Novo dispositivo pode tirnar submarinos "invisíveis" magnéticamente

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Pesquisadores europeus divulgaram nesta  quinta-feira a criação de um dispositivo que torna o campo magnético  invisívele que poderia ter aplicações práticas militares e médicas.

Fedor Gomory e seus colegas na Eslováquia e na Espanha projetaram uma capa elétrica de corrente contínua, ou CC, cujo o campo magnético  estático e produzido por um gigantesco ímã permanente ou bobina é conduzindo por uma corrente direta.

Campos magnéticos em corrente elétrica contínuoa DC são usados ​​em dispositivos de imagem de ressonância magnética, em hospitais e em sistemas de segurança, tais como aqueles em aeroportos.

O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores, dpublicado  sexta-feira pela revista Science, apresenta um cilindro com duas camadas concêntricas. Enquanto a camada interna é constituída por um material supercondutor que repele os campos magnéticos, a camada exterior é feita de um material ferromagnético, que atrai-os.

Colocada num campo magnético, o dispositivo não tem efeito sobre as linhas de campo, mostrando nem a sombra um nem uma reflexão do campo. Assim, um objeto no interior do dispositivo não pode ser detectado.

“Existem muitas aplicações – para alguns carros, navios ou  submarino”, disse o co-autor Alvaro Sanchez, da Universidade Autônoma de Barcelona.

Ele disse à AFP que o aparelho também pode ser usado para pacientes que têm um marca passo e precisam de uma ressonância magnética do joelho ou outra parte do corpo.

Por ser feito a partir de materiais disponíveis comercialmente, e também por ser operado sob campos magnéticos relativamente fortes  e relativamente alts temperaturas de nitroênio  líquido, o dispositivo pode ser facilmente colocado em uso prático, de acordo com os autores.

“Para o submarino, você tem que fazer um escudo em torno do submarino que fará  o submarino magneticamente indetectável”, disse Sanchez.

“Isso também poderia ser usado para proteger um equipamento (militar e médico) contra as perturbações eletromagnéticas.”

Fonte: Defense Talk

10 Comentários

  1. Coisa que os indústriais brasileiros deviam aprender, que para resolver os problemas deles deve-se primeiro investir em desenvolvimento tecnológico e depois pleitear rebaixamento de impostos e ajudas cambiais, mas como tudo aqui é invertido e tem um povo divertido que pode pagar qualquer conta pra magnatas viverem como reis…

  2. “camada interna é constituída por um material supercondutor que repele os campos magnéticos, a camada exterior é feita de um material ferromagnético” =D perfeito! Caso haja uma perturbação solar exaltada, que no caso sem uma proteção magnética fritaria circuitos-chave para a sobrevivência humana.

  3. esta ainda e, e será por muito tempo a arma mais mortifera dos mares, tanto os nucleares quanto os convencionais, nossa marinha tem um know how fantastico em meios submarinos de guerra, so não tem mais por politicas revanchistas, deveriamos ter no minimo o dobro do que temos, pois este sim e o meio eficaz de negar o atlantico sul a qualquer invasor, e não um porta-aviões banguelo

  4. É isso aí capa preta… Digamos que os meios de superfície são os policiais ostensivos e visíveis para dissuadir físicamente os meliantes…. Já os submarinos poderiamos classificar como os “agentes secretos” que impõem o terror psicológico, já que é mais difícil saber exatamente “se”, “onde”, ou “como” estão operando… E se levarmos em conta que, com uma boa pressão na “corja” do GF, pode-se dar a MB condições de desenvolver e incorporar novas tecnologias ao projeto do nosso subnuc durante o seu desenvolvimento e antes do seu lançamento… NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!

  5. Os Subs mais modernos atuais, sejam os Nucs ou Diesel, já são uma grande dor de cabeça para as forças de superfície, imaginem um Sub ainda mais furtivo… Virtualmente “invisível”.

    []’s

  6. “…medidas e contra medidas .”O BRASIL tem de invetir ped=sadamente em pequisas militar , pq trás lucro + rápido e algumas podem ser usadas na vida civil. Exemplo: O Radar, o jato….p ontem.Sds.

  7. Desculpe, mas o maior inimigo do submarino é o ruído e para o subamrino nuclear o calor erradiado do reator. Materiais isolantes diminuem as possibilidades destes serem detectados por MAD dos aviões de patrulha e helicópteros. Lembram do vídeo do Kursk sendo cortado, e da dificuldade de se vencer as camadas de isolante no casco externo.
    [ ]s

  8. capa preta:

    “esta ainda e, e será por muito tempo a arma mais mortifera dos mares…so não tem mais por politicas revanchistas, deveriamos ter no minimo o dobro do que temo…”

    ||||||||||

    O brasil nunca teve, mesmo na época do regime militar, mais que 5 subs…
    Agora, em um governo civil, encomenda já feita, com contrato firmado e tudo o mais…de 4 subs diesel-elétrico e um nuclear, teremos 5 subs + os 5 subs atuais (que ainda estarão na ativa) = exatamente o dobro do temos hoje…não vejo nada de revanchismo aí!

    Os quatro scorpene diesel devem ficar prontos até 2022, já o nuclear, não arrisco previsões…

  9. “..o estado judeus q ñ tem a extensão do BRASIL tem só “7” subs delfins, o BRASIL tem 5 e olhe lá , já quase velhos , sejamos honestos, qdo deveríamos ter uns 15 pelo menos…e p ontem.sds.

Comentários não permitidos.