A bomba e o bombardeio

É CORRESPONDENTE SÊNIOR DO JORNAL HAARETZ, ARI, SHAVIT, THE NEW YORK TIMES, É CORRESPONDENTE SÊNIOR DO JORNAL HAARETZ, ARI, SHAVIT, THE NEW YORK TIMES
Se o Irã se tornar nuclear isso mudará nosso mundo. Uma bomba atômica iraniana forçará Arábia Saudita, Turquia e Egito a conseguir suas bombas nucleares. Dessa maneira, uma arena nuclear multipolar se estabelecerá na região mais volátil da Terra.

Cedo ou tarde, esse desenvolvimento sem precedente produzirá um evento nuclear. O mundo que conhecemos deixará de ser o mundo que conhecemos após Teerã, Riad, Cairo ou Tel-Aviv se tornarem a Hiroshima do século 21.

Uma bomba iraniana provocará uma proliferação nuclear universal. A maior conquista da humanidade de 1945 para cá foi controlar os armamentos nucleares limitando o número de membros do exclusivo clube atômico. Esse arranjo injusto criou uma ordem mundial que garantiu uma relativa paz mundial.

Mas se o Irã se tornar nuclear e o Oriente Médio também o mesmo ocorrerá com o Terceiro Mundo. Se os aiatolás puderem ter o brinquedo mortal de Robert Oppenheimer, toda potência emergente na Ásia e na África terá o direito de tê-lo. A ordem mundial de 60 anos que garantiu a paz mundial ruirá.

Uma bomba atômica iraniana dará uma influência avassaladora ao Islã radical. Uma vez nuclear, o ascendente poder xiita dominará o Iraque, o Golfo Pérsico e os preços internacionais do petróleo. Ele disseminará o terror, provocará guerras convencionais e desestabilizará nações árabes moderadas.

Da mesma forma que as ogivas nucleares iranianas colocarão em risco Israel, elas colocarão em risco a Europa. Pela primeira vez, centenas de milhões de cidadãos de sociedades livres viverão sob a sombra do poderio militar de fanáticos religiosos. A união do fundamentalismo extremo com a arma extrema imbuirá o mundo em que vivemos de um viés infernal.

Se Israel atacar o Irã isso mudará nosso mundo. Um ataque israelense a instalações nucleares do Irã criará a crise internacional mais dramática da era pós-Guerra Fria. Se o Estado judeu e a república xiita se atacarem, o Oriente Médio será abalado. Crescerão as tensões entre Rússia, China e Índia pró-Irã e Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha anti-Irã. À medida que os preços do petróleo subirem fortemente, os mercados financeiros entrarão em pânico e a economia mundial experimentará um verdadeiro retrocesso.

Um ataque israelense a instalações nucleares iranianas desencadeará uma guerra regional cujas consequências poderiam ser catastróficas. O Irã contra-atacará com tudo que tem: Hezbollah, Hamas, mísseis, surpresas estratégicas. O Irã bloqueará o Estreito de Ormuz e convocará todos os muçulmanos a virem em sua ajuda. Embora a maioria dos regimes árabes seja secretamente favorável a uma operação israelense, as massas árabes poderão se erguer.

Por todo o mundo, milhões de muçulmanos verão o ataque ao Irã como um ataque ao próprio orgulho e dignidade. A disputa religiosa provocada pela ação israelense poderá durar décadas.

Um ataque israelense a instalações nucleares iranianas poderá arrastar os EUA para a guerra. Israel tem um poder aéreo limitado. As cidades israelenses estão ameaçadas por 200 mil foguetes. Se uma contraofensiva liderada pelo Irã colocar Tel-Aviv em chamas e matar milhares de civis israelenses, os EUA se sentirão obrigados a intervir. Em vez de iniciar um ataque cirúrgico americano bem planejado e internacionalmente respaldado ao projeto nuclear do Irã, os EUA ficarão reféns de uma guerra entre Israel e o Irã que poderá fugir do controle. Após sair do lamaçal iraquiano e quando tenta sair do deserto afegão, os EUA se verão atolados num conflito fortemente carregado e muito dispendioso com a República Islâmica.

A questão internacional chave que o Ocidente vem enfrentando nos primeiros 12 anos do século 21 é o Irã. O desafio estratégico fundamental da última década foi como evitar duas ameaças: uma bomba (iraniana) e um bombardeio (israelense). Mas o Ocidente não conseguiu se colocar à altura do desafio em tempo.

Durante anos, ele cometeu cada erro possível. Primeiro, o presidente George W. Bush concentrou-se no Iraque e não no Irã. Depois, o presidente Barack Obama gastou um tempo precioso numa diplomacia inútil. Grã-Bretanha e França fizeram o melhor que podiam, mas a União Europeia fez corpo mole na hora de tomar decisões cruciais. As sanções econômicas que deveriam ter sido ativadas dez anos atrás só foram ativadas no ano passado.

As sanções paralisantes que deveriam ter sido impostas em 2005 ainda não o foram. O viés da diplomacia assertiva não foi seguido a sério quando teria sido eficaz. O viés da solução política criativa nunca foi realmente explorado. A liderança ocidental não endossou uma terceira via estratégica dura, consistente, abrangente e engenhosa que pudesse evitar bomba e bombardeio.

Dentro de nove meses, os iranianos estarão imunes a um ataque aéreo israelense. Assim, o verão de 2012 (junho a setembro no Hemisfério Norte) está com ares de verão da última oportunidade. Se nos próximos meses não forem impostas sanções incapacitantes ao Irã e Israel não houver obtido garantias substanciais para a sua sobrevivência futura, tudo pode acontecer. As portas do inferno poderão se abrir. Se o Ocidente não agir em conjunto neste momento, ele poderá ter de enfrentar, em breve, as consequências terríveis de sua impotência. / TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK

Fonte: Estadão

30 Comentários

  1. O Engraçado que na caixa de ferramentas da USAF tem a B61-11 que seria usada na guerra do iraque e afeganistão e a mesma sendo nuclear não é considerada nuclear.

    A França e Inglaterra entraram em acordo para fazer mais ogivas nucleares em conjunto.

    Eles são tão hipocritas que o fato de o irã ter ou não essas bombas é o menor dos problemas.

  2. “…Se o Irã se tornar nuclear isso mudará nosso mundo. Uma bomba atômica iraniana forçará Arábia Saudita, Turquia e Egito a conseguir suas bombas nucleares. Dessa maneira, uma arena nuclear multipolar se estabelecerá na região mais volátil da Terra.

    Um ataque israelense a instalações nucleares iranianas poderá arrastar os EUA para a guerra. Israel tem um poder aéreo limitado. As cidades israelenses estão ameaçadas por 200 mil foguetes. Se uma contraofensiva liderada pelo Irã colocar Tel-Aviv em chamas e matar milhares de civis israelenses, os EUA se sentirão obrigados a intervir. Em vez de iniciar um ataque cirúrgico americano bem planejado e internacionalmente respaldado ao projeto nuclear do Irã, os EUA ficarão reféns de uma guerra entre Israel e o Irã que poderá fugir do controle. Após sair do lamaçal iraquiano e quando tenta sair do deserto afegão, os EUA se verão atolados num conflito fortemente carregado e muito dispendioso com a República Islâmica…”=== Torço p q o tal louco BIBI tenha esse relatório do Cia/mossad sobre à sua mesa,pois vai lançar o n mundo, como o conhecemos, por culpa dos judeus, outra x,em guerra longa , possivelmente + de 1/3 dos países do planeta poderá se envolver na mesma. A recessaão vai se aprofundar, fome, doenças…Que se pese e mt , esse ato e suas consequências, p n vidas…Sds.

  3. “Uma bomba iraniana provocará uma proliferação nuclear universal. A maior conquista da humanidade de 1945 para cá foi controlar os armamentos nucleares limitando o número de membros do exclusivo clube atômico. Esse arranjo injusto criou uma ordem mundial que garantiu uma relativa paz mundial.”
    ==============
    Quando e como de forma beligerante a bomba atômica foi usada?
    Qual comandante das FA gostaria de lançar uma bomba nuclear?
    Isto é dissuasão!..

    Falando como iguais, o mundo será melhor.. load them bombs!..
    A relativa paz que o senhor astronauta do Mundo das Maravilhas vê não existe.

  4. Antes todos terem a bomba do que só alguns.
    Esse tem sido o maior problema do mundo. Os poucos que a tem estão se achando o machões e ficam apontando o dedo na cara dos outros. Esta é a grande verdade. Tomam o que é dos outros porque os outros não têm poder pra dizer não.

  5. Mais um texto dos “Gutemberg”, tentando justificar o injustificável. Já ouvimos toda essa besteira antes de rapinarem o Iraque. Quer resolver esse problema, faz o seguinte: Israel renuncia a todos os seus armamentos atômicos a abre suas usinas à inspeções, simples assim. Agora apontar o dedo e dizer você não pode, eu posso (afinal somos os escolhidos de Deus), nunca foi forma de resolver problema algum.

  6. Esse artigo é um primor de dissimulação e enganação.Quem iniciou essa corrida nuclear foi Israel,que tem cerca de 150-200 artefatos nucleares na mais otimista das perspectivas.
    Israel chegou a oferecer uma bomba nuclear ao regime racista sul-africano na década de 1970,conforme documento liberado pelo WikiLeaks.
    A mídia mundial,controlada pelos sionistas,não engana mais ninguém enquanto não controlar,também,a internet e por isso eles vêm criando leis como o PIPA,SOFA e ACTA para acabar com a liberdade de expressão na redemundial que é muito maior do que a liberdade de imprensa dos donos da imprensa-empresa.

  7. Primeiro, os EUA deram tecnologia a ISRAEL para fabricar ogivas nucleares para poder manipular e fazer com que ISRAEL pudesse ser a polícia do oriente médio para eles, e agora que um país não aceita ficar sob as asas de um estado medíocre judeu, estão usando de tudo para fazer a todos irem contra o país persa o Irã… Cada um com seus cada qual, já dizia o poeta !
    EUA deu um tiro de 12 no pé e não consegue sarar de forma alguma, o bom pra eles é que estão a milhares de km de distancia, o os Israelenses servindo de escudo americano e vai sempre receber a ferroada dos inimigos ao invés dos americanos !

  8. Deixa inchar… Hipócritas tem muitos hj em dia… Quem sabe q com mais bombas acabam-se um pouco KKK sds…

  9. “… Agoras os BS tem de parar com essa idéia de só ter o Soft Power como arma de dissuasão e se armar de maneira urgente pois os pessoal vestido de Kill bill não tem nenhum escrupulo.

    Leaveover disse:
    25/03/2012 às 12:20

    Antes todos terem a bomba do que só alguns.
    Esse tem sido o maior problema do mundo. Os poucos que a tem estão se achando o machões e ficam apontando o dedo na cara dos outros. Esta é a grande verdade. Tomam o que é dos outros porque os outros não têm poder pra dizer não. …”====== Faço os comentários acima…P Ontem,Sds.

  10. Textinho mais hipocrita… não é a toa que é do Estadão…
    Segundo o autor então temos a figura do mocinho e do bandido..
    Ainda segundo ele só existe 1 estado governado por religiosos extremistas, o IRÃ, mas e Israel, é um estado laico? as pessoas vivem de acordo com seus proprios costumes ou tem de seguir a regras e os preceitos judaicos?
    Aqueles assentados em terras palestinas veem os palestinos como seres humanos, ou tem ainda aquela visão sionista de que eles são animais árabes, que pensam com os testículos???
    sei não em..
    .
    Esta matéria reflete o tom que é dado quando se fala em irã na mídia ocidental

  11. Hoje os estados unidos e israel querem obrigar o Irã à encerrar, suas atividades nucleares, ainda que leis internacionais, garantem que qualquer país pode enriquecer urânio até 20% . Se êles tiverem êxito, o próximo alvo será o Brasil. Basta observar que a grande midia brasileira sempre fala mal das atividades nucleares brasileiras. Uma hora elas são perigosas, outra hora, porque são caras, outras vêzes porque é desperdício de dinheiro, e por aí vai!!!

  12. O islã trata nós ocidentais como : os infieis .

    é natural na cultura islamica o querer derrotar os infieis…onde o islã passou ,o islã queimou templos (seja budista ou cristão) obras de artes,bibliotecas …em suma, o dia que o islã tiver uma bomba eles usarao.
    algo como o ataque de sadan a telaviv ou o ataque as torres gemeas será fichinha.
    e o Brasil por fazer parte de um mercado globalizado com muitos empregadores (inclusive eu que trabalho em uma grande empresa internacional)estara ferrado -será um mundo de extremo colapso.

    todos sabem que os mulcumanos tendem a se autodestruir ..eles já estao em guerra a 5 mil anos.
    o único problema que vejo nisso é levar o ocidente a decadência junto com eles.

  13. Mas que texto mais pretencioso… e eh mais uma vez a mesma ladainha e choradeira de sempre dos judeus e pro-judeus!
    .
    1.- O Ira nao quer a bomba, ele busca sim o dominio de toda a tecnologia pra construir o artefato (algo compreensivel levando-se em consideracao toda a pressao que estao pondo nele, inclusive de ataques com bombas nucleares)… e ate o Brasil que eh lento mas num eh bobo busca esse dominio;
    .
    2.- O jornalista, provavelmente judeu, quer convencer a maioria dos desprovidos da seguranca por ter a tecnologia nuclear de que tal dominio (que o pais dele mais o seu grupinho de 5 paises tem) por parte de mais um pais ira abalar a “paz” mundial… so se for a “Pax-Norte Americana”. Esse paizinho Israel nem se quer faz parte dos tratados nucleares,…..enfim, ja num eh nem mais teto de vidro, e Templo de Vidro mesmo. Sds.

  14. Juninho, na turquia, na malásia, na SIRIA, e em vários outros países os islamitas interagem normalmente com catolicos, budistas, protestantes e etc….
    juninho eu acredito que você se referia a extremistas islamicos…
    não vamos generalizar… essa é a maior burrice ocidental.. na qual cultivo também.. mas procuro me policiar

  15. “A questão internacional chave que o Ocidente vem enfrentando nos primeiros 12 anos do século 21 é o Irã.”
    ======

    Esta é a maeira sionista de fazer as coisas, através do seu dominio sobre as grandes mídias empresariais: “COLOCAM OS SEUS INTERESSES COMO SENDO OS INTERESSES DO MUNDO.” E aí, o mundo passa a trabalhar pelos interesses sionistas…

    A frase acima dita de maneira honesta seria:

    “”A questão internacional chave que “ISRAEL” vem enfrentando nos primeiros 12 anos do século 21 é o Irã.””

  16. juninho:
    “todos sabem que os mulcumanos tendem a se autodestruir ..eles já estao em guerra a 5 mil anos.
    o único problema que vejo nisso é levar o ocidente a decadência junto com eles.”
    ======

    Juninho, o Islã só existe há uns 1400 anos…
    E gente fanática e periodos de fanatismo e extremimo, todas as culturas e religiões tem ou tiveram. Cristãos e judeus não são excessão a esta regra, muito pelo contrário!

  17. O jornalista Judeu puxou a sardinha para o seu lado. Tratando os Iraniano como bestas sem inteligência. Texto típico de um judeu..

  18. Ridículo esse texto! Simplesmente trata o síonismo como o bem a ser atingido pelo mal, o Irã neste caso… Como o texto mesmo disse, a “paz” celestial, construída por quem um dia já teve o poder e o quer perpetuar, está a ruir! O que vemos na história, é que impérios sempre são substiuídos por outros, e essa substituição nunca ocorre em meio paz, sempre ocorreu com guerras! O que vemos hoje é uma nação “peituda”, que em 2.500 sempre foi o império do OO. O Irã volta a buscar seu lugar de direito, como civilização potente e imponente. Sempre foram excelentes extrategista e muito habilidosos diplomaticamente! A china está a buscar o mesmo. O que vemos agora é simplesmente sobrevivência e o direito a ter o poder! Israel como estado síonista está com os dias contados.

  19. O texto faz um exercicio de futorologia mas consegue ser honesto em sua argumentação… ninguem duvida que os fanaticos islamicos procedam ao uso do artefato… sempre preferiram queimar para começar de novo… se Israel tem ou não 200/300 bombas, não se ouviu que o mesmo usaria tal artefato contra qualquer pais… ao contrario do Irã… mas como aqui só tem islamico frequentadores de igrejas e templos cristãos, não esperaria nada de diferente dessa gente que não sabe nem quem são… vc não ve islamico defender cristão… mas aqui, na terra dos jumentos, eles o fazem sem pestanejar… daqui mais uns anos, se tudo der errado, vão ter que dobrar os joelhos a Alá… e dai, tchau Jesus, Confuncio, Buda, Iemanjá, Henri Cristo…

  20. Juninho, na turquia, na malásia, na SIRIA, e em vários outros países os islamitas interagem normalmente com catolicos, budistas, protestantes
    falacia
    o dia que os mulcumanos destruirem israel e islamizarem a europa ..suiça,frança ,alemanha !!
    idade das trevas …coitada das mulheres ..

    para o mundo que eu quero descer

  21. Veja como muitos comentários tomam partido de Israel ou Irã. É a linha de comportamento que o artigo tenta provocar. Para este artigo ser um texto mais produtivo deveria haver comentários/aprofundamento de como o Brasil estaria envolvido neste conflito e qual deveria ser o nosso papel (mesmo que enviesado).

    O Brasil deveria apoiar a paz? O Brasil deveria ter a bomba? O Brasil está do lado de quem? Qual o motivo da negociação Brasil-Turquia/Irã não ter funcionado? Para o Brasil interessa controle dos armamentos nucleares limitando o número de membros do exclusivo clube atômico? Esse arranjo injusto que deixou o país de fora criou uma ordem mundial que garantiu uma relativa paz mundial?

    Como estes jornais adoram importar uma reportagem sem o mínimo de aprofundamento quanto as questões nacionais. É assim que os donos do mundo “doam” sua ideologia ao redor do globo.

  22. Se tudo der certo blue eyes, esse subdesenvolvimento social chamado RELIGIÃO estará extinto…
    NInguem deve se ajoelhar diante de nenhuma divindade… nós seres humanos evoluímos e conquistamos esse planeta.. somos a espécie dominante deste planeta…
    .
    Claro que a religião foi importante no inicio da civilizacão para que as pessoas se aglutinassem em torno de ALGO, foi por isso que as primeiras tribos surgiram, em consequencia os primeiros povoados e então a cidades…
    .
    Mas á época o povo ainda acreditava que as coisas que ocorriam por vontade de algo maior, incrível que a ciência mesmo enganitnhando ainda(ao contrario do que muitos pensam) já conseguiu colocar por terra muitos dos preceitos religiosos, mas ainda assim as pessoas tem medo de questionar a sua fé… a sociedade a verá negativamente e ela, que aprendeu a vida toda a não negar deus também fica com a consciencia pesada…
    .
    Na dúvida, o mais sensato é admitir a dúvida… Deus não é a resposta pra nada… a bíblia é um livro de respostas prontas, assim como o alcorão e muitos outros livros… Isso torna a existencia humana mais fácil diante de nossa insignificancia nesse universo imenso(que não foi moldado para só nós) e diante da insignificancia de nosso conhecimento ainda muito restrito(nem sabemos direito o tamanho e a origem da matéria, do universo)…
    .
    Enquanto a racionalidade não prevalecer as pessoas continuarão a se matar em nome de seus deuses e de seus preceitos derivados do pensamento religioso ocidental/oriental… Enquanto a racionalidade e a crença no homo sapiens não ficar clara, ainda teremos essas opiniões escrotas em relação á culturas diferentes da nossa…
    NO FINAL SOMOS TODOS FARINHA DO MESMO SACO, muda somente o lote e o local que foi colhida a mandioca…

  23. O pensamento religioso nos ensinou a nos aglutinar, cristão pra lá, muçulmano pra cá, judeu pra lá, ocidental pra cá, oriental pra lá, capitalista pra cá, comunista pra lá, americano pra cá, russo pra lá.. burro pra cá, ignorante pra lá… e assim vai….
    .
    No final esquecemos da nossa essência.. do ser humano, do homo sapiens, que rompeu o helo com os símios e saiu da africa, ocupou a europa durante a era do gelo, e em seguida foi conquistando a ásia e no final as américas…..
    Se as pessoas tivessem mais consciencia disso, se uniriam em torno de nosso gênero comum… e não ficariamos brigando com o próximo só porque ele cresceu em determinado lugar e pelo fato de que crê em certas bobagens…. não haveria mais guerra e pensaríamos mais na saúde de nosso planeta…
    .
    Mas eu tenho essas viagens utopicas mesmo… tem sempre algum agente interessado em dividir o povo

  24. Qual racionalidade, Gustavo?… a sua?… em que bases?… platonicas, aristotelicas, hegelianas, Freudianas?… “Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas.”… quais foram as suas?… LARGA DE CASCATA… vc quis dizer uma coisa e acabou dizendo outra… o que vc quis dizer é Razão Instrumental, mais conhecida como cientificismo: “é um termo usado provavelmente por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt); à razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. A razão ocidental, caracterizada pela sua elaboração dos meios para obtenção dos fins, se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.
    Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista, que, através da escola e dos meios de comunicação de massa, engendra uma mitologia – a Religião da Ciência – contrária ao espírito iluminista e à emancipação da Humanidade. Tendo cedido em sua autonomia, a razão tornou-se um instrumento. No aspecto formalista da razão subjetiva, sublinhada pelo positivismo, enfatiza-se a sua não-referência a um conteúdo objetivo; em seu aspecto instrumental, sublinhado pelo pragmatismo, enfatiza-se a sua submissão a conteúdos heterônomos. A razão tornou-se algo inteiramente aproveitado no processo social. Seu valor operacional, seu papel de domínio dos homens e da natureza tornou-se o único critério para avaliá-la.”
    (Max Horkheimer, Eclipse da Razão, Ed. Centauro, p. 29).”…

  25. Será que os donos desse famoso jornal do “PiG” não são judeus? Já ouvi dizer que sim e se for o caso…. Isso é puro achismo tendencioso satanizando o Irã, numa vã tentativa de justificarem um ataque contra aquele País. Nunca devemos nos esquecer que bombas nucleares são dissuasivas e ao contrário do que esse hipócrita escreveu, se o Irã fabricasse armas nucleares as chances de paz naquela região iriam aumentar. Lembrem-se que Israel está querendo guerra com o Irã, porque sabe que o Irã ainda não tem armas nucleares. Certamente, se por outro o lado o Irã tivesse, e tivesse os meios de entrega efetiva, ISRAEL NÃO IRIA QUERER GUERRA COM O IRÃ e portanto a paz iria reinar no Oriente Médio!!! Nem um dos dois iriam querer uma guerra atômica e seriam forçados a sentar numa mesa conversar civilizadamente e dessa forma resolverem qualquer conflito ou então concordarem em discordar um do outro. Armas atômicas são altamente dissuasórias e elas são usadas só como ultimo recurso e jogadas sobre as cabeças de quem não as possui. Portanto, se quisermos a paz no Oriente Médio, o Irã tem que ser deixado em Paz para desenvolver suas armas atômicas, para que haja paz naquela conturbada parte do mundo. Já dizia George Orwell, “guerra é paz” . O argumento da relativa paz que o hipócrita mensiona não existe, é totalmente falacioso !!!
    Sds.

  26. Primeiro que sim, eu me baseio na minha propria concepção de mundo e no que eu adquiro com cada um destes autores… Alguns deles tem uma visão de racionalidade que acho bem ultrapassada ou se refere a outro aspecto da racionalidade e devem ter sido os q você estudou mais….. Mas da filosofia moderna voce citou froid(ainda vai nietzche, schopenhouer e etc) muito bem, foi muito feliz. Compartilho mais ou menos dessa visão, meio pessimista, de homem-sociedade froidiana e admiro a sua crítica ao modo como as instituições sociais(medievais e mais antigas) suprimiram a essência do homem.
    Acho interessante quando você cita a escola de frankfurt, que me trás a mente justamente o processo de desenvolvimento da Indústria Cultural e exatamente em que momento da evolução que ela passou a ocorrer e a sua influência na história humana. E a instrumentação(industrialização) da razão é justamente o processo que combato e é o mesmo que os autores que citei(menos o Horkheimer, ele era um cara a favor do sistema) criticam.
    .
    O etnocentrismo é justamente processo da instrumentação da razão, na qual eu imagino que você(em grande escala) e também eu somos vítimas(eu um pouco menos rsrsr)… Mas relativizar o modo de olhar as coisas ajuda muito… é como olhar por trás da cortina que a industria cultural nos empoem… Qual a industria que te alimenta? já pensou nisso?
    .
    Cansei de falar complicado… eu gosto de falar simples, acho que a comunicação deve ser acessível e democrática. odeio retórica citações “inusitadas”… Inclusive essa arrogancia ortografica e a busca pela retórica cada vez mais rebuscada que alguns se esforçam em apresentar(como que querendo provar algo a alguém), também é um advento da tal indústria cultural…. Quem te falou que isso é bonito? ficou admirado com algum grupo de “intelectuais” e quer ser igual a eles? Isso também são perguntas que as vezes deevemos nos fazer… eu tento…

  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Certamente, se por outro o lado o Irã tivesse, e tivesse os meios de entrega efetiva, ISRAEL NÃO IRIA QUERER GUERRA COM O IRÃ e portanto a paz iria reinar no Oriente Médio!!!
    a surata diz que o povo judeu tem de ser exterminado …
    vcs tao louco !!
    israel deixar o ira ter armas nucleraes e pedir para morrer…

    pensei que vc queriam um ira nuclear para a destruiçao de israel..mas se vcs tem pensado um ira nuclear para trazer paz ao orinte medio seria aceitavel.
    mas nao é assim que vai acontecer ..

  28. EEUU e URSS não entraram num conflito direto e quente porque as duas potências iriam se destruir mutuamente. Da mesma forma Irã e Israel, e este último seria destruído, sòmente se o Irã também o fosse.
    O preconceito contra o Irã é estúpido como a guerra contra o Irã também é estúpida se queremos a paz. Mas tudo indica que Israel não está interessado em paz, vê o Irã vulneravel e covardemente quer a guerra, é como torturar palestinos nos campos de concentração. São covardes, com irmão grandão, nada mais!!!

  29. O terror de Israel e EUA, não é o Irã com armas nucleares, mas a paz que viria, necessàriamente depois do desenvolvimento de armas nucleares e vetores de entrega pelo Irã. Essa de dizer os árabes são loucos e que vivem guerreando, etc…é pura balela, e Israel, não faz isso, e os EUA que já chegou a lançar uma bomba no Japão, vive ameaçando outros países…Claramente esse sim deveria ser proibido de ter armas nucleares. Israel está ameaçando o Irã e isso já justifica o Irã em buscar o desenvolvimento de armas nucleares, é totalmente legítimo. Por outro lado, Israel nem se quer é signatario do TNPN e na surdina com EUA fazendo vistas grossas fabricaram bombas atomicas, está certo isso????E a economia ianque irresponsavelmente em frangalhos e que depende de guerras e petróleo alheio para sobreviver, que agora está agonizando e precisa de guerra? Então amigo, não é uma questão dos iranianos serem perigosos, os perigos para o mundo vem de Israel e EUA e a história fala por si própria. Assim, logicamente, Israel e especialmente EUA já provou ser suficientemente irresponsável para ter arsenais nucleares e não o Irã ou mesmo Brasil!!! Então o Irã não quer guerra com ninguém, estão querendo guerra contra esse país, ilegal e injustamente; pode-se dizer, criminosamente, fruto da ganância capitalista.

Comentários não permitidos.