EUA disparam laser mais poderoso do mundo

Raio durou 23 bilionésimos de segundo, e chegou a 411 trilhões de watts, mil vezes mais do que os EUA consomem em um instante.

Sugestão: BlueEyes
Foto: Divulgação

Vista do fundo da câmara onde o raio laser é posicionado e emitido: o mais poderoso do mundo

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, Estados Unidos, quebrou um recorde de energia na emissão de um raio laser no último dia 15 de março. O raio chegou a 1,875 megajoules (MJ) de energia, acima do previsto que era de 1,8 MJ – isso é o equivalente a 411 trilhões de watts, mais de mil vezes o que um país como os Estados Unidos usa em um segundo.

De acordo com comunicado do laboratório, a experiência teve picos de energia de até 2,03 MJ, outro feito inédito. Foi a primeira vez que um raio laser ultrapassou a barreira dos 2 MJ de energia, e com isso, ele se tornou 100 vezes mais potente que qualquer outro laser atualmente em operação.

O intuito do experimento, no entanto, não é criar uma arma de destruição em massa, e sim verificar as condições para reações de fusão e ignição iniciadas pelo laser. Por isso, por enquanto, as experiências se resumem a apenas emitir o raio, sem um alvo específico. O próximo passo do laboratório é construir alvos e ver como eles se comportam diante de um laser tão poderoso.

Fonte: Último Segundo

17 Comentários

  1. Nossa que mentira, esse laser ta sendo financiado até pelo departamento de defesa americano e parte dele foram desenvolvido pela DARPA, por enquanto está sem alvo como diz a matéria e em breve farão alvos para vêr o comportamento, claro que os alvos serão destruídos, em breve isso vai ser usado para derrubar alvos como mísseis balísticos, satélites espiões e outras coisas que eles acharem para usar contra!



  2. os EUA a anos pesquisam fusão nuclear…por raio laser.

    a idéia é que um foco multifacetado de raios laser em um recipiente com hidrogenio.. buscam que o hidrogenio “imploda” e entre em fusão nuclear … semelhante ao sol..

    arma laser estilo estrela da morte … so para quem cheira pedra..kkkk

  3. “…O intuito do experimento, no entanto, não é criar uma arma de destruição em massa, e sim verificar as condições para reações de fusão e ignição iniciadas pelo laser. Por isso, por enquanto, as experiências se resumem a apenas emitir o raio, sem um alvo específico. O próximo passo do laboratório é construir alvos e ver como eles se comportam diante de um laser tão poderoso…”========== Logo logo será usado como arma…a extinta, a estinta URSS tbm fez experiência c laser..e foi extinta…mt bom

  4. Toda tecnologia americana é de uso dual. Atualmente a função única é fazer o que o xtreme disse para criar um reator de fussão nuclear. No futuro com o avanço das nanobaterias e supercondutores é de se esperar que ganhe uso militar. Atualmente qualquer objetivo militar é impraticavel. Atualmente.

  5. Tecnologia interessante.

    Se estiverem corretos, poderão conseguir um reator a laser de fusão que criaria uma energia limpa.

    E quanto as demais aplicações do laser… Acho que é meio caminho andado para o phaser de uma nave estrelar…

  6. Os USA já testam uma arma semelhante em alvos:

    Se são fans de ficção cientifica, então recordarão com toda a certeza as armas laser que durante anos fizeram parte do nosso imaginário de ficção.

    Mas como bem sabemos essa ficção está ultrapassada e hoje em dia é uma realidade. O que poderão não saber é que a tecnologia laser está tão avançada ao ponto de actualmente ser um dos projectos da marinha americana que mais adiantado está.

    Efectivamente o FEL (Free Electron Laser) é um projecto desenvolvido já à algumas décadas pela marinha Americana e concebido para abater misseis inimigos. E se o projecto estava já funcional, a verdade é que o laser, apesar de ser capaz de abater alguns alvos a curta distância, estava ainda pouco desenvolvido.

    A novidade é que a marinha demonstrou recentemente um injector capaz de produzir os electrões necessários para alimentar um laser de classe megawatt, ou seja, uma arma super potente e capaz de abater instantaneamente qualquer alvo.

    Ora a tecnologia laser tem décadas, e até já a encontramos em diversos produtos. Mas apesar de tal, criar um feixe de energia laser de alta capacidade destruidora é algo bem diferente. Nesse aspecto o FEL abandona a tecnologia de cristais mais tradicional, bem como o uso de químicos encontrados nos lasers mais potentes, para usar campos magnéticos que conduzem um foco de electrões super carregados para criar um feixe de luz concentrada de comprimento de onda variável. O único inconveniente era a criação de um injector que fosse capaz de alimentar e sustentar uma arma destas, o que aconteceu recentemente.

    Este desenvolvimento representa um marco para o programa, e um avanço tremendo neste tipo de tecnologia. A marinha espera possuir um protótipo montado num barco de guerra em 2018.

    Em baixo podem ver um vídeo introdutório (um pouco propagandistico) a esta tecnologia, publicado no youtube há uns meses atrás.

    http://www.youtube.com/watch?v=fWdGkb7r1iA&feature=player_embedded

  7. Nobres colegas, Do jeito que grupos de elites estão tentando provocar a terceira guerra mundial, não vai dar tempo de desenvolver muita coisa.

    Elites dos EUA e Europa se aliaram ao jogo das trevas. Qual è esse jogo?
    Perpertuar a polaridade Bem x Mal. energias de trevas dependem desse jogo. EUA e paises Europeus criam inimigos ( o mal) e tentam incorprar o papel do heroi bom mocismo. Leiam o artigo do link abaixo sobre como a Suécia está financiando e construindo fabricas de armas na Arabia Saudita.
    http://www.islamtimes.org/vdch6knzx23nk6d.01t2.html

    Todo mundo já sabe que os EUA vendem toneladas de armas para paises arabes. Existe o objetivo economico , mas o grande objetivo que tentam esconder é uma grande guerra para impedir que a humanidade desperte. A noruega andou construindo abrigos nucleares e financia ongs na amazonia

    Seria interessante este site abrir POST exclusivamente sobre este assunto. por favor comentem.

  8. Algumas considerações,

    Os milhões para essa pesquisa e projeto é o endividadíssimo USA quem está bancando, a pretexto de defesa também, como sempre. Nada de novo!

    Dependendo da distância em que o alvo se encontra, somando-se ainda as camadas de ar e umidade que tem de atravessar há uma perda exponencial na potência do raio. Caso contrário armas laser seriam a moda da vez. O que não acontece. Mas mesmo que se consiga aumentar a potência do raio, para pequenas distâncias como para proteção de navios, centrais de radar, aeroportos, bases militares, centrais de energia etc, um aumento na espessura da carcaça dos mísseis e uso de revestimentos especiais já anula a efetividade do raio.

    Os testes, militares, estão sendo feito contra alvos não preparados para esse tipo de ataque. O laser como arma destruidora de defesa ou ataque é algo ainda muito distante da realidade. Esses testes feitos e mostrados no youtube são apenas propaganda enganosa, e também servem para mostrar que lá nos USA rola muito propinoduto.

    Raio da Morte… kkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quanto a utilização em micro distâncias e em ambiente de vácuo, essa altíssima potência de hiperflash se aplica para super energização de matéria, o que pode ser ótimo para ignições controladas e não explosivas.

    E querendo ou não, mais dia menos dia, mais cedo ou menos tarde, em algum lugar do planeta… algum centro de pesquisa vai desenvolver a fusão controlada. Se a frio ou a quente (rigorosamente controlada como a de fisão das atuais usinas atômicas – isso já é outra história). Mas que a fusão controlada está batendo nas nossas portas, está.

    E nosso Brasil… será que está envolvido nessas linhas de pesquisa? Um reator a fusão é tudo que o mundo precisa. Será uma revolução tão grande como o do surgimento da lâmpada de Edison. Todo um novo mundo, de carros elétricos, milhares de automações, rodovias iluminadas etc, vai surgir.

  9. É eles tem o Laser, imagina ele contra as DF21D contra essa arma?

    Será que os Russos não tem nada na manga e nem os Chineses?

    O pior que nós nem biribinha atômica temos.

  10. Engraçado que hoje mesmo andava lendo e pesquisando sobre seriados como Babylon 5, Star Trek, Star Wars, Battle Star Galáctica, Stargate e eu não duvido muito que logo já vão existir armas de Lasers, de energia dirigida, canhões de anti-matéria, canhões de pulso, aceleradores de massa, o que mais me impressiona e a capacidade humana de poder destruir a si mesmo, eu creio que no futuro não muito distante armas nucleares vão se inúteis, diante de novas tecnologias como um exemplo um sistemas anti-fusão instalado em cidades e pontos estratégicos de um país, que na teoria impediriam bombas nucleares de explodirem, coisa de maluco se forem pensar mas não de se duvidar.

  11. O pior que nós nem biribinha atômica temos.===Legal ,essa foi mt boa…A extinta URSS fez alfumas experiências c laser p uso militar e teve alguns exitos , ñ de grd relevância, + obtiveram alguns…abandonaram o mesmo…Sds.

Comentários não permitidos.