USAF afirma que nao haverá mais dinheiro para atrasos no F-35

Os responsáveis civis pela Forca Aérea Americana (USAF) afirmaram que o numero de caças Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter será reduzido se os custos do programa continuarem a aumentar.

 “Informamos a companhia e os militares responsáveis pelo programa que nao há mais dinheiro,” afirmou Michael Donley, chefe do Departamento da Forca Aérea Americana, perante a Comissão das Forcas Armadas do Senado Norte Americano no dia 20 de março. “Se os custos do programa continuarem a aumentar serão pagos com a diminuição de aeronaves adquiridas.”

Donley afirmou que o orçamento para o ano fiscal de 2013 será penalizado com a decisão do adiamento da produção de algumas aeronaves, mas que ao certo esse numero ainda nao está decidido. Algumas das aeronaves da versão CTOL F-35A serão compradas mais tarde, ou então nao serão mesmo compradas,” acrescenta.

Frank Kendaal, responsável pelas aquisições do Departamento de Defesa Americano, afirmou à mesma comissão que o programa F-35 encontra-se neste momento “numa fase estável”. O Departamento de Defesa continua a trabalhar para uma redução de custos, acrescenta.

Um oficial da USAF David Van Buren afirmou que só serão adquiridas 25 aeronaves à Lockheed no lote 6 de produção inicial da aeronave, das 31 originais autorizadas pelo Congresso no ano fiscal de 2012. Mas o Departamento de Defesa poderá decidir por um contrato adicional de até mais seis aeronaves de lote referido durante as negociações sobre o lote 7, afirma.

O Departamento de Defesa decidirá quantas aeronaves serão compradas baseando-se na redução de custos por parte da Lockheed Martin, acrescenta Van Buren.

Michael Sullivan do orgão responsável pelas finanças do Governo Americano (US GAO), também presente na comissão, afirmou que as modificações necessárias nas aeronaves já construídas contribuirão para o aumento dos custos do programa. Existem ainda mais 4 anos de potenciais modificações à medida que os testes de voo decorrem, afirma. Entretanto acredita que as alterações mais significativas já foram identificadas.

Entretanto, o Vice-Almirante Mark Skinner, responsável pelo departamento de pesquisa, desenvolvimento e aquisições da Marinha Americana (U.S. Navy) testemunhou perante a comissão que continuam a estudar um novo caça de “sexta geração” F/A-XX para substituir os seus Boeing F/A-18E/F Super Hornet a partir de 2030.

Fonte: Flightglobal – Tradução: Cavok

Nota do Editor: Quem quiser ler o relatório completo do orgão responsável pelas finanças do Governo Americano (GAO) pode acessar o arquivo em PDF aqui.

8 Comentários

  1. Agora o tesourão e o facão vai rodar esse tal de F-35 rsrsrsr
    Perdeu “pray boy” (contribuinte estadunidense).



  2. Beluguinha “avoante” … será um mico para quem comprar…

    vai viver de upgrade… recall.. etc e tal..rs

  3. A FONTE SECOU ?

    Sensato esta sendo a USAF,afinal é o dinheiro do contribuinte que está sendo torrado e sem nenhum resultado satisfatório,basta já o mico do F-22.

    Da forma com estava acontecendo,com passar dos anos,a USAF não teriam nem dinheiro para operar os seus dinos(F15,F-18),se compararmos com o francês(rafale) e o russo(Su-35).

    Fico só imaginando as outras jacas lá para o lado do oriente como é que estão,a chinesa ninguém mais falou e nunca acontecerá isso,más dinheiro para torar eles tem e com ajuda dos britânicos para queimar etapas do projeto…. nem fale._Rsrs…

    Enquanto isso,a Rússia trabalha nos dois flancos de projeto;a jaca deles e os de 4° geração Su-35,o magnífico! Heheh…..

  4. Junior Almeida disse:
    23/03/2012 às 10:04

    Quem deve estar rindo muito com isso são os Chineses que levaram de graça um projeto na mão grande.====Agr eles(rakeados , tomados dos ianks ) tem um projeto próprio deles p mostrar aos Rússos. Quem viver verá.Sds.

  5. KLM “dise”:
    .
    “Florentina,Florentina, Florentina de Jesus!
    Não sei se tu me ama
    Prá que tu me seduz?”
    .
    – Esa Jaca so dar dor de cabecas.pros TROUXAS
    .
    “Florentina,Florentina, Florentina de Jesus!
    Não sei se tu me ama
    Prá que tu me seduz?”

Comentários não permitidos.