Mudança para tecnologias verdes pode iniciar guerras minerais

Sugestão: Edu Nicácio

Metais raros

É cada vez maior a preocupação com o uso de metais muito raros, essenciais aos equipamentos de alta tecnologia.

Segundo um estudo que acaba de ser concluído por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma mudança em larga escala rumo a fontes de energia mais limpas pode colocar em risco o suprimento desses elementos, especialmente de dois metais da família das terras raras.

A família das terras raras é composta por 17 elementos, que vêm sendo usados em inúmeras aplicações de alta tecnologia, de aviões a lasers e sistemas de imageamento médico.

Dois deles, o disprósio e o neodímio, são os mais sensíveis à disseminação dessas novas tecnologias, garantem Randolph Kirchain e seus colegas.

Longa vida à mineração

O disprósio e o neodímio estão presentes sobretudo na fabricação de ímãs de última geração, presentes nas turbinas eólicas e nos carros elétricos.

Mas há riscos de falta de suprimento envolvendo também o lantânio, cério, praseodímio, samário, európio, gadolínio, térbio e ítrio.

As projeções indicam elevações na demanda dos diversos elementos que variam entre 600% e 2.600% nos próximos 25 anos, enquanto a produção tem crescido alguns poucos pontos percentuais ao ano.

Recentemente o Serviço Geológico do Reino Unido criou uma lista de risco dos metais mais raros da Terra.

O professor James Burnell, do Serviço Geológico do Colorado, vai mais longe, e chega a falar em “guerras comerciais”.

“Há um equívoco no público, que confunde mudança para energias alternativas com um abandono da mineração, o que não pode ser feito,” diz ele, lembrando que a desejada diminuição da exploração do petróleo e do gás natural nada tem a ver com a extração dos outros minerais, embora ambas sejam mineração.

Uma grande variedade de metais raros são necessários para fabricar também os painéis fotovoltaicos para energia solar, as células de combustível para uma sonhada economia do hidrogênio, e até baterias de alta capacidade para os veículos híbridos e elétricos.

Terras raras da China

Assim, todos os metais, os raros e os não-raros, terão que continuar sendo produzidos pela mineração – que pertence ao setor industrial, e não ao setor primário, outra confusão comum.

Ocorre que os depósitos minerais não escolhem fronteiras, e não se distribuem equanimemente entre os países. Na verdade, a maioria dos metais de terras raras estão hoje em uma condição de quase monopólio, em poder da China.

E a China está se preparando para construir geradores de energia eólica que chegam a 330 giga-watts. Apesar disso, pressões recentes dos países desenvolvidos, que já protocolaram uma queixa contra o país na Organização Mundial do Comércio pela diminuição das vendas de terras raras já tenham feito as autoridades chinesas anunciarem que estão revisando esses planos.

Se o projeto for levado adiante, isso exigirá cerca de 59 mil toneladas de neodímio para construir os ímãs, o que é mais do que a produção anual do país desse metal. Ou seja, sobrará pouco abastecer o resto do mundo, que sonha ainda, além da energia eólica, com os carros elétricos.

Novas minas ou novas decisões

Assim, segundo Burnell, guerras comerciais, geradas pela busca de novos suprimentos de minerais, estão no horizonte.

No entanto, estima ele, nem o público e nem os políticos parecem estar cientes do problema.

A saída, segundo o pesquisador, está no investimento em novas tecnologias para a extração desses metais raros de outros tipos de minérios, além da busca por novas minas.

Pesquisas indicam, por exemplo, que os leitos dos oceanos têm depósitos ricos em terras raras, enquanto trabalhos iniciais apontam no sentido da sintetização de materiais raros derivando-os de elementos mais abundantes.

O Brasil tem uma das maiores reservas de terras raras do mundo mas, como parece ter firmado pé na decisão de ser um país agropecuário, não as explora.

Fonte: Inovação Tecnológica

10 Comentários

  1. Muita calma nessa hora. O Brasil não explorava, mas acho que a não exploração está com os dias contados. Eh que os governantes de mente apequenada sempre desejaram o Brasil das comodities, mas realidade já está em franca mudança.

  2. E o cerco se fecha com mais força contra nóis o povo brasileiro.
    Petróleo e terras raras desprovidos de qualquer defesa e segurança, estamos com os dias contados.

  3. (E o cerco se fecha com mais força contra nóis o povo brasileiro.
    Petróleo e terras raras desprovidos de qualquer defesa e segurança, estamos com os dias contados.)²

  4. “…Pesquisas indicam, por exemplo, que os leitos dos oceanos têm depósitos ricos em terras raras, enquanto trabalhos iniciais apontam no sentido da sintetização de materiais raros derivando-os de elementos mais abundantes.

    O Brasil tem uma das maiores reservas de terras raras do mundo mas, como parece ter firmado pé na decisão de ser um país agropecuário, não as explora.”..Até os ianks decidirem explorar as mesmas , nem q seja pela força..trágico.Sds.

  5. Defesa pra ontem, só que está faltando administração competente no GOVERNO…são letárgicos demais..é tão facil dar um salto de desenvolvimento em 10 anos que fico estressado quando venho aqui no forum.



  6. quem escreveu esse texto realmente nao estudo o assunto..

    muitos países nao extraiam tais minerais ..pelo seu baixo valor de mercado..

    obviamente com a valorizacao dos mesmos… a oferta a nivel global aumentara…

  7. Agora é se armar até os dentes, pois banguelas terão grandes dificuldades de serem entendidos ou respeitados.

    E essa necessidade é para ontem e a aprovação da PEC 215 veio em boa hora.

    Um outro ponto importante é que a nacionalização das empresas produtoras de metais estratégicos.

  8. A notícia é do ano passado mas não custa reproduzi-la,dou um Su-35 pra quem adivinhar onde e sob os pés de quem se encontram as reservas de terras raras brasileiras. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reservas-terras-raras-brasil

    http://www.youtube.com/watch?v=e4b126y4SIg

    “Remember the amazon belongs no counrty,belongs to the world”

    Se vierem para cá bordunada neles pelo ceu,pelo ar e pelo mar,mas pelo amor de Deus e de meus filinhos acordem opinião pública e políticos picaretas os chupa-cabras estão sedentos para morderem nossos pescoços.

    http://www.youtube.com/watch?v=dA2AcSNHR6U

  9. É impressionante a inércia do povão que ‘tem’, não sabe que ‘tem’ ou acha que não ‘tem’ e vive de resto. Me parece um plano terrivelmente diabólico para venderem o Brasil. Onde será que está o brio e o caráter daqueles que deveriam resguardar nossos interesses?
    Eu vejo o Brasil hoje como um barril de pólvora… uma hora o trem explode… É só vermos como a corrupção nos aflige (aqueles que tem que pagar seus suados impostos) dia e noite. É pesado, muito pesado, mas o povo aceita, eu simplesmente não consigo entender…
    Deveríamos nos juntar e exigir de alguma forma explicações para estas situações de corrupção que assolam o país. O Brasil precisa de mais eficiência quanto à educação, leis e segurança, principalmente segurança interna e externa, pra ontem!

Comentários não permitidos.