Após anulação, EUA indicam Embraer para licitação de aviões

Sugestão: Justin Case
23 de Março de 2012 • 16h33 • atualizado 16h51

A força aérea anulou no final de fevereiro a compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer

Os Estados Unidos indicaram a fabricante brasileira de aeronaves Embraer para abertura de uma nova licitação, após a recente anulação de um contrato por 20 aviões de ataque Super Tucano, informou nesta sexta-feira o ministro de Indústria e Comércio brasileiro, Fernando Pimentel.

“Os Estados Unidos disseram à Embraer que haverá outro processo, que haverá outra licitação”, afirmou Pimentel durante coletiva de imprensa com corresponsáveis estrangeiros. “Eles não avisaram oficialmente, mas informalmente: ”aguardem que vamos fazer outra licitação”, e nós estamos esperando outra licitação”, afirmou. “Eles precisam comprar aviões, algum avião. Se não for o nosso, será algum outro”, completou.

A força aérea americana anunciou abruptamente ao final de fevereiro o cancelamento de um contrato para a compra de 20 aviões Super Tucano da Embraer, depois de uma ação legal de seu rival local Hawker Beechcraft Corp.

“O governo brasileiro já manifestou sua surpresa com a decisão da força aérea americana na época. Não vamos mais além disso”, disse Pimentel, ao ser questionado sobre se essa decisão, adotada um mês antes da viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington.

“O problema de Embraer é um problema pontual: era um contrato de US$ 380 milhões que foi cancelado e será feita outra licitação”, resumiu Pimentel, ao indicar que seguramente Dilma não discutirá esse tema em sua reunião com Barack Obama na Casa Branca, no dia 9 de abril.

O contrato havia sido concedido em dezembro para equipar a nova força aérea afegã diante da retirada das tropas da Otan. A anulação do contrato com a Embraer “será levada em conta na decisão brasileira para a compra de 36 aviões caças, por um total de US$ 5 bilhões, na qual competem o caça Rafale da francesa Dassault, o F-18 da americana Boeing, e o Gripen da sueca Saab, disse no início de março à AFP uma fonte do governo, que pediu anonimato.

Fonte: Terra


18 Comentários

  1. Essa foi minha postagem ontem no Cavok:
    —-
    StadeuR

    22/03/2012 de 5:41 PM

    NÃO participe Embraer, que se dane, não precisam dessa concorrência, tomara que entrem nessa competição outras aeronaves, que participe o Pilatus e que ganhe o Judas.
    Té logo.

  2. Dilmona……nao entre nessa furada,de um pontape na bunda do obama e mande as favas, a embraer que se fo…nâo precisamos deles……….sds

  3. marcio disse:
    23/03/2012 às 17:56

    Mais parece uma brincadeira, mas não é. Outros interesses se advinham
    StadeuR disse:======É esse é o problema, o q se avizinha por aíh? O q estão tramando os n “estratégistas” no Planalto?!?!Deve ser mt mlerda. Td cuidado e pouco, só espero q ñ comprem nenhum caçs dos ianks,são chantagistas e vão nos embargar atrasando cada peça do seu velho f-18..Estou avisando.sds.

  4. Calma colegas,

    Em ano de eleição majoritária, seria de mal tom, para o Obama, essa venda tecnológica da Embraer para os USA.

    Esperem as eleições passarem, e então a licitação será concluida.

    Boba c-rá a Embraer c não reparticipar dela.

    Sds!!!

  5. OS EUA ESTÃO TRATANDO O BRASIL COMO SEMPRE TRATARAM. COMO UMA COOPERATIVA BANANEIRA. QUAL A SURPRESA ?
    EU ACHO QUE O BRASIL (EMBRAER) DEVE PARTICIPAR DA NOVA LICITAÇÃO.
    NÃO VAO ESCOLHER O AVIÃO BRASILEIRO.
    MAS GANHAMOS EXPERIÊNCIA.
    MAS GANHAMOS MALANDRAGEM INTERNACIONAL.
    MAS FORÇAMOS OS EUA A,NOVAMENTE, AGIR COM DESLEALDADE, NOVAMENTE À VISTA DE TODOS.
    SE O SUPER TUCANO FOSSE DE ISRAEL, JÁ TÁVA VOANDO NO AFGANISTÃO…

  6. Ah, qual é?

    Falta de assunto? Vontade de manter a polemica no ar, não deixar morrer o assunto?

    Passado… A Embraer é uma empresa, tem um produto que quer vender, os americanos querem comprar sob certas condições. Fim! Nós não temos que comprar nada dos americanos… Se precisarmos comprar, bom… A Embraer que me desculpe, mas fica para a próxima.

    []´s

  7. O Brasil tinha era mesmo que comprar 120 SU-35 para a FAB e 120 SU-34 para a MB, 60 MI-35 para o EB; comprar 20 sistema TORM2; 10 sistema S-300 ou S-400 todos com transferencias e construção no Brasil; Lançar um projeto de defesa áerea atravéis de misseis. curto/medio/longo alcançe. 15km, 50 km, 400 km ou mais. Brasilllllllllllll

  8. E imaginar que os “cocacolas” criticam até hoje a conduta do governo brasileiro com o programa FX-2….Rsrsr…

    Alguns diziam que o governo brasileiro por isso não era sério,para quem sempre elogia o governo americano por tudo e não vê nele defeitos só virtudes…Hehe…..

    Pode mudar a cor do saco de lixo más a catinga do seu conteúdo não,é assim os EUA não adianta o governo brasileiro em temas de armas esperá coisa boa deles,sempre fora assim e bem feito para a EMBRAER por não buscar alternativas de mercado e de fornecedores e querem sempre depender deles para tudo!

    Há outras coisas mais importante para o comércio entre o Brasil e eles do que só avião e neste tema deveria o governo brasileiro resolver anunciar aquilo que já sabemos o vencedor do nosso FX-2,o rafale e não se envolver nas mancadas da EMBRAER.

    Errar uma vez é normal más duas vezes o mesmo erro é burrice,a EMBRAER foram quatro vezes o mesmo erro!

    🙂 Coisa igual a isso só com os cocacolas do blog,que ainda acham o governo americano um ícone da decência e das virtudes. _Hahaha….

  9. Laviner disse:
    23/03/2012 às 23:05

    “… O Brasil tinha era mesmo que comprar 120 SU-35 para a FAB e 120 SU-34 para a MB, 60 MI-35 para o EB; comprar 20 sistema TORM2; 10 sistema S-300 ou S-400 todos com transferencias e construção no Brasil; Lançar um projeto de defesa áerea atravéis de misseis. curto/medio/longo alcançe. 15km, 50 km, 400 km ou mais. Brasilllllllllllll…”===Eu só faria uma retificação :seriam só 250 Su-35″S” e aumentaria os outros equipamentos, e faria o lançamento do n VLS, os satélites geoestacionários e agilizaria a construção dos submarinos nucleares lançadores de missil de longo alcance e p ontem.Sds.

  10. “… O Brasil tinha era mesmo que comprar 120 SU-35 para a FAB e 120 SU-34 para a MB, 60 MI-35 para o EB; comprar 20 sistema TORM2; 10 sistema S-300 ou S-400 todos com transferencias e construção no Brasil;…”

    Se o Brasil fizesse essa compra, seriamos aos olhos dos americanos os demônios da America do Sul, prontos para serem extirpados da face da terra.

  11. Essa licitação é o Fx deles KKKKK,isso é coisa de país sério.É uma clara manobra de cozinhar o sapo em água morna.Ou o de toma lá da cá.
    Temos que dar uma banana para eles.
    Xô F-18,chuta que é macumba de encruzilhada oferecida ao preto velho.

  12. Caro amigo Nelore, permita-me tal tratamento; o BRASIL é o 6ª economia do planeta, os Turcos ainda em fase de ascenção tem 235 F-16…pq o BRASIL tem de ter só 36 medianos rafales de ,4,5 geração, e ñ 250 Su35″S” e + uns 36 Su 34 p a n MB..pq não?!?!E saiba q os Rússos se prontificaram e assinam o tratado, de transferir T&T p nós dos mesmos.Então, pq ñ comprarmos os fantásticos caças Rússos.?!?! Só uma questão política e de soberania…Sds amigo.

Comentários não permitidos.