mais que merece, a educaçao mais forte do mundo, tem que comandar mesmo, povo disciplinado e regrado, este futuro ja esta proximo e quando a capital(berlim) do país chamado europa estiver com seu total poder, pode ter certeza que passarao os EUA como lider mundial.
    _______________

    Aí a Russia fecha a torneira do gás. E acaba o sonho, Ainda a Alemanha tem pés de Barro, pois depende muito do que acontecer com o resto da Europa, principalmente com a França, Sarkozy vai fazer de tudo para ser eleito. Se o Hollande for eleito as coisas podem ser diferentes em relação a essa parceria.

    http://www.youtube.com/watch?v=I7T1c9cnJfo&feature=related

    Esse video aí de cima apesar de o cara ler e nem ter boa dicção, mas passa boas informações sobre a questão alemanha.

    A Grécia ainda não está salva, mas já quebrou a muito tempo só estão suavizando para não causar um efeito dominó.

    Esse video sobre a Grécia: http://www.youtube.com/watch?v=9O1kRARpclQ&feature=related

  9. Quando existe o processo de união é isto que acontece. As partes perdem autonomia face um poder central. A europa desistiu ou esqueceu que precisa se unir para manter um papel central no planeta?

  10. junior almeida é verdade, porem a europa poderia comprar gas de algum país da africa e deixar os russos de lado.(e olha que na africa deve ter muitos campos de gas ainda a serem descobertos , pois la o terreno é quase igual ao da america do sul).
    pode ter certeza que a europa dara um geito de nao depender dos russos para nada.

Comentários não permitidos.