EUA alertam para riscos em usar exércitos contra narcotraficantes

Os países latino-americanos devem avaliar cuidadosamente o uso de seus exércitos na luta contra o crime organizado e o narcotráfico, disseram nesta quinta-feira altos funcionários do governo americano.

“Temos que entender que sempre haverá o risco de violações de direitos humanos”, disse o subsecretário de Defesa Adjunto para as Américas, Paul Stockton, em um evento sobre a região no Congresso americano.

O México mantém os militares mobilizados há cinco anos para enfrentar os violentos cartéis da droga, enquanto em alguns países da América Central estão outorgando maiores funções policiais a seus exércitos, diante do forte aumento dos níveis de violência na região.

“Posso entender a frustração do presidente (da Guatemala Otto) Pérez Molina e de outros, mas acredito que essa decisão (de usar as forças armadas) necessita ser tomada com muito cuidado, pela história” da região, que sofreu décadas de guerras civis, disse a embaixadora americana na Organização dos Estados Americanos (OEA), Carmen Lomellin.

“Deve-se observar a história das Américas e sua relação com os militares, por razões óbvias”, disse Lomellin, ao lembrar regimes ditatoriais militares na América do Sul no século passado.

“Os desafios em matéria de segurança cidadã são enfrentados melhor por instituições encarregadas da segurança cidadã”, disse Stockton, que, contudo, deixou claro que a utilização dos exércitos é “uma decisão soberana” de cada país.

“Se os militares cometem violações de direitos humanos, perdem respaldo popular”, o que torna mais difícil “alcançar o objetivo final”, alertou Stockton.

O funcionário do Pentágono disse que a Colômbia pode ser vista como um “caso de estudo”, pelos feitos conhecidos como “falsos positivos”, nos quais militares apresentavam civis sequestrados e assassinados por eles como rebeldes mortos em combate .

“É um bom exemplo de como as violações aos direitos humanos podem se aprofundar”, apesar de a Colômbia ter “avançado genuinamente” nesses casos e atualmente “exportar ajuda” em segurança para outros países da região, disse Stockton.

“Observemos cuidadosamente essas experiências e aprendamos delas, não repitamos os mesmos problemas”, disse.

Fonte: AFP

18 Comentários

  1. Pouco me importa os “direitos humanos” dos narcotraficantes. O que me preocupa e a possibilidade do surgimento de grupos paramilitares na fronteira. Isso sim é preocupante.

  2. E Polícia Militar não é militar???no Brasil existe esse tipo de polícia.
    No nosso caso seria envolvimento das Forças Armadas, o que eu não concordo, corre-se sério risco de contaminação, me lembro que os pilotos dos Super Tucanos, no centro Oeste, estavam recebendo ameças em seus telefones celulares.
    Deve-se fazer polícia quem prestou concurso pra isso, as FAs somente em caso esxtraordinários e rapidamente.

  3. Essas caras deveriam ter vergonha de pronunciarem DIREITOS HUMANOS e quem pensam que são para darem conselhos as Republica das Bananas….STADEUR meu caro voce ja esqueceu dos dois Hercules da FAB a muito tempo atraz que foram surpreendidos em aeroportos Europeus transportando Cocaina do Cartel de Medelin rsrs Envolvimento todas as classes e organismos estão sujeitos pois todosa são compostos de seres humanos.Voces costumam colocarem como se militares fossem seres do outro mundo,incorruptiveis e santos.E mais meu camarada muito antes de os EUA terem a MP nas forças armadas deles aqui ja tinhamos a nossa policia militar criada desde o tempo do Brasil Imperio.Como tem muitos que acham que foi Lula quem descobriu o Brasil tem outros que acham que foi a rede globo rsrs rsrs ROSCHACH meu nobre grupos paramiliateres na America Latina é mais antigo que o narcotrafico eles que introduziram o narcotrafico do crime nas guerrilhas como fonte financeira.Quando a guerrilha não protegia o narcotrafico para ser nutrida por ele não tinham uniformes,armamentos,ração.Eram uns mortos de fome a vagarem pelo interior gritando palavras de ordem.O bonitinho disso tudo é saber que a maior rede do narcotrafico e do contrabando de armas no mundo chamasse CIA e os caras ainda se acham com moral para ensinarem os outros a combaterem esses ilicitos e ainda teem o discaramento de falarem em direitos O MORTO…Enquanto a hipocrisia demagoga a proferir palavras A O NARCOTRAFICO SERA ERRADICADO porque o demagogo que defende direitos humanos financia o narcotrafico com suas cheiradas e seus barrofos.Leis,justiça,nada para o crime,so aço quente por dentro da cara do vagabundo acaba com esse mal.É uma guerra e guerra não se ganha destribuindo flores e beijinhos e sim amontoando cadaveres rsrs rsrs

  4. Por isso que pra mim traficante bom é traficante morto!
    Esse Paul Stockton é um babaca… quem liga para direitos humanos de traficantes são somente as ongs financiadas por eles mesmos para defenderem quem fode esse pais… ninguem se preocupa em vizitar a familia de um policial morto em serviço… ai as tais ongs e MP nem aparecem para ver se a familia precisa de alguma coisa… agora se é um traficante e vagabundo, correm todos para defender os supostos direitos que esses demonios tem… por mim resolvia tudo na bala mesmo… atravessou o caminho, 7.62 nas fuças… de vez em quando eles enfrentam os guerreiros e se dão mau… na verdade os culpados são os brasileiros que se vendem a essas ongs fajutas por qualquer salarinho… esses sim, SÃO TRAIDORES DO PAIS…

  5. ESSES FUNCIONÁRIOS AMERICANOS….Rsrsr….

    “Os países latino-americanos devem avaliar cuidadosamente o uso de seus exércitos na luta contra o crime organizado e o narcotráfico”

    disseram nesta quinta-feira altos funcionários do governo americano.

    Será que este “alto funcionário” sabe que o pais dele quer ter mais de sete bases militares na região para combater os narcotraficantes;lá na Colômbia….?

    É impressionante o nível de desfaçatez e da hipocrisia americana…Hehehe…!

  6. …“Temos que entender que sempre haverá o risco de violações de direitos humanos”, disse o subsecretário de Defesa Adjunto para as Américas, Paul Stockton, em um evento sobre a região no Congresso americano.”===O autocrata aí sabe do q está falando, afinal, os seus soldados estrupam,e matam p esconder às provas…e levam milhares dos mesmos vicíados em e os Xicanos vão ganhar grana em cima deles nas ruas das cidade ianks….mt bom.

    O

  7. Direitos Humanos ? KKKKK nao me fassa ri. esses Traficantes Bandidos etc… So trazem desgraça, sao como um cancer na sociedade eles nao merecem ser tratado como Gente.

  8. É por isso que eu não gosto de americano…olha que hipocrisia, eles falarem alguma coisa sobre direitos humanos…e tem gente que ainda apoia esses FDP…e agora eu pergunto…já que é assim, o que eles estam fazendo na Colômbia???

  9. Quem aqui que esta falando em Direitos Humanos, são os mesmo que urina em corpos de Afegãos, são os mesmos que invadem países e matam mulheres e crianças…, ora bolas, vai assombrar porco. Esse povo deveria é ficar calado.

  10. Eu fico indignado quando esses yankes vem falar em direitos humanos, como se fossem proceres no assunto. Essa gente estupra em países aliados, assassina em países que invadem, matam no proprio país e querer aconselhar como se moral tivessem para isso. Esses States só tem essa moral toda na midia tupiniquim, por que foi produzida com recursos do tio Sam e até hoje e refem de programas de lá, numa aculturação inutil e que distorce a nossa realidade, graças a isso já temos até os nossos tupinazis pregando a morte de irmãos brasileiros.
    Esses caras, os Yankes, só fazem m. pelo planeta e querem aparecer bem na foto.

  11. Avisa lá que não aceitamos mais ingerencias no pais… nós estamos chegando… vamos colocar ordem no pais… vamos mudar essa cultura entreguista e de fresco que estão nos impingindo… nesse ponto admiro os gauchos e nordestinos… levam sua rica cultura a todos os cantos do pais… chegou a hora de levarmos a nossa rica cultura (a verdadeira, não essa Global, de fresquinhos) a todos os cantos do mundo… vamos mostrar que aqui temos cabra-macho… vamos chutar algumas bundas gringas… INGERENCIA ATRAVÉS DE ESQUERDISTAS VENDIDOS NUNCA MAIS… FORA GEORGE SOROS E DEMAIS INTERNACIONALISTAS… O PAIS AGORA VAI TER GERENCIA… um recado aos artistas do pais: chega de fazer musica de corno, como frisou Ariano Suassuna, exemplo de brasileiro macho… valorizem mais o que presta e enaltece o brasileiro, suas qualidades… assim quem sabe mudamos um pouco essa visão distorcidada que somos um pais de pessoas dissolutas… brasileiro é ordeiro e ama seu pais… cade o ministerio da cultura que só sabe subvencionar porcarias… porque não ajuda os CTG’s, CTN’s e afins pais e mundo afora?… subvencionar os valores morais enaltecedores da cultura nacional, Ah, isso esses entreguistas não fazem… subvencionar porcarias é com eles mesmo, ainda mais se puderem ter “um por fora”… SAFADOS… o gramcismo já era… não pega mais… ja estamos vacinados… em pouco tempo vamos riscar essa gentalha do mapa…

  12. ALMA LATINA
    (Alma Llanera)
    Lindomar Castilho
    **********************************************************************
    Eu nasci chorando forte numa terra abençoada
    Sou cristão e batizado, sou amante e sou amado
    Com virtudes e pecados de passagem nessa vida
    Quero hoje e sempre quis, ser feliz

    Ah…
    Tenho uma mundo de esperança que abrigo em meu peito
    Para tudo exite um jeito, a felicidade existe
    Para quele que insiste, que buscando persistente
    Vai enfrente sem temor, com amor

    Choro, rio, canto, sonho
    Como toda a gente faz e não vivo por viver
    Amo, creio, quero ver todo mundo de mãos dadas em um lindo amanhecer

    Sou latino americano, brasileiro sim senhor
    Quem não mente não se engana tenho um coração que canta
    O amor

    Ah…
    Eu também nasci chorando como todo mundo nasce
    Vivo a vida sem disfarce, não suporto falsidade
    Sou romântico sincero, sei aquilo que eu quero
    E acredito com fervor em amor

    Choro, rio, canto, sonho
    Como todo mundo faz nessa terra tropical
    Reso, peço, quero igual como todo mundo quer a paz universal

    Sou latino americano, de um país ainda em flor
    Brasileiro mil pano de acreditar em Deus
    E em amor

  13. olha só até os puxa saco de gringo ficaram com raiva dos caras ,sim os gringos sao hipocritas pois eles que financiaram a operaçao condor da direita entreguista na america latina e agora estao falando de direitos humanos os traficantes só irao perder o poder quando o estado regulamentar a lei ,pois do geito que está rola muito dinheiro e o dinheiro compra quase todas as instituiçoes quem acha que isso vai mudar com exercito na rua está enganado. é só para a copa e as olimpiadas depois segura o rojão o que está rolando é um acordo.

  14. alguem precisa”alertar ” os estadunidenses, para que parem de enterrar o nariz em cocaina, afinal são o mair mercado consumidor de drogas do mundo, e o brasil, ja ajudaria bastante se parasem de financiar essa putaria, não fica muito atras não, e aos inuteis que defendem a legalização de drogas, em marchas safadas de maconha, saibem que drogas fazem mal a saude, não e um meio de vida filosofico como esses retardados pregam,pois quando um parente meu tiver um mal subito, eu não quero chegar em um hospital e ouvir que não tem leito, porque? porque ta cheio de noia ate o teto ocupando,se querem legalização, arquem com as consequencias, assinem um termo de reponsabilidade, e vão para o inferno viciados imprestaveis, porque não fazem marcha pela doação de sangue, ou outra coisas mais uteis.


    enquanto tiver idiota escravo do vicio, haverá traficanates, e uma lei basica de mercado, enquanto houver demanda, haverá oferta, e como se combate esse cancer, prender ,matar, internar, e necessario, mas acaba sendo so enxugar gelo, o que precisa e impedir que o publico alvo, as crianças e jovens se viciem, e como se faz isso ? com musiquinhas e coreografias coloridas de mãozinhas ? logico que não, mas sim com medidas duras, eu sou a fovor de mostrar cenas de autopsias de dependentes quimicos para crianças em escolas, e cenas de viciados tendo uma overdose,” mas capa, que coisa mais chocante reacionaria” reacionario e ver aquele bando de mortos vivos inuteis vagando pela cracoladia, e a sociedade fazendo de conta que são invisiveis, para não abalar seu estilo de vida mediocre pseudo-democratico


    quanto aos conselhos norteamericanos, concordo com o BLUE EYES,nada de ingerencia,ainda mais de incopetentes no assunto, não estamos pedindo conselhos a quem tem fronteira seca e reta com um unico pais ao sul, e e uma verdadeira peneira, vão cuidar da vida deles e de seus viciados fracos inuteis, pois eles estão financiando a matança na america latina para terem sua brisinha,alias quem não se recorda da CIA abastecendo carteis maxicanos com armas pessadas, com a desculpa de “monitora-los” patetico

  15. alguem precisa”alertar ” os estadunidenses, para que parem de enterrar o nariz em cocaina, afinal são o maior mercado consumidor de drogas do mundo, , ja ajudaria bastante se parasem de financiar essa putaria,e o brasil não fica muito atras não, e aos inuteis que defendem a legalização de drogas, em marchas safadas de maconha, saibem que drogas fazem mal a saude, não e um meio de vida filosofico como esses retardados pregam,pois quando um parente meu tiver um mal subito, eu não quero chegar em um hospital e ouvir que não tem leito, porque? porque ta cheio de noia ate o teto ocupando,se querem legalização, arquem com as consequencias, assinem um termo de reponsabilidade, e vão para o inferno viciados imprestaveis, porque não fazem marcha pela doação de sangue, ou outra coisas mais uteis.


    enquanto tiver idiota escravo do vicio, haverá traficanates, e uma lei basica de mercado, enquanto houver demanda, haverá oferta, e como se combate esse cancer, prender ,matar, internar, e necessario, mas acaba sendo so enxugar gelo, o que precisa e impedir que o publico alvo, as crianças e jovens se viciem, e como se faz isso ? com musiquinhas e coreografias coloridas de mãozinhas ? logico que não, mas sim com medidas duras, eu sou a fovor de mostrar cenas de autopsias de dependentes quimicos para crianças em escolas, e cenas de viciados tendo uma overdose,” mas capa, que coisa mais chocante reacionaria” reacionario e ver aquele bando de mortos vivos inuteis vagando pela cracoladia, e a sociedade fazendo de conta que são invisiveis, para não abalar seu estilo de vida mediocre pseudo-democratico


    quanto aos conselhos norteamericanos, concordo com o BLUE EYES,nada de ingerencia,ainda mais de incopetentes no assunto, não estamos pedindo conselhos a quem tem fronteira seca e reta com um unico pais ao sul, e e uma verdadeira peneira, vão cuidar da vida deles e de seus viciados fracos inuteis, pois eles estão financiando a matança na america latina para terem sua brisinha,alias quem não se recorda da CIA abastecendo carteis maxicanos com armas pessadas, com a desculpa de “monitora-los” patetico

Comentários não permitidos.