China vive encruzilhada entre dois modelos econômicos

Após 30 anos de reformas pró-capitalistas, a China está numa encruzilhada a poucos meses da eleição do sucessor do presidente Hu Jintao. O governo baixou a taxa de crescimento deste ano para 7,5%, o velho modelo exportador baseado na mão de obra barata está esgotado e é impossível ignorar a dívida social com uma nova geração que já não aceita apelos ao sacrifício com a mesma docilidade de seus pais. Neste contexto, a ala liberal do PC chinês avançou em duas frentes. O artigo é de Marcelo Justo.

Marcelo Justo – De Londres

Sugestão: LUCENA

Londres – A política é a economia por outros meios. Com 30 anos de reforma pró-capitalista nas costas, a China está numa encruzilhada a poucos meses da eleição do sucessor do presidente Hu Jintao. O governo baixou a taxa de crescimento deste ano para 7,5%, o velho modelo exportador baseado na mão de obra barata está esgotado e é impossível ignorar a dívida social com uma nova geração que já não aceita apelos ao sacrifício com a mesma docilidade de seus pais.

Neste contexto, a ala liberal do PC chinês avançou em duas frentes. Um recente documento de mais de 400 páginas publicado pelo Banco Mundial e pelo influente Development Research Centre (DRC), um think tank chinês que se reporta diretamente ao Conselho de Estado, é seu roteiro. O eixo da proposta é que a China tem que completar sua transformação em uma plena “economia de mercado” para evitar a típica armadilha de países em desenvolvimento como Brasil e Argentina que não conseguem dar o salto para a condição de nações desenvolvidas e de altas receitas, como fizeram a Coréia do Sul e o Japão, por exemplo. A contrapartida desta estratégia econômica tem sido a eliminação política de seu principal adversário, o hoje ex-secretário geral da megametrópolis de Chongqing, Bo Xilai.

O documento do BM e do DRC propõe seis passos fundamentais. O mais importante é o primeiro. Para as duas entidades, a China precisa de uma profunda reforma das empresas do Estado que ainda “abarcam 50% de sua economia”. A importância do setor estatal no “milagre chinês” é inquestionável. O setor bancário está inteiramente dominado pelo Estado. A política de “grandes campeões” empresariais que a China copiou nos anos 90 de outros países asiáticos – Japão, Coreia do Sul e Taiwan – produziu multinacionais gigantes como a China Mobile ou a China National Petroleum Corporation. Esses campeões estão crescendo.

Segundo o semanário britânico “The Economist”, as 129 empresas estatais mais importantes da China ganharam cerca de 150 bilhões de dólares em 2010, 50% a mais do que no ano anterior. No terreno da infraestrutura, a China State Construction Engineering Corporation tem mais de 5 mil projetos sob sua responsabilidade em mais de 100 países com lucros que superaram os 20 bilhões de dólares em 2009. A Sinohydro controla mais da metade do mercado para a construção de usinas hidroelétricas.

Klaus Rohland, diretor do banco Mundial na China, sugere que, para que o país dê o salto ao mundo desenvolvido deveria reduzir significativamente este número de empresas estatais mediante “a privatização e a venda”. “Acreditamos que esta presença não se justifica com o conceito de setores estratégicos que necessitam permanecer em mãos do Estado. O mínimo que se necessita é que essas companhas se abram à competição”, assinalou Rohland no início do mês para o China Daily, uma publicação semanal na Europa.

Esta estratégia caminha na direção oposta daquela que vinha sendo promovida pelo ex-secretário geral de Chonqing, Bo Xilai, que buscava fortalecer o papel do Estado e forjar uma aliança com o capital estrangeiro para, por meio do crescimento econômico e do investimento, gerar os fundos necessários para garantir a moradia, saúde e educação para todos, uma utopia na China de hoje. No “modelo Chonqing”, o Estado se fazia presente não só na hora de canalizar os dividendos do crescimento na direção do bem estar social, mas também no próprio sistema financeiro e produtivo.

A receita privatizadora do BM e do DRC gerou muito polêmica tanto na China como no Ocidente. As outras propostas do documento são muito menos polêmicas. Nem os liberais nem a nova esquerda chinesa têm objeções à necessidade de melhorar saúde e educação, modernizar o sistema tributário, acelerar a inovação tecnológica ou a adoção de uma política econômica mais verde. São princípios gerais, aspirações do senso comum, temperadas inclusive com alguns comentários “progressistas” para demonstrar a vontade do Banco Mundial de combater a pobreza como quando aponta que a China se converteu no país mais desigual da Ásia.

A desigualdade é uma chaga da transformação pró-capitalista chinesa. Não é por acaso que o governo não publica o coeficiente Gini desde 2000 devido a supostos problemas na metodologia de coleta de dados. Ninguém dúvida, porém, que este coeficiente que mede a desigualdade cresceu a extraordinária velocidade desde o começo das reformas de Deng Xiao Ping, nos anos 80, até hoje. Um claro sinal da diferença dos modelos em disputa era a promessa de Bo Xilai de publicar o coeficiente Gini de Chonginq para demonstrar que seu modelo era capaz de lidar com a desigualdade e podia servir para o resto da China.

Sua derrubada significa o triunfo da ala liberal com o apoio do Banco Mundial? A queda de Bo Xilai é um obscuro episódio no qual parecem se combinar as camas políticas que a direita estendeu para ele com erros próprios derivados do autoritarismo populista de um dirigente comparável a Juan Perón ou Getúlio Vargas. Mas, para além de sua figura, o certo é que entre os dirigentes chineses há muita preocupação com a crescente desigualdade e seu impacto político-social. O virtual sucessor de Hu Jintao, o atual vice-presidente Xi Jinping, já foi identificado como um dos cérebros do modelo Chonginq, “um comunista incorrigível”, segundo matutino conservador britânico Daily Telegraph. Ji Xinping baixou o polegar para Bo Xilai, criticando sua liderança, mas provavelmente sua política manterá um equilíbrio entre ambas as facções. A lógica deste equilíbrio provém dos traumas da Revolução Cultural e da reforma pró-capitalista de Deng Xiao Ping, incluindo aí o massacre de Tiananmen.

A China reivindica hoje como nunca um filósofo que até algumas décadas era apontado como o grande culpado pelo atraso nacional e sua humilhação histórica ante o Ocidente. Confúcio e seu conceito de harmonia social se converteram no mantra das novas autoridades chinesas.

Tradução: Katarina Peixoto

Fonte: Carta Maior

25 Comentários

  1. “A queda de Bo Xilai é um obscuro episódio no qual parecem se combinar as camas políticas que a direita estendeu para ele com erros próprios derivados do autoritarismo populista de um dirigente comparável a Juan Perón ou Getúlio Vargas.”… é impressão minha, mas esta acontecendo aqui com o governo dos PeTralhas?… não foi o apedeuta que disse que gostaria de ter feito um governo nos moldes de Getulio?… com a palavra, os defensores do indefensável futebol clube…

  2. Ainda não entenderam que o liberalismo acompanhado de um governo enxuto, mas atuante é a saida para gerar riquezas e tirar a população da pobreza… qndo o governo se mete onde não lhe compete, causa só problemas, muitas vezes incorrigiveis… agora, onde devia atuar, muitas vezes não o faz… DEFESA, EDUCAÇÃO, SAUDE, SEGURANÇA e PRINCIPALMENTE SEGURANÇA INSTITUCIONAL (leia-se serviço secreto e de analise situacional politico-internacional)… deixem os empresarios alavancar o pais e cuidem do resto… se fizerem os itens acima já está de bom tamanho… NÃO ATRAPALHANDO JÁ AJUDAM…

  3. “Presidenta convocou líderes para cobrar investimentos e discutir formas de melhorar o desempenho do PIB e da indústria;”… “A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com 25 representantes do primeiro escalão do empresariado nacional, nesta quinta-feira, para cobrar maiores investimentos do setor privado na economia. A decisão de convocar a reunião se deu após o fraco desempenho da economia brasileira em 2011, quando o PIB cresceu 2,7% e a indústria mostrou que perdeu ainda mais competitividade frente aos produtos importados.” (fonte: iG São Paulo | 22/03/2012 20:13)…
    **********************************************************************
    Depois que fizeram a lambança chamam os empresarios para limpar a cagada… os esquerdistas são mesmo o maximo da incompetencia… quem não sabia que o modelo adotado pelo apedeuta se autoestinguiria e que ele jogaria a batata quente nas mãos da maquinista… mui cumpanheiro… deixou de investir em produção e passou a comprar tudo dos ching ling… deu no que deu…
    A saida: BAIXAR JUROS, INVESTIR EM LOGISTICA, BAIXAR IMPOSTOS E DIMINUIR A MAQUINA ESTATAL… não adianta esperniar… não há outra saida… o que pode ajudar também é FECHAR OS RALOS DOS DESVIOS DE VERBAS PUBLICA com uma controladoria da União mais atuante, bem como fiscalizar obras pais afora… é o minimo que se deve fazer para engrenar e acelerar novamente o pais… se continuar com fisiologismos baratos vai quebrar… se continuar com o papo do lula do “tudo pela governabilidade” o pais não aguenta… saudações…

  4. Em tempo… por falar em logistica, porque não aproveitar a “oportunidade” da falta de crescimento e iniciar uma campanha nacional pela integração das bacias do prata/amazonas/orinoco e mudar o layout dos transportes nacional?… isso ajudaria a mudar o cenario industrial do interior do pais… pensem nisso…

  5. Tendências pró capitalistas da nisso a china vai e está sofrendo do mesmo mal dos países capitalistas poucas pessoas com muito poder e seus escravos trabalhistas há alguma diferença do comunismo extremo ? essas duas formas de se conduzir a humanidade estão praticamente falidas os mesmos concentram muito poder nas mãos dos mais inteligentes.

  6. “Confúcio e seu conceito de harmonia social se converteram no mantra das novas autoridades chinesas.”
    ***
    A China tem um passado muito sólido para ficar sem futuro, eles vão é continuar progredindo!
    ***
    Blue Eyes, Na Resistência.
    Quando tu disse que o governo deve se preocupar com saúde, educação, segurança geral e apenas o que lhe realmente cabe concordo, digo que esses serviços devem ser sempre de propriedade pública, resolveria já metade dos problemas brasileiros. Já a indústria deve ter pernas próprias mesmo.

  7. Das duas uma: ou se abrem de vez para o mundo e jogam conforme as regras de economia de mercado ou se fecham totalmente criando um mundo particular conforme a utopia deles. Obviamente nenhum deles satisfaz os comunistas pois sabem que nenhum serve aos seus propósitos. O desejo deles é criar uma terceira via a esta encruzilhada mas duvido que consigam algo, pois as coisas na vida são mais simples do que parecem e em geral toda escolha acaba se resumindo a duas alternativas, logo não adianta remar que vai acabar indo parar sempre no mesmo lugar. Numa analogia a china é como uma virgem que quer perder a virgindade mas não quer abrir as pernas …. rsrsrs

  8. O Bo Xilai tem as suas razões, pois se o PC não criar uma classe média e continuar agindo assim eles terão que endurecer mais e mais os seus instrumento de repressão.

    Até por que a previdência Chinesa vai futuramente entrar em colapso se não houver distribuição de renda dentro do país adeus PC.

  9. O NeoLiberalismo é algo medonho no qual o Governo se torna refém dos grandes Grupos Financeiros,ao meu ver escola Keynesiana é a mais aplicável que a escola liberal,Keynes escreveu em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda,mostra o quanto é importante o Estado na Economia.

  10. Barca meu caro,
    não existe Neoliberalismo. Não confunda consenso de Washington com doutrina econômica. No caso da escola Keynesiana, vale lembrar que é o modelo adotado pela Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Brasil e outros. No caso das escolas Liberais (no sentido português da palavra), vale uma atenção especial na Escola Austríaca, que tem como um dos fundadores Ludwing Von Mises. Este economista desbanca todas as teorias marxista em apenas um livro de cento e oito páginas(As seis lições). É só ler e tirar suas próprias conclusões.

  11. Muito bem barca…. falou tudo…
    Mas Blue Eyes, quando você disse: “um governo enxuto, mas atuante” me veio á cabeça que isso é tão utópico quanto o comunismo extremo, o marxista….
    Hoje temos as maselas sociais que temos mais um pobre americano não tem nem a perspectiva de cursar uma universidade porque o governo não o ajuda em nada. Temos um sistema de saúde esculachado, mas quase todo mundo tem direito a internação e remedios garantidos pelo estado e lá nos estados unidos tem gente que morre em casa, sem grana pra comprar um aparelho de oxigenio.
    .
    Estou citando estados unidos nao por rixa, mas por ser um estado que possui a máquina pública extremamente enxuta.
    E claro que isso tem seus benefícios, mas a longo prazo isso vai ficando insustentável… as pessoas acabam ficando nas mãos dos grandes congloomerados financeiros, que com o tempo vão se aglutinando e aumentando o seu poder… podem falar de desigualdade na china, mas 1% da população americana detém o controle de praticamente 90% da economia….. e isso é o que vem causando toda a crise

  12. Se não vejamos,
    “Hoje temos as ‘mazelas’ sociais que temos mais um pobre americano não tem nem a perspectiva de cursar uma universidade porque o governo não o ajuda em nada.”
    baseado em que você faz esta afirmação Gustavo G? Veja a quantidade de vagas subsidiadas pelo governo americano nas universidades e compare com o Brasil, depois vc me confirma esta sua afirmação.

    “Temos um sistema de saúde esculachado, mas quase todo mundo tem direito a internação e remedios garantidos pelo estado e lá nos estados unidos tem gente que morre em casa, sem grana pra comprar um aparelho de oxigenio.”
    Eta afirmação é tão falsa, que nem sei por onde começar. 1º- quase todo mundo são quantos? eu entro neste universo? 2º- o americano morreu em casa pq não podia comprar aparelho de oxigênio? mas ele comprou uma casa, isso significa que dentre os valores que ele priorizava, a casa era mais importante que um plano de saúde. Em uma sociedade livre, as pessoas são responsáveis por suas escolhas.

  13. Éééé… Tá chegando a hora da “onça, ou melhor, o dragão beber água” para o governo chinês… O grande povão, agora melhor alimentado e bem educado, está ganhando asas fortes e visão transfronteiriças… E já não se contentarão mais produzir para o país sob regimes de semi-escravidão… Arguardo ansioso os próximos capítulos… E, enquanto isso, aqui no Brasilsão, A CORJA também está começando a sentir a corda coçar-lhes o pescoço… Como quem diz: “OU COMEÇA Á ENTRAR NA LINHA, OU O LAÇO APERTA!”… SÃO OS TEMPOS DE EVOLUÇÃO EM EBULIÇÃO.
    🙂

  14. Carlos Alberto o NeoLiberalismo existe,negar a existencia dessa corrente de pensamento seria o mesmo que negar a existencia do Liberalismo,tendo em vista que o prefixo grego Neo,significa novo,quanto a Escola Austríaca ela não desbancou Marx,basta ver que Marx é referencia e continua atual,ao ponto que passou a ser hoje uma leitura quase que obrigatória pelos executivos americanos,mas isso é um ponto de vista pessoal,mas em importancia academia Marx é referencia e leitura obrigatória,vc pode se forma em economia sem conhecer muito da Escola Austriaca,mas não sem Marx,a importancia de Marx é muito maior,seja qual for a faculdade e o país.
    Quanto a Escola keynesiana ser usada nesses paises que vc citou,de longe é menor aos danos efetuados pelas nações em que se adota o conceito centra do Liberalismo ou neo,ou vc acha que estou errado,meu amigo no sistema neoliberal eles capitalizam os lucros e socializam os prejuízos,o mercado não é e nunca será benefico as pessoas como vc imagina,o mercado tem que ser parceiro do estado,estimulado e fiscalizado por eles,e não deixar que o mercado se auto regule.Isso é a maior Utópia que existe.

  15. Barca,
    vc fala de utopia e cita marx como exemplo? Tá de brincadeira né?
    Se marx é estudado nas escola isso só comprova o fato que a interferência estatal é um mal insuperável. Simplesmente pelo fato da teoria marxista nunca ter funcionado em lugar nenhum do mundo, e olha que houve muitos malucos que tentaram coloca-lá em prática.
    Marx fez uma teoria de classes que a sua própria concepção a anula, ela carrega o cerne da incoerência per si. Veja só, se existe luta de classes, como um burgues (marx e engels) pode criar uma teoria que favorecesse ou melhor estimulasse a inversão de poder entre elas? Elas deveriam estar em guerra entre si e não conceberia que elementos de uma classe advogasse em favor de outra.
    Você afirma que marx é referência? aonde? me fala, para eu nunca passar nem perto deste local.
    Você só comprova, que as escolas estão mais voltadas para a doutrinação do que para o ensino, vide as péssimas notas atribuídas às escolas nacionais, em todo os níveis de ensino.
    O que você chama de neoliberalismo, e provavelmente acha que FHC é seu representante, nada mais é do que, orientações adotadas pelos economistas americanos, cuja a finalidade era tentar salvar as economias Latinas do tremendo buraco que se enfiaram nos anos 80. A esquerda, como de praxe, tentou logo rotulá-la, além do mais, havia nestas orientações mais do que conselhos econômicos, um dos tópicos era a redução das Forças Armadas e seu gradual sucateamento.
    Eu gostaria de te refutar em todos os seus argumentos, mas estou sem tempo agora.
    Mas eu vou voltar, porque sinceramente, eu quero saber o que faz uma pessoa ser socialista. É falta de estudo ou maldade no coração?

  16. Carlos Alberto disse: “Em uma sociedade livre, as pessoas são responsáveis por suas escolhas.”… PERFEITO meu caro amigo… o estado tem de largar mão de querer tutelar o cidadão como se o mesmo fosse um débil mental que não pudesse ou quisesse fazer escolhas… FORA ESTADO TOTALITARISTA!!!… o estado me serve e não o contrario… mas isso também não quer dizer que não tenho deveres para com a sociedade… lembrem-se: DEVERES PARA COM A SOCIEDADE e não para com o estado… o estado nasceu para servir… dai o nome: serventuario publico… qndo nós servimos ao estado, este esta usurpando de suas funções… temos sim deveres, mas para com a sociedade… assim é qnto ao serviço militar obrigatorio… o mesmo é uma obrigação do cidadão para com a sociedade e não para com o estado… espero ter feito me entender… saudações…

  17. SER OU NÃO SER?… EIS A QUESTÃO… “porque sinceramente, eu quero saber o que faz uma pessoa ser socialista. É falta de estudo ou maldade no coração?”… eis ai uma questão de saude publica que merecia um estudo antropologico mais aprofundado… rsrsrsrsrsr…

  18. Carlos Alberto pelo visto vc tem um pavor de Marx,meu caro amigo Marx é comprovadamente um dos maiores pensadores Economicos que existiu,sua obra é referencia a qualquer economista admirada por acadêmicos no mundo inteiro,um conselho que lhe dou amigo é vc abandonar essa visão maniqueista de bem e mal,renagar a obra de Marx por ele ser de uma corrente oposta a sua,isso é me perdoe a palavra ignorancia,te dar um exemplo bem prático do que falo e mostrar que esse seu ponto de vista está errado,na CRISE DE 1929 o antecessor de Franklin Delano Roosevelt,o Presidente Herbert Hoover pensou exatamente como vc,ele relutou em tomar medidas vista por muito como comunista pois iria tocar no mercado,e deu o merdele que deu CRASH DE 1929,AI TOMOU POSSE Roosevelt,ELE INTERVEIO EM TODO O SISTEMA ECONOMICO,CRIOU OBRAS PÚBLICAS,CONTROLOU O SISTEMA FINANCEIRO,INTERVEIO NA ECONOMIA,DESVALORIZOU O DÓLAR PARA AUMENTAR SUAS EXPORTAÇÕES,DE 1929 A 1933 HOUVE UMA RECUPERAÇÃO ASSOMBRASA DOS E.U.A,isso tudo é o maior exemplo de que ficar amarrado a uma única idéia é algo não muito recomendado.
    Para finalizar meu pensamento,na crise de 2008 quem interveio nos E.U.A para evitar a quebradeira,quem vai ter que intervir mais ainda pra evitar uma crise social nos E.U.A e na europa,os Governos,se fossemos aplicar a ideologia do mercado teriamos que deixar eles quebrarem,mas isso no mundo prático é impossível,então o que há é uma extorção,ou seja vcs(governos) nos ajudam ou quebramos e vai tudo pro espaço.
    Quanto a Crise de 1929 vc pode procurar que vc verá que estou certo,não sou defensor do Socialismo Real ou UTÓPICO,MAS ADMIRO MARX por descrever de forma incomparável o capitalismo,talvez por ter uma visão Crítica conseguiu enxergar longe os seus defeitos e suas qualidades.

  19. O Mundo na nova ordem mundial, não sabe mais para que lado se virar.
    Existem 13 familias mais ricas do mundo que controlam tudo, da produção industrial e tecnológia ao comercio e bancos. Elas não cultuam um sentimento de nacionalidade, são fieis apenas a seus clãs familiares. Que são verdadeiras dinastias, que competem contra aos demais grupos pela riquesa das nações.
    O mundo pode entrar em crise, países e povos podem desaparecer. mas estas familias continuarão com sua riqueza e poder, como tem sido a centenas de anos.

  20. Ahe antonio!!!… esse enxerga além da ponta do nariz… a mais pura e cristalina verdade… esse pessoal que cria e faz crises mundo afora para beneficio proprio… manipulação total… a palavra chave é PODER… estão e provavelmente estarão no poder, pouco importando se o sitema economico é capitalista ou socialista, se é a direita ou esquerda no poder, se é preto ou branco governando… ou seja, no atual estagio de poder, são imunes a mudanças sociais… aprenderam a lidar com as variaveis e aplicam a engenharia social e politica com primazia… ideologos o mundo ta cheio, mas que levem em conta essa realidade, muito poucos, ou talvez nenhum… MAFIA, é assim que podemos descreve-los… meus parabéns antonio… achei que não ia encontrar alguem que explicasse tão bem esse tema… saudações…

  21. Carlos alberto, me desculpe mas você tem quantos anos? 50? sem querer lhe desmerecer…
    Mas sim, nossos jovens tem HOJE tem muito mais acesso ao ensino superior em termos proporcionais do que os jovens de antigamente e principalmente rem relação aos jovens americanos. Na minha turma de universidade(2006) 1/3 dos alunos possuia pró-uni ou FIES. Hoje essa proporção quase que dobrou.
    Quem subsidia a maioria das bolsas nos estados unidos são organizações não governamentais e as proprias universidades particulares dão meia dúzia de bolsas para fazerem o seu “marketing social”. Há sim um sistema de subsidio governamental americano mas é bem limitado. Digo isto não por achismo, mas por ter varios conhecidos, alguns parentes e também pelas coisas que leio na internet.
    .
    Quanto ao sistema de saúde, sim minha afirmação é verdadeira. Imagino que você nunca tenha precisado ir a um hospital público e deva ter nojo de os frequentar, pois deve ter condições de pagar um plano de saúde ou de ser atendido em hospitais particulares moderníssimos que temos. O processo de aquisiçao de tratamento pelos SUS e de remédios é precário sim, mas depois de uma certa burocracia de muitas idas e vindas, a pessoa se tiver o mínimo de capacidade mental e de esforço consegue o tratamento que quiser, desde epilepsia, problemas renais, causados pelo fumo e até PROTESE DE SILICONE RACHADA ela trocapelo SUS.
    .
    Quanto ao fato de uma americana ter uma casa mas nao conseguir pagar o seu tubo de oxigenio isso é absolutametne normal, primeiro por que as casas lá são feitas de papelão e madeira compensada, o que as torna muito baratas. Segundo que boa parte das casas foi contruida durante a época aurea americana, onde um salário minimo ja garantia um financiamento da casa e certa qualidade de vida. O PROBLEMA É QUE RECENTEMENTE AS PESSOAS ESTAVAM TENDO QUE HIPOTECAR A CASA VARIAS VEZES PARA ARRUMAR DINHEIRO PRA COMPRAR CERTOS MATERIAIS E ATE PARA SOBREVIVER.
    Aproveitaram da hipoteca inumeras vezes imaginando que teriam condições de paga-las no futuro, o que não aconteceu. O SENHOR SABE O QUE È A BOLHA IMOBILIARIA QUE ESTOUROU NOS EUA? é justamente isso que causou essa crise americana que se extendeu pelo mundo.
    .
    Com os bancos emprestando quase todo o seu dinheiro nessas hipotecas e com as pessoas sem ter como pagá-las, os bancos deixaram de re-emprestar dinheiro para os miseráveis que sim, começaram a ter dificuldades de pagar o básico em equipamentos de saúde e até alimentação…
    .
    Resumindo: quem presta assistencia á sociedade nos estados unidos é a propria sociedade, pois o governo não tem meios para suprir certas necessidades da população. MAS CLARO ESSAS ORGANIZAÇOES SOCIAIS POSSUEM MUITO DINHEIRO, ao menos possuiam, e agora você confia que diante dessa crise as organizaçõe sociais, geralmente financiadas por grandes empresas(que fazem isso apenas para nao pagarem tanto imposto de renda) vai segurar a barra dessa galera toda?
    .
    Eu prefiro ter a possibilidade de exigir certas coisas do governo do que ficar na esperança de que pedindo esmola para essas organizações eu serei ajudado…
    Aqui, é direito de TODO cidadão o acesso ao ensino superior e á uma saúde dígna. Mesmo que ainda estejamos longe dessa realidade, isso está em nossa constituição.
    .
    Lá nem se quer existem universidades públicas. E o obama coitado, ta suando pra conseguir criar um sistema público de saúde.
    .
    Um estado precisa ser forte, não pode ser absoluto. Mas deve ter o papel de dar segurança social para as pessoas. Por isso o brasil patina tanto, nosso projeto de sociedade é muito mais complexo que o americano. Mas se tivessemos iniciados as reformas algumas décadas antes e se a desigualdade(herança da epoca colonial) não fosse tão grande, estaríamos em uma sociedade muito melhor concerteza.
    Não é a toa que estamos triunfando em um cenário onde as antigas potencias estão patinando.
    .
    Elas deram prioridade ás organizações privadas, que reinaram absolutas durante décadas. Mas a ganancia dos bancos e dos investidores tornou esse sistema insustentável. No final das contas a corda sempre estoura no lado mais fraco. Quem está perdendo lá nos estados unidos não são essas grandes organizações, mas sim os desempregados das mesmas.

  22. INclusive no brasil está ocorrendo o inverso, a base d apopulação está se sobrepondo aos interesses do topo da pirâmide…
    Nossa indústria foi deixada de lado em detrimento dos programas sociais do governo? Foi um erro? talvez…
    Mas podemos arrumar isso..
    Inclusive a postura da industria nacional vem mudando, estao reduzindo a margem de lucro que tiravam de alguns produtos(o custo de um carro nacional, mesmo com frete e imposto é quase metade do valor que eles anunciam). No fim das contas essa invasão de produtos chineses vai servir de exemplo pra esses industriais gananciosos, que por meio de cooperativas acabam criando um certo cartel entre os “concorrente” o que impede que a parcela mais pobre da população tenha acesso a produtos de tecnologia principalmente….
    .
    Reclamam da china, mas é só graças a ela, seus modens, roteadores, placas e computadores baratos que a população carente pôde ter acesso a informatica e a internet. Se dependesse da industria nacional, hoje em dia o computador seria ainda um objeto de luxo…

  23. Obrigado Blue Eyes.
    Vejo no Brasil pessoas simpatizantes de ideologias de esquerda ou direita, se degladiando sobre qual regime econômico-social deve imperar para o bem estar do povo.
    Entretanto no Brasil na cidade de São Pulo em 2007 a Parada do Orgulho Gay reuniu 3,5 milhões de pessoas em seu desfile. Em 2011 o Protesto Contra a Corrupção reuniu em São Paulo cerca de 200 pessoas !!
    A esquerda brasileira anti-imperealista americana e anti-capitalismo mundial, na verdade é patrocinada pelos grandes conglomerados capitalistas americanos e do mundo via ONGS, uma verdadeira HIPOCRESIA, patrocinam inclusive o MST e PT.
    O grande imperialismo não é americano, mas sim mundial.
    http://www.youtube.com/watch?v=DNGkOCi9Zi8&feature=related
    Olavo de Carvalho- O Brasil perante os conflitos da Nova Ordem Mundial
    Uma palestra realizada, explica muito bem o funcionamento de toda essa nova ordem mundial e o embate entre capitalismo e comunismo e as elites mundiais que controlam a econômia mundial

Comentários não permitidos.