Defesa & Geopolítica

Novo dispositivo pode tirnar submarinos "invisíveis" magnéticamente

Posted by

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Pesquisadores europeus divulgaram nesta  quinta-feira a criação de um dispositivo que torna o campo magnético  invisívele que poderia ter aplicações práticas militares e médicas.

Fedor Gomory e seus colegas na Eslováquia e na Espanha projetaram uma capa elétrica de corrente contínua, ou CC, cujo o campo magnético  estático e produzido por um gigantesco ímã permanente ou bobina é conduzindo por uma corrente direta.

Campos magnéticos em corrente elétrica contínuoa DC são usados ​​em dispositivos de imagem de ressonância magnética, em hospitais e em sistemas de segurança, tais como aqueles em aeroportos.

O dispositivo desenvolvido pelos pesquisadores, dpublicado  sexta-feira pela revista Science, apresenta um cilindro com duas camadas concêntricas. Enquanto a camada interna é constituída por um material supercondutor que repele os campos magnéticos, a camada exterior é feita de um material ferromagnético, que atrai-os.

Colocada num campo magnético, o dispositivo não tem efeito sobre as linhas de campo, mostrando nem a sombra um nem uma reflexão do campo. Assim, um objeto no interior do dispositivo não pode ser detectado.

“Existem muitas aplicações – para alguns carros, navios ou  submarino”, disse o co-autor Alvaro Sanchez, da Universidade Autônoma de Barcelona.

Ele disse à AFP que o aparelho também pode ser usado para pacientes que têm um marca passo e precisam de uma ressonância magnética do joelho ou outra parte do corpo.

Por ser feito a partir de materiais disponíveis comercialmente, e também por ser operado sob campos magnéticos relativamente fortes  e relativamente alts temperaturas de nitroênio  líquido, o dispositivo pode ser facilmente colocado em uso prático, de acordo com os autores.

“Para o submarino, você tem que fazer um escudo em torno do submarino que fará  o submarino magneticamente indetectável”, disse Sanchez.

“Isso também poderia ser usado para proteger um equipamento (militar e médico) contra as perturbações eletromagnéticas.”

Fonte: Defense Talk

10 Comments

shared on wplocker.com