Heróis e traidores da pátria

Sugestão: Eduardo Nicácio

Em recente reunião, debatendo sobre a grave questão da demarcação de áreas indígenas, em especial sobre a denominada região Raposa/Serra do Sol, e seus desdobramentos sobre o futuro do país, enquanto Nação soberana, independente e autônoma, surgiu em paralelo uma lúcida discussão sobre quem figura e quem figuraria na História do Brasil, como herói e como traidor da Pátria. Houve unanimidade quanto aos heróis. Afinal, não há como negar o exemplo de coragem, brasilidade e desprendimento de vultos como Tiradentes, Duque de Caixas, Barão do Rio Branco, Tamandaré, Brigadeiro Eduardo Gomes, Santos Dumont, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, o índio Felipe Camarão, do anônimo soldado da FEB que lutou na Itália e outros.

Porém, no relativo aos traidores da Pátria houve dissenso. O ilustre brasileiro Jornalista Barbosa Lima Sobrinho já definia, com muita clareza, que no Brasil só existiam dois partidos políticos. O dos heróis, representados por Tiradentes e o dos seguidores do traidor Joaquim Silvério dos Reis. Mas, um participante argumentou, com propriedade, que Silvério teria sido um traidor sob a ótica de nós, brasileiros, mas não para os portugueses, a quem servia, sendo natural da nossa então matriz. Também foi lembrado o eterno Calabar, quase com unanimidade, mas apenas houve consenso em Judas, como traidor universal.

Analisando friamente, se isto é possível, a iminente perda de mais da metade do território nacional, representada, de início, pela demarcação irresponsável de vastas áreas do Brasil para indígenas (agora já criaram também os “quilombolas”), por “coincidência” justamente onde já estão mapeadas e conhecidas vastas riquezas e recursos naturais, que, no decorrer do tempo serão arrancadas do nosso país, sob qualquer pretexto, algumas reflexões se fazem necessárias.

Qual o país do mundo que, por “vontade própria”, sem o disparo de um tiro sequer, abre mão de um milímetro do seu território sem resistência armada? Em que lugar se escondem as autoridades (ir)responsáveis, por omissão, covardia, cumplicidade, leniência ou por outro motivo qualquer, que não reagem contra o crime de lesa-pátria a ser perpetrado? Onde está o povo brasileiro que assiste passivamente, anestesiado, amorfo, sem protesto à perda de recursos naturais que podem transformar o país em uma das maiores potências do mundo, propiciando uma elevada qualidade de vida aos seus cidadãos? Imaginem isto acontecendo na Argentina, por exemplo. Os bravos “hermanos” já estariam nas ruas, protestando em greve geral e com um feroz “panelaço”. Será que o Brasil não fabrica mais Homens como no passado, quando tivemos Plácido de Castro, Marcílio Dias e tantos outros?

A maioria de nosso povo não sabe o que está acontecendo de fato. Pensa apenas em sobreviver, com as “bolsas-esmolas” ou com os empregos de baixa remuneração existentes, ou talvez ocupados com o samba, o futebol e o carnaval. Porém, existe uma parcela do povo conhecedora do que está em jogo. E é justamente esta que decide. Ela está principalmente nos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A disputa não é entre “arrozeiros” e índios desprotegidos da época de José de Alencar. Se o leitor quiser apurar o que está sendo escrito aqui, pode entrar nas páginas do Greenpeace, do WWF-Brasil, da FUNAI e outros menos votados. Vai encontrar uma perfeita s nia, uma ação orquestrada entre eles, com o mesmo objetivo.

Não é por acaso que dirigentes de órgãos governamentais que decidem, ignorando o Congresso, os locais que devem ser ocupados nas demarcações foram, são ou serão integrantes das ONGs e assemelhados. Inclusive, alguns financiados por governos estrangeiros. O G-7 e até potências emergentes estão carentes de nióbio, petróleo, bauxita, urânio e outras riquezas encontradas em abundância exatamente nas áreas que estão sendo entregues. Por isto, eles querem a Serra da região Raposa/Serra do Sol. O argumento falacioso de que a propriedade da terra (solo e subsolo) é da União, possuindo os indígenas apenas o usufruto não se sustenta, quando observamos a prática nas regiões já demarcadas.

Não existem coincidências. Há planejamento e ação decorrente. Por que autoridades brasileiras assinaram na ONU a famigerada declaração universal dos direitos indígenas, ao contrário de EUA, Austrália, Nova Zelândia, etc.? Por que as Forças Armadas brasileiras estão sendo deliberadamente sucateadas, ao longo do tempo, retirando-lhes a capacidade de cumprir com sua destinação histórica e constitucional? Por que o cidadão brasileiro está sendo desarmado, através de campanhas financiadas do exterior, executadas por sicários estrategicamente posicionados, com ampla cobertura da mídia? Por que os órgãos de comunicação, com raras exceções, não divulgam a verdade sobre o assunto, ao invés de praticar o reducionismo de tentar iludir a opinião pública, desinformando por intermédio da falsa assertiva de que a luta é entre o fazendeiro branco mau e o índio desprotegido e nômade? Por que não esclarecem que estes índios falam inglês, usam celulares e PCs?

Por que a pressão externa intimidatória de organismos internacionais e governos estrangeiros que chegaram ao acinte de mandar um representante da ONU ao país, na véspera da decisão do STF? Por que permitir a “palhaçada” de índios com o diploma de advogado, de toga, pintados de guerra a exercer pressão psicológica dominante no plenário do STF? Por que se ater a tecnicidades jurídicas e figuras poéticas para tentar esconder a verdade? Por que ignorar que a maioria dos índios que defendem a posição do G-7 são orientados por órgãos estrangeiros, sendo movimentados de lugar, por ordem externa, de acordo com a existência de riquezas ou não nos territórios a serem ocupados? Por que ignorar os indígenas que são contra? Por que nossas autoridades não aprenderam com a dura lição da Iugoslávia, do Iraque, do Kosovo, da Ossétia do Sul, etc.? Por que atribuir a onze pessoas, nomeadas por indicação política, a incomensurável responsabilidade de decidir sobre o futuro do país?

Nossos descendentes reverenciarão quais novos heróis e desprezarão que novos traidores da Pátria?

Fonte: Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

24 Comentários

  1. Duque de Caixas, Barão do Rio Branco, Tamandaré, Brigadeiro Eduardo Gomes, Santos Dumont, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, o índio Felipe Camarão, general osorio,os martires da revolução de 1932 MMDC,

  2. perguntem se auguem ali na esquina de sua casa, conhece algums desses que eu citei ? conhecem e tiririca, michel lolo, as meretrizes e os vagabundos do big brother, quem pegou quem na novela, quem o adriano ta traçando ou deixando de traçar, agora sobre as questões nacionais ? não sabem e não querem saber, devemos cair na real senhores, A GRANDE MAIORIA DO POVO BRASILEIRO E FISIOLOGISTA, nã so os politicos, afinal politicos são so o reflexo do que somos como sociedade, aqui prevalece a “lei de gerson” o jeitinho, o ” não interesa quem ta mandando, separa um teco pra mim e ta tudo certo”
    e não são so as classes mais humildes não, muitos empresarios lucram com o modelo “fazendão brasil” pensam da seguinte forma : ” sendo bom para os negocios,e dando lucros internacionalizem”


    certa vez numa estação de metrô, conversando sobre o tema com alguns conhecidos, perguntei; e se tentasem tomar a amazonia de nos, voces a defenderiam ?
    e para minha tristeza e odio escultei :
    _ eu e que não vou por o meu na reta por causa de amazonia, não mora la,

  3. perguntem se auguem ali na esquina de sua casa, conhece algums desses que eu citei ? conhecem e tiririca, michel lolo, as meretrizes e os vagabundos do big brother, quem pegou quem na novela, quem o adriano ta traçando ou deixando de traçar, agora sobre as questões nacionais ? não sabem e não querem saber, devemos cair na real senhores, A GRANDE MAIORIA DO POVO BRASILEIRO E FISIOLOGISTA,não e alienado, e interreceiro mesmo, não so os politicos, afinal politicos são so o reflexo do que somos como sociedade, aqui prevalece a “lei de gerson” o jeitinho, o ” não interesa quem ta mandando, separa um teco pra mim e ta tudo certo”
    e não são so as classes mais humildes não, muitos empresarios lucram com o modelo “fazendão brasil” pensam da seguinte forma : ” sendo bom para os negocios,e dando lucros internacionalizem”


    certa vez numa estação de metrô, conversando sobre o tema com alguns conhecidos, perguntei; e se tentasem tomar a amazonia de nos, voces a defenderiam ?
    e para minha tristeza e odio escultei :
    _ eu e que não vou por o meu na reta por causa de amazonia, não moro la, vou e tocar minha vida aqui em são paulo, com amazonia ou sem amazonia ¬¬
    LAMENTAVEL

  4. Porque,principalmente,a nossa elite,maioria,é traidora.O povo,quando é que foi preparado para ser patriota.A nossa mídia trabalha para quem ? Para potências estrangeiras,principalmente para Tio Sam.O nosso congresso é aviltante,o bolso em primeiro lugar.Como cobrar dignidade de alguém se a sociedade já nasceu errada.Somos uma sociedade ou um amontoado de gente.
    Quem verdadeiramente se interessa?

  5. Consciencia ambiental é a pior arma midiatica da proxima geração…
    Vivemos em uma era que ta saindo do bandeira vermelha/bandeira azul….entrando na era da bandeira preta, do óleo, logo vai surgir os bandeira verde…. aí tamo lascado

  6. a verdade é que não invadiram o brasil ainda porque alem do povo ter idade de poder lutar ele o povo é sim unido e iria fazer a diferença ,na verdade quando alguns falam que nao iriam para a guerra faz por vergonha pois demonstrar patriotismo hoje em dia para alguns é vergonhoso outra é que se voce perguntar quem quer servir todos diriam que não querem mas quando voce entra no quartel 99% eram voluntario eu mesmo sempre falei que nao queria pois voce tem medo de falar que quer e chega na hora de servir nao é convocado ,essa palavra servir significa muito mas como todos sabem que cada vez menos são convocados todos falam que nao querem mas na verdade sao muitos poucos que servem sem querem servir o texto é um pouco viés politico eu já falei prefiro ter indios e quilombolas do que colonias de estrangeiros gringos ,pois todos sabem que nos a maioria dos brasileiros somos bisnetos de avós negras e indias ,o que o brasil tem que fazer mesmo é se armar muito bem mas nao pensando nos quilombolas ou nativos mas sim nos anglo saxiao e em politicos entreguistas tipo os do privataria,sem esquecer de uma midia voltada a interresses externos .

  7. Dizer + o quê?… A matéria retrata a pura verdade que não se faz de hoje… As nuances dentro deste resumo não desvirtuam seu conteúdo… Muitos já tentaram alertar, mas tiveram suas vozes negadas aos amplificadores das grandes mídias… O próprio General Heleno, pra citar um personagem recente, gritou alto e solitário, mas foi calado pelas poderosas “forças ocultas”… Mas a verdade ecoa aos 4 cantos, e tira o sono dos que se prestam a ouvir… E no final, povo enganado, pode ser mais perigoso do que marido traído… Só nos resta saber se o povo brasileiro reagirá revoltado por ter sido o último à saber… Ou se bancará o CORNO MANSO, CHORÃO, E ÉBRIO…
    🙁

  8. disse:
    23/03/2012 às 16:41

    O que deveria se criar era o Ministerio da Amazonia e colocar como ministro General Heleno e dar ao mesmo toda autonomia.
    capa preta disse:=======Traidores da pátria nós temos e mt,os vassalos dos ianks travestidos de nacionalistas. De hérois, podemos contar nos dedos…e mt anônimos q levam esses párias ….trágico.Sds.

  9. Que venha os orientais comedores de CACHORROS,o povao vai adorar ser dominado pelos fabricantes de penduricalhos,esta naçao ja passou da hora de levar um chute na bunda,espero que isso ocorra rapido e,que venha uma reaçao firme ,so´assim a turma vai acordar(eu espero)!

  10. E quando fiz um comentário dizendo a traição desses monstros houve imbecil que me chamou de racista aqui no blog. Cade aquele idiota?
    Cabe a mim dizer que para TRAIÇÃO um tiro de Fal na cara é o VEREDITO.
    Esse Brasil se mostra num futuro completamente negro… Uma sociedade corrupta e relapsa.

  11. TEXTO PRIMOROSO… vamos trairas, se manifestem se teem coragem… todos sabemos quem são… já passou da hora de acabarmos com a FAMIGERADA FUNAI e o FAMIGERADO IBAMA nos moldes em que se encontram hoje… não podemos nos tornar refens dessa corja de burocratas vendidos as ongs dos magnatas anglo-saxões… tiro na nuca é o que realmente mereciam, pena nossa CF não permitir… com traira da patria devia ser assim… qnto aos incaltos de plantão, qntas vezes eu avisei e GRITEI para acordarem que essa esquerdalha que ai esta estavam entregando o pais… talvez, em acesso de realismo tenham percebido que ja estava ficando demais… resolveram tomar uma atitude… espero que não seja tarde demais… qnto ao Partido Militar, to muito feliz com o movimento de criação do mesmo… vou esperar para ver no que vai dar… se for dirigido com seriedade que espero sera uma grande esperança para a nação ou no minimo uma opção de escolha seria… saudações…

  12. Jorge graciano disse :.Somos uma sociedade ou um amontoado de gente.
    Quem verdadeiramente se interessa?


    essa amigo, e nossa grande questão:(

  13. O Brasil é feito de traidores da pátria que não ligam pra nada.Uma passeata pelos direitos dos animais metade da população vai,agora uma passeata pelos NOSSOS direitos,para protestar contra a corrupção e os absurdos que lemos e escutamos todos os dias,não aparece meio gato pingado,tem mais gente na padaria do que na passeata,pessoas idiotas,vergonha de ser Brasileiro.

  14. A mim parece que aqui tem muito nacionalismo de gabinete, não vejo em nenhuma representação politica atual esse pensamento representado pra valer. os militares precisam se aprocimar da população e apontar o caminho e não ficar so reclamando na caserna. e ainda são os primeiros a reprimir a população quando ameaçam o poder vigente. exemplo o movimento sem terra é tratado como inimigo. mas os militares não falam da injustiça contra essas pessoas em um paiz que tem areas maiores que paizes em mão de estrangeiros.
    “são tantas as injustiças que sofri que a ideia de libertação tomou conta de mim” tiradentes.

  15. Muitas perguntas e comentario ficam sem resposta.Existe colocações
    bem fundamentadas.Mas o que temos de nos preocupar é modelos economicos,que facilitam os dominios de nações por outras.A Globalização é uma piada; primeiro que cada pais tem caracteristicas diferentes. Presidentes que não manda em nada,ficam dependentes de politicos para aprovar decisões necessarias para nação. Cria-se crise a troco de nada.Não se preocupam com Defesa do Pais, com suas riquezas ,terras nobres e materia prima diversificada, agua em abundancia.Porque o Serviço de Inteligencia não mapeia essas ONGs da Amazonia para vermos quais suas intenções?

  16. o Brasil já está entregue, acabou! nos resta esperar apenas a proclamação das repúblicas indígenas. ou acontece simples assim ou o povo brasileiro será literalmente dizimado pelas forças do G-7! quem vai vencer as 12 frotas navais dos EUA e todo seu armamento nuclear? quem vencerá a tecnologia japonesa e alemã? quem vencerá a poderosa (mas tímida por enquanto) indústria bélica russa? o G-7 é independente militarmente em todos os setores e o Brasil, tem o que? fabrica genuinamente o que de alta tecnologia militar? e escrevam isso na agenda de voces, quando isso acontecer, muitos deputados estaduais, federais, senadores, ministros, vereadores, prefeitos e até o presidente da república simplesmente desaparecerão, sem deixar rastros! sairão pela “porta dos fundos” com seus bilhões de propina no bolso, mudarão de identidade e viverão tranquilos em alguma ilha paradisíaca!
    acordem gente, isso não é novidade na história, leiam a respeito do que fez D. João VI e sua corte quando fugiram de Portugal quando este foi invadido pelas tropas de Napoleão! o povo lá foi simplesmente abandonado a própria sorte! e quem apoiou a decisão de D. João, INGLATERRA que até escoltou os navios que trouxeram a corte de Portugal para o Brasil. Portugal era um anão militar perto da França e da Inglaterra, (que disputavam a supremacia total na Europa) e em vez de trabalhar e lutar, investindo militarmente, o Rei preferiu entregar o país e fugir e olha que o povo português sofreu hein!
    se isso aconteceu no início do século XIX, imaginem agora em pleno século XXI, onde as superpotências fazem o que querem, quando querem e na hora que querem aliado a falta eminente de recursos naturais básicos para a manutenção de seus padrões de desenvolvimento industrial/econômico!
    a partir de hoje não digo mais nada, vou apenas esperar e ver! se precisar estarei pronto para a batalha, mesmo sabendo que vou perder a guerra!

  17. Não sei se rio ou se choro Sr Fuscão, tamanha a sua falta de conhecimento da História. A derrocada do Primeiro Império Napoleônico começou em Portugal, com o apoio de portugueses em armas, e não na Rússia como qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento da história do nosso país irmão Portugal sabe muito bem. Até crianças portuguesas sabem disso e o Edilson, que mora em Portugal pode confirmar. E a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas vai completar 05 anos este ano e nenhuma única tribo indígena até onde eu sei declarou independência e a formação de um novo país. São quase 400 milhões de indígenas no mundo em situação de risco e marginalização.

  18. caro André de Oliveira, o que se prega em Portugal é puro factóide político para que pessoas que não tem conhecimento dos fatos acreditem nessas bobagens históricas! Napoleão cometeu o mesmo erro que Hitler na 2ª GM! atacar um gigante isso sendo que não havia preparo para tal feito e isso é fato e pronto! (lembre-se do rigoroso inverno russo que estes usaram ao seu favor para enfraquecer tanto as tropas de Napoleão quanto as de Hitler)não cabe aos portugueses discutirem isso até porque, quando D. João retornou a Portugal, ele teve que enfrentar uma população enfurecida e que sentindo-se traída, exigiu mudanças políticas entre elas o fim do absolutismo português! isso é fato! Portugal causou problemas a Napoleão, mas não foi uma muralha às tropas francesas que eram mais numerosas, preparadas e armadas, pois lembre-se, a Espanha era mais poderosa militarmente que os portugueses nessa época e simplesmente caiu diante do imperador francês. isso também é fato! leia mais os livros e documentos históricos, mas não sob a visão portuguesa do conflito. portugueses são orgulhosos e muitos até hoje tratam com desdém nós brasileiros e quem diga um ato de extrema humilhação como a invação de seu território por franceses!

    e voce não cometeu o grave erro de acreditar em conversa de português sobre tal assunto, não acredito nisso? eu sou professor em História meu amigo e conheço bem cada assunto, por isso falo com propriedade nesse aspecto!

    pense:

    quantos anos D. João VI ficou no Brasil? por que voce acha que ele demorou a voltar?
    voce acha que ele veio pra cá apenas por distração, férias?
    por que Napoleão perdeu a guerra na Europa? por causa dos portugueses??
    é fato que Inglaterra apoiou os portuguese e espanhóis através de sua poderosa marinha de guerra e exército pelo oeste através de Portugal e Espanha e os Russos empurraram as tropas de Napoleão pelo leste: e aí quem venceu? portugueses? hahaha…INGLATERRA e Rússia meu caro!
    a Inglaterra se tornou confirmadamente a superpotência do século XIX, já que a Rússia, devido ao seu enorme território, pois era um império de respeito (grande extensão territorial)e a Europa não a interessava para conquistas militares!!
    e outro fato: assim que os portugueses, com o apoio dos INGLESES, sem os quais não teriam a MÍNIMA chance contra a França (quem disser o contrário disso é puro egoísta patriótico e não quer ver os fatos como eles verdadeiramente o são)expulsaram os franceses de seu território, aí sim EXIGIRAM IMEDIATAMENTE o retorno de D. João para Portugal!! e quem ficou no lugar? seu filho D. Pedro I, mas isso já é outra história…

    por isso D. João ficou tanto tempo no Brasil! e tem mais:
    a Inglaterra em troca DE PROTEÇÃO CONTRA INVASÕES FRANCESAS NESSA ÉPOCA contra o BRASIL que era apenas uma colônia portuguesa (mas recebeu “curiosamente” títulos para regularizar-se como o centro do poder monárquico fora de Portugal, já que o Rei estava aqui) recebeu privilégios únicos como o monopólio do comércio com o Brasil!! isso também é fato! leia o tema “Abertura dos portos as nações “amigas” e voce vai entender isso! a marinha inglesa fez diversos patrulhamentos pelo atlântico com ênfase na gigantesca costa brasileira para enfrentar ataques de navios de guerra franceses que constantemente se aproximavam de nosso litoral! e justamente durante as guerras napoleônicas e por que será????

    lembre-se também que durante uma parte da atravessia dos navios escoltados da corte portuguesa, e isso não é divulgado muito nos livros de história de Portugal, os navios portugueses e ingleses foram perseguidos por belonaves francesas! por acaso??

    é parece que quem riu o “chorou” de rir, com tamanha falta de conhecimento dos fatos foi eu, e te digo isso com todo o respeito! até porque prova o que eu disse no comentário anterior. e engana-se quem acha que o imperador francês era inculto, ridículo ou possuía algum distúrbio mental pois é dele a frase: “mostre-me uma família de leitores e eu lhe mostrarei a nação que dominará o mundo”! ele quase conseguiu e era bastante inteligente e conhecedor da história de seu país e dos vizinhos, ele investiu bastante na educação de seu povo! faltou estratégia militar aplicada à realidade no ambiente inóspito russo durante o inverno e portanto os ingleses aproveitaram isso e com o apoio dos russos derrotaram as tropas de Napoleão, livrando a Europa da ambição do imperador! agora me diga:
    o que fizeram os portugueses mesmo?? derrotaram Napoleão e expulsaram suas tropas de seu território sozinhos “pegando em armas”!! ora isso está mais para história de gente que foi humilhada na sua arrogância e ainda pensou que teve poder militar para tal feito! não é muita coincidência que de todos os países europeus ocidentais, Portugal seja o mais pobre e desprestigiado!

    não desmereço a coragem daqueles portugueses que mesmo em desvantagem tentaram lutar contra o inimigo claramente superior militarmente, mas sejamos francos, sem a Inglaterra, Portugal estaria em um beco sem saída!

    respeito muito os portugueses, são pessoas honestas, boas e trabalhadoras e fico triste pela crise econômica que estão enfrentando atualmente na Europa (e que demonstra mais uma vez a pouca força política, econômica e militar que representam para a UE já que todos estão mais preocupados com Grécia, Itália e Espanha) e já conheci vários portugueses pessoalmente e por correspondência também, mas também sei da fama de alguns que se acham, mesmo tendo perdido a majestade há décadas!!!

  19. realmente blue eyes, o controle de mentes e tanto hoje em dia, que em alguns poucos anos,estaremos todos com as cabeças raspadas, e as corporações globais e sua midia prostituida estarão escondendo a agua, e gobalização da politica do pão e circo, enquanto alguns acham moderno e contestador serem depravados, estão se tornando escravos da nova ordem mundial sem perceberem.

Comentários não permitidos.